Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Territorialidade e simbologia: o corpo como suporte sígnico, estratégia do processo identitário da i  |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
CORRÊA, Aureanice de Mello
De acordo com autores que se dedicam ao estudo da cultura afro-brasileira (REIS, 1991; VERGER, 1999; MOURA, 1995; BRAGA, 1987), estes, ao abordarem a emergência dos terreiros de candomblé na cidade de Salvador, não deixam de fazer uma referência à existência de uma irmandade de negros originada nos últimos anos do século XVIII - a Irmandade da Boa Morte - composta por mulheres negras de nação Keto e Gege e conhecidas como as Nagôs libertas da igreja da Barroquinha, logradouro localizado no seio da área central da cidade. Em suas obras destacam que esta confraria abrigava somente mulheres - organizadas pelos elos fraternos fomentados no cerne da lógica do movimento confraternial – e que estas são responsáveis pela fundação do primeiro terreiro de Candomblé – Ilê Axé Iyá Nassô Oká - considerado sob a ótica da Geografia Cultural como o prototerritório (CORRÊA, A M., 2001).
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Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Heranças muçulmanas no nagô de Pernambuco: construindo mitos fundadores da religião de matriz africa  |
Versão: PDF Atualização: 26/4/2011 |
Descrição:
LIMA, Claudia Maria de Assis Rocha
Como introdução ao tema ‘Heranças muçulmanas no nagô de Pernambuco: construindo mitos fundadores da religião de matriz africana no Brasil’, este estudo apresenta a trajetória inicial da expansão islâmica no continente africano, como também em território brasileiro. Nesse contexto, esse artigo se propõe a refletir sobre as influências islâmicas reproduzidas no complexo mundo religioso afro-pernambucano. Para justificar a pouca ou quase nenhuma produção de pesquisas, alegam, alguns autores, que seriam a priori os negros muçulmanos muito violentos e reservados, nesse sentido, eram evitados pelos senhores de escravos de os terem em seus plantéis, pela ameaça de possíveis rebeliões e, por conta desses fatos, pouquíssimo espaço teriam conquistado para expressarem seus costumes e organização ritual na cultura afro-brasileira. Sem nenhuma pretensão de esgotar a temática, este espaço oferece a oportunidade de observar algumas possíveis influências muçulmanas no xangô/candomblé nagô pernambucano.
Palavras-chave: Islamismo. Xangô. Religião afro-brasileira. Pernambuco.
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Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Espaços de Hibridização, Dessubstancialização da Identidade Religiosa e Idéias Fora do Lugar  |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
CAMURÇA, Marcelo
O artigo pretende abordar o fenômeno das hibridizações religiosas contemporâneas que caracterizam o chamado movimento New Age, não pelo foco no trânsito religioso dos indivíduos modernos em torno das diversas formas religiosas, mas por um olhar sobre os núcleos que compõem esta “rede alternativa”, numa perspectiva de buscar a dinâmica de funcionamento comum e uma topografia destes pontos autônomos. Para tal, realizamos um estudo de caso de alguns centros e núcleos da cidade de Juiz de Fora (MG), empregando conceitos como “reencantamento/desencantamento”, “orientalização”, “energia”, “terapia” e “sincretismo”, na tentativa de alinhavar um perfil para este fenômeno religioso que escapa, pelo seu caráter difuso, a tentativas de classificação.
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632 0 bytes UFGRS http://www.seer.ufrgs.br/index.php/CienciasSociaiseReligiao/article/view/2254 |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Tradição, mercado e poder: um estudo de caso das aproximações e conflitos entre o protestantismo his  |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
MENEZES, Jonathan
O campo religioso brasileiro dinamiza-se por sua constante mutação e plasticidade, e os historiadores, enfim, começam a preencher a lacuna que havia no âmbito da história sobre as religiões e religiosidades. No contexto em que crescem consideravelmente os trabalhos e pesquisas sobre esse fenômeno do campo social e cultural, que gravita em torno de práticas religiosas e representações do sagrado, denominado neopentecostalismo, a presente comunicação visa abordar a neopentecostalização das igrejas protestantes históricas, fato que, segundo apontam algumas pesquisas de estudiosos da religião, vem incrementando o patente colapso da identidade protestante, aliado à tão ponderada “crise das instituições tradicionais produtoras de sentido” na pós-modernidade.
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638 0 bytes UEM http://www.dhi.uem.br/gtreligiao/st8.html |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Restauração Católica, Educação e Cultura Escolar: Notas provisórias de uma pesquisa  |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
NERIS, Wheriston Silva
O presente trabalho tem como objetivo analisar as relações entre o movimento reformador católico e a educação no Maranhão da segunda metade do século XIX, apoiando a perspectiva adotada no estudo das afinidades entre formação cultural e história do pensamento católico, entre história da educação e história cultural (FALCON, 2006). Consistindo em uma tentativa de avanço analítico com relação às conclusões do trabalho monográfico que apresentamos recentemente, concentramo-nos no papel da educação recebida pelos clérigos nas instituições educacionais onde eram formados (Seminário das Mercês e de Santo Antônio) com a finalidade de não apenas situá-las em uma configuração social de conjunto, donde se poderia observar a transversalidade em relação às diversas instituições e âmbitos formativos naquele período, como também entender de que maneira elas geravam efeitos imprevisíveis engendrados pelo seu próprio funcionamento e não diretamente explicáveis através das normas e programas rígidos adotados. Assim sendo, apoiamos o referido estudo nas contribuições dos trabalhos que tomam a cultura escolar como categoria de interpretação: Dominique Julia (2001), Antonio Vinao Frago (1995), André Chervel (1990), Vincent; Lahire & Thin (2001), Faria Filho (2000; 2004).
Palavras-chave: Maranhão. Restauração Católica. Educação. Cultura Escolar.
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