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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O ensino religioso ameaça o conhecimento Popular Versão: 
Atualização:  30/5/2008
Descrição:
Tait, Marcia

Seria o Ensino Religioso uma ameaça ao conhecimento científico? A verdade sobre as coisas é objeto da razão ou da fé? O mundo surgiu por acaso e segue a lógica da evolução, ou foi criado e se modifica conforme a vontade divina? O debate que atravessa séculos surgiu com a própria história do conhecimento humano, e no encalço dessas questões a polêmica esbarra no status de verdade única conferido tanto ao saber religioso quanto ao saber científico.
No Brasil, a postura assumida em 2000 pelo então governador do Estado do Rio de Janeiro, Antony Garotinho, ao sancionar a lei que determina que o Ensino Religioso faça parte do currículo das escolas públicas, ocasionou uma retomada dos debates sobre os limites entre ciência e religião.

Palavras-chave: Ensino Religioso. Estado. Conhecimento científico.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O Ensino Religioso Escolar em Questão Popular Versão: 
Atualização:  30/5/2008
Descrição:
Schmidt, Ervino

A pergunta pela relação entre Ensino Religioso e escola vem de muito tempo. Na tradição medieval, por exemplo, a dimensão religiosa era o que tudo dominava. As demais dimensões do conhecimento gravitavam em volta dela. Mais tarde, principalmente na época do Iluminismo, houve um forte deslocamento. O ser humano voltou-se para um projeto no qual as forças lineares da História passaram a ocupar o centro.

Palavras-chave: Ensino Religioso. Conhecimento.História.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O Ensino Religioso nas Escolas Particulares Popular Versão: 
Atualização:  30/5/2008
Descrição:
Junqueira, Sérgio Rogério Azevedo

No dia 12 de maio deste ano (2006), o Conselho Estadual de Educação do Paraná aprovou o PARECER 120/06, na realidade foi em resposta à solicitação feita pela diretoria da Associação de Educação Católica do Paraná (AECPR) sobre a Deliberação n. 01/06-CEE/PR que fixou as normas do Ensino Religioso no Sistema Estadual de Ensino do Paraná. As questões referiam-se especificamente: 01. à presença dos alunos ou não nas aulas de Ensino Religioso; 02. aos conteúdos do Ensino Religioso; 03. aos professores autorizados a lecionar o Ensino Religioso e à formação destes docentes. A escola privada não é obrigada a incluir em seu currículo o Ensino Religioso, entretanto as que optarem por esta disciplina deverão seguir a Deliberação 01/06.

Palavras-chave: Ensino Religioso. Formação docente. Sistema educacional.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O Ensino Religioso no Ensino Médio Popular Versão: 
Atualização:  30/5/2008
Descrição:
Gonçalves, Adalgisa O.

Todos os dias somos interpelados por motivos religiosos que nos fazem refletir. São manifestações de regimes teocráticos, capas de revistas anunciando ou denunciando algum tipo de incursão religiosa, igrejas fundadas pelo insight de algum iluminado, etc. Para conviver com essa diversidade, no campo religioso, não basta saber que ela existe, mas saber reconhecê-la e decodificá-la. Isso não se aprende da noite para o dia, mas em um processo intencional e organizado de educação. A compreensão da história e decodificação dos símbolos; a interpretação e a resignificação da cultura e a reverência nas relações sócio-religiosas; a interpretação e a resignificação do fato religioso na busca de sentido; a compreensão da experiência religiosa e do sagrado são competências desenvolvidas ao longo da Educação Básica. O Ensino Médio é o momento em que os educandos têm a possibilidade de sistematizar os conhecimentos construídos. A contextualização desses saberes se dará com muito mais significado nesse segmento.

Palavras-chave: Ensino Religioso. Resifignicação. Educação.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O Ensino Religioso, por quê? Popular Versão: 
Atualização:  30/5/2008
Descrição:
Junqueira, Sérgio; Cardoso, Cláudia

Desde o período da monarquia brasileira, a disciplina de Ensino Religioso foi inserida nos currículos das escolas. O projeto do deputado geral Rui Barbosa (1882-1883) orientava que seria ensinado, pelos ministros de culto no prédio da escola, depois do horário normal, o ensino religioso para as crianças que os pais solicitassem, podendo ocorrer estas aulas até três vezes por semana. Mais tarde, uma longa discussão surgiu polemizando sobre a continuação ou não da disciplina no espaço escolar.

