Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Algumas Técnicas Corporais na Renovação Carismática Católica |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
MAUÉS, Raymundo Heraldo
Este artigo trata de algumas técnicas corporais na Renovação Carismática Católica, partindo clássica definição de Marcel Mauss a respeito dessas técnicas: “as maneiras como os homens, sociedade por sociedade e de maneira tradicional, sabem servir-se de seus corpos” (“Les façons dont les hommes, societé par societé, d’une façon traditionnelle, savent se servir de leur corps”). O trabalho de campo foi feito em Belém, Pará, Brasil, em quatro paróquias católicas. As técnicas descritas e interpretadas foram, entre outras: o toque corporal, a imposição de mãos, a dança, a glossolalia (orar em línguas) e o repouso no Espírito. Foi feita uma comparação com as técnicas corporais utilizadas numa espécie de culto xamanístico muito popular entre habitantes rurais (“caboclos”) da Amazônia Brasileira chamada “pajelança cabocla”. Embora muitas das técnicas sejam as mesmas, enfatiza-se que a diferença reside na maneira pela qual as pessas as concebem, isto é, em seus significados diversos.
|
3828 0 bytes UFGRS http://www.seer.ufrgs.br/index.php/CienciasSociaiseReligiao/article/view/2163 |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Afinidade entre o Budismo e o pensamento de Vergílio Ferreira - uma aproximação |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
CARVALHO, Bruno Béu de
A procura do autoconhecimento detém uma posição principial, renovadora e dinamizadora no corpo da doutrina e da prática budista. Essa procura, e assim a aventura que sempre pressupõe, destinada enfim por um não-conhecimento antecipado do caminho, vai a par, tal é bom de ver, com o (re)conhecimento fundo de um autodesconhecimento ou ignorância de si. Na correlação de ambos se joga um mesmo acto, que só a análise separa, mas que se indistinguem num mesmo acontecimento. Tal é tanto mais manifesto, quanto tratamos aqui do conhecimento de si, no caso, da perplexidade que acompanha o desconhecimento de si, que pela dessolidificação que de dentro implica, fissura o tempo e o continuum, até então habituais, e, de tão próxima, urge, e não pode mais que comprometer aquele que aí se desconhece.
|
575 0 bytes Ulusofona http://cienciareligioes.ulusofona.pt/revista_ciencia%20das%20religioes_parteI.htm |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Aggiornamento ou Fumaça de Satanás: Interpretações Sobre o Vaticano II no Catolicismo Brasileiro |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
JÚNIOR, Alfredo Moreira da Silva
A compreensão dos acontecimentos do Século XX significou para o Vaticano, um de seus maiores desafios, durante quase dois milênios de existência, nunca antes a Igreja tinha enfrentado tantas transformações na sociedade, seja no aspecto sócio-cultural, político ou tecnológico, embora houvesse um enfrentamento em relação à modernidade desde o século XVI, É fato que a Igreja sofreu grandes reveses com as Revoluções Burguesas e o avanço do liberalismo, porém, até o séc. XIX o ritmo das transformações era mais perceptível nos campos econômico e tecnológico, os reflexos sócio-culturais destas transformações vão se fazer sentir somente no próximo século, sobretudo nos países de capitalismo periférico, já não seria mais possível para a Santa Sé, continuar com práticas pastorais que colocavam os clérigos acima do mundo. Se por um lado, havia a necessidade de se romanizar o catolicismo como forma de enfrentamento ao processo de laicização dos Estados , por outro, era cada vez mais urgente a adoção de novas estratégias adaptação aos novos tempos”. O Vaticano II representou nas palavras de pastorais para João XXIII este aggiornamento, no entanto, o Concílio será interpretado dentro da própria Igreja de várias maneiras, através de significados que variaram de acordo com os anseios de cada comunidade. As diversas interpretações acabaram por acarretar divergências que levaram o papa Paulo VI a dizer que sentia após o Concílio que a Fumaça de Satanás estava penetrando no templo de Deus pretende-se neste artigo, retomar a partir de uma temática que foi pano de fundo de minha dissertação de mestrado 4 algumas reflexões sobre as divergentes interpretações a respeito do Concílio no Brasil.
|
1073 0 bytes ABHR http://www.abhr.org.br/?page_id=57 |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Ainda o Ensino Religioso em escolas públicas: subsídios para a elaboração de memória sobre o tema |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
FISCHMANN, Roseli
O presente trabalho apresenta-se como um testemunho, na linha da literatura de testemunho que se desenvolve em abordagens que integram o fazer acadêmico e a reflexão sobre a construção histórica, como em Agamben e outros. Traz narrativas da autora, de sua vivência reflexiva do debate em torno do tema do ensino religioso em escolas públicas, em espaço público no Brasil, destacando a experiência do Estado de São Paulo, em 1995, e, em nível federal, em 1996 e 1997, como parte do processo de elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais do MEC.
