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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Um Aspecto da Diversidade Cultural do Caboclo Amazônico: a Religião Popular Versão: PDF
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
MAUÉS, Raymundo Heraldo

Este trabalho trata de um aspecto da diversidade cultural do caboclo amazônico, isto é, a religião. Esta se constitui numa espécie de catolicismo popular, que mantém relações com o xamanismo nativo – a pajelança cabocla –, e que se originou de antigas práticas e crenças dos índios Tupinambás, que habitaram parte da região amazônica no período colonial, bem como de influências portuguesas e africanas.

Palavras-chave: Amazônia. Religião. Cultura Popular.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Uma oferenda a Yemanjá: a religiosidade presente na festa de 1º de janeiro nas praias cariocas Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
PALITOT, Fernanda Souto Maior

Dentro desta abordagem é possível estudar a religião e o espaço. Busca-se entender como a experiência religiosa é vivida espacialmente (Rosendahl, 1993). Esta linha de pensamento encontrou muitas resistências, pois muitos geógrafos não viam ligação entre a religião e o espaço. No entanto, conforme afirma Rosendahl (1995), sabemos que toda a manifestação religiosa precisa de algum espaço para ser executada, o que a torna legível geograficamente.

Palavras-chave: Oferenda. Yemanjá.

Downloads 751  751  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UEM  Site http://www.dhi.uem.br/gtreligiao/st7.html
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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Devoções, festas e ritos: algumas considerações Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
COUTO, Edilece Souza

O Simpósio Temático denominado Devoções, festas e ritos foi proposto com a intenção de reunir pesquisadores e promover o debate sobre o sentimento religioso em abordagens histórica, antropológica ou sociológica. O principal objetivo era discutir as origens, características, rupturas e continuidades das manifestações religiosas: festejos, peregrinações e rituais presentes nos cultos dirigidos a Deus, à Santíssima Trindade, aos santos – canonizados pela Igreja Católica e também aqueles que ainda não alcançaram a honra dos altares oficiais, mas que recebem homenagens dos fiéis – ou qualquer outra entidade cultuada no Brasil. Este texto traz algumas considerações sobre a diversidade no uso do espaço e do tempo nas comemorações religiosas e um pequeno balanço historiográfico sobre o tema.

Downloads 752  752  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UEM  Site http://www.dhi.uem.br/gtreligiao/artigo.html
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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Ensino religioso em Franz Rosenzweig Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
GUARNIERI, Maria Cristina Mariante

A questão do ensino religioso é bastante complexa. Diante dessa complexidade, que é tanto teórica quanto prática, observa-se que a religião pode transitar entre o lugar do objeto que precisa ser conhecido e, também, como agente no diálogo humano,
especialmente na formação desse humano. O que temos por trás dessa constatação é a antiga tensão fé e razão, tensão essa que não pretendemos ignorar, ao contrário, servirmo-nos dela para fundamentar a discussão de uma teoria da religião que legitime o pensador religioso, justamente pela riqueza das controvérsias que a questão impõe. Nossa intenção é trazer a questão da religião como um campo que suscita saber próprio, isto é, discutir a possibilidade de construção de conhecimento a partir da própria religião e nesse sentido contribuir para esse debate.

Downloads 752  752  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UEM  Site http://www.dhi.uem.br/gtreligiao/st6.html
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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Quando o Estado pede socorro à religião Popular Versão: pdf
Atualização:  7/5/2012
Descrição:
CAVALIERE, Ana Maria

O artigo trata da implantação do ensino religioso no Estado do Rio de Janeiro, com base na lei 3.459/2000. Constatou-se que, na ausência de propostas oriundas do próprio campo educacional para a formação geral dos alunos, a disciplina tem ocupado esse espaço, extrapolando sua atuação para além da formação religiosa, prevista em lei. Apresenta-se a ideia de que, frente às dificuldades enfrentadas pelo sistema escolar no processo de incorporação de grandes parcelas das classes populares, o Estado abdica de seu papel socializador e cede à religião parte de suas responsabilidades.

Palavras-chave: Ensino religioso. Escola pública. Interconfessional. Conflito religioso.

Downloads 753  753  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma GPER  Site http://www.gper.com.br/
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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!A Igreja Católica e Seu Papel Político no Brasil Popular Versão: 
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
ZEVEDO, Dermi

Este texto analisa o papel político da Igreja Católica Apostólica Romana no Brasil, por meio da CNBB, em seu relacionamento com o Estado e com a sociedade civil. Suas bases teóricas inspiram-se na corrente renovadora da Igreja, legitimada pelo Concílio Vaticano II (1962-1965).

Downloads 756  756  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://www.iea.usp.br/iea/revista/coletaneas/religioes/index.html
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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Antero de Quental foi Budista? Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
FEITAIS, Paulo

Antero não encarou o Budismo como uma religião de que se tenha tornado adepto, ou uma filosofia constringente e impeditiva da originalidade, e essa talvez seja uma das maiores fontes de equívoco em relação à interpretação do seu pensamento. Nesse sentido, Antero não seria budista, como não seria kantiano, nem aristotélico, nem platónico, ou seja lá o que for que o tornasse tributário duma visão sectária, parcelar, limitativa em termos existenciais.

