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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Igreja Universal do Reino de Deus versus Candomblé: uma guerra santa? Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
BRITO, Paulo César de

A intolerância entre os adeptos das religiões tem sido tema de discussões entre vários autores. John Locke (1632 – 1704) em Carta Acerca da Tolerância (LOCKE,1973), já sinalizava para essa questão. Nesse texto, o autor observava que a intolerância encerra interesses que estão além dos propriamente religiosos. Assim, a imposição de princípios religiosos àqueles que não os aceitem ou que pertençam a outra modalidade de religião, constitui um arbítrio e, em grande medida, essa imposição visa à dominação do outro. A despeito de ser defensor de princípios que favoreciam o individualismo e a cidadania burguesa, Locke irá, em vários de seus textos, se contrapor a toda sorte de imposições que infrinjam a liberdade individual.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Igreja Católica e Estado na Argentina e no Brasil. Notas Introdutórias para uma Análise Comparativa Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
ESQUIVEL, Juan Cruz

O artigo se propõe caracterizar historicamente os traços duradouros que têm definido o modus vivendi entre o campo católico e o campo político na Argentina e no Brasil. Levando em conta que a radicação do catolicismo na região se guiou pelas premissas do regime do padroado e do modelo de cristandade, interessa analisar os processos que geraram tendências divergentes no desenho institucional do catolicismo nos dois países. A especificidade da separação entre Igreja e Estado no Brasil, contrastada com a simbiose experimentada entre as duas esferas na Argentina, e as particularidades na gestação e desenvolvimento das Conferências Episcopais – entrosada na realidade social no caso brasileiro, ensimesmada na própria hierarquia no caso argentino – , erguem-se como momentos históricos significativos que ajudam a explicar os dissímeis caminhos assumidos pelas instituições eclesiásticas de ambos os países. Para além das disparidades enunciadas, o transcorrer histórico da interação Igreja-Estado refletiu um caráter ambíguo e contraditório. Na justaposição entre uma gênese intrinsecamente a-religiosa do Estado e a procura de legitimidades extrapolíticas por parte das classes dirigentes, localizaremos os eixos da trama de conivências e desavenças.

Downloads 634  634  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFGRS  Site http://www.seer.ufrgs.br/index.php/CienciasSociaiseReligiao/article/view/2260
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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Identidade do sacerdote – o conflito pós-moderno Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
SANTOS, Rodrigo Carneiro dos

O sacerdote pós-moderno está no centro de um processo de transformação estrutural no campo da sua formação e atuação na sociedade pós-moderna, processo este que inserido em uma sociedade que sofre constantes e rápidas alterações, é dinâmico e imprevisível, gerando portanto, contínuas e inevitáveis crises e dúvidas que, enquanto não houver uma profunda e duradoura transformação no modelo e na dinâmica da sociedade ocidental, tendem a continuar e se intensificar de modo cada vez mais intenso.

Downloads 625  625  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UEM  Site http://www.dhi.uem.br/gtreligiao/st7.html
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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Identidade cristã e pluralismo religioso contemporâneo: uma reflexão a partir da abordagem teológica Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
PANASIEWICZ, Roberlei

A pluralidade religiosa é uma realidade que perpassa a reflexão teológica da atualidade. O diálogo inter-religioso apresenta-se como uma necessidade do mundo contemporâneo. Esta nova conjuntura sócio religiosa desinstala o cristianismo de seu posicionamento auto-centrado que durante séculos ocupou papel de destaque no cenário internacional. Como compreender esta diversidade religiosa? Qual é o específico cristão neste universo plural? Há salvação em outras religiões ou o cristianismo é a única mediação? O objetivo dessa comunicação é responder a esses questionamentos demarcando a identidade cristã a partir da reflexão de Claude Geffré. Nascido em Niort, França, em 1926, é teólogo católico e padre da Ordem dos Pregadores (Dominicano). É do interior do inclusivismo aberto que desenvolve sua reflexão buscando demarcar a identidade cristã numa perspectiva de abertura ao diálogo com outras tradições religiosas.

Downloads 697  697  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UEM  Site http://www.dhi.uem.br/gtreligiao/st3.html
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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Iá Mi Oxorongá: As Mães Ancestrais e o Poder Feminino na Religião Africana Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
SANTOS, Irinéia M. Franco dos

O objetivo deste artigo é a partir da análise de um mito sobre as Iá Mi Oxorongá, registrar a importância do culto às “Mães Ancestrais” na sociedade africana, suas características arquetípicas e a distribuição de parte desses aspectos nos orixás femininos. O mito escolhido para o estudo é o de no. [204] referenciado pelo sociólogo Reginaldo Prandi em sua obra Mitologia dos Orixás1. A escolha deste mito se deu por se tratar de um pequeno resumo das características das Iá Mi Oxorongá, sua origem mítica e comportamento. Por fim, quer-se possibilitar uma aproximação pontual na relação de significados entre as religiões africanas e as afro-brasileiras. Tal abordagem se faz importante ao se buscar compreender melhor: (a) os significados do poder feminino na religião africana; e (b) a releitura deste no Candomblé. Com esses elementos fazer um breve apontamento sobre o papel desempenhado pelas mulheres como agentes mantenedoras das tradições culturais afro-brasileiras e dos segredos da religião.

