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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Ensino religioso em Franz Rosenzweig Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
GUARNIERI, Maria Cristina Mariante

A questão do ensino religioso é bastante complexa. Diante dessa complexidade, que é tanto teórica quanto prática, observa-se que a religião pode transitar entre o lugar do objeto que precisa ser conhecido e, também, como agente no diálogo humano,
especialmente na formação desse humano. O que temos por trás dessa constatação é a antiga tensão fé e razão, tensão essa que não pretendemos ignorar, ao contrário, servirmo-nos dela para fundamentar a discussão de uma teoria da religião que legitime o pensador religioso, justamente pela riqueza das controvérsias que a questão impõe. Nossa intenção é trazer a questão da religião como um campo que suscita saber próprio, isto é, discutir a possibilidade de construção de conhecimento a partir da própria religião e nesse sentido contribuir para esse debate.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O novo testamento, fonte primária das experiências das primeiras comunidades cristãs Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
RIBEIRO, Gilvaldo Mendes

O conteúdo das sete cartas do Apocalipse dirigidas às sete igrejas que estão localizadas na Ásia Menor revela uma realidade a qual João parece ter grande conhecimento. Os problemas descritos nelas são diversos e representam a diversidade existente no Cristianismo Primitivo. Por exemplo, a Igreja em Tiatira é reprovada por causa do ensinamento de uma mulher que se diz profetisa e que se chama Jezabel. O objetivo deste artigo é analisar o motivo da repreensão de João contra a profetisa Jezabel e seus seguidores. Nossa hipótese é que o texto expressa um conflito de liderança e João tenta defender seu espaço denegrindo a imagem de sua rival.

Palavras-chave: Jezabel. Apocalipse. Profetisa. Igrejas. Cristianismo primitivo.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Reinterpretação do Budismo Chinês e Coreano no Brasil Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
SHOJI, Rafael

Esse artigo tem como objetivo fornecer um panorama do Budismo chinês e coreano no Brasil. Inicialmente serão descritos os dados existentes sobre a imigração chinesa e coreana, bem como dados dos templos visitados em pesquisa de campo. No caso chinês, os grupos no Brasil podem ser basicamente divididos em templos étnicos - fruto da organização de iniciativas locais - e representações de instituições de presença mais globalizada, com estratégias mais organizadas de inserção na sociedade brasileira. No caso coreano, um dos principais motivos da quase ausência de templos budistas é a assistência dada pelas igrejas aos imigrantes na sua chegada. Ao final serão comparados os processos de aculturação desses templos chineses e coreanos com o caso japonês, com a intenção de oferecer elementos mais gerais de reinterpretação do Budismo do Extremo Oriente no Brasil.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!A contribuição, do ponto de vista do professor-leitor, da revista diálogo para o Ensino Religioso Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
CARDOSO, Cláudia Regina Tavares; JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo

A Diálogo – Revista de Ensino Religioso – tem contribuído para a formação dos professores no Brasil e na propagação do Ensino Religioso (ER), como área de conhecimento, desde a criação em 1995 até 2005, quando completou 10 anos de criação. Essa contribuição se dá por meio dos temas abordados e também pela ótica dos educadores, que buscam contribuir na elaboração da revista, enviando seus questionamentos e sugestões. A Revista Diálogo é editada pela Paulinas, desde outubro de 1995 e nasceu das aspirações de professores do ER. Criada em pleno debate da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), que em 1997 ocorreu a revisão do Artigo 33, da Lei 9.475/97, que reforçou o ER como disciplina curricular e área de conhecimento a ser ensinado nas escolas públicas do ensino fundamental. O formato da Diálogo foi estudado pelos elaboradores, pensando no(a) professor(a)-leitor(a) do periódico, conforme descreve a editora, Irmã Luzia Sena, em entrevista: “(...) nós começamos do zero (...) pensando no formato da revista, colocando-nos no lugar do professor, como ele queria que fosse”. Da relação entre o professor-leitor e o periódico Diálogo há todo um processo de comunicação e recepção em que produto (a Revista) oportuniza ao público-sujeto-leitor-receptor (o professor) aquisição de conhecimento, de informação. O professor-leitor, por sua vez, retorna esse saber e interfere na elaboração da Revista. Para analisar as 134 Cartas dos Leitores da Revista Diálogo buscou-se agrupá-las em categorias, que facilitam o processo de análise. Da participação dos leitores em se corresponder com a direção da Revista Diálogo, 93 são do sexo feminino, sendo que os universos feminino e masculino que escreveram estão concentrados na região Sudeste do Brasil. Como “Formação” entendeu-se na leitura das cartas que são utilizadas, ao menos, com três fins específicos: na informação e atualização do(a) leitor(a)-receptor(a); como subsídio para atuação do professor em sala de aula e como material de apoio, manuseado pelos estudantes. Ao analisar as cartas, observando a formação e atuação dos receptores da Diálogo consegui-se delinear o perfil desse(a) leitor(a). Entre os correspondentes, 46,25% (62 leitores) não especificaram a formação ou a atuação profissional e 31,34% são professores do ER nas redes pública e particular e também religiosos(as). No uso da Revista Diálogo como “subsídios para a atuação em sala de aula” percebe-se a satisfação de 37,31% dos(as) leitores(as). Como o(a) receptor(a)-leitor(a) percebe a revista, pode vir a influenciar em seus sentimentos com relação ao objeto do conhecimento, neste caso o ER. O formato da Revista, a visualização, com imagens, fotos e ilustrações interferem na assimilação do objeto lido. Entre o universo de correspondências, 74 referem-se positivamente a apresentação da Revista Diálogo.

