Categoria: Ciências Artigos |
O Açúcar  |
Versão: PDF Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
CHEMELLO, Emiliano.
Avida não seria possível sem o açúcar! Esta frase, mesmo para o maior entusiasta consumidor de guloseimas, parece um tanto exagerada, não achas? Mas, em uma interpretação literal da frase, considerando também que a 'espinha dorsal' de nosso DNA é constituída por moléculas de açúcar, realmente a vida, da forma como a conhecemos, não seria possível sem ele. O último artigo da série 'Química na Cozinha' não poderia deixar de ter como tema o açúcar, fato que é quase uma analogia que faz referência à tradição de servir a sobremesa, geralmente de sabor doce, ao final das refeições. O açúcar, da mesma forma que a cebola e o sal, temas das edições anteriores desta série aqui no ZOOM, está presente de maneira marcante na cozinha. Usamos muito de suas propriedades, mas, geralmente, desconhecemos porque e como elas atuam em nossas receitas e em nosso corpo. Sem falar que nem sempre tudo que é doce é açúcar, pois, nos últimos anos, o uso de adoçantes dietéticos artificiais e naturais teve um crescimento assusta-dor, tanto para fins medicinais como estéticos. Quais são as vantagens e desvantagens dos adoçantes artificiais e naturais? Qual o açúcar mais indicado: mascavo ou refinado? O que acontece com o açúcar na caramelização? Estas e outras perguntas serão discutidas e respondidas, mesmo que parcialmente, nesse artigo que pretende encerrar a série 'Química na Cozinha' mostrando quais são as particularidades desta especiaria que, há séculos, vem 'adoçando as nossas vidas'. Os capítulos foram produzidos independentes uns dos outros, de tal forma que eles podem ser lidos em qualquer ordem sem prejudicar com isso o seu entendimento.
Palavras-chave: Açúcar. Adoçantes dietéticos. Adoçantes artificiais. Adoçantes naturais.
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2576 0 bytes Série Química na Cozinha | Editora Cia da Escola | |
Categoria: Ciências Artigos |
Noção de Fotossíntese: obstáculos epistemológicos na construção do conceito científico atual e impli  |
Versão: PDF Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
ALMENIDA, Rosiléia Oliveira de.
Analisa como as diversas doutrinas filosóficas manifestaram-se ao longo da construção da noção de fotos síntese, destacando os obstáculos epistemológicos envolvidos no domínio progressivo da racionalidade. Discute resultados de estudos descritivos envol vendo discursos de estudantes sobr e a noção de fotossíntese, os quais indicam a persistência, ao longo da escolaridade, de explicações vagas e superficiais sobre a fotossíntese entre os alunos, devido, por um lado, à freqüente abordagem superficial do fenômeno no ensino fundamental, restringindo-se apenas “ao que entra” e “ao que sai” da planta e, por outro lado, à abordagem detalhista e mnemônica da terminologia científica criada para descrever o processo, especialmente no ensino médio, descuidando-se da compreensão dos seus aspectos orgânicos fundamentais do ponto de vista fisiológico, ecológico e evolutivo, bem como da regulação cognitivo-afetiva pelos alunos de seu processo pessoal e coletivo de construção da noção de fotossíntese.
Palavras-chave: Obstáculos epistemológicos. Pluralidade filosófica. Noção de fotossíntese. Educação em ciência.
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551 0 bytes Candombá - Revis ta Virtual, v. 1, n. 1, p. 16 – 3 |
Categoria: Ciências Artigos |
Modelos: uma análise de sentidos na literatura de pesquisa em ensino de ciências  |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
KRAPAS, Sonia; QUEIROZ, Glória; COLINVAUX, Dominique; FRANCO, Creso Tema dos modelos contribui para uma reflexão psicológica inovadora sobre a cognição humana. O mesmo tema tem aparecido também nas pesquisas voltadas para a educação em ciências, com freqüência crescente, mas com sentidos diversos. Assim é que o uso do termo modelo, nas suas acepções diversas, é um interessante tema de investigação e, neste trabalho, delineamos um quadro dos usos e sentidos de modelos na literatura internacional de educação em ciências. Partindo de uma definição preliminar de modelo como uma representação de uma idéia, objeto, evento, processo ou sistema, analisamos uma amostra de quatro periódicos de língua inglesa, com penetração internacional e foco exclusivamente em pesquisa em educação em ciências, no período de 1986 a 1996 e elaboramos um sistema de categorias relativas aos sentidos de modelos nesta literatura.
Palavras-chave: Modelos. Ensino. Ensino de Ciências. Cognição.
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1185 0 bytes IENCI– V2(3), pp. 185-205, 1997 http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID33/v2_n3_a1997.pdf |
Categoria: Ciências Artigos |
Modelos Didáticos no Discurso de Professores de Ciências.  |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
GUIMARÃES, Gislene Margaret Avelar; MORAES, Agustina Rosa Echeverría; JOSÉ Itamar Este trabalho apresenta os resultados de um estudo realizado junto aos professores de Ciências da rede pública municipal de Goiânia, GO. Foram analisados 56 questionários, contendo questões fechadas e abertas, respondidos por 43% dos professores de ciências da RME, em 2000. Nessa análise, buscou-se identificar os modelos didáticos subjacentes às suas idéias sobre ensino / aprendizagem, na perspectiva de delinear o perfil do ensino de Ciências na rede municipal, que desde 1998 passa por um processo de reestruturação curricular do ensino fundamental, com a implantação dos ciclos de formação. Os resultados indicam que os professores vivem um momento de transição de suas concepções, provavelmente, decorrente da vivência do processo de reestruturação curricular, configurando um modelo didático diferenciado, com matizes dos mais diversos modelos identificados na literatura.
