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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Construção e Realidade: o realismo científico de Mário Bunge e o ensino de ciências através de model Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
PIETROCOLA, Maurício

Nesse trabalho tecemos críticas ao movimento construtivista, que segundo nossa avaliação super-valorizou o papel das construções individuais, em detrimento da dimensão ontológica do conhecimento científico. Ele será desenvolvido tomando por base alguns trabalhos críticos dirigidos ao movimento construtivismo e uma análise da recepção das idéias de Thomas Kuhn pelas pesquisas em ensino de ciências. Uma de nossas conclusões será mostrar que o construtivismo não valoriza suficientemente a apreensão de uma realidade associada ao mundo físico. Isto acaba por se refletir num enfraquecimento do conhecimento científico frente a outras formas de conhecimento, instituindo uma espécie de relativismo epistemológico entre as diversas formas de conhecer.

Palavras-chave: Construtivismo. Realismo Científico. Ensino de Ciências. Modelos.

Downloads 1144  1144  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – V4(3), pp. 213-227, 1999  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID54/v4_n3_a1999.pdf
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Construindo valores estéticos nas aulas de Ciências desenvolvidas em ambientes naturais Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
SENICIATO, Tatiana; SILVA, Patrícia Gomes Pinheiro da; CAVASSAN, Osmar.

O trabalho objetiva discutir as contribuições das aulas de ciências desenvolvidas nos ambientes naturais brasileiros para a construção de valores estéticos. A partir de duas experiências presentes em trabalhos de pesquisa em ensino de ciências, desenvolvidas com alunos de 6ª séries do ensino fundamental público, pôde-se evidenciar em que medida os valores estéticos implícitos nessas práticas educativas emergem no comportamento dos alunos e em suas representações gráficas sobre o ambiente estudado. Os resultados encontrados nessas experiências sugerem que os alunos construíram valores estéticos a partir de aulas sobre conteúdos científicos, desenvolvidas em fragmentos de ecossistemas terrestres naturais brasileiros, sem que houvesse a intervenção do professor no sentido de propor reflexões quanto aos aspectos da vegetação ou à importância de sua preservação.

Palavras-chave: Ensino de ciências. Ambientes naturais brasileiros. Valores estéticos.

Downloads 507  507  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Ensaio vol 8 • nº 2 • dez. 2006  Site 
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Construtivismo, Mudança Conceitual e Ensino de Ciências: para onde vamos? Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
MORTIMER, Eduardo Fleury

Neste artigo discutiremos criticamente alguns aspectos do construtivismo e das estratégias de ensino para mudança conceitual, buscando construir um modelo alternativo para compreender as concepções do estudantes dentro de um esquema geral que permita relacioná-las e ao mesmo tempo diferenciá- las dos conceitos científicos apreendidos na escola: a noção de perfil conceitual. Essa noção permite entender a evolução das ideias dos estudantes em sala de aula não como uma substituição de ideias alternativas por ideias científicas, mas como a evolução de um perfil de concepções, em que as novas ideias adquiridas no processo de ensino-aprendizagem passam a conviver com as ideias anteriores, sendo que cada uma delas pode ser empregada no contexto conveniente.

Palavras chave: Construtivismo. Mudança Conceitual. Perfil Conceitual.

Downloads 1075  1075  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – V1(1), pp.20-39, 1996  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID8/v1_n1_a2.pdf
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Controvérsias Sócio-científicas e Prática Pedagógica de Jovens Professores Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
REIS, Pedro; GALVÃO, Cecília

A presente investigação pretendeu estudar o impacto das controvérsias sócio-científicas recentes, divulgadas pelos meios de comunicação social, nas concepções e práticas de grupo de três professores de Ciências Naturais em início de carreira. Este estudo reveste-se de particular relevância num período marcado, simultaneamente, por fortes discussões relativas ao impacto social e ambiental de várias inovações científicas e tecnológicas e pela implementação de novos currículos de ciências, que realçam a importância da discussão de controvérsias sócio-científicas na alfabetização científica dos alunos (nomeadamente, na compreensão da natureza da ciência e da sua relação com a sociedade e a cultura) (McComas, 2000). Nesta investigação, optou-se por uma abordagem interpretativa, de tipo qualitativo.