Palavras-chave: Ensino Religioso. Periódico. Público-sujeto-receptor. Professor-leitor. Comunicação.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!As Vidas e as Mortes de Jararaca: Narrações de uma Devoção Popular no Nordeste Brasileiro Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
FREITAS, Eliane Tânia

Este artigo parte de um estudo etnográfico da devoção popular ao cangaceiro Jararaca em Mossoró, Rio Grande do Norte, morto pela polícia local em 1927. Seu objetivo é destacar os ritos que manifestam e suportam tal devoção, sobretudo em seus aspectos verbais: testemunhos, narrações hagiográficas e fatos históricos tidos como reais - principalmente os fatos que cercaram a morte do cangaceiro e suas proezas no cangaço - que dão margem à reelaboração da identidade social do morto, de modo a aproximar sua vida do modelo do Robin Hood, o bom bandido, e sua morte do modelo do martírio cristão. Assim, ele pode tornar-se um santo funerário.

Palavras-chave: Religião. Ritual. Narrações. Cangaço.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Psicologia cultural da religião: perspectivas, desafios, possibilidades Popular Versão: pdf
Atualização:  26/4/2011
Descrição:
BELZEN, Jacob A.

Após definir o que é Psicologia da Religião, o autor assinala que esta disciplina pode ser estudada a partir de várias perspectivas, mas desde uma perspectiva que permita distinguir suas características propriamente psicológicas. A Psicologia Cultural oferece exatamente essa possibilidade. Embora possam ser identificados vários tipos de Psicologia Cultural, o desafio contemporâneo para a Psicologia da Religião é o emprego daquelas aproximações que permitem a conceituação e investigação das relações entre religião como fenômeno cultural e o funcionamento psíquico. Este artigo passa em revista algumas teorias antigas da Psicologia compatíveis com o insight da Psicologia Cultural, para discutir, em seguida, algumas aproximações mais promissoras e comentar outras que estudam a Religião por meio da Psicologia.

Palavras-chave: Psicologia da Religião. Psicologia cultural da religião. Religião e cultura.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Devoções, festas e ritos: algumas considerações Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
COUTO, Edilece Souza

O Simpósio Temático denominado Devoções, festas e ritos foi proposto com a intenção de reunir pesquisadores e promover o debate sobre o sentimento religioso em abordagens histórica, antropológica ou sociológica. O principal objetivo era discutir as origens, características, rupturas e continuidades das manifestações religiosas: festejos, peregrinações e rituais presentes nos cultos dirigidos a Deus, à Santíssima Trindade, aos santos – canonizados pela Igreja Católica e também aqueles que ainda não alcançaram a honra dos altares oficiais, mas que recebem homenagens dos fiéis – ou qualquer outra entidade cultuada no Brasil. Este texto traz algumas considerações sobre a diversidade no uso do espaço e do tempo nas comemorações religiosas e um pequeno balanço historiográfico sobre o tema.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Inquisição em Portugal nos séc. XVI E XVII Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
COSTA, Mariza Domingos da; COSTA, Celio Juvenal; MENEZES, Sezinando Luis

O presente trabalho tem por objetivo socializar pesquisa que está sendo realizada em um Projeto de Iniciação Científica – PIBIC a respeito da Inquisição em Portugal, uma instituição social bastante atuante e representativa da identidade social e
cultural portuguesa, que se forjou ao longo do período quinhentista e alcançou seu apogeu entre os séculos XVI e XVII.Teve sua origem na França no decorrer do século XIII e desenvolveu-se até o XIX. Sua re-fundação, em outros patamares, ocorreu em 1478 na Espanha, em 1536 em Portugal e em 1542 nos Estados Pontifíciais permanecendo centenas de anos.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Multiculturalismo e religiões afro-brasileiras - o exemplo do Candomblé Popular Versão: pdf
Atualização:  26/4/2011
Descrição:
SIQUEIRA, Sonia Apparecida de

A sociedade brasileira resulta da mistura e do encontro de diferenças fenotípicas e culturais de seus componentes. Nas diferenças culturais anicham-se as diferenças religiosas. Diferente durante os vários séculos coloniais eram a cultura e a religião negras aqui chegadas com os escravos. Surgiu o Candomblé, síntese de crenças com raízes na África negra, que se manteve pela oralidade e pela tradição, a despeito do autoritarismo dos senhores de terras e de homens. Houve o confronto de duas tradições de pensamento, de duas visões de mundo, de duas concepções da vida e do homem, apoiadas nas duas epistemologias, a multiculturalista e a monoculturalista. A análise do lugar da religião afro no sistema social pode ser elucidativa não só da dinâmica vital como do desafio que o multiculturalismo hoje propõe colocando-se acima dos contextos nacionais, abrindo caminho para a mundialização.

Palavras-chave: Multiculturalismo. Religiões afro-brasileiras. Candomblé. Diferenças.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!A visão do budismo em Eça de Queirós Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
REAL, Miguel

O Budismo evidencia-se no Eça de Fradique Mendes como uma entre diversas crenças que o homem europeu refinado do final do século XIX deve «experimentar» ou «crer» para uma total compreensão da essência da religião e, por via desta, da essência do homem. Não se trata, portanto, de uma adesão empenhada, mas de realizar o lema fradiquista de tudo experimentar para tudo conhecer. A experiência do Budismo integra-se, assim, na realização plena do homem do mundo próprio de uma mentalidade finissecular. O Budismo evidencia-se, deste modo, como mais uma religião que a «curiosidade» de Fradique Mendes exige conhecer.

Downloads 656  656  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ulusofona  Site http://cienciareligioes.ulusofona.pt/revista_ciencia%20das%20religioes_parteI.htm
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