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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Retorno ao Judaísmo no Nordeste Brasileiro: O Caso dos Marranos Potiguares Popular Versão: PDF
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
SILVA, Marcos

O texto procura historiar o movimento de retorno dos marranos nordestinos, especificamente potiguares, ao judaísmo. Começa analisando o caso paradigmático dos marranos de Belmonte, em Portugal, nas primeiras décadas do século XX. Depois, apresenta as origens remotas da comunidade judaica de Natal, no início do Século XX, formada por imigrantes vindos do leste europeu. O objeto principal é o trabalho de um grupo de bnei anussim potiguares, a partir de meados da década de 1970, que, além de retomarem sua identidade judaica ancestral, se esforçam por revitalizar a vida comunal judaica na capital potiguar, que havia se extinguido ao final da década de 1960. Através de uma caracterização mínima desta comunidade judaica natalense é possível perceber sua peculiaridade.

Palavras-chave: Marranismo. Judeus em Natal. Identidade.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!A parábola migrou pro poema: o bom samaritano em “Um cadáver de poeta”, de Álvares de Azevedo Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
BELÚZIO, Rafael Fava

Com este trabalho proponho uma leitura do poema “Um cadáver de poeta” – presente na “Segunda parte” da Lira dos vinte anos (1852), de Álvares de Azevedo – em especial no que diz respeito à migração da parábola do bom samaritano para a fatura do poema analisado, quer dizer, verificarei em que medida o texto bíblico – fator externo – fora internalizado em “Um cadáver de poeta”.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Necessidade, Teleologia e Hilemorfismo em Aristóteles Popular Versão: 
Atualização:  30/5/2008
Descrição:
Angioni, Lucas
Resumo: Este artigo busca mostrar que a concepção de teleologia de Aristóteles não é incompatível com a admissão de uma "necessidade bruta" dos movimentos da matéria. Aristóteles concebe que a necessidade bruta ligada aos movimentos da matéria não é por si só suficiente para explicar o comportamento dos entes naturais. Mas Aristóteles concebe tal necessidade bruta como condição sine qua non, subordinada à teleologia: a plena explicação do comportamento dos seres vivos articula-se pelo hilemorfismo: a "necessidade da matéria" é condição sine qua non, incorporada na causalidade teleológica da forma.

Palavras-chave: Teologia. Necessidade. Comportamento.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Experiência religiosa e experiência estética em artistas plásticos: perspectivas da psicologia da re Popular Versão: 
Atualização:  30/5/2008
Descrição:
Paiva, Geraldo José de, Garcia, Agnaldo, Gonçalves, Andréa K. et al.

Pode a experiência religiosa ser substituída pela experiência estética? Os estudiosos se dividem na resposta. Situando a pergunta no quadro de referência conceitual e epistemológico que distingue entre religião substantiva e religião funcional, levantamos a hipótese de que não há substituição substantiva, mas pode haver substituição funcional entre essas experiências. Levantamos a hipótese ulterior de que a experiência estética pode ser uma experiência do sagrado. As hipóteses foram examinadas com os dados obtidos em entrevistas com oito renomados artistas plásticos, por ocasião da 23ª Bienal de São Paulo, em 1996. Os dados revelaram diferenças, continuidades e analogias entre arte e religião assim como entre arte e sagrado, que permitiram reconhecer em alguns casos substituição funcional da religião pela arte, principalmente se dotada da densidade do sagrado.
Psicol. Reflex. Crit., 2004, vol.17, no.2, p.223-232. ISSN 0102-7972.

Palavras-chave: Estética. Sagrado. Arte. Religião.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O Simbólico no Ensino Religioso Popular Versão: 
Atualização:  30/5/2008
Descrição:
Schlögl, Emerli

O universo simbólico do qual emergem as culturas religiosas é absolutamente diverso e enriquecido por significações profundas para o psiquismo humano. Não pode haver Ensino Religioso se não houver uma aproximação entre os indivíduos e o contexto simbólico. As religiões, enquanto criações metafóricas do humano em contato com o mistério, fazem uso dos mitos, que nada mais são do que textos construídos sobre os códigos simbólicos, dos rituais que conjugam em si movimentos e desejos na expressão do contato do ser com o mundo supra-sensível.

Palavras-chave: Ensino Religioso. Simbólico. Cultura religiosa.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O Ensino Religioso nas Escolas Particulares Popular Versão: 
Atualização:  30/5/2008
Descrição:
Junqueira, Sérgio Rogério Azevedo

No dia 12 de maio deste ano (2006), o Conselho Estadual de Educação do Paraná aprovou o PARECER 120/06, na realidade foi em resposta à solicitação feita pela diretoria da Associação de Educação Católica do Paraná (AECPR) sobre a Deliberação n. 01/06-CEE/PR que fixou as normas do Ensino Religioso no Sistema Estadual de Ensino do Paraná. As questões referiam-se especificamente: 01. à presença dos alunos ou não nas aulas de Ensino Religioso; 02. aos conteúdos do Ensino Religioso; 03. aos professores autorizados a lecionar o Ensino Religioso e à formação destes docentes. A escola privada não é obrigada a incluir em seu currículo o Ensino Religioso, entretanto as que optarem por esta disciplina deverão seguir a Deliberação 01/06.