Palavras-chave: Ensino das Ciências. Ciência. Tecnologia e Sociedade (CTS). Controvérsias Sócio-científicas. Concepções. Práticas Lectivas.

Downloads 1129  1129  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – V10(2), pp. 131-160, 2005  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID126/v10_n2_a2005.pdf
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Crise no Ensino de Ciências? Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
FOUREZ, Gérard

Este trabalho propõe uma revisão crítica sobre os principais problemas enfrentados pelo ensino de ciência na atualidade. Ele realiza uma reflexão sobre os objetivos da educação científica e os desafios presentes na escola. As conclusões apontam para a necessidade de uma redefinição da ciência escolar e na forma de condução das atividades de ensino.

Palavras-chave: Ensino de Ciências. Principais Problemas. Redefinição da Ciência Escolar. Atividades de Ensino de Ciências.

Downloads 1463  1463  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma  IENCI – V8(2), pp. 109-123, 2003  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID99/v8_n2_a2003.pdf
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!De que Maneira o afastamento da ética é lesivo à Ciência? Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
FILHO, Jenner Barretto Bastos;

O nosso objetivo aqui é o de responder se é sustentável a tese que assevera a radical independência entre a excelência de um cientista de um lado e, de outro, a sua má postura Ética. A nossa resposta é a seguinte: ainda que, em casos singulares, seja concebível uma coexistência que poderia favorecer a tese da independência, essa coexistência é deletéria para o próprio e sadio desenvolvimento da ciência, enquanto instituição, pois esse desenvolvimento, se realmente for sadio, então irá requerer altos padrões éticos e cognitivos. As conseqüências dessa coexistência são desastrosas para a educação, a paz, o ambiente, a democracia e a solidariedade entre os povos.

Palavras-chave: Ética. Ciência. Afastamento entre Ética e Ciência.

Downloads 579  579  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cad. Bras. Ens. Fís., v. 26, n. 1: p. 103-124, abr  Site 
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Despertando os Sentidos da Educação Ambiental Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
MATAREZI, José

Neste artigo, a partir da perspectiva crítica, transformadora e emancipatória da educação ambiental, são apresentados alguns resultados do programa Trilha da vida: (re)descobrindo a natureza com os sentidos, criado e desenvolvido desde 1997, pelo LEA/CTTMar/Univali em parceria com a Facinor e a ONG Voluntários pela Verdade Ambiental. A Trilha da Vida enquanto proposta de educação ambiental comunitária e em unidades de conservação, não deve ser confundida como mera atividade de sensibilização, ultrapassando em muito esta dimensão e apontando para objetivos educacionais, conservacionistas e terapêuticos. A Trilha da vida atualmente está sendo implementada em diversos locais através de uma rede de núcleos disseminadores da metodologia. Este processo exige uma formação continuada para as equipes executoras em cada um dos seus núcleos disseminadores. Uma breve fundamentação do programa à luz dos chamados "experimentos educacionais transdisciplinares" é apresentada como forma de romper com a anestesia e perda de sentidos generalizados das sociedades de consumo no mundo globalizado. Por fim é evidenciado o seu potencial transformador e emancipatório a partir de algumas categorias originadas de relatos de grupos que vivenciaram a Trilha da vida.

Palavras-chave: Vivências. Sentidos. Complexidade. Experimento Educacional. Transdisciplinaridade.

