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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Comportamento de restrição alimentar e obesidade Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
BERNARDI, Fabiana; CICHELERO, Cristiane CICHELERO e VITOLO, Márcia Regina

A obesidade é uma doença de alta prevalência no mundo e é responsável por sérias repercussões orgânicas e psicossociais, desde a infância até a vida adulta. O comportamento alimentar tem bases biológicas e sociais e, associado, à obesidade, torna-se um processo ainda mais complexo pelos aspectos psicológicos envolvidos, os quais se expressam por meio de humor depressivo, ansiedade, sentimento de culpa e, também, por mecanismos fisiológicos, como a resistência ao jejum na vigência de dietas restritivas. Há evidências de que, em indivíduos obesos, comportamentos de compulsão alimentar e ou restrição são mais frequentes e parecem ser, em parte, responsáveis pelos fracassos observados no tratamento da obesidade. As restrições e auto-imposições das pessoas que fazem dieta, parecem ter um efeito rebote, resultando em compulsão alimentar, a qual pode associar-se a consequências psicológicas, como a perda da auto-estima, mudanças de humor e distração. As reflexões desta revisão sugerem que os programas para redução de peso corporal devem enfocar as bases do comportamento alimentar e desenvolver, efetivamente, ações interdisciplinares que permitam obter resultados eficazes no tratamento da obesidade.

Palavras-chave: Conduta Alimentar. Obesidade. Peso Corporal. Restrição Alimentar.

Downloads 658  658  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista de Nutrição  Site http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-52732005000100008
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Composição Qímica da Berinjela (Solanum melongena L.) Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
SANTOS, Kleber Alves dos; KARAM, Leticia Machado; FREITAS, Renato João Sossela de; STERTZ, Sonia Cachoeira

Determinou-se a composição química da berinjela desidratada em pó de acordo com metodologia da Association of Official Analytical Chemists (AOAC). Os resultados em base seca foram comparados com as tabelas do United States Department of Agriculture (USDA) da
Universidade de São Paulo (USP) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE). Verificou-se diferença entre os resultados das análises físico-químicas e as informações dos bancos de dados quanto às determinações de fibra alimentar, valor calórico e cálcio. A diferença entre a composição química da berinjela in natura e a desidratada em pó evidencia a necessidade de obtenção de dados nacionais periódicos condizentes com a realidade edafológica, periodicidade de cultivo e manejo. Também permite sugerir a padronização dos métodos analíticos adotados para as determinações da composição química para evitar discrepância entre os resultados.

Palavras-chave: Berinjela. Colesterol. Berinjela-Composição Centesimal.

Downloads 672  672  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPR  Site 
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Concepciones de alumnos (14 – 15 años) de educación general básica sobre la naturaleza y percepción  Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
BRAVO, Bettina M.; PESA, Marta A.

Se analizan las ideas de un grupo de alumnos (14- 15 años de edad) de Educación General Básica sobre la naturaleza y percepción del color, luego de haber participado de propuestas didácticas que abordaron esta temática desde que ingresaron al segundo ciclo.Estas ideas se caracterizan según los principios ontológicos, conceptuales y epistemológicos subyacentes, como así también en función de los esquemas de razonamiento que llevan asociados. Se evalúa la consistencia y coherencia de las respuestas dadas por estos alumnos a un test de respuestas múltiples y un cuestionario de problemas abiertos. Se halló que la mayoría de los estudiantes presentan una idea acerca del color coherente con la de la ciencia escolar, resultando sus respuestas consistentes al resolver situaciones problemáticas, con explicaciones que relacionan correctamente un número importante de variables.

Palabras-claves: Aprendizaje Color. Modos de Razonar. Cambio Conceptual. Epistemológico y Ontológico.

Downloads 1137  1137  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – V10(3), pp. 337-362, 2005  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID134/v10_n3_a2005.pdf
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Concepções de futuros professores sobre águas subterrâneas Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
SABINO, Claudia de Vilhena Schayer; LOBATO, Wolney; COUTINHO, Francisco Ângelo; ATAIDE, Ana Caroline Zampiroli; BUENO, Amaury Pires.

