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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!As Novas Religiões Japonesas como instrumento de transmissão de cultura japonesa no Brasil Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
TOMITA, Andréa Gomes Santiago

As chamadas Novas Religiões Japonesas (NRJ) são um legado religioso-cultural dos imigrantes nipônicos que desembarcaram no Brasil. Inicialmente restritas apenas aos integrantes da comunidade nipo-brasileira, tais religiões - pelo menos, parte delas - experimentou uma importante expansão entre pessoas sem ascendência japonesa a partir dos anos 70. A Igreja Messiânica Mundial do Brasil (IMMB) e a Perfect Liberty (PL) estão entre as NRJ; dotadas de características universais, foram "traduzidas" para a cultura brasileira. Como o artigo mostrará foi exatamente por meio dessa tradução, num sentido amplo, que se estabeleceu uma ponte não somente entre diferentes universos religiosos, mas também entre as culturas brasileira e japonesa.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Migração e Encantaria: a Identidade da Entidade Popular Versão: pdf
Atualização:  6/6/2012
Descrição:
CASALI, Rodrigo

O objetivo do trabalho é mostrar como as religiosidades brasileiras constroem sua identidade e organizam sua representação no espaço simbólico social. Por meio da análise de um caso específico que é a entidade do baiano, busco refletir a construção social da Umbanda em seu diálogo com a sociedade e com seus partícipes. Existe um movimento dinâmico e dialético na organização desse processo que perpassa pela construção do discurso, da disputa de espaço simbólico tanto político quanto territorial, em que segmentos sociais são ajustados a participar desse processo.

Palavras-chave: Umbanda. História. Identidade. Representações. Religião.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Ciência da religião, Ensino Religioso e Formação docente Popular Versão: pdf
Atualização:  26/4/2011
Descrição:
SOARES, Afonso Maria Ligorio

O artigo discute a relação entre Ciência da Religião, Ensino Religioso (ER) e a adequada Formação docente de quem se encarregará de ministrar essa disciplina no Ensino Fundamental das escolas públicas. Para o autor, o ER nada mais do que a transposição didática dos resultados alcançados pela Ciência da Religião. Ele avança pelo terreno epistemológico e descarta os modelos catequético e teológico para o ER, sugerindo o modelo da Ciência da Religião como o único habilitado a sustentar a autonomia epistemológica e pedagógica do ER.

Palavras-chaves: Ensino religioso. Ciência da Religião. Formação docente. Transposição didática.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!A leitura do Budismo na obra de Dalila Pereira da Costa Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
LOPO, Rui

Dalila Pereira da Costa identifica na tradição cultural portuguesa uma predestinação teleológica ecuménica que seria visível principalmente na acção e obra dos poetas e pensadores da Renascença Portuguesa. Refletindo, sobretudo, a partir do Cristianismo, estes autores teriam previsto, antecipado e proposto uma transformação histórica no sentido de um universalismo real por vir.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Coerência entre o Ensino Religioso e o estilo de vida do professor Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
GOMES, Juarez

Embora não seja uma proposta conclusiva, tentamos no presente trabalho resgatar a importância do modelo moral no processo de educação, especialmente da educação religiosa, exigindo do professor uma conduta de pessoa que é amiga do Deus de amor. Claro que se essa experiência não for real o educador não sustentará qualquer tipo de simulação por muito tempo.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Autonomização do campo educacional: efeitos do e no ensino religioso Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
CUNHA, Luiz Antônio

Com base no conceito de campo, de Pierre Bourdieu, o autor analisa as vicissitudes do processo de autonomização do campo educacional no Brasil, focalizando, para isso, o Ensino Religioso nas escolas públicas. Ao longo da argumentação, o texto focaliza protagonistas diretamente envolvidos nos conflitos do campo e examina a legislação sobre essa questão, no nível federal e nos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo, a qual é referidas à conjuntura política e social. O artigo conclui que, embora seja geral a tendência de perda de autonomia do campo educacional brasileiro, em proveito do campo político e do campo religioso, ela ocorre num grau menor em São Paulo do que no Rio de Janeiro.