Palavras-chave: Religião Africana. Religião Afro-Brasileira. Mitologia.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Historiografia e Escravidão: novos desafios para a história da Igreja Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
BRITO, Ênio José da Costa

Os estudos históricos, em especial sobre a escravidão (diáspora), têm avançado muito no Brasil, seja no aspecto teórico, seja no âmbito da pesquisa empírica, desde a década de 1970, pontuando tendências, temas emergentes e desafios. Esses estudos levantam desafios para a História da Igreja e, em particular, para os Institutos Teológicos.

Downloads 733  733  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFGRS  Site http://seer.ucg.br/index.php/caminhos/article/view/9
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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Inquisição em Portugal nos séc. XVI E XVII Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
COSTA, Mariza Domingos da; COSTA, Celio Juvenal; MENEZES, Sezinando Luis

O presente trabalho tem por objetivo socializar pesquisa que está sendo realizada em um Projeto de Iniciação Científica – PIBIC a respeito da Inquisição em Portugal, uma instituição social bastante atuante e representativa da identidade social e
cultural portuguesa, que se forjou ao longo do período quinhentista e alcançou seu apogeu entre os séculos XVI e XVII.Teve sua origem na França no decorrer do século XIII e desenvolveu-se até o XIX. Sua re-fundação, em outros patamares, ocorreu em 1478 na Espanha, em 1536 em Portugal e em 1542 nos Estados Pontifíciais permanecendo centenas de anos.

Downloads 657  657  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UEM  Site http://www.dhi.uem.br/gtreligiao/st2.html
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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Imaginário e Simbólico: aspectos psicológicos na adesão à Seicho-no-iê e à PL-Instituição Religiosa  Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
PAIVA, Geraldo José de

Estudam-se alguns relatos de filiação de brasileiros de origem católica sem ascendência japonesa a duas "novas religiões" japonesas, a Seicho-no-iê e a PL. Os conceitos utilizados para discriminar entre uma conversão à nova religião e a permanência na religião anterior são os conceitos de "imaginário" e de "simbólico", inspirados em Lacan. O simbólico refere-se à organização da pluralidade de elementos ao redor de um eixo de significação; o imaginário abstrai da articulação da significação dos elementos, que agrupa em razão da semelhança. O resultado da interpretação dos relatos sugere que a filiação à Seicho-no-iê induz menos à mudança da articulação simbólica religiosa que a filiação à PL,o que sugere que a PL, mais que a Seicho-no-iê, pode constituir um fenômeno religioso minoritário em expansão no Brasil.

Downloads 946  946  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma REVER  Site http://www.pucsp.br/rever/rv2_2002/t_paiva.htm
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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Lições Milenares do Oriente Hinduísta para uma Conduta Ética na Sociedade de Hoje Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
FOKKMANN, José Ivo; SCARLATELLI, Cleide Cristina

O artigo faz parte dos resultados de uma pesquisa sobre contribuições das grandes religiões do mundo para uma conduta ética no mundo de hoje. Apresenta aspectos fundamentais de um dos grandes documentos éticos da humanidade, que é o Bhagavad-Gita do Sanâtana-Dharma (Hinduísmo). A sua leitura requereu uma breve contextualização, tanto histórica quanto do próprio corpus de textos sagrados da tradição hinduísta. A abordagem adotada na pesquisa obedece a três perspectivas: a) a dimensão do cuidado e disciplina pessoal; b) a dimensão dos ordenamentos institucionais; c) a dimensão da responsabilidade histórica. O texto fica, em suas conclusões, em aberto e propõe-se a ajudar na recuperação de tesouros do passado, fundamentais para o presente e para o futuro da humanidade.

Palavra-chave: Hinduísmo. Bhagavad-Gita. Ética. Religião.

Downloads 711  711  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma REVER  Site http://www.pucsp.br/rever/rv4_2006/t_follmann.htm
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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Interfaces entre o Ensino Religioso e a literatura infantil Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
SOUSA, José

A elaboração de uma proposta metodológica para o Ensino religioso Escolar articula-se à compreensão dos vários elementos que condicionam a prática de tal disciplina. Trata-se, então, de compreender quais as concepções teóricas que subjazem os paradigmas didáticos do Ensino Religioso e como elas se configuram em termos de objetivos e de procedimentos técnico-metodológicas.

Downloads 2581  2581  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma GPER  Site http://www.gper.com.br/er_artigos.php
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