Águas subterrâneas são fonte de água potável para muitas pessoas em todo o mundo, principalmente em áreas rurais. Por este motivo a qualidade destas águas é de importância fundamental. Inúmeros materiais tem sido identificados como contaminantes de águas subterrâneas. Apesar de ser este um precioso recurso natural, poucos professores tem conhecimento suficiente sobre o tema, compreendendo os diferentes conceitos envolvidos. Este estudo teve como objetivo avaliar as percepções e o conhecimento sobre o assunto de futuros professores de ciências. 100 estudantes de licenciatura participaram da pesquisa e os resultados indicam que os participantes tem concepções insuficientes sobre os princípios de hidrologia, apesar da importância das águas subterrâneas para a saúde, economia e qualidade de visa. Ficou demonstrada a importância de melhorar o conhecimento de alunos e professores sobre conceitos relacionados a este tema.

Palavras-chave: Águas subterrâneas. Fontes de contaminação. Ensino.

Downloads 533  533  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ensaio – Pesq. Educ. Ciênc., dez. 2009, v.11, n.2  Site 
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Concepções de Saúde no Livro Didático de Ciências Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
FREITAS, Elisângela Oliveira de; MARTINS, Isabel

Este trabalho discute quais concepções de saúde permeiam o texto de uma coleção de livros didáticos de ciências, utilizando a Análise de Conteúdo como definida por Bardin, para a análise dos textos como principal referencial metodológico. Observamos que, de forma geral, as concepções higienistas e as pautadas nos aspectos anatômicos/fisiológicos predominam nos livros da coleção analisada. O conceito mais amplo de saúde introduzido a partir da Conferência de Ottawa em 1986 foi pouco explorado pelos textos analisados. Vimos também que, no livro como um todo, não há muitas referências a uma visão mais ampliada da saúde, compreendida enquanto qualidade de vida e não apenas como ausência de doença. Esta maior ênfase nos condicionantes biológicos relacionados à saúde, que representa uma escolha criticada pelo PCN.

Palavras chave: Educação em Saúde. Análise de Conteúdo. Livro Didático.

Downloads 1502  1502  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Ensaio Vol.10 - nº2 - dezembro de 2008.  Site http://www.fae.ufmg.br/ensaio
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Concepções Sobre a Natureza da Ciência num Curso de Ciências Biológicas: imagens que dificultam a .. Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
SCHEID, Neusa Maria John; FERRARI, Nadir; DELIZOICOV, Demétrio

A pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de caracterizar as concepções sobre natureza da ciência presentes entre estudantes de um curso de Ciências Biológicas. A metodologia envolveu a elaboração e aplicação de um questionário e realização de entrevistas semi-estruturadas a partir de situações problematizadoras, com um roteiro básico de questões envolvendo conhecimentos de biologia molecular. Os resultados indicam que os estudantes identificam, no trabalho dos cientistas, a descoberta de leis naturais e verdades, e o conhecimento científico como absoluto. Predomina a concepção indutivista-empirista e ateórica, na qual a observação e a experimentação são entendidas como atividades independentes de compromissos teóricos. Os estudantes mostraram dificuldades em distinguir modelo de realidade, o que foi analisado a partir das categorias conexões ativas e conexões passivas, de Ludwik Fleck.

Palavras-chave: Natureza da Ciência. Formação de Professores. Epistemologia. Ludwik Fleck.

Downloads 1143  1143  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – V12(2), pp.157-181, 2007  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID166/v12_n2_a2007.pdf
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Condiloma Acuminatum Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
CASTRO, Maria Alexandra.

Com este trabalho pretende-se fazer uma revisão do que é conhecido até ao momento sobre condiloma acuminatum, problema de saúde de prevalência crescente na prática clínica diária, que se estima em 1 % da população sexualmente activa. É ainda um problema de saúde que se reveste de aspectos psico-sociais delicados e relevantes pelo estigma associado às doenças sexualmente transmissíveis, receio de outras infecções e, na mulher, de cancro do colo do útero. O médico de família é fundamental na sua abordagem holística que inclui a educação para a saúde, promoção da saúde e prevenção da doença.

Palavras-chave: Condiloma Acuminatum. Verruga Genital. Vírus Papiloma Humano. Doenças Sexualmente Transmitidas.

