Categoria: Ciências Artigos |
Educação Ambiental, Cidadania e Sustentabilidade |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
JACOBI, Pedro A reflexão sobre as práticas sociais, em um contexto marcado pela degradação permanente do meio ambiente e do seu ecossistema, cria uma necessária articulação com a produção de sentidos sobre a educação ambiental. A dimensão ambiental configura-se crescentemente como uma questão que diz respeito a um conjunto de atores do universo educativo, potencializando o envolvimento dos diversos sistemas de conhecimento, a capacitação de profissionais e a comunidade universitária numa perspectiva interdisciplinar. O desafio que se coloca é de formular uma educação ambiental que seja crítica e inovadora em dois níveis: formal e não formal. Assim, ela deve ser acima de tudo um ato político voltado para a transformação social. O seu enfoque deve buscar uma perspectiva de ação holística que relaciona o homem, a natureza e o universo, tendo como referência que os recursos naturais se esgotam e que o principal responsável pela sua degradação é o ser humano.
Palavras-chave: Cidadania. Ecologia. Educação Ambiental.
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1348 0 bytes Cadernos de Pesquisa, n. 118, p. 189-205, março 20 http://www.scielo.br/pdf/cp/n118/16834.pdf |
Categoria: Ciências Artigos |
O ensino da astronomia por meio de oficinas, experimentos interativos e atividades lúdicas |
Versão: pdf Atualização: 8/10/2012 |
Descrição:
CRUZ, Lívia Camargos; CARDOSO, Walmir Thomazi
O presente trabalho visa mostrar o resultado do desenvolvimento de materiais lúdicos/interativos e a aplicação de dinâmicas em oficinas de baixo custo para ensino e divulgação da astronomia, aplicados desde 2009 na Escola Municipal de Astrofísica (EMA) e no planetário “Professor Aristóteles Orsini” (Parque do Ibirapuera, Departamento de Educação Ambiental – DEA, da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo – SVMA). A metodologia empregada no trabalho foi qualitativa (flick, 2007), considerando a interação de componentes metodológicos e teorias, assim como as abordagens de problemas. Palavras-chave: oficinas de Astronomia, experimentos de baixo custo, atividades údicas de Astronomia.
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1302 0 bytes Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia (FCET) |
Categoria: Ciências Artigos |
Mitos da didática das ciências acerca dos motivos para incluir a natureza da ciência no ensino das c |
Versão: Atualização: 2/3/2012 |
Descrição:
ACEVEDO, J. A.; Vázquez, A.; Paixão, M. F.; Acevedo, P.; Oliva J. M.; Manassero, M. A.
Em certas situações, a Didática das Ciências transmite como mitos algumas crenças que não estão suficientemente sustentadas pela investigação que ela própria produz. Este artigo mostra dois desses mitos relacionados com os motivos que se costumam apontar para incluir a Natureza da Ciência no ensino das ciências, como sejam a suposta relação entre a prática docente e as crenças sobre a Natureza da Ciência, e a crença de que a sua compreensão é um fator chave na hora de tomar melhores decisões cívicas em questões tecnocientíficas de interesse social. A análise que se apresenta realizou-se mediante a revisão de diversos resultados de investigações procedentes da própria Didática das Ciências e também da Psicologia das Decisões. A conclusão aponta para considerar que outros fatores influenciam mais, tornando muito menos lineares essas hipotéticas relações do que alguns especialistas pensam e mais complexa a problemática abordada.
Palavras-chave: Natureza da Ciência. Didática das Ciências. Ensino das ciências. Prática docente. Decisões tecnocientíficas.
