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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Expressões do corpo e da sexualidade nos rituais de umbanda Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
AMORIM, Cleyde R.

A religiosidade popular brasileira, desde o período colonial foi marcada pela alegria, pela cantoria e, quando envolve a população de descendência africana e afro-brasileira, a dança e a utilização de instrumentos de percussão são componentes muito freqüentes. A partir de trabalhos de autores clássicos como Nina Rodrigues, Edson Carneiro e Roger Bastide, ao lado de pesquisadores mais recentes como Reginaldo Prandi, Vagner Silva, Luiz Nicolau Parrés, entre outros, é possível chegar às características semelhantes dos diversos movimentos religiosos populares que precederam as religiões hoje conhecidas como afro-brasileiras, em especial o Candomblé e a Umbanda, expressões mais conhecidas delas, como se apresenta a seguir.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O Budismo Étnico na Religiosidade Nikkey no Brasil: Aspectos Históricos e Formas de Sobrevivência So Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
SHOJI, Rafael

A partir de um conceito de grupo étnico baseado na interação social, pode-se analisar o comportamento religioso dos nikkeis enquanto comunidade que mantém fronteiras tanto para com brasileiros quanto para com japoneses, o que se reflete na prática e nas estratégicas de sobrevivência do Budismo étnico. Tem existido um esforço para uma adaptação cultural e lingüística nos templos, reflexo das novas gerações, mas ela não tem sido acompanhada de uma significativa abertura étnica, sendo mais destinado a atrair os descendentes que se identificam com uma identidade nikkey. Se as fronteiras com os brasileiros são além disso dadas com o poder político e sustentação financeira dados pelos nikkeis, diferenças com o Budismo japonês têm se intensificado devido a fatores particulares do Brasil enquanto ambiente de recepção. Como um ponto comum com japoneses e brasileiros, muitos nikkeis mantém uma convivência com diversas religiões, muitas vezes não sendo praticante formal de nenhuma. No caso dos nikkeis budistas, é possível identificar ainda hoje, como padrão mais geral, uma manutenção da identidade étnica através do Budismo e um pertencimento à sociedade majoritária principalmente através do Catolicismo, que foi o substituto histórico dos nikkeis para o papel que o Xintoísmo tem na religiosidade japonesa.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!A figuração prometéica do humano em Brasílio Teles: figuração protobudista? Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
EPIFÂNIO, Renato

Tanto quanto sabemos, Basílio Teles não se pronunciou sobre o Budismo. Por ter, conforme o exposto, reduzido a figuração do divino à sua figuração transcendentalista, na sua variante cristã, acabou por assumir uma posição simplesmente ateísta. Daí que, a propósito da sua posição sobre o Budismo, possamos apenas especular. Nessa medida, não diremos que a sua figuração prometéica do humano tivesse chegado a ser protobudista. Diremos apenas que não era, pelo menos, antibudista, tal como foi, como aqui tivemos a oportunidade de verificar, anticristã – e, pela mesma posição de princípio antitranscendentalista, antijudaica e anti-islâmica.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O ensino religioso e a interpretação da lei Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
DICKIE, Maria Amélia Schmidt; LUI, Janayna de Alencar

O trabalho trata das diferentes interpretações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, de 1996, especialmente da reformulação de seu artigo 33, de 1997, que implementou e regulou o ensino religioso em escolas públicas. Sendo essa regulamentação referente aos ensinos de primeiro e segundo graus, ficou a cargo dos diferentes estados por em prática os ditames legais, através de suas Secretarias de Educação. Vamos considerar dois casos específicos, o de São Paulo e o de Santa Catarina, mostrando como essas diferentes interpretações da lei condicionaram o tipo de atuação possível de agentes religiosos nos processos tanto de capacitação dos professores como de definição de currículos.

Palavras-chave: Ensino religioso. Legislação. Santa Catarina. São
Paulo.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Desencantamento do Mundo e Declínio dos Compromissos Religiosos. A Transformação Religiosa Antes da  Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
RIVERA, Paulo Barrera

A multiplicação de opções e práticas religiosas pareceria tornar indiscutível o questionamento da secularização. A “quantidade” de religião apresenta-se como dado inquestionável que não permite enxergar mudanças profundas na religião. Neste ensaio propomos a hipótese de que o crescimento religioso apenas representa confirmação da radical transformação do lugar da religião na modernidade. Transformação ela que a globalização viria a acelerar. O conceito de secularização, insuficientemente discutido no estudo da religião na América Latina, e, em decorrência disso, objeto de críticas incapazes de superá-lo, continua a nos ajudar quando colocado na perspectiva maior do desencantamento do mundo. Ensaiamos, assim, uma análise da mudança religiosa a partir de conceitos como “desencantamento do mundo” e “saída da religião”, visando mostrar que no lugar de uma crise o que temos é uma transformação do estatuto social do sagrado, que não se inaugura com a secularização mas a precede e a ultrapassa.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O Ensino Religioso numa perspectiva solidária Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
SANTOS, Jacirema Maria Thimoteo dos

