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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Protestantismo, Modernização e Estado Leigo: Luteranos confessionais entre a ortodoxia e a laicidade Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
JÚNIOR, Arnaldo Érico Huff

O protestantismo é regularmente identificado a processos de modernização, quer seja como padrão e controle disciplinadores de condutas, quer como um passo geral rumo à livre escolha religiosa e, conseqüentemente, à individuação moderna. Tal pré-concepção pode, todavia, embaçar a vista de quem observa algumas manifestações protestantes, eminentemente aquelas ortodoxas ou fundamentalistas. Pretendo aqui, a partir da análise de um episódio que envolveu, ao redor da discussão sobre ensino religioso e ensino laico nos anos 1930, o Sínodo Evangélico Luterano do Brasil e a Coligação Pró-Estado Leigo, problematizar tais ligações naturalizadas entre protestantismo e modernização. A estrutura ortodoxa que permeava os discursos e práticas daqueles protestantes luteranos, ainda que os tenha levado a sustentar a separação entre Igreja e Estado, diferia em muito do que hoje se possa compreender como modernização ou processos de individuação. Em se falando em protestantismo e modernização, se faz necessário um olhar complexo e contextualizado por sobre um fenômeno que é plural.

Palavras-chave: Protestantismo. Luteranismo confessional. Modernização.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O Ensino Religioso nas Escolas Particulares Popular Versão: 
Atualização:  30/5/2008
Descrição:
Junqueira, Sérgio Rogério Azevedo

No dia 12 de maio deste ano (2006), o Conselho Estadual de Educação do Paraná aprovou o PARECER 120/06, na realidade foi em resposta à solicitação feita pela diretoria da Associação de Educação Católica do Paraná (AECPR) sobre a Deliberação n. 01/06-CEE/PR que fixou as normas do Ensino Religioso no Sistema Estadual de Ensino do Paraná. As questões referiam-se especificamente: 01. à presença dos alunos ou não nas aulas de Ensino Religioso; 02. aos conteúdos do Ensino Religioso; 03. aos professores autorizados a lecionar o Ensino Religioso e à formação destes docentes. A escola privada não é obrigada a incluir em seu currículo o Ensino Religioso, entretanto as que optarem por esta disciplina deverão seguir a Deliberação 01/06.

Palavras-chave: Ensino Religioso. Formação docente. Sistema educacional.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O Simbólico no Ensino Religioso Popular Versão: 
Atualização:  30/5/2008
Descrição:
Schlögl, Emerli

O universo simbólico do qual emergem as culturas religiosas é absolutamente diverso e enriquecido por significações profundas para o psiquismo humano. Não pode haver Ensino Religioso se não houver uma aproximação entre os indivíduos e o contexto simbólico. As religiões, enquanto criações metafóricas do humano em contato com o mistério, fazem uso dos mitos, que nada mais são do que textos construídos sobre os códigos simbólicos, dos rituais que conjugam em si movimentos e desejos na expressão do contato do ser com o mundo supra-sensível.

Palavras-chave: Ensino Religioso. Simbólico. Cultura religiosa.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Corpus Literário de Ifá: Leituras e Perspectivas Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
FRIAS, Rodrigo Ribeiro

As reflexões contidas neste artigo partiram de itans, narrativas míticas integrantes do Corpus Literário de Ifá, a mais importante manifestação da oralidade tradicional iorubá, para discutir a importância do registro e do estudo deste material. Recomenda-se que sejam investigados com base em estudos de mitologia de Eliade e Meletínski; estudos de tradição oral de Bâ, Vansina, Ki-Zerbo e Idowu; estudos de antropologia de Salami e Ribeiro; e em outras pesquisas. A escolha da temática contou com a importância da etnia iorubá na constituição do povo brasileiro e de sua cultura, além do fato de que religiões tradicionais africanas, ao lado de religiões afro-brasileiras como candomblé e umbanda, têm despertado cada vez mais o interesse de pesquisadores e de interessados em geral.

Palavras-chave: Corpus Literário de Ifá. Iorubás. Tradição oral. Mitologia. Africanidades.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!A Igreja Católica e o Poder Civil: Alianças e Conflitos na Princesa do Sertão na Primeira República  Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
CAMPOS, Juliano Mota

A presente comunicação trata da relação entre a Igreja Católica e o poder civil na cidade de Feira de Santana, estado da Bahia,no período de 1890 a 1930.O trabalho busca analisar e compreender a natureza e a dinâmica das relações entre instituições, representadas respectivamente pelo clero secular e pelos parlamentares em um momento de separação entre as referidas instituições.Seria uma relação de dominação de um agente histórico sobre o outro ou uma aliança de interesses entre ambos? Como isso, refletia nos comportamentos dos diversos setores da sociedade feirense, haja vista que tais instituições estavam envolvidas nos projetos de urbanização e de transformações sócio-culturais, adotando novas posturas neste contexto?Pretende-se desmistificar a ideia de que essa urbe teve como pilar praticamente único, de sua formação, o comércio e as ações públicas governamentais. Até então, a prática do clero católico era vista como um dado cultural isolado e estanque no tempo, responsável apenas pelas celebrações religiosas e práticas catequéticas.O estudo tem como referencial teórico a História Cultural e está baseado em atas de irmandades, da Câmara e do Conselho Municipal, livros de tombo, jornais e os códigos de postura municipal.

