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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!A Igreja Católica e o Poder Civil: Alianças e Conflitos na Princesa do Sertão na Primeira República  Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
CAMPOS, Juliano Mota

A presente comunicação trata da relação entre a Igreja Católica e o poder civil na cidade de Feira de Santana, estado da Bahia,no período de 1890 a 1930.O trabalho busca analisar e compreender a natureza e a dinâmica das relações entre instituições, representadas respectivamente pelo clero secular e pelos parlamentares em um momento de separação entre as referidas instituições.Seria uma relação de dominação de um agente histórico sobre o outro ou uma aliança de interesses entre ambos? Como isso, refletia nos comportamentos dos diversos setores da sociedade feirense, haja vista que tais instituições estavam envolvidas nos projetos de urbanização e de transformações sócio-culturais, adotando novas posturas neste contexto?Pretende-se desmistificar a ideia de que essa urbe teve como pilar praticamente único, de sua formação, o comércio e as ações públicas governamentais. Até então, a prática do clero católico era vista como um dado cultural isolado e estanque no tempo, responsável apenas pelas celebrações religiosas e práticas catequéticas.O estudo tem como referencial teórico a História Cultural e está baseado em atas de irmandades, da Câmara e do Conselho Municipal, livros de tombo, jornais e os códigos de postura municipal.

Palavras-chave: Igreja Católica. Feira de Santana. Estado.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Necessidade, Teleologia e Hilemorfismo em Aristóteles Popular Versão: 
Atualização:  30/5/2008
Descrição:
Angioni, Lucas
Resumo: Este artigo busca mostrar que a concepção de teleologia de Aristóteles não é incompatível com a admissão de uma "necessidade bruta" dos movimentos da matéria. Aristóteles concebe que a necessidade bruta ligada aos movimentos da matéria não é por si só suficiente para explicar o comportamento dos entes naturais. Mas Aristóteles concebe tal necessidade bruta como condição sine qua non, subordinada à teleologia: a plena explicação do comportamento dos seres vivos articula-se pelo hilemorfismo: a "necessidade da matéria" é condição sine qua non, incorporada na causalidade teleológica da forma.

Palavras-chave: Teologia. Necessidade. Comportamento.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Experiência religiosa e experiência estética em artistas plásticos: perspectivas da psicologia da re Popular Versão: 
Atualização:  30/5/2008
Descrição:
Paiva, Geraldo José de, Garcia, Agnaldo, Gonçalves, Andréa K. et al.

Pode a experiência religiosa ser substituída pela experiência estética? Os estudiosos se dividem na resposta. Situando a pergunta no quadro de referência conceitual e epistemológico que distingue entre religião substantiva e religião funcional, levantamos a hipótese de que não há substituição substantiva, mas pode haver substituição funcional entre essas experiências. Levantamos a hipótese ulterior de que a experiência estética pode ser uma experiência do sagrado. As hipóteses foram examinadas com os dados obtidos em entrevistas com oito renomados artistas plásticos, por ocasião da 23ª Bienal de São Paulo, em 1996. Os dados revelaram diferenças, continuidades e analogias entre arte e religião assim como entre arte e sagrado, que permitiram reconhecer em alguns casos substituição funcional da religião pela arte, principalmente se dotada da densidade do sagrado.
Psicol. Reflex. Crit., 2004, vol.17, no.2, p.223-232. ISSN 0102-7972.

Palavras-chave: Estética. Sagrado. Arte. Religião.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Religião, moral e civismo na escola pública - Sintonia oscilante: religião, moral e civismo no Brasi Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
CUNHA, Luiz Antônio

O artigo examina as relações observadas entre as disciplinas Ensino Religioso e Educação Moral e Cívica no ensino básico no Brasil. Analisa o Ensino Religioso particularmente no currículo das escolas públicas e a Educação Moral e Cívica no conjunto das escolas. Para isso, a legislação federal foi examinada como produto de alianças e conflitos entre o campo político e o campo religioso, naquilo que concerne ao campo educacional. O autor conclui que, no período estudado, ambas as disciplinas expressaram diferentes sentidos, em somatório ou em alternância, no jogo de forças entre o campo político e o campo religioso.

Palavras-chave: Educação brasileira. Políticas educacionais. Educação religiosa. Educação laica.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Protestantismo, Modernização e Estado Leigo: Luteranos confessionais entre a ortodoxia e a laicidade Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
JÚNIOR, Arnaldo Érico Huff

O protestantismo é regularmente identificado a processos de modernização, quer seja como padrão e controle disciplinadores de condutas, quer como um passo geral rumo à livre escolha religiosa e, conseqüentemente, à individuação moderna. Tal pré-concepção pode, todavia, embaçar a vista de quem observa algumas manifestações protestantes, eminentemente aquelas ortodoxas ou fundamentalistas. Pretendo aqui, a partir da análise de um episódio que envolveu, ao redor da discussão sobre ensino religioso e ensino laico nos anos 1930, o Sínodo Evangélico Luterano do Brasil e a Coligação Pró-Estado Leigo, problematizar tais ligações naturalizadas entre protestantismo e modernização. A estrutura ortodoxa que permeava os discursos e práticas daqueles protestantes luteranos, ainda que os tenha levado a sustentar a separação entre Igreja e Estado, diferia em muito do que hoje se possa compreender como modernização ou processos de individuação. Em se falando em protestantismo e modernização, se faz necessário um olhar complexo e contextualizado por sobre um fenômeno que é plural.