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440 0 bytes Ciência & Educação, v. 11, n. 1, p. 1-15, 2005 |
Categoria: Ciências Artigos |
Gonorréia |
Versão: PDF Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
A gonorréia é uma infecção bacteriana freqüente, causada pela Neisseria gonorrhoeae, um diplococo Gram-negativo de transmissão quase que exclusiva através de contato sexual ou perinatal. Primariamente afeta membranas mucosas do trato genital inferior, e mais raramente,as mucosas do reto, orofaringe e conjuntiva. A infecção genital ascendente na mulher leva a uma complicação séria, a salpingite aguda, uma das principais causas de infertilidade feminina. A partir dos anos 90, deu-se início a um novo tempo no que se refere a descobertas sobre a patogenia da gonorréia e seu agente etiológico. O controle da gonorréia tem sido difícil na maioria das populações, e essa permanece um exemplo da influência que os fatores sociais, comportamentais e demográficos exercem na epidemiologia de uma doença infecciosa. O manejo da gonorréia e de outras doenças sexualmente transmissíveis requer tanto o tratamento do paciente e de seu parceiro sexual como medidas de saúde pública para interromper a transmissão da infecção e evitar complicações a longo prazo.
Palavras-chaves: Gonorréia. Neisseria gonorrhoeae.
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2389 0 bytes Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropic |
Categoria: Ciências Artigos |
Quando os micro-organismos salvam vidas - Seres diminutos a serviço da produção de medicamentos |
Versão: PDF Atualização: 2/3/2012 |
Descrição:
LOPES, Adriana A.; GUIMARÃES, Denise O.; PUPO, Mônica T.
É comum que a simples menção à palavra micro-organismo cause apreensão. Afinal, esses seres microscópicos são, muitas vezes, vilões quando o assunto é doença. Mas muitos deles têm sua faceta do bem. Uma delas – tema deste artigo – é a produção de medicamentos que salvam vidas. Mas vale, já neste início, lembrar que, há séculos, os micro-organismos estão a serviço do bem-estar dos seres humanos, ajudando-nos a produzir vinho, cerveja, vinagre, queijo, iogurte... A lista de benfeitorias é longa, como o leitor poderá conferir nas próximas páginas.
Palavras-chave: Micro-organismo. Produção de medicamentos.
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16723 0 bytes CIÊNCIAHOJE | VOL. 48 | 286 |
Categoria: Ciências Artigos |
O uso da água como tema gerador em uma atividade pedagógica de conscientização ambiental |
Versão: PDF Atualização: 2/3/2012 |
Descrição:
BELO, Carolina de Lima Alves; PARANHOS, Rodolfo.
O uso abusivo da água tem gerado a preocupação sobre uma possível escassez, o que aponta a necessidade de uma mudança drástica no comportamento das pessoas frente ao seu uso. Sendo assim, torna-se clara a importância da educação para auxiliar na tomada de consciência da responsabilidade e do direito de todos os cidadãos a um ambiente saudável, não só para o presente, mas também para as futuras gerações. Uma forma em que essas questões podem ser abordadas é usando a água como tema gerador, uma vez que é um assunto que proporciona ampla abordagem, seja porque está relacionado com questões ambientais e socioeconômicas ou porque abarca uma série de conceitos vinculados a outras disciplinas (interdisciplinaridade). Para a apresentação da atividade foram escolhidas dez escolas, sendo sete públicas e três particulares. Para avaliar a prática dos professores em relação à utilização das atividades práticas durante as aulas, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com o docente de Ciências da turma em que foi feita a apresentação. Para obter as concepções prévias dos estudantes e analisar a real aplicabilidade da atividade foram utilizados dois questionários: um antes da apresentação e outro após a apresentação. Os dados quantitativos foram organizados em percentagem. Os dados qualitativos foram trabalhados pela análise de conteúdo. As apresentações e análise dos dados indicaram que houve a compreensão dos conteúdos apresentados durante a atividade. Acreditamos que a proposta didática, assim elaborada, tem perspectivas de atingir nosso objetivo, que é de colaborar para que os alunos desenvolvam sua capacidade crítica e participativa, no que diz respeito ao consumo e preservação da água, e que também assumam a sua cota de responsabilidade na sociedade em que vivem, funcionando como agentes multiplicadores do conhecimento adquirido.
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2688 0 bytes Experiências em Ensino de Ciências – V6(1), pp. 7- |
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