Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Caminhos e Histórias: A Historiografia do Protestantismo na Igreja Presbiteriana do Brasil  |
Versão: pdf Atualização: 6/6/2012 |
Descrição:
WATANABE, Tiago Hideo Barbosa
Poucas obras, até o momento, pensaram o fazer histórico no protestantismo brasileiro, assim, evidenciando uma lacuna e procurando preenchê-la, faremos uma crítica à historiografia do protestantismo brasileiro (da década de 1950 a 1990) tendo como referenciais teóricos Michel de Certeau (teoria da resignificação e recepção das ideias) e Michel Foucault (teoria do poder). O local de produção dessa historiografia é de fundamental importância para a compreensão dos rumos e sentidos produzidos. Nossa hipótese é de que, ao contemplar as disputas pelo poder, a historiografia reproduziu narrativas apologéticas de posturas teológicas conflitantes da cúpula. A captura dos sujeitos religiosos, através de suas memórias, mostram um lado da historiografia não contemplado. Trata-se de apontar para uma outra história, que tem outra temporalidade e preocupações. Muitas vezes com desdém das disputas eclesiásticas, uma história preocupada com as necessidades e dificuldades desses sujeitos em seu cotidiano; um cotidiano imerso num campo religioso plural e difuso como o brasileiro.
Palavras-chave: Historiografia. Protestantismo. História eclesiástica. História cultural.
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986 0 bytes REVER http://www.pucsp.br/rever/rv1_2005/t_watanabe.htm |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
O Ensino Religioso numa perspectiva solidária  |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
SANTOS, Jacirema Maria Thimoteo dos
Diversidade cultural e multiculturalismo são expressões de ordem hoje em dia, tanto que o Projeto Político Pedagógico de toda escola precisa inserir, respeitar e trabalhar as mesmas. Isso significa dizer que a cultura do grupo precisa ser levada em consideração, de modo que a escola não deve mais impor um único modelo de cultura, como fez, durante anos, para manter o status quo, contribuindo para o aumento das desigualdades sociais que culmina em exclusão social. Nesse sentido, vale dizer que uma das disciplinas oferecidas na escola, Ensino Religioso, pode ser um elemento fomentador de uma educação libertadora ao contribuir na luta para a superação do atual quadro de exclusão social em nossa sociedade, mesmo com uma história conturbada de mais de 500 anos, pautada em uma única religião, o Cristianismo, e uma única igreja, a Igreja Católica Apostólica Romana. Para tal, precisa ter uma práxis educativa transformadora e desenvolver um Conteúdo Programático que trabalhe a Educação para a Solidariedade.
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991 0 bytes UEM http://www.dhi.uem.br/gtreligiao/st6.html |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Produção de sentidos e judaicidades em Florianópolis  |
Versão: pdf Atualização: 7/5/2012 |
Descrição:
SCHUCMAN, Lia Vainer; MAHEIRIE, Katia
O presente artigo tem como objetivo compreender os diferentes sentidos atribuídos a “ser judeu” no contexto florianopolitano, Santa Catarina, Brasil, no início do século XXI. Entendendo de que forma se constitui uma identidade judaica nesta cidade, utilizamos o referencial teórico da psicologia sócio-histórica sobre constituição de sujeito e identidade. Para esta análise utilizamos depoimentos e entrevistas de sujeitos judeus freqüentadores da Associação Israelita Catarinense (A.I.C). Os resultados da pesquisa apontam para uma re(criação) do judaísmo de acordo com os interesses desta coletividade, estando diretamente relacionado às apropriações dos significados convencionais do judaísmo e da produção de novos sentidos para o que é “ser judeu” de acordo com histórias de vida, vivências afetivas, emocionais e intelectuais de cada sujeito. Assim cada um dos entrevistados encontrou em Florianópolis a liberdade e a possibilidade de atuar, concretizar, e construir um judaísmo aberto para as características deste coletivo, ocorrendo uma auto-identificação em semelhanças e diferenças com esta identidade.
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1001 0 bytes UFGRS http://www.seer.ufrgs.br/index.php/CienciasSociaiseReligiao/article/view/2515 |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Maridos da Terra e Maridos do Fundo: Gênero, Imaginário e Sensibilidade no Tambor de Mina  |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
BARBOSA, Viviane de Oliveira
O imaginário e as sensibilidades do passado e do presente apresentam-se como elementos cuja análise pode contribuir significativamente para a compreensão das histórias dos indivíduos, grupos e sociedades. Reconhecendo-se que questões como relações místicas, casamentos e uniões divinas constituem objeto curiosíssimo, mas praticamente deixado de lado pelos historiadores da religião e da religiosidade popular, a presente proposta de comunicação visa analisar relações entre filhas ou mães-de-santo e seus “maridos do/no fundo” e “maridos da terra” no Tambor de Mina maranhense. No Maranhão, além de receberem caboclos durante os rituais de tambor de mina, algumas mulheres afirmam que mantêm contatos e relações com o que denominam de “marido no/do fundo” – em “contraposição” ao “marido da terra”. Argumento que estas relações podem ser interpretadas como experiências místico-conjugais, que evidenciam questões de gênero como elemento fundamental para seu entendimento, gênero entendido como uma categoria relacional, na qual dialogam o “homem” e a “mulher” enquanto papéis definidos cultural e historicamente. Além disso, enquanto experiências cotidianas, essas relações informam as vidas e histórias dessas mulheres, não se tratando, portanto, de uma experiência mística num sentido antitético a uma experiência concreta; aqui, o espiritual e o material apresentam-se imbricados. Assim, pretende-se examinar relações entre filhas ou mães-de-santo e seus maridos do/no fundo e maridos da terra no Tambor de Mina maranhense, por uma dupla e interdependente perspectiva, entendendo-as, de um lado, enquanto relações de gênero e, de outro, como relações que evidenciam elementos do imaginário e das formas de pensar e sentir desses sujeitos.
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1025 0 bytes ABHR http://www.abhr.org.br/?page_id=57 |
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