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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Caminhos e Histórias: A Historiografia do Protestantismo na Igreja Presbiteriana do Brasil Popular Versão: pdf
Atualização:  6/6/2012
Descrição:
WATANABE, Tiago Hideo Barbosa

Poucas obras, até o momento, pensaram o fazer histórico no protestantismo brasileiro, assim, evidenciando uma lacuna e procurando preenchê-la, faremos uma crítica à historiografia do protestantismo brasileiro (da década de 1950 a 1990) tendo como referenciais teóricos Michel de Certeau (teoria da resignificação e recepção das ideias) e Michel Foucault (teoria do poder). O local de produção dessa historiografia é de fundamental importância para a compreensão dos rumos e sentidos produzidos. Nossa hipótese é de que, ao contemplar as disputas pelo poder, a historiografia reproduziu narrativas apologéticas de posturas teológicas conflitantes da cúpula. A captura dos sujeitos religiosos, através de suas memórias, mostram um lado da historiografia não contemplado. Trata-se de apontar para uma outra história, que tem outra temporalidade e preocupações. Muitas vezes com desdém das disputas eclesiásticas, uma história preocupada com as necessidades e dificuldades desses sujeitos em seu cotidiano; um cotidiano imerso num campo religioso plural e difuso como o brasileiro.

Palavras-chave: Historiografia. Protestantismo. História eclesiástica. História cultural.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!A Devoção a Sathya Sai Baba e a Integração de Aspectos do Hinduísmo ao Universo Religioso Brasileiro Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
CAES, André Luiz

Este texto constitui uma reflexão sobre o crescimento da devoção a Sathya Sai Baba no mundo ocidental e no Brasil em particular. Inserida no contexto das intensas mudanças que atingiram o universo religioso ocidental nas últimas décadas, essa devoção é aqui analisada a partir de três referenciais: o da singularidade da mensagem e do propósito de Sai Baba dentro das correntes religiosas ligadas ao Hinduísmo que aportaram no Ocidente no século XX; o da relação entre a aceitação dos ensinamentos de Sai Baba e o fenômeno de orientalização do universo religioso ocidental; e o das aproximações existentes entre a devoção a Sai Baba e aspectos centrais da devoção cristã.

Palavras-chave: Sathya Sai Baba. Devoção. Orientalização do universo religioso ocidental.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O Ensino Religioso numa perspectiva solidária Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
SANTOS, Jacirema Maria Thimoteo dos

Diversidade cultural e multiculturalismo são expressões de ordem hoje em dia, tanto que o Projeto Político Pedagógico de toda escola precisa inserir, respeitar e trabalhar as mesmas. Isso significa dizer que a cultura do grupo precisa ser levada em consideração, de modo que a escola não deve mais impor um único modelo de cultura, como fez, durante anos, para manter o status quo, contribuindo para o aumento das desigualdades sociais que culmina em exclusão social. Nesse sentido, vale dizer que uma das disciplinas oferecidas na escola, Ensino Religioso, pode ser um elemento fomentador de uma educação libertadora ao contribuir na luta para a superação do atual quadro de exclusão social em nossa sociedade, mesmo com uma história conturbada de mais de 500 anos, pautada em uma única religião, o Cristianismo, e uma única igreja, a Igreja Católica Apostólica Romana. Para tal, precisa ter uma práxis educativa transformadora e desenvolver um Conteúdo Programático que trabalhe a Educação para a Solidariedade.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Religião, Sensibilidades Religiosas e Pós-Modernidade. Da ciranda entre religião e secularização Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
PORTELLA, Rodrigo

O artigo visa compreender as relações paradoxais existentes entre o processo de secularização da sociedade e das consciências e o crescente vigor e aumento no número de manifestações e grupos religiosos. Quais os novos significados da religião em uma sociedade secularizada? Quais os influxos da secularização sobre as novas (e antigas) formas de religião? São perguntas que norteiam o texto.

Palavras-chave: Secularização. Religião. Novos movimentos religiosos. Sociologia da religião.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Novas Peregrinações Brasileiras e suas Interfaces com o Turismo Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
CARNEIRO, Sandra Maria Corrêa de Sá

Neste trabalho procuro enfocar a “criação” ou “recriação” de novas rotas de peregrinação no contexto brasileiro e suas relações com o turismo. Analiso aqui a implantação de cinco rotas, conhecidas como Caminho do Sol (São Paulo), Caminho da Luz (Minas Gerais), Caminho das Missões (Rio Grande do Sul), Passos de Anchieta (Espírito Santo) e Caminho da Fé (São Paulo), que foram “inventadas” no Brasil, tendo por “modelo” o Caminho de Santiago de Compostela. O pressuposto que orientou o estudo é o de que tanto a peregrinação quanto o turismo podem ser entendidos como estruturas de significados, que apontam para as distintas possibilidades de se vivenciar estas práticas, bem como as suas possíveis transformações. Entendo que a principal diferença entre estas duas estruturas de significados (turismo e peregrinação) caracteriza-se pela externalidade do olhar e pelo grau de imersão que cada uma das experiências proporciona às pessoas que delas participam.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Ciência da religião, Ensino Religioso e Formação docente Popular Versão: pdf
Atualização:  26/4/2011
Descrição:
SOARES, Afonso Maria Ligorio

O artigo discute a relação entre Ciência da Religião, Ensino Religioso (ER) e a adequada Formação docente de quem se encarregará de ministrar essa disciplina no Ensino Fundamental das escolas públicas. Para o autor, o ER nada mais do que a transposição didática dos resultados alcançados pela Ciência da Religião. Ele avança pelo terreno epistemológico e descarta os modelos catequético e teológico para o ER, sugerindo o modelo da Ciência da Religião como o único habilitado a sustentar a autonomia epistemológica e pedagógica do ER.

