Educadores

Ínicio : Ciências : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Notas (Do pior para o melhor avaliado)

Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Modelos Didáticos no Discurso de Professores de Ciências. Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
GUIMARÃES, Gislene Margaret Avelar; MORAES, Agustina Rosa Echeverría; JOSÉ Itamar

Este trabalho apresenta os resultados de um estudo realizado junto aos professores de Ciências da rede pública municipal de Goiânia, GO. Foram analisados 56 questionários, contendo questões fechadas e abertas, respondidos por 43% dos professores de ciências da RME, em 2000. Nessa análise, buscou-se identificar os modelos didáticos subjacentes às suas idéias sobre ensino / aprendizagem, na perspectiva de delinear o perfil do ensino de Ciências na rede municipal, que desde 1998 passa por um processo de reestruturação curricular do ensino fundamental, com a implantação dos ciclos de formação. Os resultados indicam que os professores vivem um momento de transição de suas concepções, provavelmente, decorrente da vivência do processo de reestruturação curricular, configurando um modelo didático diferenciado, com matizes dos mais diversos modelos identificados na literatura.

Palavras-chave: Modelos Didáticos. Ensino de Ciências. Formação de Professores.

Downloads 1516  1516  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – V11(3), pp.303-322, 2006  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID155/v11_n3_a2006.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Dificuldades para a Implantação de Práticas Interdisciplinares em Escolas Estaduais, Apontadas por  Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
AUGUSTO, Thaís Gimenez da Silva; CALDEIRA, Ana Maria de Andrade

Os professores que procuram implantar práticas interdisciplinares nas escolas públicas estaduais paulistas ainda encontram muitas dificuldades. Na presente pesquisa, docentes da área de Ciências da Natureza, participantes de um curso de formação em serviço, elencaram as dificuldades para a implantação dessas práticas no Ensino Médio. A análise das respostas desses professores e professoras revelou que as principais dificuldades são: falta de tempo para se reunirem-se com os colegas, pesquisar e dedicar-se a leituras; a falta de conhecimento em relação aos conteúdos de outras disciplinas; as dificuldades de relacionamento com a administração escolar e ausência de coordenação pedagógica entre as ações docentes, além do desinteresse e indisciplina dos alunos.

Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Ciências da Natureza. Ensino Médio. Formação em serviço.

Downloads 1435  1435  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – V12(1), pp.139-154, 2007  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID165/v12_n1_a2007.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Quando Os Micro-organismos Salvam vidas - Seres diminutos a serviço da produção de medicamentos Popular Versão: PDF
Atualização:  1/11/2011
Descrição:
LOPES, Adriana A.; GUIMARÃES , Denise O.; PUPO Mônica T.

É comum que a simples menção à palavra micro-organismo cause apreensão. Afinal, esses seres microscópicos são, muitas vezes, vilões quando o assunto é doença. Mas muitos deles têm sua faceta do bem. Uma delas – tema deste artigo – é a produção de medicamentos que salvam vidas. Mas vale, já neste início, lembrar que, há séculos, os micro-organismos estão a serviço do bem-estar dos seres humanos, ajudando- nos a produzir vinho, cerveja, vinagre, queijo, iogurte... A lista de benfeitorias é longa, como o leitor poderá conferir nas próximas páginas.

Palavras-chave: micro-organismo, seres microscópicos.

Downloads 1071  1071  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma OUTUBRO 2011 | CIÊNCIAHOJE | 31  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Concepções Sobre a Natureza da Ciência num Curso de Ciências Biológicas: imagens que dificultam a .. Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
SCHEID, Neusa Maria John; FERRARI, Nadir; DELIZOICOV, Demétrio

A pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de caracterizar as concepções sobre natureza da ciência presentes entre estudantes de um curso de Ciências Biológicas. A metodologia envolveu a elaboração e aplicação de um questionário e realização de entrevistas semi-estruturadas a partir de situações problematizadoras, com um roteiro básico de questões envolvendo conhecimentos de biologia molecular. Os resultados indicam que os estudantes identificam, no trabalho dos cientistas, a descoberta de leis naturais e verdades, e o conhecimento científico como absoluto. Predomina a concepção indutivista-empirista e ateórica, na qual a observação e a experimentação são entendidas como atividades independentes de compromissos teóricos. Os estudantes mostraram dificuldades em distinguir modelo de realidade, o que foi analisado a partir das categorias conexões ativas e conexões passivas, de Ludwik Fleck.

Palavras-chave: Natureza da Ciência. Formação de Professores. Epistemologia. Ludwik Fleck.

Downloads 1142  1142  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – V12(2), pp.157-181, 2007  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID166/v12_n2_a2007.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Apresentação e Representação de Fenômenos Biológicos a partir de um Canteiro de Plantas Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
CALDEIRA, Ana Maria de Andrade; MANECHINE, Selma Rosana Santiago

O presente trabalho propõe uma metodologia para o ensino de ciências naturais baseada na tríade perceber/relacionar/conhecer. A análise realizada fundamentou-se no referencial da semiótica de Charles Sanders Peirce (1839-1914). A pesquisa foi desenvolvida com alunos da terceira série do ensino fundamental e mostra que a metodologia adotada possibilita-os perceber, estabelecer relações e conhecer fenômenos naturais construídos a partir das sequências vivenciadas.

Palavras-chave: Ensino de Ciências. Semiótica. Relação pensamento e linguagem.

