Categoria: Ensino Religioso Artigos |
A re-territorialização do Sagrado no contexto urbanístico de Campo Grande - MS |
Versão: PDF Atualização: 26/4/2011 |
Descrição:
CASTILHO, Maria Augusta de; CHAPARRO, Yan Leite
Este trabalho procura expressar uma análise em relação ao fenômeno de re-territorialização na cidade de Campo Grande, MS, observando novas composições de lugares sagrados no cotidiano urbano, refletindo sobre a questão de subjetividade, território, cultura, desenvolvimento local e o simbólico. O estudo destaca dois aspectos importantes: a relação do crescimento demográfico da cidade junto ao movimento dessas novas igrejas e a composição subjetiva entre sagrado e urbano. A vida de uma coletividade envolve crenças que se revelam nas condutas e se materializam nas formas espaciais do cotidiano vivido, o que inclui a valorização, não só da dimensão simbólica – significativa dessas condutas –, como também da dimensão material, reveladora dessas crenças e condutas.
Palavras-chave: Sagrado. Simbólico. Re-territorialização.
|
480 0 bytes http://www.dhi.uem.br/gtreligiao/ |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Os penitentes do senhor dos passos, diversidade e identidade na religiosidade polular |
Versão: pdf Atualização: 7/5/2012 |
Descrição:
BITTENCOURT JR, Antonio
A procissão do Senhor dos Passos é celebrada no segundo sábado e domingo da quaresma1 quando uma multidão de fiéis se aglomera nas estreitas e tortuosas ruas da centenária cidade de São Cristóvão, no Estado de Sergipe. Dentre os participantes da procissão do Senhor dos Passos, destacamos pelo seu caráter ímpar, os penitentes, promesseiros que inspirados na própria imagem do Senhor dos Passos que é uma representação de Jesus Cristo a caminho do calvário, acreditam que é através da dor, do sofrimento, da privação ou da exposição pública da sua fragilidade, que se manifesta mais verdadeiramente a expressão da fé. O estudo da Procissão dos Penitentes do Senhor dos Passos pretende contribuir para a reafirmação do caráter multifuncional das manifestações do universo religioso popular.
|
495 0 bytes UEM http://www.dhi.uem.br/gtreligiao/st1.html |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Educação e instituições religiosas |
Versão: pdf Atualização: 26/4/2011 |
Descrição:
OTTO, Clarícia; KRETZER, Altamiro Antônio
Neste trabalho objetiva-se discutir sobre o processo de socialização por meio do qual as instituições religiosas inculcam determinadas verdades. Especificamente, refere-se à Igreja Católica no Brasil e de seus procedimentos estratégicos no campo educacional, no período republicano. Os porta-vozes dessa instituição fazem acreditar em modos de pensamento preestabelecidos que devem ser incorporados. Obviamente, esse processo é dinâmico, e, em meio a conflitos e resistências, indivíduo e instituição interagem influenciando-se mutuamente. Metodologicamente, para demonstrar como os sujeitos do campo religioso constroem trajetórias de ação institucional no campo educacional, de modo a não se perceber as fronteiras entre um campo e outro, este trabalho foi dividido em duas partes. A primeira parte aborda os aspectos teóricos e contextuais da Igreja Católica. A segunda exemplifica como os padres da Ordem Franciscana assumiram o processo de socialização institucional ao incorporarem um conjunto de valores em prol e pelo monopólio da educação escolar.
Palavras-chave: Educação. Igreja Católica.
|
496 0 bytes http://www.dhi.uem.br/gtreligiao/ |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Representações e práticas mortuárias na cultura popular brasileira: influências e apropriações |
Versão: pdf Atualização: 26/4/2011 |
Descrição:
ANDRÉ, Richard Gonçalves
Este artigo tem por objetivo estabelecer um quadro analítico concernente às principais características das representações e práticas mortuárias existentes na cultura popular brasileira, tais como: o conhecimento do momento do trespasse; a participação da coletividade durante a agonia e o velório; as práticas de exortação e evocação dos mortos; o sepultamento em igrejas e, por fim, o processo de cemiterização. Da perspectiva teórico-metodológica, serão utilizados alguns dos conceitos da história cultural e da história das religiões, tais como representação, prática, apropriação, cultura popular, mito e rito, compreendendo as religiões e religiosidades como fenômenos culturais. A partir dessa reflexão, conclui-se que houve a permanência desse imaginário mórbido na atualidade, a despeito da expansão dos discursos médicos e higienistas no século XIX. Sobrevivência, contudo, que possui características próprias, uma vez que as atitudes em questão respondem aos problemas decorrentes de um diferente contexto histórico.