Palavras-chaves: Ensino religioso. Ciência da Religião. Formação docente. Transposição didática.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Produção de sentidos e judaicidades em Florianópolis Popular Versão: pdf
Atualização:  7/5/2012
Descrição:
SCHUCMAN, Lia Vainer; MAHEIRIE, Katia

O presente artigo tem como objetivo compreender os diferentes sentidos atribuídos a “ser judeu” no contexto florianopolitano, Santa Catarina, Brasil, no início do século XXI. Entendendo de que forma se constitui uma identidade judaica nesta cidade, utilizamos o referencial teórico da psicologia sócio-histórica sobre constituição de sujeito e identidade. Para esta análise utilizamos depoimentos e entrevistas de sujeitos judeus freqüentadores da Associação Israelita Catarinense (A.I.C). Os resultados da pesquisa apontam para uma re(criação) do judaísmo de acordo com os interesses desta coletividade, estando diretamente relacionado às apropriações dos significados convencionais do judaísmo e da produção de novos sentidos para o que é “ser judeu” de acordo com histórias de vida, vivências afetivas, emocionais e intelectuais de cada sujeito. Assim cada um dos entrevistados encontrou em Florianópolis a liberdade e a possibilidade de atuar, concretizar, e construir um judaísmo aberto para as características deste coletivo, ocorrendo uma auto-identificação em semelhanças e diferenças com esta identidade.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Entre a cruz e o esquadro: igreja católica e maçonaria na imprensa de Franca (SP) (1882-1901) Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
TAVARES, Marcelo dos Reis

O objetivo do presente trabalho é tecer algumas considerações acerca do debate travado entre católicos ultramontanos e maçons, em alguns dos principais jornais da cidade de Franca (SP), entre os anos de 1882 e 1901. O recorte temporal situa-se entre o ano de 1882, em que foi publicado o primeiro número do Nono Distrito, e 1901, data dos últimos artigos de Monsenhor Rosa na Tribuna da Franca.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Maridos da Terra e Maridos do Fundo: Gênero, Imaginário e Sensibilidade no Tambor de Mina Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
BARBOSA, Viviane de Oliveira

O imaginário e as sensibilidades do passado e do presente apresentam-se como elementos cuja análise pode contribuir significativamente para a compreensão das histórias dos indivíduos, grupos e sociedades. Reconhecendo-se que questões como relações místicas, casamentos e uniões divinas constituem objeto curiosíssimo, mas praticamente deixado de lado pelos historiadores da religião e da religiosidade popular, a presente proposta de comunicação visa analisar relações entre filhas ou mães-de-santo e seus “maridos do/no fundo” e “maridos da terra” no Tambor de Mina maranhense. No Maranhão, além de receberem caboclos durante os rituais de tambor de mina, algumas mulheres afirmam que mantêm contatos e relações com o que denominam de “marido no/do fundo” – em “contraposição” ao “marido da terra”. Argumento que estas relações podem ser interpretadas como experiências místico-conjugais, que evidenciam questões de gênero como elemento fundamental para seu entendimento, gênero entendido como uma categoria relacional, na qual dialogam o “homem” e a “mulher” enquanto papéis definidos cultural e historicamente. Além disso, enquanto experiências cotidianas, essas relações informam as vidas e histórias dessas mulheres, não se tratando, portanto, de uma experiência mística num sentido antitético a uma experiência concreta; aqui, o espiritual e o material apresentam-se imbricados. Assim, pretende-se examinar relações entre filhas ou mães-de-santo e seus maridos do/no fundo e maridos da terra no Tambor de Mina maranhense, por uma dupla e interdependente perspectiva, entendendo-as, de um lado, enquanto relações de gênero e, de outro, como relações que evidenciam elementos do imaginário e das formas de pensar e sentir desses sujeitos.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O Ensino Religioso nas escolas públicas do Brasil: discurso e poder frente ao pluralismo religioso Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
FILHO, Sylvio Fausto Gil

O ensino religioso no Brasil hodierno redefine-se sob a égide do pluralismo religioso. O processo de reestruturação do ensino religioso perpassa a discussão da hegemonia religiosa católica no país. Este parâmetro evidencia- se na construção de um discurso sobre o ensino religioso articulado pelos especialistas da religião que oscilam entre uma ênfase no aspecto confessional e outro fenomenológico de abordagem. No Paraná este embate adquire características polarizadas, de um lado o discurso das lideranças religiosas e de outro a práxis dos professores que atuam nas escolas públicas de ensino fundamental. A partir deste contexto, considera-se que a iniciativa de democratização do saber não resolverá por si só os problemas do preconceito e intolerância religiosa. Associado à expansão do saber sobre o fenômeno religioso, necessita-se uma revisão do posicionamento dos líderes religiosos diante da comunidade e das entidades civis do ensino religioso.

Palavras-chave: Ensino religioso. Discurso religioso. Pluralismo religioso.

Downloads 1031  1031  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma GPER  Site http://www.gper.com.br/er_artigos.php
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