Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Historiografia e Escravidão: novos desafios para a história da Igreja  |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
BRITO, Ênio José da Costa
Os estudos históricos, em especial sobre a escravidão (diáspora), têm avançado muito no Brasil, seja no aspecto teórico, seja no âmbito da pesquisa empírica, desde a década de 1970, pontuando tendências, temas emergentes e desafios. Esses estudos levantam desafios para a História da Igreja e, em particular, para os Institutos Teológicos.
|
794 0 bytes UFGRS http://seer.ucg.br/index.php/caminhos/article/view/9 |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Mística em Tempos de Neocristandade: As Cartas de uma Monja Carmelita Descalça no Brasil  |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
BUARQUE, Virgínia Albuquerque de Castro
Entre os anos de 1911 e 1959, Madre Maria José de Jesus, monja carmelita descalça do Convento de Santa Teresa, sediado na cidade do Rio de Janeiro, manteve intensa correspondência com companheiras de clausura, outras religiosas, sacerdotes e leigos católicos. Nesta escrita, em que buscava traduzir sua experiência de fé, a Madre não somente descrevia, como também inquiria e – mais comumente – orientava aqueles que, como ela, empenhavam-se em conferir um sentido a suas vidas e uma identidade a si mesmos a partir da relação com o divino. E para melhor fundamentar este processo de tradução, na linguagem epistolar, de uma vivência contemplativa, segundo a tradição do Carmelo Descalço, Madre Maria José considerava indispensável auferir um contínuo e aprofundado conhecimento da doutrina católica e, principalmente, da espiritualidade teresiana. Para tanto, ela recorria, de forma sistemática, às “leituras espirituais”, às quais conferia uma importância similar às orientações recebidas de seus confessores e diretores de consciência: o ler propiciaria a sensibilidade 1 e o esclarecimento2 necessários ao aprimoramento da vivência consagrada e à correta observância das tradições: “Quero que V. ame a Jesus; que procure conhecê-lo pela meditação e leitura do Evangelho, a Imitação de Cristo, o Catecismo e outros bons livros”.
|
796 0 bytes ABHR http://www.abhr.org.br/?page_id=57 |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
O cinema e a mídia como palco do fenômeno religioso na sociedade contemporânea  |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
AGUIAR, Helvânia Ferreira
Uma nova dimensão dos fenômenos religiosos se impõe e, como pesquisadores, não podemos negligenciá-la: a utilização em larga escala dos meios de comunicação. As relações entre mídia e religião nos oferecem múltiplas interfaces de investigação. Uma delas vem da contextualização da mídia dentro da sociedade pós-moderna. Gianni Vattimo nos fornece importante subsídio para reflexão nesta área, ao definir a pós-modernidade por uma característica, para ele, preponderante: a presença massiva da mídia na vida social. A incidência do fenômeno religioso na mídia abre-nos a possibilidade de análise por duas vertentes: uma voltada para a mídia religiosa institucional-confessional, representada, por exemplo, por programas televisivos das várias denominações religiosas ou suas publicações - Folha Universal, Família Cristã, Revista Espírita etc; e outra, para a mídia generalista, laica, que oferece um sem-número de opções. Publicações como Superinteressante, Galileu, Veja, Isto é e Época e um vasto elenco de canais por assinatura, dentre os quais, Discovery Channel, History Channel, National Geographic e GNT, apenas para citar alguns. Se ampliarmos o campo da mídia para além desses veículos, temos ainda o cinema, com sua linguagem própria cada vez mais permeada pelo fenômeno religioso, explícita ou implicitamente.
|
798 0 bytes ABHR http://www.abhr.org.br/?page_id=57 |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
O problema das "seitas" - Opinião pública, o cientista e o Estado  |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
SEIWERT, Hubert
Este artigo trata de controvérsia sobre cults e minorias religiosas no contexto Europeu. Em diversos países Europeus, seitas religiosas e cults são considerados um problema social sério e em alguns casos, como na França, Bélgica e Alemanha, comissões parlamentarias publicaram relatórios descrevendo os perigos causados pelo cults. Na primeira parte do artigo os processos que definem as minorias religiosas como um problema social são brevemente analisados. A segunda parte trata do papel de cientistas da religião como observadores e, ao mesmo tempo, participantes das controvérsias sobre cults. O artigo propõe que o estudo acadêmico da religião não pode se restringir ao papel de observador imparcial, pois os resultados da sua pesquisa são introduzidos no contexto da controvérsia pública. Cientistas da Religião podem ter a responsabilidade de contribuir para tal debate público, oferecendo informações empíricas e argumentos racionais que em muitos casos contradizem a percepção geral das minorias religiosas e de novos movimentos religiosos. Desse modo o estudo acadêmico da religião pode ajudar a identificar melhor os problemas existentes e contribuir para tomadas de decisão de formas mais racionais em um debate que geralmente é dominado por reações emocionais e ideológicas.
|
800 0 bytes REVER http://www.pucsp.br/rever/rv2_2001/t_hubert.htm |
|