Palavras-chave: Morte. Representação. Prática. Apropriação. Cultura popular.
|
497 0 bytes http://www.dhi.uem.br/gtreligiao/ |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Conversão do olhar: contribuições da história cultural para análise do campo religioso brasileiro co |
Versão: PDF Atualização: 26/4/2011 |
Descrição:
PROENÇA, Wander de Lara
Intensas remodelações processadas no cenário religioso brasileiro contemporâneo inauguraram práticas, promoveram rupturas e redefiniram novas tipologias de experiências com o sagrado. Esse quadro passou a exigir novas abordagens explicativas e revisão de categorias conceituais classicamente empregadas pelas diferentes áreas de conhecimento voltadas a este tipo de análise. Tomando a Igreja Universal do Reino de Deus como referência dessas transformações, e buscando realizar o que Pierre Bourdieu denomina “conversão epistemológica do olhar”, o presente artigo objetiva apresentar contribuições da História Cultural para uma investigação dos elementos mais consistentes que historicamente dão sustentação a tais práticas, superando, assim, as opiniões precipitadas ou generalizantes sobre esse movimento. Em um eficiente processo de apropriação e ressignificação, em aparente ambiguidade, apresentam-se, ainda, diferentes dimensões em que, ao combater práticas católicas e, principalmente, as religiões afro-brasileiras, o segmento iurdiano retraduz em seu favor um substrato cultural-religioso responsável por lhe conferir projeção majoritária no campo.
Palavras-chave: Campo religioso brasileiro. Igreja Universal do Reino de Deus. História Cultural. Conversão epistemológica.
|
501 0 bytes http://www.dhi.uem.br/gtreligiao/ |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Igreja Universal do Reino de Deus versus Candomblé: uma guerra santa? |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
BRITO, Paulo César de
A intolerância entre os adeptos das religiões tem sido tema de discussões entre vários autores. John Locke (1632 – 1704) em Carta Acerca da Tolerância (LOCKE,1973), já sinalizava para essa questão. Nesse texto, o autor observava que a intolerância encerra interesses que estão além dos propriamente religiosos. Assim, a imposição de princípios religiosos àqueles que não os aceitem ou que pertençam a outra modalidade de religião, constitui um arbítrio e, em grande medida, essa imposição visa à dominação do outro. A despeito de ser defensor de princípios que favoreciam o individualismo e a cidadania burguesa, Locke irá, em vários de seus textos, se contrapor a toda sorte de imposições que infrinjam a liberdade individual.
|
504 0 bytes ABHR http://www.abhr.org.br/?page_id=57 |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Conservadorismo, Educação e Tomismo no Império brasileiro |
Versão: pdf Atualização: 26/4/2011 |
Descrição:
MARTINS, Patrícia Carla de Melo
O sistema de ensino, organizado para formar a elite dominante, tornou-se uma via de legitimação do padroado régio no Brasil. Ao ser alçado num princípio filosófico-teológico, verifica-se uma constante presença do tomismo no discurso dos manuais de filosofia utilizados nos cursos secundário e superior. A filosofia tomista apresenta-se como uma estrutura de poder junto à elite dominante que normatizava, por exemplo, concepções de hierarquia política. Entregue a Congregação dos Capuchinhos franceses, em 1856, o Seminário Episcopal de São Paulo foi um difusor do pensamento tomista entre os cafeicultores que passaram a liderar a economia nacional. Este artigo tem como objeto de análise os manuais de formação utilizados no seminário durante a segunda metade do século XIX, nos quais se evidenciam os aspectos da filosofia-teológica propalada pelo clero francês. Verificam-se nesta abordagem características das práticas e representações do tomismo dispostas sobre da sociedade brasileira.
Palavras-chave: Conservadorismo. Educação. Monarquia. Tomismo. Capuchinhos.
|
504 0 bytes http://www.dhi.uem.br/gtreligiao/ |
|