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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Maranhão Mandingueiro: A influência animista dos africanos guineenses no Maranhão do século XVIII Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
JUNIOR, Reinaldo dos Santos Barroso

No intuito de encontrar um traço da composição do maranhense e da formação de sua sensibilidade ritualística ou de suas crendices (sem o sentido pejorativo) e na tentativa de encontrar algo que não traduz diretamente uma religião, mas um sentimento religioso, ou uma religiosidade, é que tentarei evidenciar uma profunda relação entre Maranhão e África durante o final do século XVIII, fruto de relações dentro da África. Nesta tentativa de vislumbrar alguma possível influência africana no gosto pelo tambor, pela matraca1, pelo medo dos espíritos, pelo tambor de crioula 2 e por uma infinidade de coisas, sensações e expressões, aparece uma dentre tantas outras possíveis ligações, um vínculo especifico com a Guiné.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Marga absolvido ou caminho da Cruz? Budismo/Cristianismo - iluminação, nirvana e Kénosis Cristã Popular Versão: PDF
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
SILVA, Carlos H. do C.

Texto base que serviu para Conferência num Ciclo de Colóquios: "Para um diálogo inter-religioso" (âmbito Budismo/Cristianismo), organizado pela Faculdade de Teologia da U. C. P., proferida em Lisboa a 23 Abril de 2001.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Maridos da Terra e Maridos do Fundo: Gênero, Imaginário e Sensibilidade no Tambor de Mina Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
BARBOSA, Viviane de Oliveira

O imaginário e as sensibilidades do passado e do presente apresentam-se como elementos cuja análise pode contribuir significativamente para a compreensão das histórias dos indivíduos, grupos e sociedades. Reconhecendo-se que questões como relações místicas, casamentos e uniões divinas constituem objeto curiosíssimo, mas praticamente deixado de lado pelos historiadores da religião e da religiosidade popular, a presente proposta de comunicação visa analisar relações entre filhas ou mães-de-santo e seus “maridos do/no fundo” e “maridos da terra” no Tambor de Mina maranhense. No Maranhão, além de receberem caboclos durante os rituais de tambor de mina, algumas mulheres afirmam que mantêm contatos e relações com o que denominam de “marido no/do fundo” – em “contraposição” ao “marido da terra”. Argumento que estas relações podem ser interpretadas como experiências místico-conjugais, que evidenciam questões de gênero como elemento fundamental para seu entendimento, gênero entendido como uma categoria relacional, na qual dialogam o “homem” e a “mulher” enquanto papéis definidos cultural e historicamente. Além disso, enquanto experiências cotidianas, essas relações informam as vidas e histórias dessas mulheres, não se tratando, portanto, de uma experiência mística num sentido antitético a uma experiência concreta; aqui, o espiritual e o material apresentam-se imbricados. Assim, pretende-se examinar relações entre filhas ou mães-de-santo e seus maridos do/no fundo e maridos da terra no Tambor de Mina maranhense, por uma dupla e interdependente perspectiva, entendendo-as, de um lado, enquanto relações de gênero e, de outro, como relações que evidenciam elementos do imaginário e das formas de pensar e sentir desses sujeitos.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Metamorfoses Religiosas no Centro Antigo de São Paulo: Variações sobre a Paisagem e o Espaço Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
PASSOS, João Décio; GUERRIERO, Silas

Resumo. O território metropolitano na atualidade configura-se como espaço dessacralizado, sendo a metrópole o modo de ocupação moderna do espaço: racionalização do espaço, do tempo e das funções. Na metrópole as gêneses, as dinâmicas e relações do sagrado e o profano adquirem propriedades bem específicas em termos de espaço e tempo, distinguindo-se da velha e nítida distinção/oposição destes pólos. Os grupos religiosos constroem locais próprios na territorialidade metropolitana. O objetivo da pesquisa foi revisitar a paisagem e o espaço religiosos do centro antigo de São Paulo, buscando elucidar suas configurações atuais dentro da grande paisagem metropolitana e sua dinâmica de espacialização através das expressões religiosas. A paisagem religiosa foi sendo construída ao longo da história com funções bem específicas a cada época. Qual a relação atual entre a paisagem religiosa com a paisagem profana?

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Migração e Encantaria: a Identidade da Entidade Popular Versão: pdf
Atualização:  6/6/2012
Descrição:
CASALI, Rodrigo

O objetivo do trabalho é mostrar como as religiosidades brasileiras constroem sua identidade e organizam sua representação no espaço simbólico social. Por meio da análise de um caso específico que é a entidade do baiano, busco refletir a construção social da Umbanda em seu diálogo com a sociedade e com seus partícipes. Existe um movimento dinâmico e dialético na organização desse processo que perpassa pela construção do discurso, da disputa de espaço simbólico tanto político quanto territorial, em que segmentos sociais são ajustados a participar desse processo.