Palavras-chave: Protestantismo. Luteranismo confessional. Modernização.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O Ensino Religioso nas Escolas Particulares Popular Versão: 
Atualização:  30/5/2008
Descrição:
Junqueira, Sérgio Rogério Azevedo

No dia 12 de maio deste ano (2006), o Conselho Estadual de Educação do Paraná aprovou o PARECER 120/06, na realidade foi em resposta à solicitação feita pela diretoria da Associação de Educação Católica do Paraná (AECPR) sobre a Deliberação n. 01/06-CEE/PR que fixou as normas do Ensino Religioso no Sistema Estadual de Ensino do Paraná. As questões referiam-se especificamente: 01. à presença dos alunos ou não nas aulas de Ensino Religioso; 02. aos conteúdos do Ensino Religioso; 03. aos professores autorizados a lecionar o Ensino Religioso e à formação destes docentes. A escola privada não é obrigada a incluir em seu currículo o Ensino Religioso, entretanto as que optarem por esta disciplina deverão seguir a Deliberação 01/06.

Palavras-chave: Ensino Religioso. Formação docente. Sistema educacional.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O Simbólico no Ensino Religioso Popular Versão: 
Atualização:  30/5/2008
Descrição:
Schlögl, Emerli

O universo simbólico do qual emergem as culturas religiosas é absolutamente diverso e enriquecido por significações profundas para o psiquismo humano. Não pode haver Ensino Religioso se não houver uma aproximação entre os indivíduos e o contexto simbólico. As religiões, enquanto criações metafóricas do humano em contato com o mistério, fazem uso dos mitos, que nada mais são do que textos construídos sobre os códigos simbólicos, dos rituais que conjugam em si movimentos e desejos na expressão do contato do ser com o mundo supra-sensível.

Palavras-chave: Ensino Religioso. Simbólico. Cultura religiosa.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!A Religião no Contexto da Cultura, Teologia e Ética Global Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
HEFNER, Philip

A AIDS/HIV é um tema especial e desafiador para a teologia porque incorpora várias dimensões da reflexão inter-religiosa: a teologia, a ciência e a ética. Este artigo apresenta uma paleta de questões que são ao mesmo tempo desafio e fonte de recursos na abordagem do tema. São considerados três tipos de questões: (1) o papel da religião na cultura, (2) as interpretações teológicas sobre natureza, doença e mal e (3) a formação de uma ética global.

Palavras-chave: Cultura. Doença. Ética global. HIV/AIDS. Mal. Meta-narrativa. Morte. Organização da consciência.

Downloads 1677  1677  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma REVER  Site http://www.pucsp.br/rever/rv2_2007/t_hefner.htm
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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O Retorno do Mito: Implicações para os Estudos em História das Religiões e Religiosidades Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
MENEZES, Jonathan

A religiosidade está na matriz da existência humana. Desde os tempos e lugares sacralizados às mais abjetas instâncias de profanação, o ser humano não se separa de sua supra-existência, de sua faceta (por mais oculta ou rechaçada que seja em alguns) mística e transcendente. E a história se faz a partir das temporalidades e dos homens (sagrados ou profanos): “é a ciência dos homens no tempo”, conforme a célebre frase de Marc Bloch. 1 É precisamente isso que distingue o saber histórico de outros saberes, como observa Eduardo Basto de Albuquerque, isto é: “sua postura de ancorar-se no tempo como fundamento de onde partem todas as suas análises. Sem o tempo não há historiador. Breve ou curto e longo ou muito longo, sempre o tempo é a base na qual todo historiador se finca para realizar suas análises”2, embora, acrescento, não deva admitir ser escravizado por uma tirania, seja em relação ao passado ou até mesmo ao presente. Presente e passado se interpenetram na linguagem de Bloch.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O Significado da Cultura (I) Popular Versão: 
Atualização:  30/5/2008
Descrição:
Seehaber, Liliana Claudia

Ao falar da significação da cultura, não me reportarei ao conceito dado pelo senso comum, o qual dirá que "cultura é tudo o que é produzido pelo homem que o difere dos animais". Este conceito não deixa de ser uma verdade, mas para compreendermos o significado da cultura precisamos ir além. Para os autores Clifford Geertz e Michel de Certeau, cultura denota um padrão de significados incorporados aos símbolos e historicamente transmitidos. Expressões de forma simbólicas por meio dos quais os homens se comunicam, perpetuam e desenvolvem seus conhecimentos e suas atitudes em relação à vida.

Palavras-chave: Significação. Cultura. Simbólico.

Downloads 1692  1692  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma GPER  Site http://www.gper.com.br
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