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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O Pentecostalismo nos Anos 40 Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
JUNIOR, Luis de Castro Campos

Neste trabalho buscamos discutir o desenvolvimento do pentecostalismo na sociedade brasileira levando em conta sua inserção a partir de 1910 quando Louis Francescon deu início ao movimento entre a comunidade italiana na capital paulista seguido mais tarde pelos missionários suecos Gunnar Vingren e Daniel Berg que fundaram a Assembléia de Deus em Belém do Pará. Torna-se importante destacar que até os anos 40 os grupos pentecostais estavam restritos a estes dois apresentados acima. Com a chegada da IEQ em 1946 começava um novo período também conhecido por “segunda onda” com a presença de missionários estrangeiros despertando movimentos autóctones como Igreja Pentecostal O Brasil Cristo e a Igreja Deus é Amor. A “terceira onda” ocorreu nos anos 70 e 80 dando início ao neopentecostalismo iurdiano e maior visibilidade para Romildo Soares. Grande parte dos estudos está circunscrita aos representantes pentecostais que mais se destacam aparecendo lacunas nas pesquisas sobre os anos 40 quando segundo Beatriz Muniz de Souza, surgem as “igrejas menores” como Avivamento Bíblico. Por fim cabe ressaltar que os primeiros estudos pioneiros foram desenvolvidos por sociólogos e antropólogos despertando a atenção de historiadores recentemente e abrindo novos horizontes para pesquisas enfocando a história das religiões.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Um espaço para compreender o sagrado: a escolarização do Ensino Religioso no Brasil Popular Versão: PDF
Atualização:  7/5/2012
Descrição:
GIL FILHO, S. F.; JUNQUEIRA, S.

O objetivo deste artigo é discutir na perspectiva histórica, a crise epistemológica do Ensino Religioso ainda inconcluso no ambiente educacional do Brasil. Mesmo reconhecendo o pluralismo religioso no Brasil, é notável a disputa do espaço escolar pelas tradições religiosas, inferindo na alteração do foco de estudo deste componente curricular. Esta reflexão, articulada a partir do processo de escolarização do Ensino Religioso, demonstra o debate recente e o redimensionamento do objeto desta disciplina. Apresenta a discussão do pensamento e a análise do discurso religioso neste processo, pois a escola é um espaço privilegiado para a compreensão do sagrado em nossa sociedade.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!A linguagem no Ensino Religioso: limites e possibilidades Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
MOCELLIN, Teresinha Maria

O fenômeno da linguagem no ensino religioso, nem sempre contou com uma profusão de estudos em torno do seu discurso específico. O texto quer chamar atenção para a importância do uso da linguagem e focalizar de um modo simples, este aspecto ainda virtualmente inexplorado. A linguagem humana é uma forma especializada de comunicação. A linguagem cotidiana determina a estrutura do nosso pensamento. Isto é nosso vocabulário determina como percebemos e categorizamos o mundo ao nosso redor.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Desencantamento do Mundo e Declínio dos Compromissos Religiosos. A Transformação Religiosa Antes da  Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
RIVERA, Paulo Barrera

A multiplicação de opções e práticas religiosas pareceria tornar indiscutível o questionamento da secularização. A “quantidade” de religião apresenta-se como dado inquestionável que não permite enxergar mudanças profundas na religião. Neste ensaio propomos a hipótese de que o crescimento religioso apenas representa confirmação da radical transformação do lugar da religião na modernidade. Transformação ela que a globalização viria a acelerar. O conceito de secularização, insuficientemente discutido no estudo da religião na América Latina, e, em decorrência disso, objeto de críticas incapazes de superá-lo, continua a nos ajudar quando colocado na perspectiva maior do desencantamento do mundo. Ensaiamos, assim, uma análise da mudança religiosa a partir de conceitos como “desencantamento do mundo” e “saída da religião”, visando mostrar que no lugar de uma crise o que temos é uma transformação do estatuto social do sagrado, que não se inaugura com a secularização mas a precede e a ultrapassa.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!A construção da figura de Maria na Igreja Católica: uma análise do contexto político, social e relig Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
SILVA, Tiago Vidal da

A figura de Maria sempre esteve muito presente nas expressões religiosas do catolicismo e hoje constitui objeto de pesquisa e de análise de historiadores, sociólogos, antropólogos, psicólogos, filósofos e teólogos que buscam antes de explicar, compreender o retorno ao sagrado, e conseqüentemente a influência das mudanças religiosas na sociedade.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Tradição Oral e Identidade: interpretações sobre o processo de construção da doutrina do Santo Daime Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
ANTUNES, Henrique Fernandes

O presente trabalho, ainda em andamento, parte de uma indagação acerca do papel da tradição oral, concernente ao processo de construção da doutrina do Santo Daíme. O culto daimista tem suas origens ligadas ao fenômeno do uso ritualizado da Ayahuasca 3, principalmente às formas de consumo da bebida referentes ao curandeirismo amazônico. De acordo com Goulart (1996), tais práticas vinculam-se a meados do século XIX, período de expansão do ciclo da borracha na região norte do Brasil, e remetem a um processo de ressignificação do uso da Ayahuasca acarretado pelo contato entre agrupamentos indígenas e populações caboclas, típicas da região a partir do período.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Maridos da Terra e Maridos do Fundo: Gênero, Imaginário e Sensibilidade no Tambor de Mina Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
BARBOSA, Viviane de Oliveira

