Categoria: Ensino Religioso Artigos |
As concepções educacionais de Martinho Lutero  |
Versão: Atualização: 6/6/2012 |
Descrição:
BARBOSA, Luciane Muniz Ribeiro.
Este artigo tem como objetivo apresentar a concepção de educação de Martinho Lutero no movimento da Reforma Protestante do século XVI, revelando aproximações entre história, religião e política. Em um século marcado por inúmeras indagações e mudanças, Lutero apresenta críticas em prol de uma Reforma na Igreja e também faz propostas para uma reforma da educação escolar de sua época, até então marcada pela formação exclusiva de religiosos e eclesiásticos. Ele propõe, em dois textos de sua autoria, uma educação escolar cristã que apresente uma nova organização em relação a: currículos, métodos, professores, formas de financiamento e manutenção das escolas. Também reflete sobre a utilidade dessa educação e propõe que ela: atenda a todos; seja criada e mantida pelas autoridades públicas e não mais pela Igreja; seja de frequência obrigatória, para a qual apela aos pais e às autoridades por essa tarefa. Ainda que algumas dessas características não apresentem Martinho Lutero como precursor, é inevitável o reconhecimento de que ele, aliado à figura de Filipe Melanchthon e às transformações ocorridas em seu tempo, contribuiu significativamente para a extensão do direito à Educação, marcada sobretudo em sua proposta de criação das escolas elementares, além da reorganização dos colégios secundários e da universidade, enfatizando a ação do Estado como responsável pela educação escolar.
Palavras-chave: Martinho Lutero. Reforma protestante. Direito à Educação. Estado e Educação.
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1137 0 bytes Educ. Pesqui., jan./abr. 2007, vol.33, no.1, p.163 http://www.scielo.org |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
A Diversificação Religiosa  |
Versão: PDF Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
JACOB, Cesar Romero, HEES, Dora Rodrigues Hees, WANIEZ, Philippe e BRUSTLEIN, Violette
Texto extraído do livro Atlas da filiação religiosa e indicadores sociais no Brasil, de Cesar Romero Jacob, Dora Rodrigues Hees, Philippe Waniez e Violette Brustlein. A obra, publicada em 2003, é uma co-edição da Ed. PUC-RJ e Ed. Loyola, com o apoio da CNBB.
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1169 0 bytes USP http://www.iea.usp.br/iea/revista/coletaneas/religioes/index.html |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
As Ciências Religiosas Feministas: estado da questão  |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
LACELLE, Élisabeth J.
Este texto apresenta um estado da questão dos estudos feministas da religião desde 1960. Depois de ter sublinhado os momentos importantes de sua colocação, a autora assinala os principais conceitos heurísticos associados à hermenêutica da suspeita: o patriarcado, o androcentrismo, o sexismo e as teorias dos gêneros feminino e masculino. As ciências religiosas feministas propõem novas metodologias e paradigmas científicos tais como o da inter-relação e da interação, também chamada de interconexão, entre a pesquisadora e o objeto/sujeito estudado. Elas se encontram na crítica pós-moderna da ciência, na da teologia ecumênica e na dos diálogos inter-religiosos. Com as ciências religiosas feministas, está em gestação, tanto nos meios intelectuais como nas instituições religiosas e sociais, um conhecimento do tipo sabedoria, que se preocupa, ao mesmo tempo, com a coerência racional.
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1190 0 bytes REVER http://www.pucsp.br/rever/rv1_2002/t_lacell.htm |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Ser sem religião: o afloramento de uma nova concepção de religiosidade  |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
RODRIGUES, Denise dos Santos
Este trabalho tem como objetivo apresentar variações da categoria censitária dos sem religião, que vem se destacando nos recenseamentos, pelo ritmo acelerado de crescimento, desde a década dos 60. Trata-se da apresentação dos resultados de entrevistas recentes com habitantes do Estado do Rio de Janeiro que se declaravam sem religião. Seus discursos indicavam que, embora estivessem todos agregados em um só grupo residual, não integravam, de fato, uma categoria homogênea formada exclusivamente por ateus ou agnósticos, mas um grupo variado. Se, de um lado, alguns indivíduos não se identificavam com religiões e igrejas institucionalizadas, de outro nem sempre se afastavam do transcendente que muitas vezes. ressignificam, expressando uma religiosidade muito particular. Diante dessa constatação, a evolução dos sem religião, indivíduos com características e cosmovisões distintas, pode ser interpretada a partir de duas chaves: a da secularização das mentalidades individuais e a do afloramento de uma nova concepção de religiosidade, o que nos leva a repensar a relação desse indivíduo com o sagrado como reflexo das transformações da contemporaneidade.
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1190 0 bytes ABHR http://www.abhr.org.br/?page_id=57 |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Expressões do corpo e da sexualidade nos rituais de umbanda  |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
AMORIM, Cleyde R.
A religiosidade popular brasileira, desde o período colonial foi marcada pela alegria, pela cantoria e, quando envolve a população de descendência africana e afro-brasileira, a dança e a utilização de instrumentos de percussão são componentes muito freqüentes. A partir de trabalhos de autores clássicos como Nina Rodrigues, Edson Carneiro e Roger Bastide, ao lado de pesquisadores mais recentes como Reginaldo Prandi, Vagner Silva, Luiz Nicolau Parrés, entre outros, é possível chegar às características semelhantes dos diversos movimentos religiosos populares que precederam as religiões hoje conhecidas como afro-brasileiras, em especial o Candomblé e a Umbanda, expressões mais conhecidas delas, como se apresenta a seguir.
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1194 0 bytes UEM http://www.dhi.uem.br/gtreligiao/st7.html |
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