Categoria: Ciências Artigos |
Identificação do Papel da Escola na Educação Sexual dos Jovens  |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
RODRIGUES, Isilda Teixeira; FONTES, Alice Este estudo integra uma investigação mais ampla no âmbito da Promoção e Educação para a Saúde e centra-se essencialmente na identificação do sucesso da Escola na educação da sexualidade dos jovens, prestes a terminar o ensino secundário. Tem como principal objectivo - identificar os conhecimentos básicos que os alunos possuem, no final de 12 anos de escolaridade, sobre a morfofisiologia dos aparelhos reprodutores feminino e masculino, sobre métodos contraceptivos e sobre doenças de transmissão sexual (DTS). A amostra de estudo envolve 571 alunos que frequentavam o 12º ano de escolaridade. Utilizou-se, para recolha de dados um questionário. Os alunos da amostra, globalmente revelaram poucos conhecimentos sobre a temática da educação sexual e verificou-se que a Escola desempenhou um papel pouco significativo, como agência de educação sexual dos jovens que constituíram a amostra de estudo.
Palavras-chave: Educação Sexual. Escola Secundária. Ensino de Ciências.
|
1374 0 bytes IENCI - V7(2), pp. 177-188, 2002 http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID87/v7_n2_a2002.pdf |
Categoria: Ciências Artigos |
La Formación del Profesorado en un Contexto Constructivista  |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
PORLÁN, Rafael El cambio del profesorado es una de las variables determinantes del cambio escolar. Dicho cambio ha de ser el resultado de actuaciones tanto en factores externos y contextuales (características del puesto de trabajo, condiciones laborales, organizativas y administrativas, etc.), como en factores internos relacionados con su conocimiento profesional. Es más, ambos tipos de cambios son interdependientes y se influyen y refuerzan mutuamente. Es decir, no habrá cambio generalizado del profesorado si no cambian sus condiciones de trabajo e, igualmente, el cambio de dichas condiciones no garantiza, por sí sólo, una evolución innovadora en las prácticas profesionales. Teniendo esto presente, la línea de investigación de nuestro grupo, y particularmente este proyecto, tiene como finalidad general promover un conocimiento más riguroso acerca del conocimiento profesional de los profesores, y de los modelos formativos que favorecen su evolución.
Palabras-clave: Formación de Profesores de Ciencias. Conocimiento Profesional. Contexto Constructivista.
|
1214 0 bytes IENCI– V7(3), pp. 271-281, 2002 http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID93/v7_n3_a2002.pdf |
Categoria: Ciências Artigos |
Do fazer ao Ensinar Ciência: a importância dos episódios de pesquisa na formação de professores  |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
VIANNA, Deise Miranda; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de Entendemos que as pesquisas sobre formação de professores hoje incluem diferentes aspectos em suas abordagens. Para ensinar ciências um profissional precisa muito mais do que só saber os conteúdos e ter boa didática. A formação de professores (inicial e continuada) é um problema abrangente, sendo um desafio, diante de inúmeras questões já levantadas por profissionais experientes nesta área. Nosso trabalho de pesquisa se direciona para a formação permanente de professores (inicial e contínua), priorizando a relação Fazer Ciência e Ensinar Ciência (VIANNA, 1998), procurando mostrar a ciência que é feita nos laboratórios, pelos cientistas com a dos professores.
Palavras-chave: Formação de professores. Ensino de Ciências. Pesquisa e ensino.
|
1286 0 bytes IENCI – V6(2), pp. 111-132, 2001 http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID71/v6_n2_a2001.pdf |
|