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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Imagens e Devoções no Catolicismo Brasileiro. Fundamentos Metodológicos e Perspectivas de Investigaç Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
LOPES, José Rogério

A afirmação de Aumont, quando aceita, implica em reconhecer um importante aspecto metodológico nas investigações da relação entre imagens e devoções religiosas. Poderia formular esse aspecto na forma da seguinte hipótese: as imagens religiosas, quando inseridas em uma relação devocional, não somente representam uma ausência que se reconhece através dela (o que ela evoca), mas simbolizam uma forma que se explicita pela sua própria presença. Ou seja, toda imagem religiosa tem um registro para si e em si.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O ensino religioso e a interpretação da lei Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
DICKIE, Maria Amélia Schmidt; LUI, Janayna de Alencar

O trabalho trata das diferentes interpretações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, de 1996, especialmente da reformulação de seu artigo 33, de 1997, que implementou e regulou o ensino religioso em escolas públicas. Sendo essa regulamentação referente aos ensinos de primeiro e segundo graus, ficou a cargo dos diferentes estados por em prática os ditames legais, através de suas Secretarias de Educação. Vamos considerar dois casos específicos, o de São Paulo e o de Santa Catarina, mostrando como essas diferentes interpretações da lei condicionaram o tipo de atuação possível de agentes religiosos nos processos tanto de capacitação dos professores como de definição de currículos.

Palavras-chave: Ensino religioso. Legislação. Santa Catarina. São
Paulo.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O Buddha Siddhartha e a Trajetória do Herói Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
CAMPOS, Eline de Oliveira; LIMA, Marileuza Fernandes; MIELE, André

A história de Siddhartha Gautama, o Buddha, traça uma trajetória que pode ser comparada ao “Monomito” ou “Mito do Herói”. Nesta perspectiva pretende-se analisar as narrativas de sua vida dentro deste esquema teórico-metodológico, considerando três fases a serem exploradas: de início a separação, medianamente a iniciação, e por fim, o retorno, as quais se configuram como as fases básicas da estruturação do Mito do Herói. Analisando a trajetória do Buddha Gautama, percebe-se a simetria nos acontecimentos de sua vivência com a trajetória do herói. Além desse primeiro ciclo, e indo um pouco além do esquema utilizado, vislumbra-se através dele, um ciclo metafísico de crescimento da individualidade que busca a integração com o todo ou essência divina, traçado exotericamente dentro do indivíduo, que poderia por similitude ser assim representado: desapego–superação–doação. Essa investigação, de cunho bibliográfico e caráter exploratório, busca traçar paralelos entre a história do Buddha Gautama e o ciclo percorrido pelo herói mitológico como forma arquetípica de vivência humana à procura da auto-superação enquanto caminho para a iluminação espiritual.

Palavras-chave: Mito. Monomito. Budismo.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!A renovação Popularizadora Católica Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
SOUZA, André Ricardo de

O cenário religioso brasileiro é cada vez mais plural e marcado pela concorrência entre igrejas. O crescimento neopentecostal, sobretudo da Igreja Universal do Reino de Deus, evidencia essa disputa por adeptos. A Igreja Católica vem procurando se impor nesse mercado religioso, implementando inovações. Fortaleceu e fez crescer o movimento leigo da Renovação Carismática Católica, num primeiro momento. E atualmente conta com técnicas de marketing e o trabalho pastoral e artístico dos padres cantores. Essa nova modalidade de reação católica é chamada renovação popularizadora.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Caminhos e Histórias: A Historiografia do Protestantismo na Igreja Presbiteriana do Brasil Popular Versão: pdf
Atualização:  6/6/2012
Descrição:
WATANABE, Tiago Hideo Barbosa

Poucas obras, até o momento, pensaram o fazer histórico no protestantismo brasileiro, assim, evidenciando uma lacuna e procurando preenchê-la, faremos uma crítica à historiografia do protestantismo brasileiro (da década de 1950 a 1990) tendo como referenciais teóricos Michel de Certeau (teoria da resignificação e recepção das ideias) e Michel Foucault (teoria do poder). O local de produção dessa historiografia é de fundamental importância para a compreensão dos rumos e sentidos produzidos. Nossa hipótese é de que, ao contemplar as disputas pelo poder, a historiografia reproduziu narrativas apologéticas de posturas teológicas conflitantes da cúpula. A captura dos sujeitos religiosos, através de suas memórias, mostram um lado da historiografia não contemplado. Trata-se de apontar para uma outra história, que tem outra temporalidade e preocupações. Muitas vezes com desdém das disputas eclesiásticas, uma história preocupada com as necessidades e dificuldades desses sujeitos em seu cotidiano; um cotidiano imerso num campo religioso plural e difuso como o brasileiro.

