Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Historiografia e Escravidão: novos desafios para a história da Igreja |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
BRITO, Ênio José da Costa
Os estudos históricos, em especial sobre a escravidão (diáspora), têm avançado muito no Brasil, seja no aspecto teórico, seja no âmbito da pesquisa empírica, desde a década de 1970, pontuando tendências, temas emergentes e desafios. Esses estudos levantam desafios para a História da Igreja e, em particular, para os Institutos Teológicos.
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733 0 bytes UFGRS http://seer.ucg.br/index.php/caminhos/article/view/9 |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Religiosidade e educação: uma análise de Ockham |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
PERIN, Conceição Solange Bution; OLIVEIRA, Terezinha
Este trabalho tem por objetivo fazer um estudo sobre a influência de Guilherme de Ockham, franciscano do século XIV, com o conflito que se evidenciou entre a fé, baseada na concepção cristã que se construía nas verdades reveladas por Deus, e a razão, que se fundamentava no conhecimento por meio da experiência empírica, reflexiva. O autor, procurou explicitar aos homens da sua época que, as duas questões poderiam ser entendidas e analisadas sem, necessariamente, uma submeter-se à autoridade da outra. Desse modo, faremos uma abordagem sobre as afirmações realizadas por Ockham e que, segundo alguns autores, demarcaram um novo entendimento sobre a Fé e a Razão e que, consequentemente, provocaram, no período, modificações sócio-educacionais.
Palavras-chave: Guilherme de Ockham. Idade Média. Religião. Educação.
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737 0 bytes UEM http://www.dhi.uem.br/gtreligiao/artigo.html |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
A sociologia da religião como recapitulação da teologia cristã: Weber e as raízes proféticas do raci |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
FREITAS, Renan Springer de.
Desde os escritos seminais de Max Weber, a sociologia da religião tem retratado a profecia hebraica como a própria matriz do racionalismo ocidental, ao mesmo tempo em que lhe tem atribuído a promessa de um futuro no qual Israel prevaleceria sobre todas as outras nações. Após a experiência do exílio babilônico, essa promessa teria transformado os judeus em um "povo-pária", auto-segregado, ritualista, legalista, orientado por uma ética dual e, como tal, incapaz de conferir uma dinâmica universalista ao monoteísmo ético peculiar a seu próprio Livro sagrado. A profecia hebraica teria, nessa perspectiva, dado início a um processo evolutivo que somente o Novo Testamento, com sua doutrina da salvação universal, via sacrifício do Redentor, teria sido capaz de levar adiante. Argumenta-se que tal linha de raciocínio, que se encontra na base de todo o empenho, de matriz weberiana, em explicar a evolução da ética ocidental, se desenvolveu no interior de um arcabouço cuja natureza é teológica; mais precisamente, nos marcos da "teologia cristã da superação", assim chamada por postular que o Novo Testamento superou o judaísmo ao universalizar o acesso à graça divina que este último havia restringido a um pretenso "povo escolhido".
Palavras-chave: Sociologia da religião. Racionalismo ocidental. Profecia hebraica. Teologia cristã.
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745 0 bytes Rev. bras. Ci. Soc., out. 2007, vol.22, no.65, p.1 |
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