Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Literatura e Religião: Entre o tudo-dizer e o nada-dizer (do poder-ser)  |
Versão: PDF Atualização: 14/11/2012 |
Descrição:
ROSA, Luiz Carlos Mariano da Detendo-se inicialmente na relação que envolve o horizonte teológico e as fronteiras literárias no arcabouço bíblico, o artigo em questão procura distinguir o tipo de linguagem que caracteriza a corporalidade textual deste último, assinalando a função que cumpre a escrita/escritura no âmbito do monoteísmo, que encerra, em suma, a história da emergência de um “Deus único”, sob cuja perspectiva, à possibilidade que acena com uma aproximação entre teologia e literatura impõe-se um método, como o propõe Antônio Magalhães (2008) pelo “caminho da correspondência”, que o referido trabalho sublinha, convergindo para analisar o conto “Via crucis”, de Clarice Lispector (1994), que mantém a Bíblia e a tradição na condição de interlocução do diálogo e exemplifica o fenômeno da “poética da mitologização”.
Palavras-chave: literatura, religião, Clarice Lispector, fantástico, mito
|
668 0 bytes Ciências da Religião http:// |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Ainda o Ensino Religioso em escolas públicas: subsídios para a elaboração de memória sobre o tema  |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
FISCHMANN, Roseli
O presente trabalho apresenta-se como um testemunho, na linha da literatura de testemunho que se desenvolve em abordagens que integram o fazer acadêmico e a reflexão sobre a construção histórica, como em Agamben e outros. Traz narrativas da autora, de sua vivência reflexiva do debate em torno do tema do ensino religioso em escolas públicas, em espaço público no Brasil, destacando a experiência do Estado de São Paulo, em 1995, e, em nível federal, em 1996 e 1997, como parte do processo de elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais do MEC.
Palavras-chave: Testemunho. Ensino religioso. Escola pública. Liberdade de religião. Direitos fundamentais.
|
669 0 bytes GPER http://www.gper.com.br/er_artigos.php |
|