Educadores

Ínicio : Ciências : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Notas (Do pior para o melhor avaliado)

Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Calor e Temperatura no Ensino Fundamental: relações entre o ensino e a aprendizagem numa perspectiva Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
AGUIAR, Orlando Jr

Nesse trabalho, iremos examinar, em caráter exploratório e preliminar, as possibilidades e contribuições de um Modelo de Ensino como instrumento auxiliar ao planejamento, desenvolvimento e avaliação de propostas de ensino de ciências, voltados para a promoção de mudanças cognitivas. Para isso, serão descritos os instrumentos utilizados no planejamento de um curso introdutório de Calor e Temperatura junto a alunos/as de 8ª série do Ensino Fundamental, e analisados seus resultados. O Modelo proposto procura estabelecer patamares pedagógicos concebidos a partir das tríades sucessivas, que marcam a evolução do conhecimento causal em termos intra, inter e trans-objetais (Piaget e Garcia, 1987). A avaliação dos resultados do trabalho, a partir da análise dos materiais escritos produzidos pelos estudantes ao longo do processo, nos levam a afirmar a complexidade intrínseca da aprendizagem humana, entendendo por complexidade fenômenos históricos, irreversíveis, imprevisíveis e indeterminados (Prigogine e Stengers 1997/1984).

Palavras-chave: Calor e temperatura. Ensino e aprendizagem. Modelo de ensino.

Downloads 815  815  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – V4(1), pp. 73-90, 1999  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID48/v4_n1_a1999.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Uma revisão de pesquisas nas concepções de professores sobre a natureza da ciência e suas implicaçõe Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
HARRES, João Batista Siqueira

Neste trabalho, como parte de uma pesquisa maior (Harres, 1999), situamos o estado atual da pesquisa, realizada fora do contexto brasileiro, nas Concepções sobre a Natureza da Ciência - CNC. Além de outras pesquisas, sintetizamos os resultados de três importantes revisões anteriores (Ledermann, 1992; Koulaidis e Ogborn, 1995; Porlán e Rivero, 1998) comparando-as com outros resultados mais recentes e destacando as implicações desses resultados para o ensino de Ciências.

Palavras-chave: Concepções dos Professores. Natureza da Ciência. Ensino de Ciências.

Downloads 1046  1046  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – V4(3), pp. 197-211, 1999  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID53/v4_n3_a1999.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Construção e Realidade: o realismo científico de Mário Bunge e o ensino de ciências através de model Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
PIETROCOLA, Maurício

Nesse trabalho tecemos críticas ao movimento construtivista, que segundo nossa avaliação super-valorizou o papel das construções individuais, em detrimento da dimensão ontológica do conhecimento científico. Ele será desenvolvido tomando por base alguns trabalhos críticos dirigidos ao movimento construtivismo e uma análise da recepção das idéias de Thomas Kuhn pelas pesquisas em ensino de ciências. Uma de nossas conclusões será mostrar que o construtivismo não valoriza suficientemente a apreensão de uma realidade associada ao mundo físico. Isto acaba por se refletir num enfraquecimento do conhecimento científico frente a outras formas de conhecimento, instituindo uma espécie de relativismo epistemológico entre as diversas formas de conhecer.

Palavras-chave: Construtivismo. Realismo Científico. Ensino de Ciências. Modelos.

Downloads 997  997  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – V4(3), pp. 213-227, 1999  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID54/v4_n3_a1999.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!O papel do construtivismo na pesquisa em ensino de Ciências Popular Versão: pdf
Atualização:  17/5/2012
Descrição:
AGUIAR JR, Orlando

Nesse trabalho examinaremos os desafios colocados às pesquisas no ensino de ciências, inspiradas no construtivismo piagetiano. Faremos isso a partir da apreciação do mérito de algumas críticas que vêm sendo formuladas à orientação construtivista na pesquisa em ensino de Ciências, no que se refere aos seguintes aspectos: 1. Epistemologia subjacente enganosa em alguns trabalhos; 2. Ênfase demasiada a aspectos individuais da cognição em detrimento de fatores sociais e comunicativos; 3. Pretensão de universalidade nos princípios e mecanismos gerais de aprendizagem; 4. Abordagem centrada quase exclusivamente em aspectos conceituais da ciência em detrimento de um ensino orientado para aplicações tecnológicas e para os impactos da ciência enquanto produção social.

Palavras-chave: Construtivismo Piagetiano. Pesquisa em Ensino de Ciências.

Downloads 1166  1166  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma  IENCI – V3(2), pp. 107-120, 1998  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Análise de uma Experiência Didática na Formação de Professores de Ciências Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
VILLANI, Alberto; FREITAS, Denise de

É relatada uma experiência didática desenvolvida em um curso de formação inicial de professores de Ciências e Biologia, cujos resultados foram considerados satisfatórios além do esperado, tanto pelo envolvimento e pela aprendizagem dos estudantes durante as disciplinas, quanto sobretudo pelo posicionamento final dos mesmos frente ao saber científico e pedagógico adquirido, assumindo a responsabilidade de resolver um problema com toda sua criatividade. A análise e interpretação das etapas da experiência é realizada mediante categorias “quase-psicanalíticas” referente tanto às mudanças na relação alunos-professora-conhecimento quanto aos instrumentos utilizados pela docente para fomentá- las.

