Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Pós-modernidade, religião e educação: desafios epistemológicos  |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
GUEDES, Maria Luiza
Nossa intenção, no espaço deste texto, é contribuir com o debate e, portanto, com o amadurecimento da reflexão que vem subsidiando a elaboração de propostas para o ensino religioso, hoje obrigatório, na escola pública brasileira. Para tanto, pretendemos iniciar caracterizando o que, não sem controvérsias, se convencionou denominar condição pós-moderna, cujo clima e demandas criaram as condições para que o ensino religioso não ficasse restrito a questão de foro intimo e, portanto, objeto de escolha na esfera privada por um lado, e por outro exigem que este ensino amplie suas funções e perspectivas na medida em que passa a integrar o currículo escolar na qualidade de disciplina de oferta obrigatória.
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758 0 bytes UEM http://www.dhi.uem.br/gtreligiao/st4.html |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
O Paraíso e o Capitel: Representações do Protestantismo no Brasil Republicano (1910-1920)  |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
SANTOS, Lyndon de Araújo
Trata-se de uma reflexão metodológica em torno da noção de representação, aplicada à pesquisa sobre a relação entre o protestantismo e a cultura brasileira. Esta relação, historicamente construída em todo o Brasil, foi identificada em duas cidades, a capital da República, o Rio de Janeiro, e a capital do Maranhão, São Luís. Foram tomados textos e imagens veiculados através da literatura, do jornal e de um quadro, compondo um conjunto de representações sobre o protestantismo. O propósito, portanto, é discutir a pertinência e o alcance que esta noção oferece à pesquisa sobre a história do protestantismo no Brasil.
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762 0 bytes REVER http://http://www.pucsp.br/rever/rv1_2003/t_santos.htm |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Ensino religioso em Franz Rosenzweig  |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
GUARNIERI, Maria Cristina Mariante
A questão do ensino religioso é bastante complexa. Diante dessa complexidade, que é tanto teórica quanto prática, observa-se que a religião pode transitar entre o lugar do objeto que precisa ser conhecido e, também, como agente no diálogo humano, especialmente na formação desse humano. O que temos por trás dessa constatação é a antiga tensão fé e razão, tensão essa que não pretendemos ignorar, ao contrário, servirmo-nos dela para fundamentar a discussão de uma teoria da religião que legitime o pensador religioso, justamente pela riqueza das controvérsias que a questão impõe. Nossa intenção é trazer a questão da religião como um campo que suscita saber próprio, isto é, discutir a possibilidade de construção de conhecimento a partir da própria religião e nesse sentido contribuir para esse debate.
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766 0 bytes UEM http://www.dhi.uem.br/gtreligiao/st6.html |
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