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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Educação de Escolares de Primeiro Grau como Estratégia no Controle do Dengue Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
MADEIRA, Newton G.; MACHARELLI, Carlos Alberto; PEDRAS, José Figueiredo; DELFINO, Maria C. N.

A proliferação do Aedes aegypti é propiciada pelo hábito de permitir a formação de criadouros em vários tipos de recipientes. Uma das formas de controlá-lo é a disseminação do conhecimento sobre o vetor, por conduzir a conscientização e a tomada de medidas contra a sua proliferação.

Palavras-chave: Dengue. Aedes aegypti. Educação. Participação Comunitária.

Downloads 1073  1073  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Soc. Bras. Med. Trop., maio/jun. 2002, v.35  Site 
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Tomada de Consciência de Conflitos: análise da atividade discursiva em uma aula de ciências Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
AGUIAR JR., Orlando G.; MORTIMER, Eduardo F.

Nesse artigo iremos examinar como o conflito entre a visão de senso comum e a visão da ciência é percebido e trabalhado pelos estudantes com a mediação do professor. Para isso, analisamos um episódio de ensino, parte das gravações realizadas no desenvolvimento de uma sequência de ensino de calor e temperatura para estudantes de 8a série (14-15 anos). Utilizamos a estrutura de análise do discurso da sala de aula proposta por Mortimer e Scott (2002, 2003) para tornar visíveis os movimentos discursivos que conduzem à tomada de consciência, por parte dos estudantes, da contradição existente entre dois modelos utilizados por eles em diferentes circunstâncias: o modelo cinético de partículas e o modelo de trocas de calor e de frio.

Palavras-chave: Dinâmica discursiva. Conflito. Linguagem e Cognição. Ensino Aprendizagem em Ciências. Sócio-construtivismo.

Downloads 1056  1056  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – V10(2), pp. 179-207, 2005  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID128/v10_n2_a2005.pdf
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Apresentação e Representação de Fenômenos Biológicos a partir de um Canteiro de Plantas Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
CALDEIRA, Ana Maria de Andrade; MANECHINE, Selma Rosana Santiago

O presente trabalho propõe uma metodologia para o ensino de ciências naturais baseada na tríade perceber/relacionar/conhecer. A análise realizada fundamentou-se no referencial da semiótica de Charles Sanders Peirce (1839-1914). A pesquisa foi desenvolvida com alunos da terceira série do ensino fundamental e mostra que a metodologia adotada possibilita-os perceber, estabelecer relações e conhecer fenômenos naturais construídos a partir das sequências vivenciadas.

Palavras-chave: Ensino de Ciências. Semiótica. Relação pensamento e linguagem.

Downloads 1051  1051  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – V12(2), pp.227-261, 2007.  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID169/v12_n2_a2007.pdf
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!O Conceito de Tempo entre Estudantes de Ensino Fundamental e Médio: uma análise à luz da epistemolog Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
MARTINS, André Ferrer P.; PACCA, Jesuina L. de A.

Este trabalho tem como propósito central compreender aspectos da construção do conceito de tempo por estudantes do ensino fundamental e médio, a partir do referencial epistemológico de Gaston Bachelard. O estudo principal constou da realização de um total de 17 (dezessete) entrevistas semi-estruturadas. A análise do material permitiu delinear as características mais marcantes do processo de conceitualização do tempo, representado por um caminhar no sentido da objetivação e do racionalismo crescentes. Também foi possível avaliar a pertinência de nosso referencial teórico na interpretação desse processo. Particularmente, as noções teóricas de obstáculo epistemológico e de perfil epistemológico mostraram-se férteis quando confrontadas com os dados da pesquisa empírica.

Palavras-chave: Tempo. Perfil Epistemológico. Gaston Bachelard.

Downloads 1048  1048  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI - V10(3), pp. 299-336, 2005  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID133/v10_n3_a2005.pdf
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!A Relação entre Discurso e Prática Pedagógica na Formação Inicial de Professores Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
SILVA, Maria Helena Santos; DUARTE, Maria da Conceição.

Nesta comunicação procura-se apresentar os resultados respeitantes à implementação de um modelo de formação reflexiva, levada a cabo com um grupo de professores estagiários de Biologia/Geologia, confrontando-os com os obtidos em dois outros grupos de estágio que seguiram modelos “tradicionais” de formação. Os resultados dizem respeito a dois níveis de análise das práticas: natureza do discurso utilizado pelos professores estagiários e respectivos orientadores pedagógicos nos encontros de pós-observação de aulas e actividades de ensino-aprendizagem desenvolvidas nas aulas de regência. Com base nos resultados obtidos foi possível concluir a existência de um isomorfismo quer nos tipos de discurso quer nos tipos de actividades utilizados pelos professores estagiários e respectivo orientador pedagógico. Esta conclusão reforça a importância que deve assumir a formação dos orientadores pedagógicos por parte das instituições que formam professores.

Palavras-chave: Professores de Ciências. Formação inicial. Discurso e prática pedagógica.

