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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O Alvo da História da Igreja e a História da Igreja como Alvo: O Exemplo da Idade Média Central (Séc Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
ALMEIDA, Néri de Barros

O ensino da História da Igreja medieval é perturbado por uma série de preconceitos. Deles decorrem abordagens desprovidas de dinâmica histórica e profundidade social. Pretendemos, através da apresentação de alguns destes preconceitos e de exemplos históricos, tratar da importância de uma apresentação mais cuidadosa do período e de sua relevância para a conformação da consciência histórica contemporânea.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!A Natureza Humana e o Simbolismo Religioso: desafios às ciências da religião Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
GUERRIERO, Silas

Este texto procura discutir a natureza da religião e a importância do simbolismo religioso na constituição do ser humano. Parte do princípio de que qualquer olhar unidirecional sobre a religião resulta em reducionismos. As contribuições advindas de outras áreas, além das ciências sociais, cooperariam para um avanço no conhecimento acerca do fenômeno religioso, embora seja um desafio às ciências da religião.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Fora das Missões: Os Colégios jesuíticos no Brasil no final do século XVI Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
SANTOS, Breno Machado dos

A produção intelectual voltada sobre a atuação jesuítica no Brasil tem se mostrado ainda predominantemente marcada pela temática que envolve o encontro cultural ocorrido entre índios e missionários na Colônia. No entanto, recentemente a historiografia vem se preocupando cada vez mais com outras atividades realizadas pelos inacianos no Brasil. Exemplo disso é a importante obra de Paulo de Assunção, intitulada Negócios Jesuíticos, em que o autor aponta haver uma forte preocupação por parte da Ordem em relação à administração das diversas tarefas de caráter secular em que a Companhia se mostrava envolvida. Neste sentido, alguns trabalhos historiográficos têm chamado a atenção para a existência de distintas posturas no interior da Companhia de Jesus surgidas a partir da eclosão dos diversos Colégios da Ordem, processo este que teria instaurado uma “crise” no Instituto caracterizada pela perda do “verdadeiro espírito missionário” em uma parcela considerável de seus membros.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!A Expansão Internacional das Novas Religiões Japonesas: Um Estudo sobre a Igreja Messiânica Mundial  Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
MATSUE, Regina Yoshie

Este artigo tem como objetivo a análise da expansão internacional da Igreja Messiânica, um movimento das novas religiões japonesas, no Brasil e na Austrália. As novas religiões japonesas se expandiram gradualmente não só dentro do Japão mas também em vários outros países a partir da última metade do século XX. A Igreja Messiânica foi fundada no Japão em 1935 por Okada Mokichi, alcançando a difusão internacional e o auto-fortalecimento após a Segunda Guerra Mundial. Neste texto buscaremos analisar as razões do relativo sucesso da Igreja Messiânica no Brasil atingida nas décadas passadas e as estratégias de difusão neste país, assim como também na emergente filial da Austrália.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Padres Cantores e a Mídia: Representações da Identidade Sacerdotal Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
FERNANDES, Silvia Regina Alves

A presença de padres midiáticos no Brasil tornou-se mais intensa durante os anos de 1990 e, para alguns analistas, essa presença tem contribuído para o surgimento de novas vocações religiosas. Este artigo é parte de um estudo qualitativo com jovens no Rio de Janeiro sobre as motivações para serem padres e freiras. Procuro trabalhar suas opiniões sobre a atuação dos padres midiáticos. Fica evidente que há por parte desses jovens uma crítica à exposição midiática dos padres. Por outro lado, enquanto os rapazes preocupam-se com a perda de conteúdos doutrinários ou da mensagem cristã, as moças criticam a "busca de status" dos padres por meio da mídia. Verifica-se uma tensão no discurso dos/as jovens sobre a relação que deve ser estabelecida entre a Igreja Católica e os meios de comunicação. A defesa da preservação da tradição é apontada, principalmente no discurso masculino.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!A Experiência Religiosa e a Institucionalização da Religião Popular Versão: PDF
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
MENDONÇA, Antonio Gouvêa

