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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Fé de Habermas e Descrença de Ratzinger: ciências naturais e estado entre conservadorismo e moderniz Popular Versão: PDF
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
TESTA, Fernando Gregianin

Com o atual advento do que foi chamado de novo ateísmo, o debate sobre a validade da religião como conhecimento ressurge com força, virulência e panfletagem. Trata-se, no entanto, da reedição de uma discussão mais antiga que ocorre no interior de um processo que é entendido como modernização. Este processo modernizador se alimenta por um lado, do sucesso do método em campo científico-tecnológico projetando-o para fora do seu campo de origem, e, por outro, da negação do passado humano em suas instituições tradicionais. Pretende, assim, reconstruir a sociedade em outras bases e, em suas versões mais otimistas, resolvê-la. Assim, a modernização da sociedade consome as instituições pré-modernas e isto se reflete no diálogo entre as ciências naturais e teologia. Joseph Ratzinger argumenta que não se pode dar primazia à razão prescindindo da contribuição das outras formas de vida. Para isso usa um argumento cético-empírico: os estados e a maioria podem produzir a violência e a ciência pode produzir a bomba e, hoje, a manipulação de seres humanos. Logo, tentaremos entender o que é que Habermas entende por modernização, o que acontece filosoficamente na criação da ciência no início da modernidade, a influência que esta teve na constituição dos estados, a crítica de Ratzinger a esta influência e a discussão sobre o novo ateísmo.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Religião e relações de gênero. Um olhar sobre as transformações de identidades e práticas sociais de Popular Versão: pdf
Atualização:  26/4/2011
Descrição:
BANDINI, Claudirene Aparecida de Paula

O presente artigo analisa as práticas sociais, as intrigas e as transformações de identidades mediante as relações de poder-dominação de gênero no interior da Igreja Pentecostal, a Assembleia de Deus. Por meio da combinação de técnicas de pesquisa da História Oral e da categoria relacional e histórica de gênero, será evidenciado como as práticas culturais das líderes têm gerado transformações e influenciado na reconstrução das identidades femininas pentecostais.

Palavras-chave: Religião. Gênero. Empoderamento social.


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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Representações e práticas mortuárias na cultura popular brasileira: influências e apropriações  Popular Versão: pdf
Atualização:  26/4/2011
Descrição:
ANDRÉ, Richard Gonçalves

Este artigo tem por objetivo estabelecer um quadro analítico concernente às principais características das representações e práticas mortuárias existentes na cultura popular brasileira, tais como: o conhecimento do momento do trespasse; a participação da coletividade durante a agonia e o velório; as práticas de exortação e evocação dos mortos; o sepultamento em igrejas e, por fim, o processo de cemiterização. Da perspectiva teórico-metodológica, serão utilizados alguns dos conceitos da história cultural e da história das religiões, tais como representação, prática, apropriação, cultura popular, mito e rito, compreendendo as religiões e religiosidades como fenômenos culturais. A partir dessa reflexão, conclui-se que houve a permanência desse imaginário mórbido na atualidade, a despeito da expansão dos discursos médicos e higienistas no século XIX. Sobrevivência, contudo, que possui características próprias, uma vez que as atitudes em questão respondem aos problemas decorrentes de um diferente contexto histórico.

Palavras-chave: Morte. Representação. Prática. Apropriação.
Cultura popular.


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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O império e a Cruz: reflexos da teologia imperial romana na cristologia da Igreja primitiva Popular Versão: pdf
Atualização:  26/4/2011
Descrição:
LIMA JÚNIOR, Francisco Chagas Vieira

O presente artigo aborda as manifestações de circularidade cultural e de resistência religiosa e simbólica existentes no contexto histórico do cristianismo inicial, face à expansão e hegemonia política e cultural do imperialismo romano imposto ao mundo mediterrâneo e judaico-cristão no primeiro século da Era Cristã, analisando como o antagonismo do movimento cristão em relação à religiosidade e a teologia pagã presentes no culto ao imperador romano contribuiu para o processo de formação do imaginário e da cristologia dentro das tradições que vieram a se cristalizar sob a forma dos evangelhos bíblicos.

Palavras-chave: Simbolismo. Imperialismo. Circularidade. Resistência. Cristologia.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Conservadorismo, Educação e Tomismo no Império brasileiro Popular Versão: pdf
Atualização:  26/4/2011
Descrição:
MARTINS, Patrícia Carla de Melo

O sistema de ensino, organizado para formar a elite dominante, tornou-se uma via de legitimação do padroado régio no Brasil. Ao ser alçado num princípio filosófico-teológico, verifica-se uma constante presença do tomismo no discurso dos manuais de filosofia utilizados nos cursos secundário e superior. A filosofia tomista apresenta-se como uma estrutura de poder junto à elite dominante que normatizava, por exemplo, concepções de hierarquia política. Entregue a Congregação dos Capuchinhos franceses, em 1856, o Seminário Episcopal de São Paulo foi um difusor do pensamento tomista entre os cafeicultores que passaram a liderar a economia nacional. Este artigo tem como objeto de análise os manuais de formação utilizados no seminário durante a segunda metade do século XIX, nos quais se evidenciam os aspectos da filosofia-teológica propalada pelo clero francês. Verificam-se nesta abordagem características das práticas e representações do tomismo dispostas sobre da sociedade brasileira.