Downloads 758  758  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ulusofona  Site http://cienciareligioes.ulusofona.pt/revista_ciencia%20das%20religioes_parteI.htm
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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Reinterpretação do Budismo Chinês e Coreano no Brasil Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
SHOJI, Rafael

Esse artigo tem como objetivo fornecer um panorama do Budismo chinês e coreano no Brasil. Inicialmente serão descritos os dados existentes sobre a imigração chinesa e coreana, bem como dados dos templos visitados em pesquisa de campo. No caso chinês, os grupos no Brasil podem ser basicamente divididos em templos étnicos - fruto da organização de iniciativas locais - e representações de instituições de presença mais globalizada, com estratégias mais organizadas de inserção na sociedade brasileira. No caso coreano, um dos principais motivos da quase ausência de templos budistas é a assistência dada pelas igrejas aos imigrantes na sua chegada. Ao final serão comparados os processos de aculturação desses templos chineses e coreanos com o caso japonês, com a intenção de oferecer elementos mais gerais de reinterpretação do Budismo do Extremo Oriente no Brasil.

Downloads 759  759  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma REVER  Site http://www.pucsp.br/rever/rv3_2004/t_shoji.htm
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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!A contribuição, do ponto de vista do professor-leitor, da revista diálogo para o Ensino Religioso Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
CARDOSO, Cláudia Regina Tavares; JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo

A Diálogo – Revista de Ensino Religioso – tem contribuído para a formação dos professores no Brasil e na propagação do Ensino Religioso (ER), como área de conhecimento, desde a criação em 1995 até 2005, quando completou 10 anos de criação. Essa contribuição se dá por meio dos temas abordados e também pela ótica dos educadores, que buscam contribuir na elaboração da revista, enviando seus questionamentos e sugestões. A Revista Diálogo é editada pela Paulinas, desde outubro de 1995 e nasceu das aspirações de professores do ER. Criada em pleno debate da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), que em 1997 ocorreu a revisão do Artigo 33, da Lei 9.475/97, que reforçou o ER como disciplina curricular e área de conhecimento a ser ensinado nas escolas públicas do ensino fundamental. O formato da Diálogo foi estudado pelos elaboradores, pensando no(a) professor(a)-leitor(a) do periódico, conforme descreve a editora, Irmã Luzia Sena, em entrevista: “(...) nós começamos do zero (...) pensando no formato da revista, colocando-nos no lugar do professor, como ele queria que fosse”. Da relação entre o professor-leitor e o periódico Diálogo há todo um processo de comunicação e recepção em que produto (a Revista) oportuniza ao público-sujeto-leitor-receptor (o professor) aquisição de conhecimento, de informação. O professor-leitor, por sua vez, retorna esse saber e interfere na elaboração da Revista. Para analisar as 134 Cartas dos Leitores da Revista Diálogo buscou-se agrupá-las em categorias, que facilitam o processo de análise. Da participação dos leitores em se corresponder com a direção da Revista Diálogo, 93 são do sexo feminino, sendo que os universos feminino e masculino que escreveram estão concentrados na região Sudeste do Brasil. Como “Formação” entendeu-se na leitura das cartas que são utilizadas, ao menos, com três fins específicos: na informação e atualização do(a) leitor(a)-receptor(a); como subsídio para atuação do professor em sala de aula e como material de apoio, manuseado pelos estudantes. Ao analisar as cartas, observando a formação e atuação dos receptores da Diálogo consegui-se delinear o perfil desse(a) leitor(a). Entre os correspondentes, 46,25% (62 leitores) não especificaram a formação ou a atuação profissional e 31,34% são professores do ER nas redes pública e particular e também religiosos(as). No uso da Revista Diálogo como “subsídios para a atuação em sala de aula” percebe-se a satisfação de 37,31% dos(as) leitores(as). Como o(a) receptor(a)-leitor(a) percebe a revista, pode vir a influenciar em seus sentimentos com relação ao objeto do conhecimento, neste caso o ER. O formato da Revista, a visualização, com imagens, fotos e ilustrações interferem na assimilação do objeto lido. Entre o universo de correspondências, 74 referem-se positivamente a apresentação da Revista Diálogo.

Palavras-chave: Ensino Religioso. Periódico. Público-sujeto-receptor. Professor-leitor. Comunicação.

Downloads 760  760  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UEM  Site http://www.dhi.uem.br/gtreligiao/artigo.html
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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Identidade do sacerdote – o conflito pós-moderno Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
SANTOS, Rodrigo Carneiro dos

O sacerdote pós-moderno está no centro de um processo de transformação estrutural no campo da sua formação e atuação na sociedade pós-moderna, processo este que inserido em uma sociedade que sofre constantes e rápidas alterações, é dinâmico e imprevisível, gerando portanto, contínuas e inevitáveis crises e dúvidas que, enquanto não houver uma profunda e duradoura transformação no modelo e na dinâmica da sociedade ocidental, tendem a continuar e se intensificar de modo cada vez mais intenso.

Downloads 760  760  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UEM  Site http://www.dhi.uem.br/gtreligiao/st7.html
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