Downloads 2566  2566  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev Port Clin Geral 2003;19:185-91  Site 
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Conhecimento sobre DST/AIDS por estudantes adolescentes Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
O estudo teve como objetivo verificar o conhecimento de adolescentes sobre prevenção, transmissão, sinais e sintomas de DST/Aids, e colaborar na elaboração de ações educativas do Projeto de Extensão Universitária Corporalidade e Promoção da Saúde. Foi realizado em três instituições de ensino fundamental e médio do município de Embu, com 1087 adolescentes (40% do sexo feminino e 60% do sexo masculino). Utilizou-se um questionário estruturado de múltipla escolha. Os resultados mostraram que, quanto à forma de prevenção, 92% do grupo feminino e 78% do grupo masculino referiram utilizar preservativo, enquanto 42% do grupo feminino e 43% do grupo masculino responderam lavar os genitais após relação sexual; 75% do grupo feminino e 52% do grupo masculino citaram a televisão como fonte para obtenção de informações; quanto ao conhecimento sobre DST, garotas e rapazes demonstraram ter pouca informação; em relação à cura das DST, 57% do grupo feminino e 71% do grupo masculino referiram não ter conhecimento, sendo que 5% do grupo feminino e 6% do grupo masculino achavam que a AIDS tem cura. De forma geral, pudemos concluir que as garotas estavam mais esclarecidas em relação à temática que os rapazes.

Palavras-chave: Adolescente. Estudantes. Doenças sexualmente transmissíveis. Comportamento sexual. Promoção da saúde. Educação sexual.

Downloads 527  527  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev Esc Enferm USP 2009; 43(3):551-7  Site 
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Conocimiento Cotidiano Frente a Conocimiento Científico en la Interpretación de las Propiedades de.. Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
JULIÁN, María Sagrario Gutiérrez; CRESPO, Miguel Angel Gómez; POZO, Juan Ignacio

En este trabajo presentamos un estudio de cómo interpretan los estudiantes las propiedades de la materia. Se muestra cómo para interpretar la discontinuidad de la materia y el movimiento intrínseco de las partículas que la constituyen se recurre en numerosas ocasiones a representaciones alternativas a la teoría científica. Estas representaciones proporcionan una consistencia local centrada en la percepción de la materia, mientras que las teorías científicas son las únicas capaces de proporcionar una consistencia global.

Palabras-clave: Conocimiento cotidiano. Conocimiento científico. Propriedades de la materia.

Downloads 909  909  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – V7(3), pp. 191-203, 2002  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID88/v7_n3_a2002.pdf
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Considerações sobre o aquecimento global antropogênico Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
MOLION, Luiz Carlos Baldicero

Segundo o IPCC, é muito provável que o incremento da temperatura média global seja devido ao aumento dos gases de efeito-estufa pelas atividades humanas, que supostamente elevaram a concentração de CO2 a 379 ppmv em 2005, ultrapassando seu limite natural, que seria de 300 ppmv. E, ainda, é muito provável que o aumento médio de temperatura, para a concentração de CO2 dobrada, estaria entre 2 e 4,5°C e que uma das conseqüências seria o aumento do nível do mar de até 0,6 metros. Neste artigo, discutiu-se criticamente a hipótese do aquecimento global antropogênico, demonstrando que ela carece de bases científicas sólidas, e que as projeções catastróficas elaboradas pelo IPCC foram baseadas em resultados de modelos de clima (MCG), cujas equações matemáticas não representam adequadamente os processos físicos que ocorrem na atmosfera, particularmente a cobertura de nuvens e o ciclo hidrológico. Ou seja, as projeções futuras dos MCG, resultantes de cenários hipotéticos, são meros exercícios acadêmicos, não confiáveis e, portanto, não utilizáveis para o planejamento das atividades humanas e o bem-estar social. Argumenta-se que a influência humana no clima global, se existir, seja muito pequena e impossível de ser detectada em face da grande variabilidade natural do clima. Considerando o passado recente, é muito provável que ocorra um resfriamento global nos próximos 20 anos ao invés de um aquecimento.

Palavras chave: Variabilidade climática. ODP. Modelos Climáticos

Artigo sugerido pela professora Maria Lucia Lopes

Downloads 669  669  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFAL  Site 
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