Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Quem toca o sino não acompanha a procissão: toques de sino e ambiente festivo em Ouro Preto |
Versão: pdf Atualização: 7/5/2012 |
Descrição:
MONTANHEIRO, Fábio César
Instrumento sonoro de origem oriental, o sino difundiu-se amplamente pelo mundo cristão ocidental. Já a regra de São Bento (século VI) pontuava o dia dos monges por alguma forma de sinal sonoro. Na chamada para os ofícios divinos os monges deveriam, ao primeiro sinal dado para Noa, por exemplo, largar “cada qual o seu trabalho, de modo a estar preparado para quando tocar o segundo sinal” (Regra, 1951, p.60). O texto é claro quanto à existência de um “sinal” para congregá-los, porém não explicita de que natureza seria. Porém, já nessa época os sinos funcionariam como marcadores temporais, pois segundo Le Goff, desde os séculos VI e VII, o tempo da Igreja soado em torres de mosteiros e catedrais passaram a regular não apenas a vida dos homens da Igreja, mas também dos homens em geral.
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Categoria: Ensino Religioso Artigos |
O Pensamento Católico à Procura de Lugar na Primeira República Brasileira |
Versão: pdf Atualização: 11/6/2012 |
Descrição:
CRUZ, André Silvério da
Este artigo tem por objetivo traçar um estudo analítico sobre a formação do pensamento católico e sua efetiva abrangência na formação cultural da sociedade brasileira. O recorte historiográfico está no contexto dos finais do século XIX até aproximadamente às três primeiras décadas da Primeira República. Na primeira parte do trabalho, será analisada a revitalização do catolicismo brasileiro que, no seu projeto de sair do regalismo do Período Imperial, começou a afirmar sua autonomia tendo por base o ultramontanismo. Dessa situação, surgiu no país o tradicionalismo como nova reestruturação do pensamento católico que terá ações efetivas de afirmação por parte do clero brasileiro e sua intervenção na vida cultural. Na segunda parte de nossa reflexão, serão demonstrados, os aspectos políticos e sociais da passagem do Império para a Primeira República. A partir dessa perspectiva é que será analisada a renovação do pensamento católico num ambiente em que transitam as ideias positivistas, liberais e cientificistas, e que, à primeira vista, torna-se um lugar inóspito para as ideias filosóficas e teológicas cristãs do catolicismo.
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Categoria: Ensino Religioso Artigos |
SANTO DAIME: UM SACRAMENTO CRISTÃO EM FORMAÇÃO |
Versão: pdf Atualização: 5/12/2012 |
Descrição:
OLIVEIRA, Isabela
O texto analisa a constituição do significado atual da bebida psicoativa milenar indígena conhecida como Ayahuasca, dentro da religião Santo Daime, onde ela é considerada, por grande parte de seus adeptos, como um sacramento eucarístico cristão. Partindo da ideia de religião enquanto fenômeno social em constante formação, compreende-se a ressignificação da Ayahuasca como um evento que se insere dentro do processo dialético e histórico de construção social de significados que fundamenta a constituição de toda a religião. Tendo em vista o fato de o Santo Daime ser um grupo de cultura essencialmente oral, para avaliar como se deu esse processo de ressignificação e a constituição do significado atual da bebida, é feita uma breve análise do conteúdo das narrativas orais mais importantes presentes na religião.
PALAVRAS-CHAVE: Santo Daime, Ayahuasca, Religião, História oral, Cultura
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Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Espiritismo e Medicina: a trajetória do Sanatório Espírita de Uberaba (1933-1988) |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
ALMEIDA, Angélica Aparecida Silva de; ALMEIDA Alexander Moreira
Este trabalho é de História Cultural, utilizando as noções de prática e representação do historiador cultural Roger (Chartier, 1988). No caso em estudo, procura-se identificar o quanto a visão espírita para os transtornos mentais gerou, efetivamente, práticas diferenciadas para o diagnóstico e tratamento da loucura no Sanatório Espírita de Uberaba. Por último, a fundação dos hospitais psiquiátricos espíritas, dentre eles a do Sanatório Espírita de Uberaba será estudado como uma das “formas institucionalizadas e objectivadas graças às quais uns «representantes» (instâncias colectivas ou pessoas singulares) marcam de forma visível e perpetuada a existência do grupo, da classe ou da comunidade” (Chartier, 1988:23). Outra noção útil, para o desenvolvimento deste estudo, será a de campo desenvolvida por Pierre Bourdieu (1989). Tanto o espiritismo quanto a psiquiatria, no início do século XX, buscavam sua inserção na sociedade brasileira e disputavam autoridade científica no campo da ciência, notadamente nos domínios da abordagem e terapêutica da loucura. O resultado do confronto conferiria ao grupo hegemônico a legitima autoridade para se pronunciar sobre a relação mente-corpo e sobre a etiologia das doenças mentais.
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