Palavras-chave: Formação de professores de Ciências. Saber científico e pedagógico. Categorias “quase-psicanalíticas”.

Downloads 1042  1042  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – V3(2), pp. 121-142, 1998  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID41/v3_n2_a1998.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Modelos: uma análise de sentidos na literatura de pesquisa em ensino de ciências Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
KRAPAS, Sonia; QUEIROZ, Glória; COLINVAUX, Dominique; FRANCO, Creso

Tema dos modelos contribui para uma reflexão psicológica inovadora sobre a cognição humana. O mesmo tema tem aparecido também nas pesquisas voltadas para a educação em ciências, com freqüência crescente, mas com sentidos diversos. Assim é que o uso do termo modelo, nas suas acepções diversas, é um interessante tema de investigação e, neste trabalho, delineamos um quadro dos usos e sentidos de modelos na literatura internacional de educação em ciências. Partindo de uma definição preliminar de modelo como uma representação de uma idéia, objeto, evento, processo ou sistema, analisamos uma amostra de quatro periódicos de língua inglesa, com penetração internacional e foco exclusivamente em pesquisa em educação em ciências, no período de 1986 a 1996 e elaboramos um sistema de categorias relativas aos sentidos de modelos nesta literatura.

Palavras-chave: Modelos. Ensino. Ensino de Ciências. Cognição.

Downloads 990  990  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI– V2(3), pp. 185-205, 1997  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID33/v2_n3_a1997.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Construtivismo, Mudança Conceitual e Ensino de Ciências: para onde vamos? Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
MORTIMER, Eduardo Fleury

Neste artigo discutiremos criticamente alguns aspectos do construtivismo e das estratégias de ensino para mudança conceitual, buscando construir um modelo alternativo para compreender as concepções do estudantes dentro de um esquema geral que permita relacioná-las e ao mesmo tempo diferenciá- las dos conceitos científicos apreendidos na escola: a noção de perfil conceitual. Essa noção permite entender a evolução das ideias dos estudantes em sala de aula não como uma substituição de ideias alternativas por ideias científicas, mas como a evolução de um perfil de concepções, em que as novas ideias adquiridas no processo de ensino-aprendizagem passam a conviver com as ideias anteriores, sendo que cada uma delas pode ser empregada no contexto conveniente.

Palavras chave: Construtivismo. Mudança Conceitual. Perfil Conceitual.

Downloads 961  961  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – V1(1), pp.20-39, 1996  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID8/v1_n1_a2.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Um estudo sobre a evolução das noções de estudantes sobre espaço, forma e força gravitacional do pla Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
NARDI, Roberto; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de

O presente artigo procura mostrar a evolução das noções de estudantes sobre espaço, forma e força gravitacional do planeta Terra, obtidas a partir de um estudo psicogenético anteriormente realizado sobre as ideias que evoluem para a noção de campo de força (NARDI, 1990). A análise das entrevistas clínicas, realizadas numa amostra de 45 sujeitos escolhidos aleatoriamente entre estudantes de 1º e 2º graus de São Paulo, Brasil, permitiu também comparar os dados obtidos com os trabalhos realizados por NUSSBAUM e NOVICK (1979) e apontar algumas sugestões a serem consideradas na construção de atividades de ensino sobre o tema.

Palavras-chave: Noções de estudantes. Espaço. Forma e Força Gravitacional da Terra.

Downloads 1138  1138  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – V1(2), pp.132-144, 1996  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID13/v1_n2_a2.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Possibilidades, equívocos e limites no trabalho do professor/pesquisador - enfoque em Ciências Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
ALMEIDA, Maria José P.M. de; SOUZA, Suzani Cassiani de

São apresentados recortes da pesquisa "Supletivo Individualizado: Possibilidades, Equívocos e Limites no Ensino de Ciências", centralizada nas relações aluno/professor,aluno/recursos didáticos e na análise de mudanças no trabalho pedagógico, na área de Ciências, num curso para educação de adultos. O foco desta apresentação é a trajetória da professora/pesquisadora, proponente e executora da investigação.

Palavras-chaves: Professor/pesquisador. Mudança Pedagógica. Ensino de Ciências.

Downloads 979  979  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – V1(2), pp.145-154, 1996  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID14/v1_n2_a3.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!A história da ciência e o ensino de biologia Popular Versão: PDF
Atualização:  29/5/2013
Descrição:
MARTINS, Lilian Al-Chueyr Pereira

A História da Ciência pode ser utilizada como um dispositivo didático útil, contribuindo para tornar o ensino da ciência a nível médio mais interessante e facilitar sua aprendizagem. Isso pode ser aplicado tanto ao ensino da Biologia como ao ensino de outras disciplinas.

Palavras-chave: História da Ciência. Ensino da Biologia.

Downloads 959  959  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ciência & Ensino  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 (9) 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 »