Na dinâmica do campo religioso brasileiro, grupos diferentes surgem constantemente, permanecendo alguns, desparecendo outros. Este trabalho constitui uma tentativa de mostrar como esses grupos situam-se num gradiente que caminha do momento inicial de um grupo até sua institucionalização final, seja em forma de igreja ou outra segundo sua maneira de instituir o sagrado. A referência teórica principal é o conceito de “sagrado selvagem” de Roger Bastide.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!“As práticas tradicionais de cura popular e o patrimônio cultural do noroeste do Paraná: a benzeção  Popular Versão: pdf
Atualização:  7/5/2012
Descrição:
MENDES, Janaina

O interesse por esse período especifico (ou seja, as décadas de 40 e 50), no Brasil, toma como referência alguns acontecimentos ocorridos em São Paulo posteriormente no Paraná, justamente por se tratar de um período que a medicina cientifica disputou o espaço de atuação na área de saúde com os curandeiros, este que por sua vez foram considerados charlatães ou criminosos pelo simples fato de utilizarem-se dos conceitos populares de saúde / doença e por realizarem praticas populares de cura, na época consideradas ilegais.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!G-12 e sua Nova Forma de Ascetismo Neopentecostal Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
DIAS, Caroline Luz e Silva

Até bem pouco tempo a tendência religiosa da maioria dos brasileiros era ser naturalmente batizada na Igreja Católica Apostólica Romana, em decorrência de uma tradição histórica na qual o catolicismo se constituiu enquanto religião oficial do Estado brasileiro até o final do Império. Já no período colonial houve incursões protestantes no País, resultando num desenvolvimento de um protestantismo esporádico e efêmero, porém originário da Reforma. Somente no século XIX o protestantismo fixou-se no Brasil, e aos poucos foi ganhando adeptos, formando congregações de várias denominações, um fenômeno tipicamente americano e brasileiro, afirmando um caráter plural para este protestantismo que já na sua origem na Europa, nasceu diverso.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!A formação de docentes para o ensino religioso no Brasil: leituras e tessituras Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
OLIVEIRA, Lilian Blanck de

Historicamente as relações estabelecidas entre Educação, Estado e Igreja em território brasileiro teceram a identidade do Ensino Religioso e a formação de docentes para esta disciplina no currículo escolar. A homologação da nova redação do artigo trinta e três (Lei n. 9.475/97) da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) n. 9.394/96 desafiou novas leituras e encaminhamentos à disciplina e conseqüente formação de docentes para esta área do conhecimento. Uma leitura histórica encaminha o presente texto, com o intuito de contribuir nas reflexões, estudos e discussões em relação às tramas, tecidos e tessituras, que configuram e conjugam a formação de docentes para o Ensino Religioso na atualidade brasileira.

Palavras-chave: História. Educação. Formação de Professores. Ensino Religioso.

Downloads 1029  1029  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma GPER  Site http://www.gper.com.br/er_artigos.php
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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!As concepções educacionais de Martinho Lutero Popular Versão: 
Atualização:  6/6/2012
Descrição:
BARBOSA, Luciane Muniz Ribeiro.

Este artigo tem como objetivo apresentar a concepção de educação de Martinho Lutero no movimento da Reforma Protestante do século XVI, revelando aproximações entre história, religião e política. Em um século marcado por inúmeras indagações e mudanças, Lutero apresenta críticas em prol de uma Reforma na Igreja e também faz propostas para uma reforma da educação escolar de sua época, até então marcada pela formação exclusiva de religiosos e eclesiásticos. Ele propõe, em dois textos de sua autoria, uma educação escolar cristã que apresente uma nova organização em relação a: currículos, métodos, professores, formas de financiamento e manutenção das escolas. Também reflete sobre a utilidade dessa educação e propõe que ela: atenda a todos; seja criada e mantida pelas autoridades públicas e não mais pela Igreja; seja de frequência obrigatória, para a qual apela aos pais e às autoridades por essa tarefa. Ainda que algumas dessas características não apresentem Martinho Lutero como precursor, é inevitável o reconhecimento de que ele, aliado à figura de Filipe Melanchthon e às transformações ocorridas em seu tempo, contribuiu significativamente para a extensão do direito à Educação, marcada sobretudo em sua proposta de criação das escolas elementares, além da reorganização dos colégios secundários e da universidade, enfatizando a ação do Estado como responsável pela educação escolar.

Palavras-chave: Martinho Lutero. Reforma protestante. Direito à Educação. Estado e Educação.

Downloads 1059  1059  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Educ. Pesqui., jan./abr. 2007, vol.33, no.1, p.163  Site http://www.scielo.org
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