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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Historiografia e Escravidão: novos desafios para a história da Igreja Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
BRITO, Ênio José da Costa

Os estudos históricos, em especial sobre a escravidão (diáspora), têm avançado muito no Brasil, seja no aspecto teórico, seja no âmbito da pesquisa empírica, desde a década de 1970, pontuando tendências, temas emergentes e desafios. Esses estudos levantam desafios para a História da Igreja e, em particular, para os Institutos Teológicos.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Anotações sobre religião e formação de professores Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
MARIANO, André Luiz Sena

Refletir sobre as questões de diversidade cultural no mundo atual é uma atividade da qual não podemos nos eximir. A configuração de um mundo cada vez mais globalizado, paradoxalmente, ao mesmo tempo que ressalta as particularidades de cada comunidade ou cultura, tem caminhado para uma utopia de homegeneização.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Religiosidade e educação: uma análise de Ockham Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
PERIN, Conceição Solange Bution; OLIVEIRA, Terezinha

Este trabalho tem por objetivo fazer um estudo sobre a influência de Guilherme de Ockham, franciscano do século XIV, com o conflito que se evidenciou entre a fé, baseada na concepção cristã que se construía nas verdades reveladas por Deus, e a razão, que se fundamentava no conhecimento por meio da experiência empírica, reflexiva. O autor, procurou explicitar aos homens da sua época que, as duas questões poderiam ser entendidas e analisadas sem, necessariamente, uma submeter-se à autoridade da outra. Desse modo, faremos uma abordagem sobre as afirmações realizadas por Ockham e que, segundo alguns autores, demarcaram um novo entendimento sobre a Fé e a Razão e que, consequentemente, provocaram, no período, modificações sócio-educacionais.

Palavras-chave: Guilherme de Ockham. Idade Média. Religião. Educação.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Em riscos e rabiscos: concepções de Ensino Religioso dos docentes do Ensino Fundamental do Estado do Popular Versão: pdf
Atualização:  26/4/2011
Descrição:
RODRIGUES, Edile M. Fracaro; JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo; VOSGERAU, Dilmeire Sant'Anna Ramos

O Ensino Religioso, como área de conhecimento, tem se preocupado com uma formação específica que visa as necessidades dos professores, pois um docente formado por uma determinada escola de pensamento vai formar segundo esses moldes. A partir 218 desenhos e frases foram investigadas as concepções de Ensino Religioso dos professores do Ensino Fundamental do Estado do Paraná. A utilização do software ATLAS.ti constitui um aspecto importante da investigação, pois demonstrou eficácia e versatilidade na associação de textos e imagens. Os dados apontaram quatro concepções: Transmissão e desenvolvimento de valores, Respostas às questões existenciais, Estudo das tradições religiosas e Área de conhecimento. Os riscos e rabiscos esboçam o desenho de uma mudança significativa para a história do ER no Paraná: a superação das aulas de religião catequéticas e a preocupação com conteúdos que tratem da diversidade de manifestações religiosas.

Palavras-chave: Ensino Religioso. Formação de professores. Concepções de Ensino Religioso.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O objeto de estudo da educação religiosa Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
PLATT, Adreana Dulcina

Compreender o objeto de estudo das diferentes áreas do conhecimento escolar é o elemento que nos permite o debate e o trânsito de uma nova base epistêmica para o estudo do currículo escolar. Com esse ânimo nos propomos ao estudo da ressignificação dos conteúdos, os objetivos e as práticas pedagógicas em atividade no cotidiano das escolas, centrados no eixo de um pleno desenvolvimento humano. É importante assinalar, entretanto, que entendemos os próprios campos de saberes como apropriações que não são exclusivas aos espaços que fomentam estudos qualificados enquanto científicos e nem de instituições escolares, em seu sentido ampliado. Como este vem a ser o primeiro relato, ou etapa, do estudo, faz-se necessário esclarecer premissas e conceitos anteriores ao próprio debate sobre o currículo escolar em exercício no campo oficial.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Interfaces entre Religião e Ciência no Discurso de Saúde no Adventismo Popular Versão: pdf
Atualização:  6/6/2012
Descrição:
SCHÜNEMANN, Haller Elinar Stach

A Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD) tem adotado em sua doutrina um espaço significativo para a dimensão de vida saudável. Na origem do movimento no século XIX nos Estados Unidos há entre alguns de seus fundadores uma ampla preocupação com uma vida saudável. Essa preocupação é levada em nível doutrinário pelas visões de Ellen White, líder espiritual da igreja. Com o passar do tempo são estabelecidos hospitais adventistas e uma escola médica nos Estados Unidos. Até hoje a Igreja Adventista tem dado grande ênfase sobre as questões de saúde. No entanto, há conflitos entre os conceitos partilhados originalmente por Ellen White, e dados disponibilizados pelo conhecimento científico atual, ao mesmo tempo em que a ideia de saúde cria um conceito de valor da ciência entre os adventistas. É interessante analisar como o discurso de saúde, tem por um lado uma fundamentação religiosa e por outro lado um apelo a uma fundamentação científica. O objetivo dessa investigação é mostrar como esses discursos se relacionam, de forma a tentar construir tanto um estilo de vida saudável, como construir uma visão de mundo, de modo a demonstrar as verdades religiosas pelo discurso científico.

