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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Aggiornamento ou Fumaça de Satanás: Interpretações Sobre o Vaticano II no Catolicismo Brasileiro Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
JÚNIOR, Alfredo Moreira da Silva

A compreensão dos acontecimentos do Século XX significou para o Vaticano, um de seus maiores desafios, durante quase dois milênios de existência, nunca antes a Igreja tinha enfrentado tantas transformações na sociedade, seja no aspecto sócio-cultural, político ou tecnológico, embora houvesse um enfrentamento em relação à modernidade desde o século XVI, É fato que a Igreja sofreu grandes reveses com as Revoluções Burguesas e o avanço do liberalismo, porém, até o séc. XIX o ritmo das transformações era mais perceptível nos campos econômico e tecnológico, os reflexos sócio-culturais destas transformações vão se fazer sentir somente no próximo século, sobretudo nos países de capitalismo periférico, já não seria mais possível para a Santa Sé, continuar com práticas pastorais que colocavam os clérigos acima do mundo. Se por um lado, havia a necessidade de se romanizar o catolicismo como forma de enfrentamento ao processo de laicização dos Estados , por outro, era cada vez mais urgente a adoção de novas estratégias adaptação aos novos tempos”. O Vaticano II representou nas palavras de pastorais para João XXIII este aggiornamento, no entanto, o Concílio será interpretado dentro da própria Igreja de várias maneiras, através de significados que variaram de acordo com os anseios de cada comunidade. As diversas interpretações acabaram por acarretar divergências que levaram o papa Paulo VI a dizer que sentia após o Concílio que a Fumaça de Satanás estava penetrando no templo de Deus pretende-se neste artigo, retomar a partir de uma temática que foi pano de fundo de minha dissertação de mestrado 4 algumas reflexões sobre as divergentes interpretações a respeito do Concílio no Brasil.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O potencial da Ciência da Religião de criticar ideologias – um esboço sistemático Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
USARSKI, Frank

Desde o fim dos anos 70, cientistas da religião têm discutido a crítica à ideologia como uma função da própria disciplina. O artigo pretende contribuir para esta discussão. Na primeira parte, é esboçada a doutrina de ídolos de Francis Bacon como quadro de referência teórica. A partir disso, a função da crítica à ideologia do ponto de vista da Ciência da Religião é elaborada. Mostrar-se-á aqui a importância da questão sobre o "destinatário" da crítica à ideologia. Será argumentado que neste sentido pelo menos cinco contextos são relevantes: a) mecanismos e efeitos de religiões; b) discursos públicos sobre fenômenos religiosos; c) processos de comunicação interdisciplinar d) convicções e atitudes pessoais de cientistas da religião como indivíduos enraizadas na vida cotidiana particular; e) o auto-reconhecimento disciplinar da própria Ciência da Religião.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Imaginário e Simbólico: aspectos psicológicos na adesão à Seicho-no-iê e à PL-Instituição Religiosa  Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
PAIVA, Geraldo José de

Estudam-se alguns relatos de filiação de brasileiros de origem católica sem ascendência japonesa a duas "novas religiões" japonesas, a Seicho-no-iê e a PL. Os conceitos utilizados para discriminar entre uma conversão à nova religião e a permanência na religião anterior são os conceitos de "imaginário" e de "simbólico", inspirados em Lacan. O simbólico refere-se à organização da pluralidade de elementos ao redor de um eixo de significação; o imaginário abstrai da articulação da significação dos elementos, que agrupa em razão da semelhança. O resultado da interpretação dos relatos sugere que a filiação à Seicho-no-iê induz menos à mudança da articulação simbólica religiosa que a filiação à PL,o que sugere que a PL, mais que a Seicho-no-iê, pode constituir um fenômeno religioso minoritário em expansão no Brasil.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Ensino religioso nas escolas públicas: a propósito de um seminário internacional Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
CUNHA, Luiz Antônio

O status do ensino religioso nas escolas públicas em cinco países é apresentado neste artigo, que é resultado da participação do autor em seminário da Association Francophone d'Education Comparée, em Sèvres (França), em outubro de 2005. Com base nos textos apresentados e na bibliografia dos conferencistas principais, a diversidade da situação internacional é apresentada e nela se verificam surpreendentes contrastes e semelhanças.

Palavras-chave: Ensino religioso. Laicização. Educação comparada. Política educacional.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!As Representações Sociais do Corpo e da Sexualidade no Protestantismo Brasileiro Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
GOMES, Antônio Maspoli de Araújo

Esta pesquisa busca explicitar as representações sociais sobre o corpo e a sexualidade veiculadas no protestantismo brasileiro através da literatura publicada sobre este tema para o consumo dos membros de igrejas. Inicialmente foram traçados dois objetivos: a) Explicitar as representações sobre o corpo e a sexualidade na patrística, bem como no protestantismo de Martinho Lutero e João Calvino; b) Demonstrar como as representações do corpo e da sexualidade têm sido representadas na produção editorial e acadêmica na pedagogia sexual do Protestantismo.