Palavras-chave: Ensino Religioso. Espaço escolar. Currículo.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O Ensino Religioso: um componente do currículo da Escola Básica Popular Versão: 
Atualização:  30/5/2008
Descrição:
Junqueira, Sérgio Rogério Azevedo

O Ensino Religioso foi historicamente colocado na escola dentro de um projeto religioso, visando salvaguardar a presença da igreja católica, perdida com a Proclamação da República, pois durante a colônia e o império brasileiro, por meio do regime do padroado (vínculo entre Igreja e Estado), esta presença era garantida por lei. Na Constituição de 1931 ficou determinado a presença do Ensino Religioso obrigatório para a escola e facultativo para o aluno, estando as questões organizacionais escolares sob a responsabilidade do governo e o conteúdo, a escolha dos livros, assim como a doutrina e a moral dos professores cabia às autoridades religiosas. Desde a primeira legislação republicana não definia uma única religião, pois o Brasil já havia reconhecido a diversidade religiosa, permitindo que os diferentes cultos aqui se estabelecessem. O problema é mantido, com a cultura de que este país possui uma religião oficial, o que não é verdadeiro.

Palavras-chave: Ensino Religioso. Escola. Ensino.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O Ethos no Ensino Religioso Popular Versão: 
Atualização:  30/5/2008
Descrição:
Longhi, Miguel

A preocupação com o Ethos no Programa de Ensino Religioso justifica-se pela estreita relação existente entre comportamento e tradição religiosa. Se educar é o processo de abertura do ser humano para se compreender, então torna-se impossível pensar o humano separando-o de sua dimensão de transcendência; pois, o conhecimento que emancipa o ser humano não é apenas de natureza científica. É no interior da experiência religiosa que o ethos, modo de ser das coisas e das pessoas, tecido vivo de relações e inter-relações entre elementos da cultura, da tradição e da religião que formam e constituem a estrutura explicitativa e significativa do ser, e como fonte do dever para o agir moral do ser humano, encontra sua expressão mais autêntica, antiga e universal.

Palavras-chave: Ensino Religioso. Cultura. Experiência religiosa.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O Sagrado como foco de fenômeno religioso Popular Versão: 
Atualização:  30/5/2008
Descrição:
Gil Filho, Sylvio Fausto

O presente artigo traz à discussão que o sagrado e o profano seriam dois universos da existência assumidas pelo homem em sua história. São maneiras de ser no mundo e no cosmos. A referência do sagrado posiciona o homem diante de sua própria existência. De modo abrangente, a reflexão sobre o sagrado interessa tanto às ciências humanas como à filosofia e à religião.

Palavras-chave: Sagrado. Profano. Existência.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O Significado da Cultura (I) Popular Versão: 
Atualização:  30/5/2008
Descrição:
Seehaber, Liliana Claudia

Ao falar da significação da cultura, não me reportarei ao conceito dado pelo senso comum, o qual dirá que "cultura é tudo o que é produzido pelo homem que o difere dos animais". Este conceito não deixa de ser uma verdade, mas para compreendermos o significado da cultura precisamos ir além. Para os autores Clifford Geertz e Michel de Certeau, cultura denota um padrão de significados incorporados aos símbolos e historicamente transmitidos. Expressões de forma simbólicas por meio dos quais os homens se comunicam, perpetuam e desenvolvem seus conhecimentos e suas atitudes em relação à vida.

Palavras-chave: Significação. Cultura. Simbólico.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O Significado da cultura para o Ensino Religioso (II) Popular Versão: 
Atualização:  30/5/2008
Descrição:
Seehaber, Liliana Claudia

A perspectiva religiosa, para aqueles que crêem, ultrapassa as percepções cotidianas, porque se move além das realidades da vida em direção a outras mais amplas, que as corrigem e completam, e sua preocupação definidora não é a ação sobre essas realidades mais amplas, mas sua aceitação, a fé nelas. A perspectiva religiosa repousa no sentido do "verdadeiramente real" e as atividades simbólicas da religião como sistema cultural se dedicam a produzir, intensificar e tanto quanto possível, torná-lo inviolável. Assim, o significado cultural religioso repousa na crença em um sistema de símbolos que atuam para estabelecer poderosas, penetrantes e duradouras disposições e motivações nos homens através da formulação de conceitos de uma ordem de existência geral e vestindo essas concepções com tal aura de fatualidade que as disposições e motivações parecem singularmente realistas.

Palavras-chave: Religião. Atividade Simbólica. Significado.

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