Categoria: Ciências Artigos |
Calor e Temperatura no Ensino Fundamental: relações entre o ensino e a aprendizagem numa perspectiva  |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
AGUIAR, Orlando Jr Nesse trabalho, iremos examinar, em caráter exploratório e preliminar, as possibilidades e contribuições de um Modelo de Ensino como instrumento auxiliar ao planejamento, desenvolvimento e avaliação de propostas de ensino de ciências, voltados para a promoção de mudanças cognitivas. Para isso, serão descritos os instrumentos utilizados no planejamento de um curso introdutório de Calor e Temperatura junto a alunos/as de 8ª série do Ensino Fundamental, e analisados seus resultados. O Modelo proposto procura estabelecer patamares pedagógicos concebidos a partir das tríades sucessivas, que marcam a evolução do conhecimento causal em termos intra, inter e trans-objetais (Piaget e Garcia, 1987). A avaliação dos resultados do trabalho, a partir da análise dos materiais escritos produzidos pelos estudantes ao longo do processo, nos levam a afirmar a complexidade intrínseca da aprendizagem humana, entendendo por complexidade fenômenos históricos, irreversíveis, imprevisíveis e indeterminados (Prigogine e Stengers 1997/1984).
Palavras-chave: Calor e temperatura. Ensino e aprendizagem. Modelo de ensino.
|
1179 0 bytes IENCI – V4(1), pp. 73-90, 1999 http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID48/v4_n1_a1999.pdf |
Categoria: Ciências Artigos |
Uma revisão de pesquisas nas concepções de professores sobre a natureza da ciência e suas implicaçõe  |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
HARRES, João Batista Siqueira
Neste trabalho, como parte de uma pesquisa maior (Harres, 1999), situamos o estado atual da pesquisa, realizada fora do contexto brasileiro, nas Concepções sobre a Natureza da Ciência - CNC. Além de outras pesquisas, sintetizamos os resultados de três importantes revisões anteriores (Ledermann, 1992; Koulaidis e Ogborn, 1995; Porlán e Rivero, 1998) comparando-as com outros resultados mais recentes e destacando as implicações desses resultados para o ensino de Ciências.
Palavras-chave: Concepções dos Professores. Natureza da Ciência. Ensino de Ciências.
|
1443 0 bytes IENCI – V4(3), pp. 197-211, 1999 http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID53/v4_n3_a1999.pdf |
Categoria: Ciências Artigos |
Modelos: uma análise de sentidos na literatura de pesquisa em ensino de ciências  |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
KRAPAS, Sonia; QUEIROZ, Glória; COLINVAUX, Dominique; FRANCO, Creso Tema dos modelos contribui para uma reflexão psicológica inovadora sobre a cognição humana. O mesmo tema tem aparecido também nas pesquisas voltadas para a educação em ciências, com freqüência crescente, mas com sentidos diversos. Assim é que o uso do termo modelo, nas suas acepções diversas, é um interessante tema de investigação e, neste trabalho, delineamos um quadro dos usos e sentidos de modelos na literatura internacional de educação em ciências. Partindo de uma definição preliminar de modelo como uma representação de uma idéia, objeto, evento, processo ou sistema, analisamos uma amostra de quatro periódicos de língua inglesa, com penetração internacional e foco exclusivamente em pesquisa em educação em ciências, no período de 1986 a 1996 e elaboramos um sistema de categorias relativas aos sentidos de modelos nesta literatura.
Palavras-chave: Modelos. Ensino. Ensino de Ciências. Cognição.
|
1187 0 bytes IENCI– V2(3), pp. 185-205, 1997 http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID33/v2_n3_a1997.pdf |
Categoria: Ciências Artigos |
Um estudo sobre a evolução das noções de estudantes sobre espaço, forma e força gravitacional do pla  |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
NARDI, Roberto; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de O presente artigo procura mostrar a evolução das noções de estudantes sobre espaço, forma e força gravitacional do planeta Terra, obtidas a partir de um estudo psicogenético anteriormente realizado sobre as ideias que evoluem para a noção de campo de força (NARDI, 1990). A análise das entrevistas clínicas, realizadas numa amostra de 45 sujeitos escolhidos aleatoriamente entre estudantes de 1º e 2º graus de São Paulo, Brasil, permitiu também comparar os dados obtidos com os trabalhos realizados por NUSSBAUM e NOVICK (1979) e apontar algumas sugestões a serem consideradas na construção de atividades de ensino sobre o tema.
Palavras-chave: Noções de estudantes. Espaço. Forma e Força Gravitacional da Terra.
|
1344 0 bytes IENCI – V1(2), pp.132-144, 1996 http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID13/v1_n2_a2.pdf |
Categoria: Ciências Artigos |
Possibilidades, equívocos e limites no trabalho do professor/pesquisador - enfoque em Ciências  |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
ALMEIDA, Maria José P.M. de; SOUZA, Suzani Cassiani de São apresentados recortes da pesquisa "Supletivo Individualizado: Possibilidades, Equívocos e Limites no Ensino de Ciências", centralizada nas relações aluno/professor,aluno/recursos didáticos e na análise de mudanças no trabalho pedagógico, na área de Ciências, num curso para educação de adultos. O foco desta apresentação é a trajetória da professora/pesquisadora, proponente e executora da investigação.
Palavras-chaves: Professor/pesquisador. Mudança Pedagógica. Ensino de Ciências.
|
1198 0 bytes IENCI – V1(2), pp.145-154, 1996 http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID14/v1_n2_a3.pdf |
|