Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Violência e sagrado: o que no criminoso anuncia o santo?  |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
FREITAS, Eliane Tânia Martins de
Este artigo apresenta um exame preliminar de dois cultos religiosos populares que ocorrem atualmente no Nordeste do Brasil. Em dois cemitérios, no Rio Grande do Norte, o cangaceiro Jararaca e o ladrão homicida Baracho (espécie de ‘serial killer’, conhecido como ‘matador de motoristas’), são objetos de devoção religiosa por parte de crentes que afirmam ter alcançado milagres por seu intermédio ou que acreditam que virão a alcançá-los por meio de promessas que então, à beira de seus túmulos, não hesitam em fazer. A fé em seus milagres convive com a memória dos feitos dos bandidos que foram em vida, narrados com um misto de admiração e reprovação moral. O tradicional modelo do bandido social, que rouba para dar aos pobres, vem então em seu socorro, de modo a permitir uma continuidade entre o passado criminoso e o presente ‘santificado’. Dentre os fatores centrais nesse processo de ‘santificação’ do bandido, segundo o discurso dos entrevistados, estão a morte violenta e o sofrimento físico e moral a ela associados. O quadro esboçado aqui nos mostra que se trata de santos muito especiais, isto é, santos precários, posto que sua santidade é objeto de constante controvérsia e contestação mesmo por aqueles que acreditam em seu poder de operar milagres. E parece ser mesmo isso o que os torna tão interessantes, mesmo do ponto de vista dos seus adeptos.
Palavras-chave: Santos populares. Criminosos. Bandido social. João Baracho. Jararaca (José Leite de Santana).
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577 0 bytes UFGRS http://www.seer.ufrgs.br/index.php/CienciasSociaiseReligiao/article/view/2166 |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Festa da Alma Milagrosa, Simbolismo de um Ritual de Aflição  |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
FERRETTI, Sergio
Ritual popular no interior do Maranhão que funcionou durante 40 anos até o falecimento de seu organizador, realizado, com fogos, ladainha, velas, cachaça e dança de tambor diante da sepultara da Alma Milagrosa. Revela sincretismo com crenças do catolicismo popular, do folclore e no poder das almas. Turner (1972) mostra que os rituais preservam modelos de conduta coletiva e armazenam informações sobre a sociedade. Os rituais de aflição visam ajudar os que acreditam terem sido atingidos por doença, infelicidade, espíritos ancestrais, mágicos ou feiticeiros. A festa da Alma Milagrosa em Rosário pode ser considerada como ritual de aflição para apaziguar um espírito ancestral restabelecendo a ordem e colaboração social. Conforme Bourdieu (1974), seu organizador é um profeta ou empresário independente de bens de salvação. Com seu falecimento a festa não tem sido realizada por não ter surgido outra pessoa com o mesmo carisma e devoção.
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577 0 bytes UFGRS http://www.seer.ufrgs.br/index.php/CienciasSociaiseReligiao/article/view/2270 |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
A Identidade no Mundo das Religiões - Análise Desde um Olhar Localizado  |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
SILVA, José Maria da
O tema em questão aborda, a partir das reflexões abertas pelo teólogo católico Jacques Dupuis, as relações existentes – de incompatibilidade ou compatibilidade – entre a identidade religiosa cristã e a abertura ao mundo pluralista religioso pós-moderno. Constantemente presentes, como pilares do arcabouço teórico utilizado, estarão as reflexões daqueles estudiosos que, cônscios da realidade plural do mundo religioso atual, e não contentes com uma identidade amarrada somente à tradição e aos dogmas iniciais, desbravam um caminho ao mesmo tempo aberto às demais religiões e com identidade própria, porém, não fechada. O objetivo principal desta pesquisa é mostrar a possibilidade de uma reflexão localizada religiosamente, porém, aberta ao contato e diálogo com as diversas expressões do pluralismo religioso hodierno.
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585 0 bytes REVER http://www.pucsp.br/rever/rv4_2001/t_silva.htm |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Pós-modernidade, religião e educação: desafios epistemológicos  |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
GUEDES, Maria Luiza
Nossa intenção, no espaço deste texto, é contribuir com o debate e, portanto, com o amadurecimento da reflexão que vem subsidiando a elaboração de propostas para o ensino religioso, hoje obrigatório, na escola pública brasileira. Para tanto, pretendemos iniciar caracterizando o que, não sem controvérsias, se convencionou denominar condição pós-moderna, cujo clima e demandas criaram as condições para que o ensino religioso não ficasse restrito a questão de foro intimo e, portanto, objeto de escolha na esfera privada por um lado, e por outro exigem que este ensino amplie suas funções e perspectivas na medida em que passa a integrar o currículo escolar na qualidade de disciplina de oferta obrigatória.
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588 0 bytes UEM http://www.dhi.uem.br/gtreligiao/st4.html |
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