O imaginário e as sensibilidades do passado e do presente apresentam-se como elementos cuja análise pode contribuir significativamente para a compreensão das histórias dos indivíduos, grupos e sociedades. Reconhecendo-se que questões como relações místicas, casamentos e uniões divinas constituem objeto curiosíssimo, mas praticamente deixado de lado pelos historiadores da religião e da religiosidade popular, a presente proposta de comunicação visa analisar relações entre filhas ou mães-de-santo e seus “maridos do/no fundo” e “maridos da terra” no Tambor de Mina maranhense. No Maranhão, além de receberem caboclos durante os rituais de tambor de mina, algumas mulheres afirmam que mantêm contatos e relações com o que denominam de “marido no/do fundo” – em “contraposição” ao “marido da terra”. Argumento que estas relações podem ser interpretadas como experiências místico-conjugais, que evidenciam questões de gênero como elemento fundamental para seu entendimento, gênero entendido como uma categoria relacional, na qual dialogam o “homem” e a “mulher” enquanto papéis definidos cultural e historicamente. Além disso, enquanto experiências cotidianas, essas relações informam as vidas e histórias dessas mulheres, não se tratando, portanto, de uma experiência mística num sentido antitético a uma experiência concreta; aqui, o espiritual e o material apresentam-se imbricados. Assim, pretende-se examinar relações entre filhas ou mães-de-santo e seus maridos do/no fundo e maridos da terra no Tambor de Mina maranhense, por uma dupla e interdependente perspectiva, entendendo-as, de um lado, enquanto relações de gênero e, de outro, como relações que evidenciam elementos do imaginário e das formas de pensar e sentir desses sujeitos.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O imaginário divino e o amor da pátria: tensões entre a igreja e a instrução pública nas províncias  Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
RIZZINI, Irma

O presente artigo retrata as relações entre a Instrução Pública, regulamentada e executada pelos poderes públicos da Amazônia, e a Igreja Católica local, representada pela Diocese do Pará e do Amazonas, através do Bispo D. Antonio Macedo Costa e de seus aliados. O estudo mostra que, sob o regime do padroado, existiam importantes vínculos entre os projetos educacionais dos governos e os da Igreja, resultando em intensas disputas entre alguns de seus representantes, polarizados entre liberais e conservadores.

Palavras-chave: Pará. Amazonas. Instrução pública. Igreja Católica. Bispo D. Antonio Macedo Costa.

Downloads 853  853  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma GPER  Site http://www.gper.com.br/er_artigos.php
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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Caminhos e Histórias: A Historiografia do Protestantismo na Igreja Presbiteriana do Brasil Popular Versão: pdf
Atualização:  6/6/2012
Descrição:
WATANABE, Tiago Hideo Barbosa

Poucas obras, até o momento, pensaram o fazer histórico no protestantismo brasileiro, assim, evidenciando uma lacuna e procurando preenchê-la, faremos uma crítica à historiografia do protestantismo brasileiro (da década de 1950 a 1990) tendo como referenciais teóricos Michel de Certeau (teoria da resignificação e recepção das ideias) e Michel Foucault (teoria do poder). O local de produção dessa historiografia é de fundamental importância para a compreensão dos rumos e sentidos produzidos. Nossa hipótese é de que, ao contemplar as disputas pelo poder, a historiografia reproduziu narrativas apologéticas de posturas teológicas conflitantes da cúpula. A captura dos sujeitos religiosos, através de suas memórias, mostram um lado da historiografia não contemplado. Trata-se de apontar para uma outra história, que tem outra temporalidade e preocupações. Muitas vezes com desdém das disputas eclesiásticas, uma história preocupada com as necessidades e dificuldades desses sujeitos em seu cotidiano; um cotidiano imerso num campo religioso plural e difuso como o brasileiro.

Palavras-chave: Historiografia. Protestantismo. História eclesiástica. História cultural.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Imagens e Devoções no Catolicismo Brasileiro. Fundamentos Metodológicos e Perspectivas de Investigaç Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
LOPES, José Rogério

A afirmação de Aumont, quando aceita, implica em reconhecer um importante aspecto metodológico nas investigações da relação entre imagens e devoções religiosas. Poderia formular esse aspecto na forma da seguinte hipótese: as imagens religiosas, quando inseridas em uma relação devocional, não somente representam uma ausência que se reconhece através dela (o que ela evoca), mas simbolizam uma forma que se explicita pela sua própria presença. Ou seja, toda imagem religiosa tem um registro para si e em si.

Downloads 864  864  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma REVER  Site http://www.pucsp.br/rever/rv3_2003/t_lopes.htm
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