Palavras-chave: Igreja Católica. Feira de Santana. Estado.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O Retorno do Mito: Implicações para os Estudos em História das Religiões e Religiosidades Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
MENEZES, Jonathan

A religiosidade está na matriz da existência humana. Desde os tempos e lugares sacralizados às mais abjetas instâncias de profanação, o ser humano não se separa de sua supra-existência, de sua faceta (por mais oculta ou rechaçada que seja em alguns) mística e transcendente. E a história se faz a partir das temporalidades e dos homens (sagrados ou profanos): “é a ciência dos homens no tempo”, conforme a célebre frase de Marc Bloch. 1 É precisamente isso que distingue o saber histórico de outros saberes, como observa Eduardo Basto de Albuquerque, isto é: “sua postura de ancorar-se no tempo como fundamento de onde partem todas as suas análises. Sem o tempo não há historiador. Breve ou curto e longo ou muito longo, sempre o tempo é a base na qual todo historiador se finca para realizar suas análises”2, embora, acrescento, não deva admitir ser escravizado por uma tirania, seja em relação ao passado ou até mesmo ao presente. Presente e passado se interpenetram na linguagem de Bloch.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O Sagrado como foco de fenômeno religioso Popular Versão: 
Atualização:  30/5/2008
Descrição:
Gil Filho, Sylvio Fausto

O presente artigo traz à discussão que o sagrado e o profano seriam dois universos da existência assumidas pelo homem em sua história. São maneiras de ser no mundo e no cosmos. A referência do sagrado posiciona o homem diante de sua própria existência. De modo abrangente, a reflexão sobre o sagrado interessa tanto às ciências humanas como à filosofia e à religião.

Palavras-chave: Sagrado. Profano. Existência.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O Significado da Cultura (I) Popular Versão: 
Atualização:  30/5/2008
Descrição:
Seehaber, Liliana Claudia

Ao falar da significação da cultura, não me reportarei ao conceito dado pelo senso comum, o qual dirá que "cultura é tudo o que é produzido pelo homem que o difere dos animais". Este conceito não deixa de ser uma verdade, mas para compreendermos o significado da cultura precisamos ir além. Para os autores Clifford Geertz e Michel de Certeau, cultura denota um padrão de significados incorporados aos símbolos e historicamente transmitidos. Expressões de forma simbólicas por meio dos quais os homens se comunicam, perpetuam e desenvolvem seus conhecimentos e suas atitudes em relação à vida.

Palavras-chave: Significação. Cultura. Simbólico.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!A Inserção do Adventismo no Brasil através da Comunidade Alemã Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
SCHUNEMANN, Haller Elinar Stach

O Adventismo do Sétimo Dia é uma expressão cristã milenarista surgida nos Estados Unidos no século XIX como desdobramento da Grande Decepção de 1844 do Movimento Adventista liderado por William Miller. O Adventismo do Sétimo Dia foi uma dissidência liderada por Joseph Bates e o casal James e Ellen White, que enfatizaram a observância do sábado como sinal de lealdade a Deus e de um juízo investigado precedendo a volta de Cristo. Com características proselitistas bem definida expandiram-se inicialmente para a Europa, onde a Alemanha foi um importante ponto de apoio. No Brasil eles entraram através da comunidade alemã. A inserção através da comunidade alemã favoreceu o estabelecimento por encontrarem uma mentalidade pietista. A identidade do Adventismo com a comunidade alemã em suas origens deixou influência por várias décadas.

Downloads 1806  1806  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma REVER  Site http://www.pucsp.br/rever/rv1_2003/t_schune.htm
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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Retorno ao Judaísmo no Nordeste Brasileiro: O Caso dos Marranos Potiguares Popular Versão: PDF
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
SILVA, Marcos

O texto procura historiar o movimento de retorno dos marranos nordestinos, especificamente potiguares, ao judaísmo. Começa analisando o caso paradigmático dos marranos de Belmonte, em Portugal, nas primeiras décadas do século XX. Depois, apresenta as origens remotas da comunidade judaica de Natal, no início do Século XX, formada por imigrantes vindos do leste europeu. O objeto principal é o trabalho de um grupo de bnei anussim potiguares, a partir de meados da década de 1970, que, além de retomarem sua identidade judaica ancestral, se esforçam por revitalizar a vida comunal judaica na capital potiguar, que havia se extinguido ao final da década de 1960. Através de uma caracterização mínima desta comunidade judaica natalense é possível perceber sua peculiaridade.

Palavras-chave: Marranismo. Judeus em Natal. Identidade.

Downloads 1831  1831  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma ABHR  Site http://www.abhr.org.br/?page_id=57
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