Diversidade cultural e multiculturalismo são expressões de ordem hoje em dia, tanto que o Projeto Político Pedagógico de toda escola precisa inserir, respeitar e trabalhar as mesmas. Isso significa dizer que a cultura do grupo precisa ser levada em consideração, de modo que a escola não deve mais impor um único modelo de cultura, como fez, durante anos, para manter o status quo, contribuindo para o aumento das desigualdades sociais que culmina em exclusão social. Nesse sentido, vale dizer que uma das disciplinas oferecidas na escola, Ensino Religioso, pode ser um elemento fomentador de uma educação libertadora ao contribuir na luta para a superação do atual quadro de exclusão social em nossa sociedade, mesmo com uma história conturbada de mais de 500 anos, pautada em uma única religião, o Cristianismo, e uma única igreja, a Igreja Católica Apostólica Romana. Para tal, precisa ter uma práxis educativa transformadora e desenvolver um Conteúdo Programático que trabalhe a Educação para a Solidariedade.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Um espaço para compreender o sagrado: a escolarização do Ensino Religioso no Brasil Popular Versão: PDF
Atualização:  7/5/2012
Descrição:
GIL FILHO, S. F.; JUNQUEIRA, S.

O objetivo deste artigo é discutir na perspectiva histórica, a crise epistemológica do Ensino Religioso ainda inconcluso no ambiente educacional do Brasil. Mesmo reconhecendo o pluralismo religioso no Brasil, é notável a disputa do espaço escolar pelas tradições religiosas, inferindo na alteração do foco de estudo deste componente curricular. Esta reflexão, articulada a partir do processo de escolarização do Ensino Religioso, demonstra o debate recente e o redimensionamento do objeto desta disciplina. Apresenta a discussão do pensamento e a análise do discurso religioso neste processo, pois a escola é um espaço privilegiado para a compreensão do sagrado em nossa sociedade.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!A construção da figura de Maria na Igreja Católica: uma análise do contexto político, social e relig Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
SILVA, Tiago Vidal da

A figura de Maria sempre esteve muito presente nas expressões religiosas do catolicismo e hoje constitui objeto de pesquisa e de análise de historiadores, sociólogos, antropólogos, psicólogos, filósofos e teólogos que buscam antes de explicar, compreender o retorno ao sagrado, e conseqüentemente a influência das mudanças religiosas na sociedade.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Novas Peregrinações Brasileiras e suas Interfaces com o Turismo Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
CARNEIRO, Sandra Maria Corrêa de Sá

Neste trabalho procuro enfocar a “criação” ou “recriação” de novas rotas de peregrinação no contexto brasileiro e suas relações com o turismo. Analiso aqui a implantação de cinco rotas, conhecidas como Caminho do Sol (São Paulo), Caminho da Luz (Minas Gerais), Caminho das Missões (Rio Grande do Sul), Passos de Anchieta (Espírito Santo) e Caminho da Fé (São Paulo), que foram “inventadas” no Brasil, tendo por “modelo” o Caminho de Santiago de Compostela. O pressuposto que orientou o estudo é o de que tanto a peregrinação quanto o turismo podem ser entendidos como estruturas de significados, que apontam para as distintas possibilidades de se vivenciar estas práticas, bem como as suas possíveis transformações. Entendo que a principal diferença entre estas duas estruturas de significados (turismo e peregrinação) caracteriza-se pela externalidade do olhar e pelo grau de imersão que cada uma das experiências proporciona às pessoas que delas participam.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Tradição Oral e Identidade: interpretações sobre o processo de construção da doutrina do Santo Daime Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
ANTUNES, Henrique Fernandes

O presente trabalho, ainda em andamento, parte de uma indagação acerca do papel da tradição oral, concernente ao processo de construção da doutrina do Santo Daíme. O culto daimista tem suas origens ligadas ao fenômeno do uso ritualizado da Ayahuasca 3, principalmente às formas de consumo da bebida referentes ao curandeirismo amazônico. De acordo com Goulart (1996), tais práticas vinculam-se a meados do século XIX, período de expansão do ciclo da borracha na região norte do Brasil, e remetem a um processo de ressignificação do uso da Ayahuasca acarretado pelo contato entre agrupamentos indígenas e populações caboclas, típicas da região a partir do período.

Downloads 868  868  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma ABHR  Site http://www.abhr.org.br/?page_id=57
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