Categoria: Ensino Religioso Artigos |
O Pensamento Católico nos Tempos e Contratempos da Cultura e Educação Brasileira |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
CRUZ, André Silvério da
O objetivo desse curso é analisar a presença e a influência do pensamento católico na educação brasileira. A proposta é rediscutir o papel do catolicismo na educação, que apresentou três etapas distintas. A primeira correspondeu à sociedade colonial e a educação e filosofia jesuítica, que teve como proposta o ensino da doutrina cristã e das primeiras letras conciliando a missão evangelizadora do novo mundo com a transmissão da cultura luso-européia e com o aprendizado da língua indígena, a qual os jesuítas viam, como humanistas, ser indispensável para a vivência e a experiência cultural. A segunda etapa pertenceu ao contexto do II Império e ao período áureo do regalismo e à transição para a Primeira República. Representou o momento do conservadorismo até a letargia, a ignorância, o pietismo e a alienação do catolicismo entranhado na cultura e nas instituições escolares. A terceira etapa representou o fim do regalismo e o desprestígio da Igreja com o Decreto 119-A de 7 de janeiro de 1890, que determinou a separação da Igreja com o Estado, confirmada pela Constituição de 1891, inaugurando uma nova fase, na qual foi necessária uma tomada de posição do catolicismo. O trabalho de renovação do espírito católico, iniciado pelo padre Júlio Maria, teve continuidade com D. Sebastião Leme que, por meio da Carta Pastoral de 1916, representou o primeiro sinal de mobilização dos católicos brasileiros. Impulsionou o trabalho de grandes intelectuais, o que teve repercussão efetiva na imprensa, na educação e no surgimento de grandes movimentos sociais que estão atuantes até a atualidade. A finalidade dessa reflexão é chamar a atenção para a dimensão do espírito religioso católico ainda presente na sociedade e na educação brasileira.
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Categoria: Ensino Religioso Artigos |
O Paraíso e o Capitel: Representações do Protestantismo no Brasil Republicano (1910-1920) |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
SANTOS, Lyndon de Araújo
Trata-se de uma reflexão metodológica em torno da noção de representação, aplicada à pesquisa sobre a relação entre o protestantismo e a cultura brasileira. Esta relação, historicamente construída em todo o Brasil, foi identificada em duas cidades, a capital da República, o Rio de Janeiro, e a capital do Maranhão, São Luís. Foram tomados textos e imagens veiculados através da literatura, do jornal e de um quadro, compondo um conjunto de representações sobre o protestantismo. O propósito, portanto, é discutir a pertinência e o alcance que esta noção oferece à pesquisa sobre a história do protestantismo no Brasil.
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Categoria: Ensino Religioso Artigos |
O Lugar da Mulher no Judaísmo |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
KOCHMANN, Rabina Sandra
O lugar da mulher no Judaísmo variou segundo o contexto histórico, social, político e religioso. Ele se expressa em todos os campos da vida cotidiana, desde as diferentes rezas da liturgia até a divisão das tarefas no âmbito público e particular, passando pela liberação da obrigação do cumprimento de alguns preceitos, o que determina - segundo a tradição estabelecida por homens -, as prioridades a que as mulheres deveriam dedicar o seu tempo. Acompanhando as mudanças do papel da mulher na sociedade em geral, os movimentos religiosos liberais judaicos permitem a participação igualitária da mulher judia em todos os níveis, inclusive a ordenação de mulheres rabinas. Várias já estão servindo na América do Sul, sendo o Brasil um dos países pioneiros, tanto na formação de rabinas como na contratação de tais profissionais.
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Categoria: Ensino Religioso Artigos |
O Mal e a Ontologia Trinitária – uma visão de Jesus Abandonado e o Mal |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
KLAUTAU, Diego
O pensamento de Chiara Lubich (1920-2008) realizou um novo enfoque sobre a reflexão sobre o Mal numa perspectiva do cristianismo católico. Em suas bases filosóficas e teológicas, Enrique Canbón apresenta em sua obra Assim na terra como na Trindade, um entendimento do Mal como exclusão do entendimento de Deus como Trindade, e assim um impedimento da compreensão da realidade de amor presente na revelação cristã. Ao perceber os conceitos de Jesus Abandonado, e a relação do homem como o Mal, e de Jesus em Meio, presentes no livro de Chiara Lubich Ideal e Luz, seguimos uma consonância do pensamento de Bento XVI em sua encíclica Deus Caritas Est, como expressão da reciprocidade da comunidade cristã entre seus membros e da resposta do homem ao amor de Deus. O amor ágape, seu segundo Bento XVI, é a origem do amor cristão, quando vivido reciprocamente como dom de Deus entre os homens, caracteriza a realidade de Jesus em Meio, conceito expresso por Chiara Lubich e Enrique Canbón no entendimento de trindade presente na terra.
Palavras-chave: Trindade. Amor. Deus.
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