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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Desafios do contexto histórico – legislativo da formação do professor de Ensino Religioso no Brasil Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo; GILZ, Claudino; RODRIGUES, Edile Maria F.; PEROBELLI, Rachel de Morais Borges

Os trabalhos científicos já publicados na área de Ensino Religioso, o diálogo com a caminhada empreendida, os desafios e as conquistas alcançadas promoveram a elaboração do presente artigo, que tem como principal objetivo tecer algumas considerações sobre o contexto histórico-legislativo dos Cursos de Formação de Professores.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Desencantamento do Mundo e Declínio dos Compromissos Religiosos. A Transformação Religiosa Antes da  Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
RIVERA, Paulo Barrera

A multiplicação de opções e práticas religiosas pareceria tornar indiscutível o questionamento da secularização. A “quantidade” de religião apresenta-se como dado inquestionável que não permite enxergar mudanças profundas na religião. Neste ensaio propomos a hipótese de que o crescimento religioso apenas representa confirmação da radical transformação do lugar da religião na modernidade. Transformação ela que a globalização viria a acelerar. O conceito de secularização, insuficientemente discutido no estudo da religião na América Latina, e, em decorrência disso, objeto de críticas incapazes de superá-lo, continua a nos ajudar quando colocado na perspectiva maior do desencantamento do mundo. Ensaiamos, assim, uma análise da mudança religiosa a partir de conceitos como “desencantamento do mundo” e “saída da religião”, visando mostrar que no lugar de uma crise o que temos é uma transformação do estatuto social do sagrado, que não se inaugura com a secularização mas a precede e a ultrapassa.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Desencanto e Formas Contemporâneas do Religioso Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
SANCHIS, Pierre

Haverá oposição necessária entre as duas partes deste título? Do “desencanto” não poderiam também nascer as “formas contemporâneas do religioso”? Que teriam elas, então, a ver com um eventual “reencantamento do mundo”? No fundo, trata-se mais uma vez do sentido reconhecido ao fenômeno da “secularização”. A presente comunicação não entende tomar posição sobre este problema, mas simplesmente enunciá-lo em forma de aporias e ilustrá-lo minimamente com dados recentes. Sua única pretensão era introduzir a uma troca de idéias e sugerir que este antigo debate poderia revelar-se mais frutífero se envolvesse com mais minúcia os resultados empíricos de que os pesquisadores dispõem em abundância.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Deus (G*d) trabalha em meio a nós. De uma Política de Identidade para uma Política de Luta Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
SCHÜSSLER-FIORENZA, Elisabeth

O texto aborta os diversos discursos teológicos feministas, considerados intervenções discursivas retóricas e espaços discursivos de luta por significados e valores. Teorias e teologias feministas são assim propostas não apenas como articulações intelectuais mas também como intervenções político-religiosas. A autora coloca-se no campo paradigmático da Teologia da Libertação, mas critica-a pelo machismo de seus temas e de seus interlocutores. Critica também as diferentes teorias feministas ocidentais de gênero e propõe uma teoria crítica feminista cuja base é a categoria "kiriarquia", que permite tratar a multiplicidade de opressões das sociedades ocidentais e não-ocidentais.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Deus e Crenças Religiosas no Discurso Filosófico Pós-Moderno. Linguagem e Religião Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
QUEIROZ, José J.

Com este artigo pretendemos expor alguns discursos de filósofos pós-modernos sobre Deus, religião e crenças. A primeira parte relata as reflexões de alguns nomes famosos da filosofia pós-moderna, que se reuniram em 1996, na Itália, para um colóquio sobre a religião e o fenômeno mundial do retorno das crenças na atualidade, época que com frequência é indicada com o polêmico termo “Pós Modernidade” ou “condição pós moderna”. Precede essa exposição uma tomada de posição na arena dessa polêmica. A segunda parte busca adentrar na virada linguística dos últimos decênios e no relevante papel atribuído à linguagem por estudiosos modernos e pós-modernos tendo em mira as contribuições da filosofia da linguagem para o estudo e a análise da religião e das crenças religiosas.

