Categoria: Ensino Religioso Artigos |
O Mal e a Ontologia Trinitária – uma visão de Jesus Abandonado e o Mal  |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
KLAUTAU, Diego
O pensamento de Chiara Lubich (1920-2008) realizou um novo enfoque sobre a reflexão sobre o Mal numa perspectiva do cristianismo católico. Em suas bases filosóficas e teológicas, Enrique Canbón apresenta em sua obra Assim na terra como na Trindade, um entendimento do Mal como exclusão do entendimento de Deus como Trindade, e assim um impedimento da compreensão da realidade de amor presente na revelação cristã. Ao perceber os conceitos de Jesus Abandonado, e a relação do homem como o Mal, e de Jesus em Meio, presentes no livro de Chiara Lubich Ideal e Luz, seguimos uma consonância do pensamento de Bento XVI em sua encíclica Deus Caritas Est, como expressão da reciprocidade da comunidade cristã entre seus membros e da resposta do homem ao amor de Deus. O amor ágape, seu segundo Bento XVI, é a origem do amor cristão, quando vivido reciprocamente como dom de Deus entre os homens, caracteriza a realidade de Jesus em Meio, conceito expresso por Chiara Lubich e Enrique Canbón no entendimento de trindade presente na terra.
Palavras-chave: Trindade. Amor. Deus.
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Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Aggiornamento ou Fumaça de Satanás: Interpretações Sobre o Vaticano II no Catolicismo Brasileiro  |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
JÚNIOR, Alfredo Moreira da Silva
A compreensão dos acontecimentos do Século XX significou para o Vaticano, um de seus maiores desafios, durante quase dois milênios de existência, nunca antes a Igreja tinha enfrentado tantas transformações na sociedade, seja no aspecto sócio-cultural, político ou tecnológico, embora houvesse um enfrentamento em relação à modernidade desde o século XVI, É fato que a Igreja sofreu grandes reveses com as Revoluções Burguesas e o avanço do liberalismo, porém, até o séc. XIX o ritmo das transformações era mais perceptível nos campos econômico e tecnológico, os reflexos sócio-culturais destas transformações vão se fazer sentir somente no próximo século, sobretudo nos países de capitalismo periférico, já não seria mais possível para a Santa Sé, continuar com práticas pastorais que colocavam os clérigos acima do mundo. Se por um lado, havia a necessidade de se romanizar o catolicismo como forma de enfrentamento ao processo de laicização dos Estados , por outro, era cada vez mais urgente a adoção de novas estratégias adaptação aos novos tempos”. O Vaticano II representou nas palavras de pastorais para João XXIII este aggiornamento, no entanto, o Concílio será interpretado dentro da própria Igreja de várias maneiras, através de significados que variaram de acordo com os anseios de cada comunidade. As diversas interpretações acabaram por acarretar divergências que levaram o papa Paulo VI a dizer que sentia após o Concílio que a Fumaça de Satanás estava penetrando no templo de Deus pretende-se neste artigo, retomar a partir de uma temática que foi pano de fundo de minha dissertação de mestrado 4 algumas reflexões sobre as divergentes interpretações a respeito do Concílio no Brasil.
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Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Ensino Religioso na Escola Pública – Uma Mudança de Paradigma  |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
CAMILO, Janaína
Durante o ano de 2003 foi desenvolvido o projeto “Ensino Religioso na Escola Pública do Estado de São Paulo”, que objetivou oferecer aos professores de ensino religioso a oportunidade de discutir propostas que viabilizassem o ensino religioso na Rede Oficial de Ensino, tendo como caminho norteador as premissas estabelecidas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB/96), especialmente aquela que veta o proselitismo religioso na sala de aula. Assim, tanto durante a realização de seminários temáticos, quanto nas várias ações de capacitação dos professores, os debates evidenciaram que não podemos ensinar uma religião, mas religiões, tendo como conceitos éticos básicos o respeito à diversidade e o exercício da tolerância. Este artigo tem como proposta sugerir leituras teóricas sobre alteridade e representação e, também, propor atividades destinadas ao desenvolvimento desses conceitos em sala de aula, especialmente através de projetos interdisciplinares.
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