Palavras-chave: Protestantismo. Corpo. Sexualidade.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Yoga: um caminho para Deus Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
PONTES, Maria Cristina Alves de

A experiência no trabalho com o yoga, além da percepção dos beneficios dos seus praticantes, nos tem causado curiosidade e potencializado o estudo a cerca questões religiosas, sobretudo, no que concerne à existência do ser humano, a sua permanência na terra, a sua relação com o divino e consigo mesmo e com o outro. Foi na busca de respostas para questionamentos filosóficos e religiosos, aliada a isto a crença de que o ser humano é um ser complexo e que para tentar compreendê-lo, faz-se necessário vê-lo como um ser completo, observação feita principalmente enquanto professora de jovens e adolescentes da periferia e que buscam muitas vezes apenas o exterior, a beleza física e o visível.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Produção de sentidos e judaicidades em Florianópolis Popular Versão: pdf
Atualização:  7/5/2012
Descrição:
SCHUCMAN, Lia Vainer; MAHEIRIE, Katia

O presente artigo tem como objetivo compreender os diferentes sentidos atribuídos a “ser judeu” no contexto florianopolitano, Santa Catarina, Brasil, no início do século XXI. Entendendo de que forma se constitui uma identidade judaica nesta cidade, utilizamos o referencial teórico da psicologia sócio-histórica sobre constituição de sujeito e identidade. Para esta análise utilizamos depoimentos e entrevistas de sujeitos judeus freqüentadores da Associação Israelita Catarinense (A.I.C). Os resultados da pesquisa apontam para uma re(criação) do judaísmo de acordo com os interesses desta coletividade, estando diretamente relacionado às apropriações dos significados convencionais do judaísmo e da produção de novos sentidos para o que é “ser judeu” de acordo com histórias de vida, vivências afetivas, emocionais e intelectuais de cada sujeito. Assim cada um dos entrevistados encontrou em Florianópolis a liberdade e a possibilidade de atuar, concretizar, e construir um judaísmo aberto para as características deste coletivo, ocorrendo uma auto-identificação em semelhanças e diferenças com esta identidade.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O Ensino Religioso nas escolas públicas do Brasil: discurso e poder frente ao pluralismo religioso Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
FILHO, Sylvio Fausto Gil

O ensino religioso no Brasil hodierno redefine-se sob a égide do pluralismo religioso. O processo de reestruturação do ensino religioso perpassa a discussão da hegemonia religiosa católica no país. Este parâmetro evidencia- se na construção de um discurso sobre o ensino religioso articulado pelos especialistas da religião que oscilam entre uma ênfase no aspecto confessional e outro fenomenológico de abordagem. No Paraná este embate adquire características polarizadas, de um lado o discurso das lideranças religiosas e de outro a práxis dos professores que atuam nas escolas públicas de ensino fundamental. A partir deste contexto, considera-se que a iniciativa de democratização do saber não resolverá por si só os problemas do preconceito e intolerância religiosa. Associado à expansão do saber sobre o fenômeno religioso, necessita-se uma revisão do posicionamento dos líderes religiosos diante da comunidade e das entidades civis do ensino religioso.

Palavras-chave: Ensino religioso. Discurso religioso. Pluralismo religioso.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Espiritualidade e religiosidade: articulações Popular Versão: pdf
Atualização:  26/4/2011
Descrição:
PINTO, Ênio Brito

A partir da constatação de que o termo “espiritualidade” ainda não tem uma conotação psicológica tão clara quanto seria desejável, o texto debate, com fundamentação na Psicologia da Personalidade, na Psicologia do Desenvolvimento e na Psicologia da Religião, o que se pode entender por ‘espiritualidade’ em Psicologia e como esse conceito se diferencia do conceito de “religiosidade”. Além disso, faz-se algumas considerações sobre como essa conceituação pode auxiliar o psicoterapeuta em seu trabalho clínico.

Palavras-chave: Espiritualidade. Religiosidade. Psicologia da Religião. Gestalt-terapia.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Santo Agostinho e os fundamentos da educação cristã Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
OLIVEIRA, Terezinha; VITORETTI, Regiani Aparecida

O objetivo desta comunicação é analisar a importância do conhecimento para a formação do cristão, no inicio do século V, a partir de considerações agostinianas presentes especialmente na obra A Doutrina Cristã. Uma das primeiras questões que nos chamam a atenção nesta obra é a forma como Santo Agostinho destaca a importância do conhecimento para a leitura da Bíblia.

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