Downloads 2205  2205  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Educar Ctba. UFPR, jan./jun. 2006, n.27, p.181-199  Site http://www.scielo.br/pdf/er/n27/a12n27.pdf
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Diagnóstico da ocorrência de aranhas do gênero Loxosceles Heineken e Lowe, 1832 (Araneae, Sicariidae Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
FISCHER, Marta Luciane; BAZILIO Sergio; SANTOS, Thalita Verginia Batista dos; GROSSKOPF, Cristina Brandes

Esse trabalho tem por objetivo realizar um diagnóstico comparado da ocorrência de populações de Loxosceles sp. (aranha-marrom) no município de União da Vitória, Paraná. Foram inspecionados substratos naturais e antrópicos presentes no intra- e peridomicílio da área urbana e rural. Loxosceles intermedia Mello-Leitão, 1934 ocorreu em 57% das residências, porém não ocorreu homogeneamente entre os diferentes bairros e substratos e foi menos frequente do que outras espécies de aranhas encontradas no mesmo habitat. A pequena notificação de loxoscelismo pode ser devida à pequena população de aranhas-marrom em ambientes domiciliares. Apesar de encontrar substratos e condições climáticas aparentemente adequadas no ambiente antrópico, o crescimento de populações de L. intermedia pode ser limitado pela presença de outras espécies de aranhas.

Palavras-chave: Ambiente Antrópico. Aranha-marrom. Fauna Sinantrópica. Loxosceles Intermedia. Loxoscelismo.

Downloads 649  649  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFSC  Site 
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Dificuldades da Generalização das Estratégias de Modelação em Ciências: o caso da física e da químic Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
GRECA, Ileana M. Greca; SANTOS, Flávia M. T. dos

Uma revisão dos trabalhos publicados na área de ensino de Ciências, nacional e internacionalmente, revela que o ensino centrado na modelação é considerado como uma dasestratégias didáticas mais efetivas para a melhoria da compreensão dos conceitos científicos. No entanto, uma analise mais detalhada revela que o que se entende por modelo ou por processo de modelação é muito amplo e desconsidera as diferenças entre as especificidades das ciências. Neste trabalho nos propomos trazer à discussão as diferenças e similaridades que têm a modelação em Física e em Química, tomando como referência as diferentes tradições explicativas que nelas surgiram principalmente nos séculos XVIII e XIX. A partir desse estudo, discutimos quais as implicações didáticas de se levar ou não em consideração estas diferenças.

Palavras-chave: Modelação química. Modelação física. Dinamicismo. Mecanicismo.

Downloads 1222  1222  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI - V10(1), pp. 31-46, 2005  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID122/v10_n1_a2005.pdf
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Dificuldades interpretadas nos discursos de professores dos anos iniciais do ensino fundamental em r Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
LANGHI, Rodolfo; NARDI, Roberto.

Este artigo, que relata as dificuldades de professores em relação ao ensino da Astronomia, faz parte de um estudo exploratório para a inserção da Astronomia na formação de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Esse estudo leva em consideração as concepções alternativas de alunos e professores sobre fenômenos astronômicos, os erros conceituais em livros didáticos e as sugestões de conteúdos de Astronomia constantes nos PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais). Caracterizar as dificuldades dos professores é a questão central deste texto, apontando para o objetivo de contribuir com subsídios para um futuro programa de formação continuada neste tema. O estudo se justifica mediante o fato de que planejamentos de cursos como estes só se adequarão à realidade do professor (e do aluno) se houver uma investigação antecipada sobre o que os docentes precisam saber e saber fazer a respeito da Astronomia, o que se concretizou em nosso caso pela interpretação dos discursos de uma amostra de professores coletados através de entrevistas semi-estruturadas, utilizando para interpretação os princípios e métodos da análise do discurso em sua linha francesa. Os resultados da pesquisa indicaram dificuldades de ordem pessoal, metodológica, de formação, de infra-estrutura e outras relacionadas às fontes de informações para docentes.

Pavavras-chave: Formação inicial e continuada de professores. Ensino da astronomia. Concepções alternativas. Erros conceituais em livros didáticos. Análise do discurso.

Downloads 474  474  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia  Site 
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