Categoria: Ensino Religioso Artigos |
O Retorno do Mito: Implicações para os Estudos em História das Religiões e Religiosidades  |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
MENEZES, Jonathan
A religiosidade está na matriz da existência humana. Desde os tempos e lugares sacralizados às mais abjetas instâncias de profanação, o ser humano não se separa de sua supra-existência, de sua faceta (por mais oculta ou rechaçada que seja em alguns) mística e transcendente. E a história se faz a partir das temporalidades e dos homens (sagrados ou profanos): “é a ciência dos homens no tempo”, conforme a célebre frase de Marc Bloch. 1 É precisamente isso que distingue o saber histórico de outros saberes, como observa Eduardo Basto de Albuquerque, isto é: “sua postura de ancorar-se no tempo como fundamento de onde partem todas as suas análises. Sem o tempo não há historiador. Breve ou curto e longo ou muito longo, sempre o tempo é a base na qual todo historiador se finca para realizar suas análises”2, embora, acrescento, não deva admitir ser escravizado por uma tirania, seja em relação ao passado ou até mesmo ao presente. Presente e passado se interpenetram na linguagem de Bloch.
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Categoria: Ensino Religioso Artigos |
O Ethos que Unifica  |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
SILVAL, Isaias; KEINKE, Rita de Cássia Marques; DALDEGAN, Viviane Mayer
A educação, no contexto contemporâneo, possui o grandioso papel de incentivar a sociedade para uma mudança de postura frente as diferenças e por assim dizer, pautar-se na Declaração Universal dos Direitos Humanos. É nesse sentido que situamos o Ensino Religioso como uma área de conhecimento merecedora de estudo com leitura nas mais diversas áreas do conhecimento. Portanto, a idéia que se propõe é uma reflexão fundamentada na Pedagogia da Alteridade, não voltada para a vivência de valores enquanto estudo isolado dos mesmos, mas uma postura crítica que apóia-se naquilo que o outro tem a me dizer, entendendo dessa forma, a diversidade dos fenômenos religioso. Em virtude dessa mentalidade tem-se a intenção de despertar a sociedade para o ethos alicerçado no saber ouvir o diferente. Para isso, é importante ter claro a diferença entre a reciprocidade e a gratuidade, grande desafio da prática pedagógica do Ensino Religioso. Esta proposta acarretará numa educação global, desvinculada de preconceitos, uma herança para as gerações futuras, tarefa fundamental da escola enquanto construtora e reconstrutora dinâmica da diversidade de saberes.
Palavras-chave: Educação. Ensino Religioso. Ethos. Alteridade. Gratuidade. Reciprocidade. Fenômeno religioso. Saber ouvir.
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1490 0 bytes GPER http://www.gper.com.br/er_artigos.php |
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