Palavras-chave: Ensino Religioso. Formação docente. Sistema educacional.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Religião, moral e civismo na escola pública - Sintonia oscilante: religião, moral e civismo no Brasi Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
CUNHA, Luiz Antônio

O artigo examina as relações observadas entre as disciplinas Ensino Religioso e Educação Moral e Cívica no ensino básico no Brasil. Analisa o Ensino Religioso particularmente no currículo das escolas públicas e a Educação Moral e Cívica no conjunto das escolas. Para isso, a legislação federal foi examinada como produto de alianças e conflitos entre o campo político e o campo religioso, naquilo que concerne ao campo educacional. O autor conclui que, no período estudado, ambas as disciplinas expressaram diferentes sentidos, em somatório ou em alternância, no jogo de forças entre o campo político e o campo religioso.

Palavras-chave: Educação brasileira. Políticas educacionais. Educação religiosa. Educação laica.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Protestantismo, Modernização e Estado Leigo: Luteranos confessionais entre a ortodoxia e a laicidade Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
JÚNIOR, Arnaldo Érico Huff

O protestantismo é regularmente identificado a processos de modernização, quer seja como padrão e controle disciplinadores de condutas, quer como um passo geral rumo à livre escolha religiosa e, conseqüentemente, à individuação moderna. Tal pré-concepção pode, todavia, embaçar a vista de quem observa algumas manifestações protestantes, eminentemente aquelas ortodoxas ou fundamentalistas. Pretendo aqui, a partir da análise de um episódio que envolveu, ao redor da discussão sobre ensino religioso e ensino laico nos anos 1930, o Sínodo Evangélico Luterano do Brasil e a Coligação Pró-Estado Leigo, problematizar tais ligações naturalizadas entre protestantismo e modernização. A estrutura ortodoxa que permeava os discursos e práticas daqueles protestantes luteranos, ainda que os tenha levado a sustentar a separação entre Igreja e Estado, diferia em muito do que hoje se possa compreender como modernização ou processos de individuação. Em se falando em protestantismo e modernização, se faz necessário um olhar complexo e contextualizado por sobre um fenômeno que é plural.

Palavras-chave: Protestantismo. Luteranismo confessional. Modernização.

Downloads 1593  1593  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma REVER  Site http://www.pucsp.br/rever/rv1_2008/t_huff.htm
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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Entre crentes e pagãos: ensino religioso em São Paulo Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
LUI, Janayna de Alencar

O artigo procura refletir sobre as estratégias de atuação dos atores envolvidos no processo de implantação do Ensino Religioso nas escolas públicas do Estado de São Paulo, tendo como foco as relações instituídas no interior do campo estudado. Com a análise da interpretação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n. 9.394/96) e a posterior modificação de seu artigo n. 33 pela Lei n. 9.475/97, algumas questões envolvendo a escolha dos conteúdos, capacitação docente e formação do professor aparecem como indicativas para se entender o posicionamento dos grupos envolvidos. Pela participação de grupos como o Conselho de Ensino Religioso de São Paulo, a Associação dos Professores de Ensino Religioso de São Paulo, a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e o Conselho Estadual de Educação é possível compreender a formação do campo de disputa decorrente da implantação da disciplina nas escolas públicas.

Palavras-chave: Educação religiosa. Escolas públicas. Currículos. São Paulo.

Downloads 1614  1614  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma GPER  Site http://www.gper.com.br/er_artigos.php
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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Em Trilhas Encantadas: Sociedade, Cultura e Religiosidade no Maranhão Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
BARROS, Antonio Evaldo Almeida

Trabalho destinado ao GP Religiões Afro-Brasileiras e Kardecismo do X Simpósio da Associação Brasileira de História das Religiões. Para uma versão mais aprofundada das questões levantadas neste texto, ver o capítulo 4 (Numa terra de voduns, encantados e orixás) da seguinte dissertação: BARROS, A. Evaldo A. O Pantheon Encantado: culturas e heranças étnicas na formação de identidade maranhense. 2007. 317 p. Dissertação (Mestrado em Estudos Étnicos e Africanos) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos (PÓS-AFRO), Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO), Salvador, Universidade Federal da Bahia (UFBA), 2007.

Downloads 1623  1623  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma ABHR  Site http://www.abhr.org.br/?page_id=57
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