Categoria: Ensino Religioso Artigos |
SOS Mulher – A Identidade Feminina na Mídia Pentecostal |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
MACHADO, Maria das Dores Campos
Trata-se de uma análise da mídia pentecostal com o objetivo de verificar a “imagem” da mulher transmitida por esses grupos religiosos: seus papeis, comportamentos e relações na família, na comunidade religiosa e na sociedade mais ampla. A inclusão de temas como o aborto, planejamento familiar, sexualidade, participação feminina na política e no mercado de trabalho sugere que, seja em atendimento as demandas das leitoras, seja pela incorporação de mulheres no seu corpo editorial, os dois grupos tentam se alinhar com os processos sociais que afetam a identidade feminina. As possibilidades da construção de uma imagem mais positiva e afirmativa das mulheres, bem como os limites dessa redefinição da identidade do gênero feminino no universo pentecostal serão apontados nas conclusões dessa comunicação.
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673 0 bytes UFGRS http://www.seer.ufrgs.br/index.php/CienciasSociaiseReligiao/article/view/2157 |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
As Influências da Lógica Mercadológica sobre as Recentes Transformações na Igreja Católica |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
GUERRA, Lemuel
Nosso propósito neste artigo é discutir, usando os pressupostos do Paradigma do Mercado Religioso, que tem em Berger (1985) Finke & Stark (1988, 1992) e Stark & Iannaccone (1994), seus principais formuladores, as transformações que se realizam no campo do Catolicismo brasileiro, a partir de modificações na constituição interna da esfera da religião no Brasil, no final do século XX. Privilegia-se aqui a definição institucional do fenômeno religioso, sendo nosso objetivo demonstrar que, acima de todos os fatores que influenciam a dinâmica da esfera da religião, têm preponderância aqueles ligados ao nível de concorrência entre organizações religiosas. A partir desse ponto de vista, examinamos alguns fatos da história recente da religião no Brasil, apresentando uma interpretação do processo pelo qual a Igreja Católica vai perdendo sua posição de monopólio no mercado religioso nacional e se vê pressionada à realização de mudanças reativas em seus discursos e práticas religiosas, refletidas na hegemonização do modelo carismático, que vai, aos poucos, substituindo a preponderância anterior do modelo progressista.
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674 0 bytes REVER http://http://www.pucsp.br/rever/rv2_2003/t_guerra.htm |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
A institucionalização das práticas em manifestações culturais |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
PINTO, Jorge Luiz Dias
A religião Católica é a corrente cristã seguida pela grande maioria da população do Brasil. Entretanto, um conjunto de crenças e rituais é praticado no país sob uma configuração tradicional que, em muitos aspectos, difere do catolicismo, dito, oficial. A estas práticas, dá-se a classificação de manifestação popular. A Folia de Reis, objeto de nosso estudo, integra tal conjunto de manifestações de religiosidade popular. A importância de se estudar a história de um grupo de Folia de reis, como no nosso caso a companhia Unidos com Fé, verifica-se pela contribuição de estudos voltados para uma melhor compreensão dessas manifestações e suas relações com a sociedade em vivemos.
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684 0 bytes ABHR http://www.abhr.org.br/?page_id=57 |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Pós-modernidade, religião e educação: desafios epistemológicos |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
GUEDES, Maria Luiza
Nossa intenção, no espaço deste texto, é contribuir com o debate e, portanto, com o amadurecimento da reflexão que vem subsidiando a elaboração de propostas para o ensino religioso, hoje obrigatório, na escola pública brasileira. Para tanto, pretendemos iniciar caracterizando o que, não sem controvérsias, se convencionou denominar condição pós-moderna, cujo clima e demandas criaram as condições para que o ensino religioso não ficasse restrito a questão de foro intimo e, portanto, objeto de escolha na esfera privada por um lado, e por outro exigem que este ensino amplie suas funções e perspectivas na medida em que passa a integrar o currículo escolar na qualidade de disciplina de oferta obrigatória.
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686 0 bytes UEM http://www.dhi.uem.br/gtreligiao/st4.html |
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