Downloads 1047  1047  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI - V7(3), pp. 231-243, 2002  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID91/v7_n3_a2002.pdf
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!O efeito da actividade experimental na aprendizagem da ciência pelas crianças do primeiro ciclo do e Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
MATOS, M. Goreti ; VALADARES, Jorge

Neste artigo apresenta-se uma reflexão sobre o ensino experimental da ciência no primeiro ciclo do ensino básico. Ao contrário do que sucede em outros países, o ensino experimental da ciência em Portugal nos primeiros anos de escolaridade não tem feito parte das práticas do dia a dia dos professores na sala de aula. Esta comunicação pretende questionar este fato. Trata-se de uma reflexão resultante de uma investigação envolvendo duas turmas do 4º ano da escolaridade obrigatória. Ela aponta para uma abordagem construtivista e investigativa do ensino da ciência e permitiu não só analisar o entendimento de alunos dos oito aos dez anos, sobre alguns conceitos de ciência mas também comparar esse entendimento em alunos de duas turmas à partida consideradas equivalentes: uma turma em que os alunos foram envolvidos em actividades experimentais, numa lógica construtivista e investigativa (grupo experimental) e outra em que os alunos foram sujeitos ao ensino sobre os mesmos temas, nos moldes tradicionais, portanto sem realização de qualquer atividade experimental (grupo de controlo).

Palavras-chave: Ensino experimental de ciências. Ensino fundamental. Abordagem construtivista.

Downloads 1035  1035  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – V6(2), pp. 227-239, 2001  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID75/v6_n2_a2001.pdf
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!O papel do construtivismo na pesquisa em ensino de Ciências Popular Versão: pdf
Atualização:  17/5/2012
Descrição:
AGUIAR JR, Orlando

Nesse trabalho examinaremos os desafios colocados às pesquisas no ensino de ciências, inspiradas no construtivismo piagetiano. Faremos isso a partir da apreciação do mérito de algumas críticas que vêm sendo formuladas à orientação construtivista na pesquisa em ensino de Ciências, no que se refere aos seguintes aspectos: 1. Epistemologia subjacente enganosa em alguns trabalhos; 2. Ênfase demasiada a aspectos individuais da cognição em detrimento de fatores sociais e comunicativos; 3. Pretensão de universalidade nos princípios e mecanismos gerais de aprendizagem; 4. Abordagem centrada quase exclusivamente em aspectos conceituais da ciência em detrimento de um ensino orientado para aplicações tecnológicas e para os impactos da ciência enquanto produção social.

Palavras-chave: Construtivismo Piagetiano. Pesquisa em Ensino de Ciências.

Downloads 1035  1035  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma  IENCI – V3(2), pp. 107-120, 1998  Site 
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Atividade Discursiva nas Salas de Aula de Ciências: uma ferramenta sociocultural para analisar e ... Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
MONTIMER, Eduardo F; SCOTT, Phil.

Neste trabalho introduz-se uma ferramenta analítica, ou sistema de referência, para analisar maneiras através das quais professores interagem com alunos para promover a construção do significado no plano social das aulas de ciências na escola secundária. O desenvolvimento desse referencial está baseado em teoria sócio-cultural e cada um de seus cinco aspectos é delineado antes de ser aplicado a uma breve seqüência de ensino e aprendizagem de ciências. Alguns pontos fundamentais para o ensino de ciências emergem dessa análise, particularmente em relação ao que foi identificado como o aspecto central da "abordagem comunicativa". Finalmente, discute-se o potencial do referencial como ferramenta de análise e planejamento no contexto do desenvolvimento profissional docente.

Palavras-chave: Atividade Discursiva. Aula de Ciências. Abordagem Comunicativa.

Downloads 1025  1025  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – V7(3), pp. 283-306, 2002  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID94/v7_n3_a2002.pdf
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Sexualidade na sala de aula: pedagogias escolares de professoras das séries iniciais do Ensino Funda Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
RIBEIRO, Paula Regina Costa; SOUZA, Nádia Geisa Silveira de; SOUZA, Diogo Onofre

Neste trabalho buscamos ver e entender como a sexualidade tem sido tratada nas práticas de sala de aula das séries iniciais, considerando que a percebemos como uma construção histórica e cultural.

Palavras-chave: Sexualidade. Narrativas. Pedagogia escolar. Séries iniciais.

Downloads 1021  1021  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Estud. Fem., jan./abr. 2004, v.12, n.1, p.  Site 
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Do fazer ao Ensinar Ciência: a importância dos episódios de pesquisa na formação de professores Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
VIANNA, Deise Miranda; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de

Entendemos que as pesquisas sobre formação de professores hoje incluem diferentes aspectos em suas abordagens. Para ensinar ciências um profissional precisa muito mais do que só saber os conteúdos e ter boa didática. A formação de professores (inicial e continuada) é um problema abrangente, sendo um desafio, diante de inúmeras questões já levantadas por profissionais experientes nesta área. Nosso trabalho de pesquisa se direciona para a formação permanente de professores (inicial e contínua), priorizando a relação Fazer Ciência e Ensinar Ciência (VIANNA, 1998), procurando mostrar a ciência que é feita nos laboratórios, pelos cientistas com a dos professores.

Palavras-chave: Formação de professores. Ensino de Ciências. Pesquisa e ensino.

Downloads 1017  1017  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – V6(2), pp. 111-132, 2001  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID71/v6_n2_a2001.pdf
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