Downloads 2102  2102  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – V12(2), pp.227-261, 2007.  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID169/v12_n2_a2007.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!A Socialização do Conhecimento Científico: um estudo numa perspectiva discursiva Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
MICHINEL, José Luis; BURNHAM, Teresinha Fróes

O foco deste trabalho é o estudo da socialização do conhecimento científico que tem sido produzido pela comunidade da ciência e que se busca comunicar à “comunidade ampliada”. Assumimos tal socialização como uma condição de produção de significados, numa perspectiva discursiva, cujo objetivo é não só o compartilhamento de conhecimento produzido em comunidades científicas, mas também aprofundar a compreensão sobre ações envolvidas neste processo de informação, mediações e meios necessários, para que subsídios gerados em tais comunidades se transforme em conhecimento pessoal de “indivíduos sociais” através da construção de significados relevantes à formação da cidadania. A Análise de Discurso na versão francesa, segundo Pêcheux e Orlandi, foi tomada como referente para pensar o problema, assim como caracterizá- lo teórica e metodologicamente.

Palavras-chave: Socialização do Conhecimento. Análise de Discurso. Educação em Ciências.

Downloads 1332  1332  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – V12(3), pp.369-381, 2007  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID177/v12_n3_a2007.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Ciclo do Nitrogênio: abordagem em livros didáticos de ciências do ensino fundamental Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
CAMPOS, Angela Fernandes; LIMA, Elba Ninfa de

Este artigo apresenta como temática a abordagem do Ciclo do Nitrogênio nos livros didáticos. O objetivo foi identificar se os livros didáticos de Ciências apresentam uma abordagem adequada sobre o referido ciclo, de modo que atenda às necessidades do professor. Esse conteúdo foi definido por se entender que seu estudo é de fundamental importância, pois desse ciclo depende o equilíbrio energético na natureza, a manutenção da riqueza do solo em nutrientes e a formação dos compostos nitrogenados vitais para o organismo de todos os seres vivos. O trabalho de pesquisa foi realizado por meio de análise dos oito livros didáticos de Ciências indicados pelo Guia do Livro Didático 2005, considerando-se que, supostamente, ao serem aprovados e sugeridos pelo PNLD, já se apresentam qualificados para serem adotados pelos professores. Com a presente pesquisa, constatou-se que existem limites de natureza diferente na abordagem do Ciclo do Nitrogênio nos livros didáticos. Essa constatação não é suficiente para resolução de um problema real; acredita-se, contudo, que perceber a existência dessa problemática e entender os motivos que a originam tendem a tornar menos distante e conflituosa uma possível solução para essa questão.

Palavras-chave: Livros didáticos de Ciências. Ciclo do Nitrogênio.

Downloads 1285  1285  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – V13(1), pp.35-44, 2008  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID23/v13_n1_a2008.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Cómo Podemos Llevar a Cabo una Ivestigación-Accíon para Mejorar la Práctica en el Aula de Ciencias? Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
BERNAL, Bartolomé Vázquez; JIMÉNEZ-PÉREZ, Roque; JIMÉNEZ, Vicente Mellado

El trabajo describe un programa de investigación-acción realizado con profesores de la enseñanza secundaria de ciencias experimentales. El programa persigue el desarrollo profesional a través de la innovación curricular, tomando como agente promotor la reflexión orientada a la práctica, prestándose especial atención a la socialización del profesorado. A lo largo de dos cursos escolares se realizaron acciones encaminadas a tales efectos, organizándose a través del conocimiento didáctico del contenido. Los resultados muestran que el profesorado, de forma lenta y gradual, va incorporando nuevas teorías prácticas a sus reflexiones y al trabajo en el aula.

Palabras-clave: Investigación-acción. Formación Continua del Profesorado. Conocimiento Didáctico del Contenido. Hipótesis de la Complejidad.

Downloads 1148  1148  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – V13(1), pp.45-64, 2008  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID24/v13_n1_a2008.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!O conhecimento do conteúdo científico e a formação do professor das séries iniciais do ensino fundam Popular Versão: pdf
Atualização:  20/11/2014
Descrição:
LONGHINI, Marcos Daniel

Este artigo traz alguns resultados sobre um processo de interação entre o pesquisador e duas participantes, alunas de um curso de Pedagogia, em torno do objetivo de elaborar, implementar e analisar um conjunto de aulas sobre um tema de Ciências Naturais. Em tal processo investigou-se como se deu a interação entre elas sobre os conhecimentos científicos que possuíam do conteúdo abordado, além das estratégias de como ensiná- lo. Tendo em vista, a partir dos resultados obtidos, a precária formação em conteúdos específicos que deveriam saber para ensinar, algumas reflexões são apontadas, principalmente às pertinentes à formação do professor para as séries iniciais do Ensino Fundamental e seu lócus principal, os cursos de Pedagogia.

Palavras-chave: Conhecimento do conteúdo científico. Ensino Fundamental. Formação docente.

Downloads 1951  1951  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – V13(2), pp.241-253, 2008  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID184/v13_n2_a2008.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!A teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud, o Ensino de Ciências e a Pesquisa nesta Área. Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
MOREIRA, Marco Antonio

Descreve-se a teoria dos campos conceituais de Vergnaud como possível referencial para o ensino de Ciências e para a pesquisa nesta área. Além da descrição em si, são estabelecidas algumas pontes entre essa teoria e outros referenciais como por exemplo: aprendizagem significativa, resolução de problemas e representações mentais.

Palavras-chave: Campos conceituais. Vergnaud. Ensino de Ciências.

Downloads 1309  1309  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – V7(1), pp. 7-29, 2002  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID80/v7_n1_a2002.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 (7) 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 »