Downloads 737  737  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma ABHR  Site http://www.abhr.org.br/?page_id=57
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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Zen Budismo e Gênero Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
COEN, Monja

Monja Coen é missionária oficial para o Brasil da religião Soto Zen Budista, que tem sede principal no Japão. Iniciou seus estudos budistas em Los Angeles, praticou no Mosteiro Feminino de Nagóia por oito anos e fez outros cursos especiais para formação de professores da Ordem Soto Shu. Participa de encontros inter-religiosos desde seu retorno ao Brasil, em 1995. Este artigo, trata do gênero feminino e as regras budistas.

Downloads 740  740  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma REVER  Site http://www.pucsp.br/rever/rv2_2005/t_coen.htm
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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Geografia da Religião a partir das formas simbólicas em Ernst Cassirer: um estudo da Igreja Internac Popular Versão: pdf
Atualização:  26/4/2011
Descrição:
SILVA, Alex Sandro da; FILHO, Sylvio Fausto Gil

A Geografia da Religião se desenvolve junto com a nova Geografia Cultural no Brasil a partir da década de 1990. Os estudos das relações entre religião e espaço possuem várias abordagens, alguns trabalhos são focados na estrutura espacial da religião, enquanto outros buscam a análise da percepção espacial e do espaço de ação do Homem religioso. Com base na filosofia das formas simbólicas de Ernst Cassirer, parte-se do pressuposto de que a espacialização do fenômeno religioso é extensão da ação intuitiva do Homem através do sentimento e do pensamento religioso. Dessa forma, um procedimento teórico fecundo para o estudo do fenômeno deve partir da análise do espaço intuitivo do sentir, conceber e agir do Homem religioso. Para exemplificar essa abordagem da espacialização do fenômeno religioso, analisar-se-á o caso da Igreja Internacional da Graça de Deus.

Palavras-chave: Religião. Geografia. Formas simbólicas. espacialização

Downloads 742  742  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://www.pucsp.br/rever/
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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!A sociologia da religião como recapitulação da teologia cristã: Weber e as raízes proféticas do raci Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
FREITAS, Renan Springer de.

Desde os escritos seminais de Max Weber, a sociologia da religião tem retratado a profecia hebraica como a própria matriz do racionalismo ocidental, ao mesmo tempo em que lhe tem atribuído a promessa de um futuro no qual Israel prevaleceria sobre todas as outras nações. Após a experiência do exílio babilônico, essa promessa teria transformado os judeus em um "povo-pária", auto-segregado, ritualista, legalista, orientado por uma ética dual e, como tal, incapaz de conferir uma dinâmica universalista ao monoteísmo ético peculiar a seu próprio Livro sagrado. A profecia hebraica teria, nessa perspectiva, dado início a um processo evolutivo que somente o Novo Testamento, com sua doutrina da salvação universal, via sacrifício do Redentor, teria sido capaz de levar adiante. Argumenta-se que tal linha de raciocínio, que se encontra na base de todo o empenho, de matriz weberiana, em explicar a evolução da ética ocidental, se desenvolveu no interior de um arcabouço cuja natureza é teológica; mais precisamente, nos marcos da "teologia cristã da superação", assim chamada por postular que o Novo Testamento superou o judaísmo ao universalizar o acesso à graça divina que este último havia restringido a um pretenso "povo escolhido".

Palavras-chave: Sociologia da religião. Racionalismo ocidental. Profecia hebraica. Teologia cristã.

Downloads 743  743  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. bras. Ci. Soc., out. 2007, vol.22, no.65, p.1  Site 
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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Georg Simmel, Pensador da Religiosidade Moderna Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
RIBEIRO, Jorge Claudio

Este artigo apresenta aspectos do pensamento de Georg Simmel (1858-1918), um dos fundadores da sociologia alemã. Apesar de pensador plural e instigante, é pouco conhecido no ambiente acadêmico brasileiro. Dentro de uma visão coerente, que sintetiza várias disciplinas sobre os mais diversos temas, Simmel faz a distinção (de sabor contemporâneo) entre as religiões e a religiosidade. Ele propõe a religiosidade como uma dimensão humana, assim como a capacidade erótica, e que - identificada com a fé do indivíduo na sociedade - envolve toda a existência e lhe confere sentido. Essa concepção coincide com aquela utilizada por um grupo de professores da PUC-SP como base de sua pesquisa intitulada “Perfil da Religiosidade do Jovem Universitário - um estudo de caso na PUC-SP” e que desde 2000 realiza uma série histórica de captação de dados a cada quatro anos. Nossa pesquisa pretende produzir conhecimento sobre a experiência religiosa do jovem contemporâneo e fundamentar práticas educacionais.

Palavras-chave: Simmel. Sociologia. Filosofia. Juventude. Religiosidade. Religiões.

Downloads 744  744  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma REVER  Site http://www.pucsp.br/rever/rv2_2006/t_ribeiro.htm
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