Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Desencantamento do Mundo e Declínio dos Compromissos Religiosos. A Transformação Religiosa Antes da |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
RIVERA, Paulo Barrera
A multiplicação de opções e práticas religiosas pareceria tornar indiscutível o questionamento da secularização. A “quantidade” de religião apresenta-se como dado inquestionável que não permite enxergar mudanças profundas na religião. Neste ensaio propomos a hipótese de que o crescimento religioso apenas representa confirmação da radical transformação do lugar da religião na modernidade. Transformação ela que a globalização viria a acelerar. O conceito de secularização, insuficientemente discutido no estudo da religião na América Latina, e, em decorrência disso, objeto de críticas incapazes de superá-lo, continua a nos ajudar quando colocado na perspectiva maior do desencantamento do mundo. Ensaiamos, assim, uma análise da mudança religiosa a partir de conceitos como “desencantamento do mundo” e “saída da religião”, visando mostrar que no lugar de uma crise o que temos é uma transformação do estatuto social do sagrado, que não se inaugura com a secularização mas a precede e a ultrapassa.
|
852 0 bytes UFGRS http://www.seer.ufrgs.br/index.php/CienciasSociaiseReligiao/article/view/2247 |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Devoção Mariana na Diocese de Jacarezinho: Alguns Apontamentos |
Versão: PDF Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
SILVA, Tiago Vidal da
O Brasil recebeu dentre a herança deixada pelos colonizadores portugueses uma profunda religiosidade mariana, que foi amplamente propagada pelos missionários da Companhia de Jesus nos séculos XVI, XVII e XVIII. Grande parte das primeiras capelas foram dedicadas a “Nossa Senhora”, visto que a primeira igreja construída em território brasileiro, em torno do ano de 1535, era dedicada a Nossa Senhora da Graça (BOFF,1995, p.13). Desde o início da colonização até os dias atuais, observamos que a devoção à figura de Maria faz parte da identidade do catolicismo brasileiro, de modo que nas festividades marianas as igrejas ficam lotadas pelo enorme número de devotos que comparecem.
|
884 0 bytes ABHR http://www.abhr.org.br/?page_id=57 |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Devoções, festas e ritos: algumas considerações |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
COUTO, Edilece Souza
O Simpósio Temático denominado Devoções, festas e ritos foi proposto com a intenção de reunir pesquisadores e promover o debate sobre o sentimento religioso em abordagens histórica, antropológica ou sociológica. O principal objetivo era discutir as origens, características, rupturas e continuidades das manifestações religiosas: festejos, peregrinações e rituais presentes nos cultos dirigidos a Deus, à Santíssima Trindade, aos santos – canonizados pela Igreja Católica e também aqueles que ainda não alcançaram a honra dos altares oficiais, mas que recebem homenagens dos fiéis – ou qualquer outra entidade cultuada no Brasil. Este texto traz algumas considerações sobre a diversidade no uso do espaço e do tempo nas comemorações religiosas e um pequeno balanço historiográfico sobre o tema.
|
703 0 bytes UEM http://www.dhi.uem.br/gtreligiao/artigo.html |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Diálogo inter-religioso e diversidade cultural na formação de Professores de Ensino Religioso Escola |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
COSTA, Iolanda Rodrigues da; MELO, Maria de Lourdes Santos
Este trabalho trata de uma experiência de construção curricular no âmbito do Ensino Religioso Escolar-ERE no decorrer da formação inicial de professores no Curso de Licenciatura em Ciências da Religião da Universidade do Estado do Pará-UEPA. O objetivo foi contribuir para a ruptura com conteúdos e práticas pedagógicas fundadas em abordagens catequéticas na escola, por meio da construção coletiva de planos de ensino de 5a a 8a séries do Ensino Fundamental. O principio adotado foi o diálogo inter-religioso e o respeito à diversidade cultural existente na sociedade. A experiência ocorreu durante as atividades pedagógicas da disciplina Prática de Ensino e Estágio Supervisionado, ministradas no 3o e 4o anos do curso. A metodologia adotada envolveu: a confecção de quatro planos de ensino para o ano letivo, que ficaram sobre a responsabilidade dos alunos da turma, organizados em quatro equipes e elaboração de cronograma de trabalho; pesquisas de campo realizadas em escolas publicam de Belém que investigou sobre as dificuldades dos professores e, expectativas dos alunos do Ensino Fundamental em relação aos conteúdos de ensino religioso; estudos sobre currículo, planejamento, e dos os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Religioso Escolar, bem como, outros documentos referentes ao ERE. O trabalho resultou na elaboração de planos de ensino fundamentados nos princípios do diálogo inter-religioso e da diversidade cultural da sociedade, que estão disponíveis para cópia e utilização dos alunos do curso, egressos e professores de ERE.
Palavras-chave: Prática de Ensino. Diálogo Inter-religioso. Diversidade Cultural. Ensino Religioso Escolar.
|
3942 0 bytes GPER http://www.gper.com.br/er_artigos.php |
|