Categoria: Ciências Artigos |
O livro didático de ciências no ensino fundamental- proposta de critérios para análise do conteúdo z |
Versão: PDF Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
VASCONCELOS, Simão Dias Vasconcelos; SOUTO, Emanuel
A crescente discussão sobre a qualidade dos livros didáticos tem provocado sensíveis alterações na produção editorial nos últimos anos. Apesar dos significativos avanços, uma considerável quantidade de professores ainda não tem acesso a instrumentos de análise de livros didáticos. Neste contexto, nós propomos uma série de critérios a serem utilizados por professores de ensino fundamental (6ª série) na escolha de seu livro de Ciências, tendo como modelo o conteúdo zoológico. Os seguintes tópicos foram considerados: conteúdo teórico, recursos visuais, atividades práticas e informações complementares. Pretende-se, com este trabalho, contribuir para o debate sobre a necessidade de um maior envolvimento dos professores no processo de escolha do livro.
Palavras-chave: Avaliação de livros. Ensino de ciências. Formação de professores. Ensino fundamental.
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456 0 bytes Ciência & Educação, v. 9, n. 1, p. 93-104, 2003 |
Categoria: Ciências Artigos |
O entendimento de conceitos de astronomia por alunos da educação básica: o caso de uma escola públi |
Versão: pdf Atualização: 8/10/2012 |
Descrição:
MACHADO, Daniel Iria; SANTOS, Carlos dos
Apresentam-se os resultados de uma investigação sobre a compreensão de conceitos astronômicos básicos, da qual participaram 561 estudantes da quinta série do Ensino Fundamental ao terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Foz do Iguaçu. Um teste com 20 questões de múltipla escolha foi aplicado para identificar as concepções mais comuns expressadas pelos alunos. Esse instrumento de coleta de dados foi elaborado com base na literatura sobre concepções alternativas e abordou os seguintes temas: o ciclo dia-noite; os fusos horários; as estações do ano; as fases da Lua; o movimento da Lua; o movimento aparente do Sol na esfera celeste; os eclipses; as dimensões e distâncias no Universo; o brilho das estrelas e sua observação da Terra. Embora se tenha verificado um pequeno progresso na proporção de respostas cientificamente aceitáveis ao se cotejar a oitava série do Ensino Fundamental com a quinta, e a terceira série do Ensino Médio com a primeira, houve o predomínio de concepções alternativas em relação à maior parte dos temas explorados, as quais persistiram até o último ano da Educação Básica. A comparação com dados encontrados em investigações realizadas em outros contextos socioculturais revelaram, em muitos aspectos, noções e dificuldades similares manifestadas pelos estudantes. Palavras-chave: ensino de Astronomia; concepções alternativas.
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913 0 bytes RELEA, n. 11, p. 7-29, 2011 |
Categoria: Ciências Artigos |
O ensino experimental na escola fundamental: uma reflexão de caso no Paraná |
Versão: PDF Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
GIOPPO, C.; SCHEFFER, E. W. O. e NEVES M. C. D.
Este ensaio aborda o papel essencial das atividades experimentais nas escolas de ensino fundamental. O texto divide-se em sete tópicos: eles procuram argumentar sobre a necessidade de um projeto pedagógico, o qual vincule intimamente as atividades experimentais ao ensino de Ciências que a escola deseja desenvolver. Para isso, defendemos a escola autonômica, que organiza e executa seu projeto pedagógico, que escolhe materiais essenciais às atividades propostas, que luta, enfim, pelo seu direito à independência. Na conquista desse status, pelo menos um ponto é mister destacar: a desvinculação dos materiais – suportes de um laboratório standard no processo de regulamentação das escolas públicas no Paraná.
Palavras-chave: Ensino experimental; Atividades experimentais; Ensino de Ciências.
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872 0 bytes Educar, n. 14, p. 39-57. 1998. Editora da UFPR |
Categoria: Ciências Artigos |
O ensino da astronomia por meio de oficinas, experimentos interativos e atividades lúdicas |
Versão: pdf Atualização: 8/10/2012 |
Descrição:
CRUZ, Lívia Camargos; CARDOSO, Walmir Thomazi
O presente trabalho visa mostrar o resultado do desenvolvimento de materiais lúdicos/interativos e a aplicação de dinâmicas em oficinas de baixo custo para ensino e divulgação da astronomia, aplicados desde 2009 na Escola Municipal de Astrofísica (EMA) e no planetário “Professor Aristóteles Orsini” (Parque do Ibirapuera, Departamento de Educação Ambiental – DEA, da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo – SVMA). A metodologia empregada no trabalho foi qualitativa (flick, 2007), considerando a interação de componentes metodológicos e teorias, assim como as abordagens de problemas. Palavras-chave: oficinas de Astronomia, experimentos de baixo custo, atividades údicas de Astronomia.
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1306 0 bytes Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia (FCET) |
Categoria: Ciências Artigos |
O desvelar da Ciência nos anos iniciais do ensino fundamental: um olhar pelo viés da experimentação |
Versão: PDF Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
MALACARNE, Vilmar; STRIEDER, Dulce Maria.
O presente artigo apresenta alguns resultados de um projeto realizado junto a uma escola pública do Ensino Fundamental localizada na cidade de Cascavel, PR. Neste, buscou-se atuar junto ao ensino na disciplina de Ciências nas series iniciais, em especial o ensino de conteúdos da Física, fazendo uso da experimentação. Por meio do projeto, foram desenvolvidas atividades de experimentação em sala de aula, sendo, posteriormente, discutidas com os alunos que, ao final, elaboraram textos e desenhos representativos da aprendizagem nos temas abordados. O trabalho foi uma tentativa de colaborar para a aprendizagem das crianças nesta fase escolar onde, geralmente, os conteúdos de Física e a experimentação são pouco abordados em decorrência, principalmente, do processo de formação dos professores para as séries iniciais, que raramente abrange tais temas. Os alunos demonstraram grande interesse pelas atividades desenvolvidas participando ativamente de sua realização e seus registros apontam para a aprendizagem do conteúdo científico abordado. Tal resultado indica, por um lado, a viabilidade de ações desta natureza e sua efetiva contribuição na aprendizagem da Ciência e, por outro, a urgente necessidade de rediscussão da formação de professores para este nível de ensino de forma a contemplar a reflexão e estudo da e sobre a Ciência.
Palavras-chave: Ensino de Ciências. Ensino Fundamental. Formação de Professores.
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802 0 bytes Vivências: Revista Eletrônica de Extensão da URI / |
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