Categoria: Ensino Religioso Artigos |
A figuração prometéica do humano em Brasílio Teles: figuração protobudista?  |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
EPIFÂNIO, Renato
Tanto quanto sabemos, Basílio Teles não se pronunciou sobre o Budismo. Por ter, conforme o exposto, reduzido a figuração do divino à sua figuração transcendentalista, na sua variante cristã, acabou por assumir uma posição simplesmente ateísta. Daí que, a propósito da sua posição sobre o Budismo, possamos apenas especular. Nessa medida, não diremos que a sua figuração prometéica do humano tivesse chegado a ser protobudista. Diremos apenas que não era, pelo menos, antibudista, tal como foi, como aqui tivemos a oportunidade de verificar, anticristã – e, pela mesma posição de princípio antitranscendentalista, antijudaica e anti-islâmica.
|
736 0 bytes Ulusofona http://cienciareligioes.ulusofona.pt/revista_ciencia%20das%20religioes_parteI.htm |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
A criação da Diocese de Botucatu e a ação romanizadora de seu primeiro bispo, D. Lúcio Antunes de So  |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
AQUINO, Maurício de
Na passagem do século XIX para o século XX, a Igreja Católica no Brasil, já na Era Pós-Padroado, efetivou um amplo processo de construção institucional, encaminhado através da criação de dioceses, da formação de patrimônio eclesiástico e da eleição de bispos fiéis a autocompreensão ultramontana da Igreja. Respondia, assim, ao duplo desafio de praticar as novas diretrizes e empreendimentos da Santa Sé, bem como de reestruturar-se organizacionalmente face aos condicionantes sócio-políticos da sociedade brasileira da época1. Nesse texto, essas perspectivas e conceituações, utilizadas por diferentes autores para analisar a Igreja no Brasil, serão dirigidas ao processo de criação da diocese de Botucatu e da atuação de seu primeiro bispo, D. Lúcio Antunes de Sousa (1909-1923), ainda em estudo.
|
736 0 bytes ABHR http://www.abhr.org.br/?page_id=57 |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
A História da Igreja como Comunhão de Comunidades Locais: O caso da Diocese de Balsas  |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
COUTINHO, Sérgio Ricardo
"A história da Igreja como comunhão de igrejas locais não existe". A afirmação é de Giuseppe Alberigo. Para ele, faltam estudos, no tempo e no espaço, da experiência cristã como "comunhão de comunidades locais", pois é significativa a carência de uma história da Igreja de inspiração "ortodoxa oriental", daí enfatizar a necessidade de se construir uma história da Igreja a partir das comunidades cristãs concretas, onde se deu (e se dá) a experiência da fé. Nos parece que, para explorarmos uma História da Igreja que leve em conta a idéia de communio entre as igrejas locais, deveríamos também redirecionar a história de uma igreja local que leve em conta o mesmo pressuposto, ou seja, estudar a dinâmica dos processos de comunhão e participaç&atatilde;o no seu interior. Assim, o objetivo deste artigo é o de apresentar, brevemente, uma pesquisa em fase de desenvolvimento sobre a trajetória histórica, de mais de 50 anos, das comunidades eclesiais reunidas na "igreja local" de Balsas, no sul do Maranhão.
|
749 0 bytes REVER http://http://www.pucsp.br/rever/rv2_2003/t_coutin.htm |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
O ensino religioso e a interpretação da lei  |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
DICKIE, Maria Amélia Schmidt; LUI, Janayna de Alencar
O trabalho trata das diferentes interpretações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, de 1996, especialmente da reformulação de seu artigo 33, de 1997, que implementou e regulou o ensino religioso em escolas públicas. Sendo essa regulamentação referente aos ensinos de primeiro e segundo graus, ficou a cargo dos diferentes estados por em prática os ditames legais, através de suas Secretarias de Educação. Vamos considerar dois casos específicos, o de São Paulo e o de Santa Catarina, mostrando como essas diferentes interpretações da lei condicionaram o tipo de atuação possível de agentes religiosos nos processos tanto de capacitação dos professores como de definição de currículos.
Palavras-chave: Ensino religioso. Legislação. Santa Catarina. São Paulo.
|
754 0 bytes GPER http://www.gper.com.br/er_artigos.php |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Pluralismo religioso brasileiro e a crise de sentido  |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
BIANCO, Gloecir
Este artigo pretende lançar um olhar, em primeiro lugar sobre o cenário religioso brasileiro. Quais têm sido as motivações e direções deste campo nas últimas décadas. Não recorre a um detalhamento histórico, até porque, não é esta a proposta. Procura situar o leitor no que diz respeito à religiosidade, ao grau de envolvimento e de comprometimento com o que se entende por religião e quais as características deste campo. Num segundo momento, conceitua objetivamente pluralismo e sentido religioso nesse contexto. Recorre a alguns pensadores e procura esclarecer como deve ser entendido o pluralismo religioso tratado aqui, não como a multiplicidade de grupos religiosos sistematicamente organizados, mas diferentes concepções religiosas, diferentes maneiras da visão religiosa. Não se trata de interpretar doutrinas, mas os diversos modos de ver a religiosamente e o relacionamento com o sagrado, maneiras diversas de ver o mundo e a vida que, no cenário atual, encontra-se desprovida do sentido atribuído e sustentado por séculos pela religião.
|
756 0 bytes UEM http://www.dhi.uem.br/gtreligiao/st3.html |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Produção de sentidos e judaicidades em Florianópolis  |
Versão: pdf Atualização: 7/5/2012 |
Descrição:
SCHUCMAN, Lia Vainer; MAHEIRIE, Katia
O presente artigo tem como objetivo compreender os diferentes sentidos atribuídos a “ser judeu” no contexto florianopolitano, Santa Catarina, Brasil, no início do século XXI. Entendendo de que forma se constitui uma identidade judaica nesta cidade, utilizamos o referencial teórico da psicologia sócio-histórica sobre constituição de sujeito e identidade. Para esta análise utilizamos depoimentos e entrevistas de sujeitos judeus freqüentadores da Associação Israelita Catarinense (A.I.C). Os resultados da pesquisa apontam para uma re(criação) do judaísmo de acordo com os interesses desta coletividade, estando diretamente relacionado às apropriações dos significados convencionais do judaísmo e da produção de novos sentidos para o que é “ser judeu” de acordo com histórias de vida, vivências afetivas, emocionais e intelectuais de cada sujeito. Assim cada um dos entrevistados encontrou em Florianópolis a liberdade e a possibilidade de atuar, concretizar, e construir um judaísmo aberto para as características deste coletivo, ocorrendo uma auto-identificação em semelhanças e diferenças com esta identidade.
|
762 0 bytes UFGRS http://www.seer.ufrgs.br/index.php/CienciasSociaiseReligiao/article/view/2515 |
|