Palavras-chave: Conservadorismo. Educação. Monarquia. Tomismo. Capuchinhos.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O Ensino Religioso e a Interpretação da Lei Popular Versão: pdf
Atualização:  15/8/2013
Descrição:
DICKIE, Maria Amélia Schmidt. e LUI, Janayna de Alencar.

Resumo: O trabalho trata das diferentes interpretações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, de 1996, especialmente da reformulação de seu artigo 33, de 1997, que implementou e regulou o ensino religioso em escolas públicas. Sendo essa regulamentação referente aos ensinos de primeiro e segundo graus, ficou a cargo dos diferentes estados por em prática os ditames legais, através de suas Secretarias de Educação. Vamos considerar dois casos específicos, o de São Paulo e o de Santa Catarina, mostrando como essas diferentes interpretações da lei condicionaram o tipo de atuação possível de agentes religiosos nos processos tanto de capacitação dos professores como de definição de currículos.

Palavras-chave: Ensino Religioso. Legislação. Santa Catarina. São Paulo.


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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Rito de instituição e práticas religiosas em uma celebração ortodoxa ucraniana Popular Versão: pdf
Atualização:  26/4/2011
Descrição:
TAMANINI, Paulo Augusto

Este artigo analisa os preparativos e o desenvolvimento da cerimônia de casamento de uma comunidade ortodoxa ucraniana, tendo como referencial teórico os Ritos de Instituição, pensados por Bourdieu. Para o autor, estas cerimônias apontam para a função social dos ritos de passagem e como eles servem para separar os que já passaram pelos ritos daqueles que ainda passarão. Sob este prisma, o casamento torna-se marcadores de identificação social e religiosa, em que há um antes e um depois, onde se consagra, legitima e naturaliza a diferença.

Palavras-chave: Rito de instituição. Práticas religiosas. Ortodoxos ucranianos. Casamento bizantino.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Educação e instituições religiosas  Popular Versão: pdf
Atualização:  26/4/2011
Descrição:
OTTO, Clarícia; KRETZER, Altamiro Antônio

Neste trabalho objetiva-se discutir sobre o processo de socialização por meio do qual as instituições religiosas inculcam determinadas verdades. Especificamente, refere-se à Igreja Católica no Brasil e de seus procedimentos estratégicos no campo educacional, no período republicano. Os porta-vozes dessa instituição fazem acreditar em modos de pensamento preestabelecidos que devem ser incorporados. Obviamente, esse processo é dinâmico, e, em meio a conflitos e resistências, indivíduo e instituição interagem influenciando-se mutuamente. Metodologicamente, para demonstrar como os sujeitos do campo religioso constroem trajetórias de ação institucional no campo educacional, de modo a não se perceber as fronteiras entre um campo e outro, este trabalho foi dividido em duas partes. A primeira parte aborda os aspectos teóricos e contextuais da Igreja Católica. A segunda exemplifica como os padres da Ordem Franciscana assumiram o processo de socialização institucional ao incorporarem um conjunto de valores em prol e pelo monopólio da educação escolar.

Palavras-chave: Educação. Igreja Católica.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O Espírito Santo, a Mídia e o território dos Crentes Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
BRIMAN, Patricia

O artigo explora as relações estabelecidas entre pentecostais pertencentes a uma Assembleia de Deus e uma vila de pescadores do ponto de vista político, religioso e mediático. Discute como a imagem de uma “comunidade de crentes” que se apresenta “apartada do mundo” se relaciona com a mídia e faz desta um auxiliar importante para a construção das referências bíblicas, sociais e morais dos seus membros bem como a visibilidade destes no espaço público.

Palavras-chave: Pentecostalismo. Mídia. Território. Política.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Pressupostos para a abordagem semiótica da imagem religiosa Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
BORTOLOTTI, Ricardo Gião

A análise da imagem, nas suas mais diversas modalidades e concreções, atraiu renomados pensadores da arte, bem como filósofos, preocupados com a percepção estética. Discípulos de Saussure, na vertente dual da semiótica, realizaram trabalhos de peso na área, como bem notamos na trajetória de Barthes. Com efeito, por mais fecunda que se apresente essa semiótica, parece que não ultrapassa o domínio que a teoria de Peirce nos legou. Com sua estrutura lógico-triádica, amplia o campo da análise, possibilitando, ao crítico, um recorte de elementos do fenômeno conforme a tríade de suas categorias fenomenológicas, as quais combinam a qualidade, a existência e a lei, num mosaico em que, por sua vez, participam a representação, o objeto e o interpretante. Em outros termos, a semiótica peirceana, com sua noção de signo, fornece elementos para a análise da imagem, tomando o signo em si mesmo, na sua relação com o objeto e na sua relação com alguma idéia interpretante, criada na mente de alguém.

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