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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!A permanência da força criativa da linguagem ritual na pós-modernidade: “Exu agodô... o sangue eu te Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
PRATES, Admilson Eustáquio

Este texto é resultado do trabalho de campo realizado em uma casa de culto afro-sertanejo que toca Quimbanda, Umbanda e Candomblé de nação Angola, Roça Gongobira Ungunzo Mochicongo, na cidade de Montes Claros/MG. A pesquisa de campo, neste terreiro, concentrou sua atenção em compreender o imaginário de Exu a partir dos adeptos dos rituais de Quimbanda, utilizando como fontes às lendas e as cantigas de Exu e Pombagira.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!A parábola migrou pro poema: o bom samaritano em “Um cadáver de poeta”, de Álvares de Azevedo Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
BELÚZIO, Rafael Fava

Com este trabalho proponho uma leitura do poema “Um cadáver de poeta” – presente na “Segunda parte” da Lira dos vinte anos (1852), de Álvares de Azevedo – em especial no que diz respeito à migração da parábola do bom samaritano para a fatura do poema analisado, quer dizer, verificarei em que medida o texto bíblico – fator externo – fora internalizado em “Um cadáver de poeta”.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!A Presença da Deusa na Umbanda e Sua Relação com a Hospitalidade Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
FRIEDERICKS, Liliane Provenzano

A Deusa, símbolo do sagrado feminino, sempre esteve presente nos cultos e representações religiosas da humanidade, pois está relacionada à figura da mãe, tanto no aspecto micro-físico de doadora da vida individual, como no aspecto macro-espiritual, enquanto doadora da vida universal e nesse caso, denominada de Grande Mãe.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!A prática caritativa ontem e hoje: a que se destina? Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
SILVA, Claudia Neves da

A partir dessa concepção cristã de caridade, decidimos elaborar um texto no qual pudesse apresentar como e porque este valor cristão foi incentivado pelas diferentes religiões e os efeitos desta prática na população carente de bens materiais. No entanto, quando percorremos a produção historiográfica voltada para a caridade, pouco é encontrado. Por este motivo, não nos detivemos apenas em um historiador, mas procuramos ousadamente, construir, de forma breve e com várias lacunas, a trajetória história da prática caritativa.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!A Questão das Seitas na França: Vitalidade Religiosa de uma Mitologia Científica? Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
RODOLPHO, Adriane Luisa

Este artigo pretende destacar alguns pontos relevantes para a discussão sobre os caminhos heurísticos da análise do campo religioso na França. O fato de ser uma antropóloga brasileira levou-me à construção de um olhar específico sobre esse campo, identificando o problema social das seitas enquanto parte de uma tradição de longa data que discute o lugar dos grupos minoritários de crença no campo religioso francês.

Palavras-chave: Teoria antropológica. Etnografia. Religião. Seita.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!A presença do demônio nos Fioretti de São Francisco de Assis Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
JUDAR, Vandergleison

A figura do mal sempre esteve presente em diversas culturas. No que se refere ao ambiente cristão, não é diferente. Neste, o mal se apresenta na imagem do demônio, reconhecido através de seu nome pessoal Lúcifer ou ainda o mais popular Diabo. A idéia de um ser maléfico assumindo uma personalidade foi uma imagem forjada ao longo da história desde a antigüidade. Percebemos isto, através das várias influências de diversas culturas como a babilônica, por exemplo, sobre o judaísmo. Como o judaísmo é a religião de onde o cristianismo surge, tais influências são também absorvidas por ele, deste modo, o mal será redimensionado tornando-se uma figura real, personificada, tão presente quanto o próprio Deus. Os séculos que separam a Antigüidade da Idade Média serviram para fortificar ainda mais a imagem deste ser tão temido e tão odiado. Pouca ênfase a igreja primitiva deu ao Diabo, contudo na Idade Média, precisamente séculos XI-XII, lhe é dado mias espaço, ocupando o rico imaginário do período. Então, durante a Idade Média, a imagem do demônio causava medo, trazia todos os tormentos e tentações, apoiado pelos seus subalternos para desviar os fiéis dos caminhos do Senhor. Por isso, durante este momento da história, o Diabo foi muito aproveitado pela própria Igreja, que através do medo buscava a salvação de seus fiéis. Sendo assim, buscaremos compreender em uma fonte do período, precisamente do século XIV, denominada os Fioretti de São Francisco de Assis, a imagem do demônio, na qual o “inimigo” é visto em consonância com a realidade sócio-cultural, rico em toda representação que o mal possui naquele momento. No entanto, percebemos um diferencial encontrado no texto, que nos apresenta um curioso aspecto sobre o qual iremos nos debruçar um pouco mais.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!A ressignificação do discurso psiquiátrico no cotidiano de uma instituição disciplinar kardecista na Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
PETERS, Carlos Eduardo Marotta

O espiritismo kardecista chegou ao Brasil no final do século XIX. Era visto, naquela época, como mais uma novidade cultural vinda da França, país de referência para a cultura burguesa que dava os seus primeiros passos no Brasil. O kardecismo, em essência, é uma doutrina religiosa que nasceu no contexto do cientificismo do século XIX. Trata-se de um pensamento que articula elementos do evolucionismo, do positivismo e de diversas concepções reencarnacionistas, advindas de antigas religiões orientais e da tradição filosófica greco-romana. Uma das novidades doutrinárias propostas pelo kardecismo foi a articulação de um discurso eminentemente religioso, preocupado com a evolução dos espíritos e com a possibilidade de contatos entre esses e o mundo dos vivos e o pensamento científico. As obras de Allan Kardec, considerado o decodificador do Espiritismo moderno, em função dessa junção, acabam por sacralizar os discursos científicos, colocando-os a serviço das revelações dos espíritos.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!A renovação Popularizadora Católica Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
SOUZA, André Ricardo de

O cenário religioso brasileiro é cada vez mais plural e marcado pela concorrência entre igrejas. O crescimento neopentecostal, sobretudo da Igreja Universal do Reino de Deus, evidencia essa disputa por adeptos. A Igreja Católica vem procurando se impor nesse mercado religioso, implementando inovações. Fortaleceu e fez crescer o movimento leigo da Renovação Carismática Católica, num primeiro momento. E atualmente conta com técnicas de marketing e o trabalho pastoral e artístico dos padres cantores. Essa nova modalidade de reação católica é chamada renovação popularizadora.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!A Natureza Humana e o Simbolismo Religioso: desafios às ciências da religião Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
GUERRIERO, Silas

Este texto procura discutir a natureza da religião e a importância do simbolismo religioso na constituição do ser humano. Parte do princípio de que qualquer olhar unidirecional sobre a religião resulta em reducionismos. As contribuições advindas de outras áreas, além das ciências sociais, cooperariam para um avanço no conhecimento acerca do fenômeno religioso, embora seja um desafio às ciências da religião.

Downloads 989  989  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFGRS  Site http://seer.ucg.br/index.php/caminhos/article/view/5
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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!A metrópole como expressão simbólica da religião da razão Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
GAFFO, Leandro

Não se trata de comparar religião e ciência, mas de perceber a estreita semelhança que ambas têm com o transcendente, ainda que, pelo menos no segundo caso, esta transcendência seja apenas uma projeção.

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