Palavras-chave: Testemunho. Ensino religioso. Escola pública. Liberdade de religião. Direitos fundamentais.
|
783 0 bytes GPER http://www.gper.com.br/er_artigos.php |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Aleister Crowley no Esoterismo Ocidental e em Grupos Místicos Brasileiros: Uma Interpretação Pós-Mod |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
MIZANZUK, Ivan Alexander
Primeiramente, acredito que a melhor maneira de iniciar esta apresentação é dizer o que não vou falar sobre Crowley. Muitos os conhecem como “satanista”, “drogado”, “matador de crianças”, entre tantos outros títulos de repulsa. Contudo, poucas pessoas sabem o quanto disso é realmente verdadeiro, o quanto foi inventado e, principalmente, pouquíssimos conhecem algo sobre seus escritos esotéricos. É para sanar este último ponto que desejo lhes falar hoje. Portanto, não entrarei profundamente em questões sobre os abusos de Crowley com as drogas, por exemplo, pois basta dizer aqui que ele era um boêmio do início do século XX, fortemente influenciado pelo movimento romântico e pelo pensamento libertino, e que não via razão para seguir certas normas da sociedade. Além disso, seu vício com heroína, por exemplo, se deu em grande parte devido à sua asma, que na época era tratada com drogas pesadas.
|
7610 0 bytes ABHR http://www.abhr.org.br/?page_id=57 |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
A sociologia da religião como recapitulação da teologia cristã: Weber e as raízes proféticas do raci |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
FREITAS, Renan Springer de.
Desde os escritos seminais de Max Weber, a sociologia da religião tem retratado a profecia hebraica como a própria matriz do racionalismo ocidental, ao mesmo tempo em que lhe tem atribuído a promessa de um futuro no qual Israel prevaleceria sobre todas as outras nações. Após a experiência do exílio babilônico, essa promessa teria transformado os judeus em um "povo-pária", auto-segregado, ritualista, legalista, orientado por uma ética dual e, como tal, incapaz de conferir uma dinâmica universalista ao monoteísmo ético peculiar a seu próprio Livro sagrado. A profecia hebraica teria, nessa perspectiva, dado início a um processo evolutivo que somente o Novo Testamento, com sua doutrina da salvação universal, via sacrifício do Redentor, teria sido capaz de levar adiante. Argumenta-se que tal linha de raciocínio, que se encontra na base de todo o empenho, de matriz weberiana, em explicar a evolução da ética ocidental, se desenvolveu no interior de um arcabouço cuja natureza é teológica; mais precisamente, nos marcos da "teologia cristã da superação", assim chamada por postular que o Novo Testamento superou o judaísmo ao universalizar o acesso à graça divina que este último havia restringido a um pretenso "povo escolhido".
Palavras-chave: Sociologia da religião. Racionalismo ocidental. Profecia hebraica. Teologia cristã.
|
792 0 bytes Rev. bras. Ci. Soc., out. 2007, vol.22, no.65, p.1 |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
A visão do budismo em Eça de Queirós |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
REAL, Miguel
O Budismo evidencia-se no Eça de Fradique Mendes como uma entre diversas crenças que o homem europeu refinado do final do século XIX deve «experimentar» ou «crer» para uma total compreensão da essência da religião e, por via desta, da essência do homem. Não se trata, portanto, de uma adesão empenhada, mas de realizar o lema fradiquista de tudo experimentar para tudo conhecer. A experiência do Budismo integra-se, assim, na realização plena do homem do mundo próprio de uma mentalidade finissecular. O Budismo evidencia-se, deste modo, como mais uma religião que a «curiosidade» de Fradique Mendes exige conhecer.
|
740 0 bytes Ulusofona http://cienciareligioes.ulusofona.pt/revista_ciencia%20das%20religioes_parteI.htm |
|