Categoria: Ciências Artigos |
Do fazer ao Ensinar Ciência: a importância dos episódios de pesquisa na formação de professores |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
VIANNA, Deise Miranda; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de Entendemos que as pesquisas sobre formação de professores hoje incluem diferentes aspectos em suas abordagens. Para ensinar ciências um profissional precisa muito mais do que só saber os conteúdos e ter boa didática. A formação de professores (inicial e continuada) é um problema abrangente, sendo um desafio, diante de inúmeras questões já levantadas por profissionais experientes nesta área. Nosso trabalho de pesquisa se direciona para a formação permanente de professores (inicial e contínua), priorizando a relação Fazer Ciência e Ensinar Ciência (VIANNA, 1998), procurando mostrar a ciência que é feita nos laboratórios, pelos cientistas com a dos professores.
Palavras-chave: Formação de professores. Ensino de Ciências. Pesquisa e ensino.
|
1225 0 bytes IENCI – V6(2), pp. 111-132, 2001 http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID71/v6_n2_a2001.pdf |
Categoria: Ciências Artigos |
Calor e Temperatura no Ensino Fundamental: relações entre o ensino e a aprendizagem numa perspectiva |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
AGUIAR, Orlando Jr Nesse trabalho, iremos examinar, em caráter exploratório e preliminar, as possibilidades e contribuições de um Modelo de Ensino como instrumento auxiliar ao planejamento, desenvolvimento e avaliação de propostas de ensino de ciências, voltados para a promoção de mudanças cognitivas. Para isso, serão descritos os instrumentos utilizados no planejamento de um curso introdutório de Calor e Temperatura junto a alunos/as de 8ª série do Ensino Fundamental, e analisados seus resultados. O Modelo proposto procura estabelecer patamares pedagógicos concebidos a partir das tríades sucessivas, que marcam a evolução do conhecimento causal em termos intra, inter e trans-objetais (Piaget e Garcia, 1987). A avaliação dos resultados do trabalho, a partir da análise dos materiais escritos produzidos pelos estudantes ao longo do processo, nos levam a afirmar a complexidade intrínseca da aprendizagem humana, entendendo por complexidade fenômenos históricos, irreversíveis, imprevisíveis e indeterminados (Prigogine e Stengers 1997/1984).
Palavras-chave: Calor e temperatura. Ensino e aprendizagem. Modelo de ensino.
|
1080 0 bytes IENCI – V4(1), pp. 73-90, 1999 http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID48/v4_n1_a1999.pdf |
Categoria: Ciências Artigos |
Uma revisão de pesquisas nas concepções de professores sobre a natureza da ciência e suas implicaçõe |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
HARRES, João Batista Siqueira
Neste trabalho, como parte de uma pesquisa maior (Harres, 1999), situamos o estado atual da pesquisa, realizada fora do contexto brasileiro, nas Concepções sobre a Natureza da Ciência - CNC. Além de outras pesquisas, sintetizamos os resultados de três importantes revisões anteriores (Ledermann, 1992; Koulaidis e Ogborn, 1995; Porlán e Rivero, 1998) comparando-as com outros resultados mais recentes e destacando as implicações desses resultados para o ensino de Ciências.
Palavras-chave: Concepções dos Professores. Natureza da Ciência. Ensino de Ciências.
|
1363 0 bytes IENCI – V4(3), pp. 197-211, 1999 http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID53/v4_n3_a1999.pdf |
Categoria: Ciências Artigos |
Modelos: uma análise de sentidos na literatura de pesquisa em ensino de ciências |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
KRAPAS, Sonia; QUEIROZ, Glória; COLINVAUX, Dominique; FRANCO, Creso Tema dos modelos contribui para uma reflexão psicológica inovadora sobre a cognição humana. O mesmo tema tem aparecido também nas pesquisas voltadas para a educação em ciências, com freqüência crescente, mas com sentidos diversos. Assim é que o uso do termo modelo, nas suas acepções diversas, é um interessante tema de investigação e, neste trabalho, delineamos um quadro dos usos e sentidos de modelos na literatura internacional de educação em ciências. Partindo de uma definição preliminar de modelo como uma representação de uma idéia, objeto, evento, processo ou sistema, analisamos uma amostra de quatro periódicos de língua inglesa, com penetração internacional e foco exclusivamente em pesquisa em educação em ciências, no período de 1986 a 1996 e elaboramos um sistema de categorias relativas aos sentidos de modelos nesta literatura.
Palavras-chave: Modelos. Ensino. Ensino de Ciências. Cognição.
|
1112 0 bytes IENCI– V2(3), pp. 185-205, 1997 http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID33/v2_n3_a1997.pdf |
|