Palavras-chave: Historiografia. Protestantismo. História eclesiástica. História cultural.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Pluralismo religioso brasileiro e a crise de sentido Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
BIANCO, Gloecir

Este artigo pretende lançar um olhar, em primeiro lugar sobre o cenário religioso brasileiro. Quais têm sido as motivações e direções deste campo nas últimas décadas. Não recorre a um detalhamento histórico, até porque, não é esta a proposta. Procura situar o leitor no que diz respeito à religiosidade, ao grau de envolvimento e de comprometimento com o que se entende por religião e quais as características deste campo. Num segundo momento, conceitua objetivamente pluralismo e sentido religioso nesse contexto. Recorre a alguns pensadores e procura esclarecer como deve ser entendido o pluralismo religioso tratado aqui, não como a multiplicidade de grupos religiosos sistematicamente organizados, mas diferentes concepções religiosas, diferentes maneiras da visão religiosa. Não se trata de interpretar doutrinas, mas os diversos modos de ver a religiosamente e o relacionamento com o sagrado, maneiras diversas de ver o mundo e a vida que, no cenário atual, encontra-se desprovida do sentido atribuído e sustentado por séculos pela religião.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Ressignificações no festejar: aspectos sócio-culturais da festa de São Bartolomeu em Maragogipe-Bahi Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
SANTOS, Fernanda Reis dos

A festa de São Bartolomeu é a manifestação religiosa mais celebrada da cidade de Maragogipe, localizada na região do recôncavo da Bahia. Sendo um momento em que os sujeitos constroem alianças, negociam conflitos, identidades e estratégias, bem como um domínio privilegiado para a sociedade se manifestar enquanto uma coletividade diferenciada, transmite e reproduz valores, atualiza estruturas de autoridade, num jogo de múltiplas legitimações. Este trabalho pretende estudar esse festejo para melhor entender a dinâmica deste município, pois, por meio da festa problematizaremos a estrutura social. Discutindo, a partir da documentação, especificamente nos jornais a construção da “maragojipanidade”, que inclusive obscurece a existência de outras práticas religiosas, ou seja, objetivamos buscar essa pluralidade de sentidos que os sujeitos atribuem à mesma festa, considerando as diferentes apropriações. Nessa perspectiva, nos interessa investigar como a crença na “Terra dos Memeus” acontece, visto que a entendemos na prática, no vivido religioso, que transcende a experiência institucional, considerando a complexidade das práticas religiosas, que não se reduzem, por exemplo, à vontade de controle do sagrado pela instituição. Nessa perspectiva, compreendemos, que a devoção se resignifica, sendo um elemento dinâmico.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!A Inserção do Adventismo no Brasil através da Comunidade Alemã Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
SCHUNEMANN, Haller Elinar Stach

O Adventismo do Sétimo Dia é uma expressão cristã milenarista surgida nos Estados Unidos no século XIX como desdobramento da Grande Decepção de 1844 do Movimento Adventista liderado por William Miller. O Adventismo do Sétimo Dia foi uma dissidência liderada por Joseph Bates e o casal James e Ellen White, que enfatizaram a observância do sábado como sinal de lealdade a Deus e de um juízo investigado precedendo a volta de Cristo. Com características proselitistas bem definida expandiram-se inicialmente para a Europa, onde a Alemanha foi um importante ponto de apoio. No Brasil eles entraram através da comunidade alemã. A inserção através da comunidade alemã favoreceu o estabelecimento por encontrarem uma mentalidade pietista. A identidade do Adventismo com a comunidade alemã em suas origens deixou influência por várias décadas.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!A linguagem no Ensino Religioso: limites e possibilidades Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
MOCELLIN, Teresinha Maria

O fenômeno da linguagem no ensino religioso, nem sempre contou com uma profusão de estudos em torno do seu discurso específico. O texto quer chamar atenção para a importância do uso da linguagem e focalizar de um modo simples, este aspecto ainda virtualmente inexplorado. A linguagem humana é uma forma especializada de comunicação. A linguagem cotidiana determina a estrutura do nosso pensamento. Isto é nosso vocabulário determina como percebemos e categorizamos o mundo ao nosso redor.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!A Presença da Deusa na Umbanda e Sua Relação com a Hospitalidade Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
FRIEDERICKS, Liliane Provenzano

A Deusa, símbolo do sagrado feminino, sempre esteve presente nos cultos e representações religiosas da humanidade, pois está relacionada à figura da mãe, tanto no aspecto micro-físico de doadora da vida individual, como no aspecto macro-espiritual, enquanto doadora da vida universal e nesse caso, denominada de Grande Mãe.

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