Palavras chave: Pós Modernidade. Crenças religiosas. Filosofia. Linguagem.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Devoção Mariana na Diocese de Jacarezinho: Alguns Apontamentos Popular Versão: PDF
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
SILVA, Tiago Vidal da

O Brasil recebeu dentre a herança deixada pelos colonizadores portugueses uma profunda religiosidade mariana, que foi amplamente propagada pelos missionários da Companhia de Jesus nos séculos XVI, XVII e XVIII. Grande parte das primeiras capelas foram dedicadas a “Nossa Senhora”, visto que a primeira igreja construída em território brasileiro, em torno do ano de 1535, era dedicada a Nossa Senhora da Graça (BOFF,1995, p.13). Desde o início da colonização até os dias atuais, observamos que a devoção à figura de Maria faz parte da identidade do catolicismo brasileiro, de modo que nas festividades marianas as igrejas ficam lotadas pelo enorme número de devotos que comparecem.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Devoções Populares no BRASIL: Contextualizando Algumas Obras das Ciências Sociais Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
SILVA, André Luiz da

Este artigo apresenta uma consideração sobre trabalhos selecionados dentro das Ciências Sociais a respeito do catolicismo popular no Brasil no último quarto de século. Em comum, as obras analisadas definem as práticas e representações do catolicismo popular em oposição àquelas do segmento de elite da sociedade. Tais práticas populares definem-se, por sua vez, em função do culto tradicional aos santos. A conclusão deste exame é que em seu conjunto, as análises sociais deslocam-se da consideração do par religião-política para o par religião-cultura, seguindo tanto fatores internos às disciplinas como fatores externos. Os resultados desta mudança são exemplificados pela interpretação do sentido e da configuração de cultos marianos contemporâneos.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Devoções, festas e ritos: algumas considerações Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
COUTO, Edilece Souza

O Simpósio Temático denominado Devoções, festas e ritos foi proposto com a intenção de reunir pesquisadores e promover o debate sobre o sentimento religioso em abordagens histórica, antropológica ou sociológica. O principal objetivo era discutir as origens, características, rupturas e continuidades das manifestações religiosas: festejos, peregrinações e rituais presentes nos cultos dirigidos a Deus, à Santíssima Trindade, aos santos – canonizados pela Igreja Católica e também aqueles que ainda não alcançaram a honra dos altares oficiais, mas que recebem homenagens dos fiéis – ou qualquer outra entidade cultuada no Brasil. Este texto traz algumas considerações sobre a diversidade no uso do espaço e do tempo nas comemorações religiosas e um pequeno balanço historiográfico sobre o tema.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Diálogo inter-religioso e diversidade cultural na formação de Professores de Ensino Religioso Escola Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
COSTA, Iolanda Rodrigues da; MELO, Maria de Lourdes Santos

Este trabalho trata de uma experiência de construção curricular no âmbito do Ensino Religioso Escolar-ERE no decorrer da formação inicial de professores no Curso de Licenciatura em Ciências da Religião da Universidade do Estado do Pará-UEPA. O objetivo foi contribuir para a ruptura com conteúdos e práticas pedagógicas fundadas em abordagens catequéticas na escola, por meio da construção coletiva de planos de ensino de 5a a 8a séries do Ensino Fundamental. O principio adotado foi o diálogo inter-religioso e o respeito à diversidade cultural existente na sociedade. A experiência ocorreu durante as atividades pedagógicas da disciplina Prática de Ensino e Estágio Supervisionado, ministradas no 3o e 4o anos do curso. A metodologia adotada envolveu: a confecção de quatro planos de ensino para o ano letivo, que ficaram sobre a responsabilidade dos alunos da turma, organizados em quatro equipes e elaboração de cronograma de trabalho; pesquisas de campo realizadas em escolas publicam de Belém que investigou sobre as dificuldades dos professores e, expectativas dos alunos do Ensino Fundamental em relação aos conteúdos de ensino religioso; estudos sobre currículo, planejamento, e dos os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Religioso Escolar, bem como, outros documentos referentes ao ERE. O trabalho resultou na elaboração de planos de ensino fundamentados nos princípios do diálogo inter-religioso e da diversidade cultural da sociedade, que estão disponíveis para cópia e utilização dos alunos do curso, egressos e professores de ERE.

Palavras-chave: Prática de Ensino. Diálogo Inter-religioso. Diversidade Cultural. Ensino Religioso Escolar.

Downloads 3858  3858  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma GPER  Site http://www.gper.com.br/er_artigos.php
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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Diferentes olhares, diferentes pertenças: Teologia da Libertação e MRCC Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
FERNANDES, Sílvia Regina Alves

Este texto analisa como a questão da diferença tem sido percebida e trabalhada por expoentes da Igreja Católica. Duas interpretações são feitas pelos autores: a primeira procura conciliar Teologia da Libertação e Movimento Carismático e a segunda afirma a diferença, demarcando posição menos conciliadora. Ainda que exista uma tentativa de tolerância mútua, a ambigüidade do discurso de intelectuais orgânicos e agentes eclesiais revela a exigência de cuidado no uso dos termos diversidade e diferença. E mais, indica a necessidade de análises que contribuam para a compreensão das estratégias adotadas por ambas as tendências.

Palavras-chave: Diferença. Teologia da Libertação. Movimento Carismático.

Downloads 645  645  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma REVER  Site http://www.pucsp.br/rever/rv3_2001/t_fernan.htm
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