Palavras-chave: Umbanda. História. Identidade. Representações. Religião.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Migrações Internas no Pentecostalismo - Análise do Trânsito Intra-Pentecostal em São Bernardo do Cam Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
OLIVEIRA, Sérgio Francisco dos Santos

Na Modernidade, a estabilidade deu lugar à instabilidade, a fixação à movimentação, a rigidez à flexibilidade. O que caracteriza o mundo moderno é a mudança e a velocidade das mudanças. Por isso, desaparecem as referências, os marcos e fronteiras, tornando-se fluidos. Os pontos fixos tornam-se móveis, a segurança relativiza-se, todas as coisas tornam-se transitórias, provisórias. A troca é a palavra de ordem. Troca-se tudo e de tudo: troca-se de roupa e de casa, de emprego e de cônjuge, de personalidade e de sexo, de Deus e de religião.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Mística em Tempos de Neocristandade: As Cartas de uma Monja Carmelita Descalça no Brasil Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
BUARQUE, Virgínia Albuquerque de Castro

Entre os anos de 1911 e 1959, Madre Maria José de Jesus, monja carmelita descalça do Convento de Santa Teresa, sediado na cidade do Rio de Janeiro, manteve intensa correspondência com companheiras de clausura, outras religiosas, sacerdotes e leigos católicos. Nesta escrita, em que buscava traduzir sua experiência de fé, a Madre não somente descrevia, como também inquiria e – mais comumente – orientava aqueles que, como ela, empenhavam-se em conferir um sentido a suas vidas e uma identidade a si mesmos a partir da relação com o divino. E para melhor fundamentar este processo de tradução, na linguagem epistolar, de uma vivência contemplativa, segundo a tradição do Carmelo Descalço, Madre Maria José considerava indispensável auferir um contínuo e aprofundado conhecimento da doutrina católica e, principalmente, da espiritualidade teresiana. Para tanto, ela recorria, de forma sistemática, às “leituras espirituais”, às quais conferia uma importância similar às orientações recebidas de seus confessores e diretores de consciência: o ler propiciaria a sensibilidade 1 e o esclarecimento2 necessários ao aprimoramento da vivência consagrada e à correta observância das tradições: “Quero que V. ame a Jesus; que procure conhecê-lo pela meditação e leitura do Evangelho, a Imitação de Cristo, o Catecismo e outros bons livros”.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Mito e mitologia nas aulas de Ensino Religioso Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
STIGAR, Robson

Apresento neste texto alguns referencias básicos sobre os conceitos de Mito e Mitologia que pude aprender nos seminários do grupo de pesquisa Pos-Religare do Programa de estudos Pós-Graduados em Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Esses referencias podem ser utilizados tranqüilamente como subsídios tanto para a formação de professores de Ensino Religioso quanto também pode ser utilizados nas próprias aulas de Ensino Religioso.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Mulher – professora e pentecostal: um estudo sobre relações de gênero e religiosidade na escola Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
MIGUEL, Iranilde Ferreira; RIBEIRO, Arilda Inês Miranda

Este texto trata de uma pesquisa que tem como objetivo investigar de que maneira as relações de gênero e religiosidade perpassam o cotidiano escolar e as práticas educativas das professoras pentecostais. Partimos do pressuposto de que o espaço escolar não é neutro e nem pacífico; que relações de gênero, religiosidade e divisões de fé, são engrenagens que compõem a maquinaria do poder no interior da escola. Nosso objeto de pesquisa são as professoras pentecostais da Congregação Cristã no Brasil, porque entendemos que o pentecostalismo praticado pela CCB1 apresenta algumas peculiaridades que a diferem das demais igrejas pentecostais, e, por acreditarmos que as relações de gênero estabelecidas no interior desta igreja são fortemente marcadas pelo controle masculino sobre o feminino.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Multiculturalismo e ensino religioso: analisando concepções de duas professoras dos anos iniciais do Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
ARANHA, Tiago Esteves; MARIANO, André Luiz Sena

Assumindo a religião como uma das categorias a partir das quais questões de diversidade e diferença se constroem no interior das escolas, a presente pesquisa tem como objetivo compreender como professores que ministram a disciplina de Ensino Religioso, em escolas do município de São Carlos, lidam com as questões de diversidade e diferença em suas aulas. A pesquisa teve como procedimento para a coleta de dados a entrevista com roteiro semi-estruturado. Dela participaram duas professoras que trabalham em escolas confessionais e ministram a disciplina Ensino Religioso para os anos iniciais do ensino fundamental; uma é iniciante na carreira, enquanto a outra possui mais de quinze anos de carreira construídos na mesma instituição. Os resultados obtidos podem ser apresentados das mais variadas formas e temas, contudo, aqui, são apresentados os dados referentes às concepções das professoras entrevistadas sobre temáticas tais como: a) o direito dos alunos à diferença no âmbito da religião; b) a relação entre a religião e as questões de gênero (enfatizando o papel da mulher); e c) sobre o ensino religioso pautado na História das Religiões, a fim de evitar o proselitismo. Como considerações finais, é possível salientar que não se pode pensar a religião sem antes fazer referência às relações de poder que agem sobre os sujeitos e sociedades. Desta forma, ao mostrar as relações que se constroem no âmbito religioso, cria-se nos alunos um senso crítico que busca encontrar as raízes dos problemas. Ao buscar uma educação que tenha uma perspectiva inter/ multicultural, tende-se a ressaltar o caráter conflitivo das práticas culturais, fato que pôde ser verificado nas discrepâncias dos depoimentos das professoras. Esse talvez seja o ponto de maior destaque do trabalho: trazer mais questionamentos que respostas, desconfiar, problematizar e desconstruir os consensos.

Palavras-chave: Multiculturalismo. Ensino religioso. Concepções docentes.

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