Palavras-chave: Ensino religioso. Ensino laico. Educação brasileira. Campo educacional. Ensino público.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O Nirvana (ensaio psicopatológico dum dogma) de Manuel Laranjeira e as relações do Budismo com a Cul Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
BRAGA, Duarte Drumond

Parece justo afirmar que o desejo de vitalismo leva Laranjeira a projectar no “dogma” do Nirvana os problemas que lhe são caros: o misticismo enquanto a sua doença pessoal (como confessa em vários pontos da sua obra, nomeadamente na correspondência com António Carneiro), fazendo de O Nirvana e de A Doença da Santidade textos que vão além dos seus objectivos estritamente científicos. Assim o Nirvana recebe, em Laranjeira, os contornos simultaneamente de terapia e de doença (de que padecia): terapia do sofrimento universal, e doença, pois é a auto-indução de um esquecimento forçado.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Metamorfoses Religiosas no Centro Antigo de São Paulo: Variações sobre a Paisagem e o Espaço Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
PASSOS, João Décio; GUERRIERO, Silas

Resumo. O território metropolitano na atualidade configura-se como espaço dessacralizado, sendo a metrópole o modo de ocupação moderna do espaço: racionalização do espaço, do tempo e das funções. Na metrópole as gêneses, as dinâmicas e relações do sagrado e o profano adquirem propriedades bem específicas em termos de espaço e tempo, distinguindo-se da velha e nítida distinção/oposição destes pólos. Os grupos religiosos constroem locais próprios na territorialidade metropolitana. O objetivo da pesquisa foi revisitar a paisagem e o espaço religiosos do centro antigo de São Paulo, buscando elucidar suas configurações atuais dentro da grande paisagem metropolitana e sua dinâmica de espacialização através das expressões religiosas. A paisagem religiosa foi sendo construída ao longo da história com funções bem específicas a cada época. Qual a relação atual entre a paisagem religiosa com a paisagem profana?

Downloads 648  648  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFGRS  Site http://www.seer.ufrgs.br/index.php/CienciasSociaiseReligiao/article/view/2269
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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!A Linguagem do Corpo na Devoção Popular do Catolicismo Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
PEREIRA, José Carlos

O presente texto aborda a linguagem do corpo no catolicismo popular partindo da análise de uma categoria de devoção que se utiliza muito de expressões corporais para manifestar a fé: a devoção sacrificial. Entende-se aqui por devoção sacrificial a devoção ao Cristo sofredor. É uma devoção que requer que o fiel estabeleça uma relação de imitação do sacrifício da divindade. Essa imitação acontece a partir de atos de auto-flagelação do corpo como forma de comunicação com o sagrado. Relação que o autor, utilizando um conceito de René Girard, classifica de "mimesis sacrificial". Práticas sacrificiais que têm como objetivo implícito apaziguar o sofrimento, comum aos devotos do Cristo sofredor. Procura-se fazer, num primeiro momento, uma distinção entre devoção popular e espiritualidade. Em seguida aborda-se o conceito de sacrifício, sua utilização como linguagem do corpo nesta devoção, classificada aqui como categoria. Nesta devoção o corpo é visto como locus de manifestação teológica e expressa uma linguagem simbólica que comunica com o sagrado.

Downloads 649  649  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma REVER  Site http://www.pucsp.br/rever/rv3_2003/t_pereira.htm
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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O cinema e a mídia como palco do fenômeno religioso na sociedade contemporânea Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
AGUIAR, Helvânia Ferreira

Uma nova dimensão dos fenômenos religiosos se impõe e, como pesquisadores, não podemos negligenciá-la: a utilização em larga escala dos meios de comunicação. As relações entre mídia e religião nos oferecem múltiplas interfaces de investigação. Uma delas vem da contextualização da mídia dentro da sociedade pós-moderna. Gianni Vattimo nos fornece importante subsídio para reflexão nesta área, ao definir a pós-modernidade por uma característica, para ele, preponderante: a presença massiva da mídia na vida social. A incidência do fenômeno religioso na mídia abre-nos a possibilidade de análise por duas vertentes: uma voltada para a mídia religiosa institucional-confessional, representada, por exemplo, por programas televisivos das várias denominações religiosas ou suas publicações - Folha Universal, Família Cristã, Revista Espírita etc; e outra, para a mídia generalista, laica, que oferece um sem-número de opções. Publicações como Superinteressante, Galileu, Veja, Isto é e Época e um vasto elenco de canais por assinatura, dentre os quais, Discovery Channel, History Channel, National Geographic e GNT, apenas para citar alguns. Se ampliarmos o campo da mídia para além desses veículos, temos ainda o cinema, com sua linguagem própria cada vez mais permeada pelo fenômeno religioso, explícita ou implicitamente.

Downloads 650  650  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma ABHR  Site http://www.abhr.org.br/?page_id=57
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