Palavras-chave: Modelos Didáticos. Ensino de Ciências. Formação de Professores.
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1608 0 bytes IENCI – V11(3), pp.303-322, 2006 http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID155/v11_n3_a2006.pdf |
Categoria: Ciências Artigos |
Literatura não-canônica de divulgação científica em aulas de ciências  |
Versão: PDF Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
PINTO, Gisnaldo Amorim.
Diferenciando a divulgação científica canônica da divulgação científica não canônica, este trabalho realiza uma análise de narrativas presentes em obras não canônicas de literatura, destacando suas potencialidades ao ensino de ciências. Foi possível localizar uma opção narrativa pela imaginação criadora, pela capacidade humana e por sua potencialidade criativa, elementos que são, nesse caso, motes fundamentais para reflexão sobre a vida humana e também sobre a ciência. Em especial na obra Meninos da planície, Cástor Cartelle, 2001, foi possível perceber uma contribuição para renovação do ensino de ciências, pois sua centralidade recai sobre a reflexão acerca da humanização dos sujeitos e não sobre a transmissão de conteúdos da ciência, embora essa dimensão, a da formação científica, esteja inequivocamente presente, sem prejuízos.
Palavras-chave: Ensino de ciências. Humanismo. Divulgação científica.
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1515 0 bytes Ensaio – Pesq. Educ. Ciênc., dez. 2009, v.11, n.2 |
Categoria: Ciências Artigos |
Mamíferos de médio e grande porte atropelados em rodovias do Estado de Santa Catarina, sul do Brasil  |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
CHEREML, Jorge J.; KAMMERS, Marcelo; GHIZONI JUNIOR, Ivo R.; MARTINS, Anderson
O atropelamento de animais em estradas é um fator de grande impacto sobre a fauna, podendo ser uma das principais causas de mortalidade, inclusive para espécies ameaçadas de extinção. No Estado de Santa Catarina, sul do Brasil, não há estudos sobre este tema. Em função disto, neste estudo são apresentados registros de mamíferos de médio e grande porte atropelados em rodovias do Estado entre agosto/2000 e novembro/2005. No total, registraram-se 257 indivíduos de 20 espécies principalmente para a BR 116, BR 282 e BR 470. Cerdocyon thous foi o mamífero mais comumente encontrado (n=82; 31,9%), seguido por Didelphis albiventris (n=44; 17,1%), Procyon cancrivorus (n=21; 8,2%), Conepatus chinga (n=19; 7,4%), Dasypus novemcinctus (n=14; 5,4%), Tamandua tetradactyla (n=14; 5,4%) e Sphiggurus villosus (n=13; 5,1%). Quanto às espécies ameaçadas de extinção, registraram-se Leopardus tigrinus (n=5; 1,9%), L. wiedii (n=1; 0,4%) e um exemplar não-identificado de Leopardus. Este número alto de mamíferos mortos por atropelamento em rodovias no Estado evidencia a necessidade de estudos mais específicos sobre o tema e sobre a implantação de estruturas, como túneis e cercas direcionadoras, para a travessia de animais. Palavras-chave: Mastofauna. Atropelamento. Mortalidade.[img]
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734 0 bytes UFSC http://www.biotemas.ufsc.br/volumes/pdf/volume203/p81a96.pdf |
Categoria: Ciências Artigos |
Líquido Amniótico como fonte de células-tronco mesenquimais  |
Versão: PDF Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
JANZ, Felipe de Lara; ROMÃO, Carolina Martinez; BYDLOWSKI, Sérgio Paulo.
Células-tronco são caracterizadas por seu estado indiferenciado e seu alto poder de autorrenovação através de divisões assimétricas. Sob a infl uência de determinados sinais biológicos, elas podem se diferenciar em células fenotipicamente distintas de seus precursores. São divididas em dois grandes grupos de acordo com o local de seu isolamento: embrionárias, que são as células retiradas da camada celular interna do blastocisto; e adultas, que são aquelas encontradas em diversos locais de tecidos pós-natais. As células-tronco mesenquimais, por sua vez, formam um grupo heterogêneo de células adultas multipotentes, capazes de originar tecidos mesenquimais: ósseo, adiposo e cartilaginoso, sendo encontradas tanto em tecidos fetais quanto em adultos. O líquido amniótico humano, um fl uido complexo e dinâmico que envolve o feto durante a gestação, contém uma variedade de células esfoliadas do embrião em sua composição. Procedimentos bem estabelecidos de isolamento, crescimento e expansão das células do líquido amniótico podem proporcionar uma fonte alternativa de células-tronco mesenquimais com diversas aplicações biomédicas.
Palavras-Chaves: Células-tronco mesenquimais. Líquido amniótico. Terapia celular.
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1354 0 bytes Publ. UEPG Ci. Biol. Saúde, Ponta Grossa, v.15, n. |
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