Categoria: Ciências Artigos |
Controvérsias Sócio-científicas e Prática Pedagógica de Jovens Professores |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
REIS, Pedro; GALVÃO, Cecília
A presente investigação pretendeu estudar o impacto das controvérsias sócio-científicas recentes, divulgadas pelos meios de comunicação social, nas concepções e práticas de grupo de três professores de Ciências Naturais em início de carreira. Este estudo reveste-se de particular relevância num período marcado, simultaneamente, por fortes discussões relativas ao impacto social e ambiental de várias inovações científicas e tecnológicas e pela implementação de novos currículos de ciências, que realçam a importância da discussão de controvérsias sócio-científicas na alfabetização científica dos alunos (nomeadamente, na compreensão da natureza da ciência e da sua relação com a sociedade e a cultura) (McComas, 2000). Nesta investigação, optou-se por uma abordagem interpretativa, de tipo qualitativo.
Palavras-chave: Ensino das Ciências. Ciência. Tecnologia e Sociedade (CTS). Controvérsias Sócio-científicas. Concepções. Práticas Lectivas.
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1129 0 bytes IENCI – V10(2), pp. 131-160, 2005 http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID126/v10_n2_a2005.pdf |
Categoria: Ciências Artigos |
De que Maneira o afastamento da ética é lesivo à Ciência? |
Versão: PDF Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
FILHO, Jenner Barretto Bastos;
O nosso objetivo aqui é o de responder se é sustentável a tese que assevera a radical independência entre a excelência de um cientista de um lado e, de outro, a sua má postura Ética. A nossa resposta é a seguinte: ainda que, em casos singulares, seja concebível uma coexistência que poderia favorecer a tese da independência, essa coexistência é deletéria para o próprio e sadio desenvolvimento da ciência, enquanto instituição, pois esse desenvolvimento, se realmente for sadio, então irá requerer altos padrões éticos e cognitivos. As conseqüências dessa coexistência são desastrosas para a educação, a paz, o ambiente, a democracia e a solidariedade entre os povos.
Palavras-chave: Ética. Ciência. Afastamento entre Ética e Ciência.
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579 0 bytes Cad. Bras. Ens. Fís., v. 26, n. 1: p. 103-124, abr |
Categoria: Ciências Artigos |
Despertando os Sentidos da Educação Ambiental |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
MATAREZI, José
Neste artigo, a partir da perspectiva crítica, transformadora e emancipatória da educação ambiental, são apresentados alguns resultados do programa Trilha da vida: (re)descobrindo a natureza com os sentidos, criado e desenvolvido desde 1997, pelo LEA/CTTMar/Univali em parceria com a Facinor e a ONG Voluntários pela Verdade Ambiental. A Trilha da Vida enquanto proposta de educação ambiental comunitária e em unidades de conservação, não deve ser confundida como mera atividade de sensibilização, ultrapassando em muito esta dimensão e apontando para objetivos educacionais, conservacionistas e terapêuticos. A Trilha da vida atualmente está sendo implementada em diversos locais através de uma rede de núcleos disseminadores da metodologia. Este processo exige uma formação continuada para as equipes executoras em cada um dos seus núcleos disseminadores. Uma breve fundamentação do programa à luz dos chamados "experimentos educacionais transdisciplinares" é apresentada como forma de romper com a anestesia e perda de sentidos generalizados das sociedades de consumo no mundo globalizado. Por fim é evidenciado o seu potencial transformador e emancipatório a partir de algumas categorias originadas de relatos de grupos que vivenciaram a Trilha da vida.
Palavras-chave: Vivências. Sentidos. Complexidade. Experimento Educacional. Transdisciplinaridade.
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2205 0 bytes Educar Ctba. UFPR, jan./jun. 2006, n.27, p.181-199 http://www.scielo.br/pdf/er/n27/a12n27.pdf |
Categoria: Ciências Artigos |
Dificuldades interpretadas nos discursos de professores dos anos iniciais do ensino fundamental em r |
Versão: PDF Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
LANGHI, Rodolfo; NARDI, Roberto. Este artigo, que relata as dificuldades de professores em relação ao ensino da Astronomia, faz parte de um estudo exploratório para a inserção da Astronomia na formação de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Esse estudo leva em consideração as concepções alternativas de alunos e professores sobre fenômenos astronômicos, os erros conceituais em livros didáticos e as sugestões de conteúdos de Astronomia constantes nos PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais). Caracterizar as dificuldades dos professores é a questão central deste texto, apontando para o objetivo de contribuir com subsídios para um futuro programa de formação continuada neste tema. O estudo se justifica mediante o fato de que planejamentos de cursos como estes só se adequarão à realidade do professor (e do aluno) se houver uma investigação antecipada sobre o que os docentes precisam saber e saber fazer a respeito da Astronomia, o que se concretizou em nosso caso pela interpretação dos discursos de uma amostra de professores coletados através de entrevistas semi-estruturadas, utilizando para interpretação os princípios e métodos da análise do discurso em sua linha francesa. Os resultados da pesquisa indicaram dificuldades de ordem pessoal, metodológica, de formação, de infra-estrutura e outras relacionadas às fontes de informações para docentes.
Pavavras-chave: Formação inicial e continuada de professores. Ensino da astronomia. Concepções alternativas. Erros conceituais em livros didáticos. Análise do discurso.
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474 0 bytes Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia |
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