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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!A Educação Não-formal e a Divulgação Científica: O que pensa quem faz? Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
CHELINI, Maria Julia; FERNANDES, Alessandra B.; FERNANDES, José A.; FLORENTINO, Harlei A.; LOURENÇO, Márcia F.; MARANDINO, Martha; MARTINS, Luciana C.; RACHID, Viviane; SILVEIRA, Rodrigo V. M. da.

A educação em ciências está presente nos espaços não-formais de educação e nas diferentes mídias, havendo a necessidade de pesquisas sobre essa temática. O Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Educação Não-Formal e Divulgação em Ciências na FEUSP vem buscando compreender o significado dessas práticas. Neste trabalho, houve a intenção de definir e aprofundar os conceitos de educação não-formal e divulgação científica, a partir do levantamento teórico e da experiência de profissionais que atuam nestas áreas. Os dados obtidos até o presente momento reforçam a percepção da inexistência de uma definição comum desses termos tanto na bibliografia, quanto entre os profissionais da área, pois já foi verificado o uso de critérios diferenciados para a definição dos termos em estudo.

Palavras-chave: Educação. Ciências. Formal e não-formal. Práticas.

Downloads 1891  1891  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo  Site http://paje.fe.usp.br/estrutura/geenf/textos/oquepensa_trabcongresso5.pdf
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!A Importância da Biodiversidade Popular Versão: PDF
Atualização:  19/2/2013
Descrição:
SANTOS, Fernando Santiago dos.

Diversas são as definições que podem ser aplicadas ao termo biodiversidade, incluindo as mais simples (riqueza do número de espécies) e outras mais abrangentes e complexas (variedade de seres vivos da Terra, fruto de bilhões de anos de evolução, moldada pelos processos de seleção natural e também pelas interferências antrópicas). A biodiversidade pode ser interpretada do ponto de vista da variação intra-específica e incluir, em maior escala, a variedade de tipos de comunidades ou ecossistemas de dada região. Ainda não há consenso entre os pesquisadores acerca do número de espécies existentes atualmente em nosso planeta. A disparidade numérica (entre três e 30 milhões de espécies) deve-se, entre outros fatores, às dificuldades de identificação e descrição dos grupos biológicos, além da extinção de espécies que sequer chegam a ser inventariadas e catalogadas. Algumas estimativas recentes apontam o Brasil como um dos países mega-diversos, com cerca de 50 mil espécies de fanerógamas e com 13% do total mundial de espécies de plantas, animais e fungos. Além disto, poucas unidades federativas brasileiras dispõem de listagens de plantas e animais. São Paulo e Santa Catarina, por exemplo, têm sido apontados como os estados com trabalhos mais completos de suas faunas e floras, destacando-se, no primeiro, os esforços do programa Biota da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Biota – FAPESP). Em dez anos de trabalho, cerca de duas mil novas espécies foram catalogadas nesse programa. Com o intuito de preservar o patrimônio genético em nosso planeta, 25 áreas de alto endemismo e fortes pressões antropogênicas (hot spots) foram reconhecidas: estas áreas detêm 44% de espécies de plantas do mundo e 35% de espécies de vertebrados (excluindo peixes). O bioma atlântico e o cerrado são dois hot spots brasileiros com expressividade no panorama mundial. Particularmente no cenário brasileiro, o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), visando à preservação e à conservação do patrimônio biológico nacional, reconhece diversas Unidades de Conservação (UCs) como as UCs de Proteção Integral (Parques Nacionais e Reservas Biológicas, por exemplo) e as UCs de Uso Sustentável (Florestas Nacionais, Reservas Particulares do Patrimônio Natural, por exemplo). Muitas são as ameaças à biodiversidade, principalmente nas regiões intertropicais (favorecidas, em milhões de anos, por alternância entre períodos quentes e de glaciações, que modificaram o clima e a estrutura da Terra): destruição de habitats, introdução de espécies exóticas oriundas de água de lastro, por meio de trânsito de sementes etc., diminuição de endemismo, contrabando, caça e pesca predatórias, extinção de espécies, entre outras. Neste contexto, é importante a investigação acerca do papel desempenhado pelas espécies-chave nas funções ecológicas dos ecossistemas e o comprometimento destes em função da extinção dessas espécies, além da suscetibilidade a doenças e dizimações em massa existente entre populações cujos indivíduos possuem pouca variação genética. Levantamentos da Convenção sobre a Diversidade Biológica da ONU apontam taxas de perda de espécies que chegam a cem vezes à da extinção natural. Tais taxas têm tido um crescimento exponencial recentemente. Em face desta situação, é premente a ação de governos e sociedade civil organizada para a tomada de decisões que visem a alternativas viáveis que conciliem desenvolvimento sem comprometimento da imensa riqueza biológica de nossa biosfera.


Downloads 21786  21786  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Paidéi@, Vol. 2, n. 4, 2010  Site http://revistapaideia.unimesvirtual.com.br
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Reprodução Humana: abordagem histórica na formação dos professores de Biologia Popular Versão: PDF
Atualização:  3/9/2013
Descrição:
SLONGO, Iône Inês Pinsson; DELIZOICOV, Demétrio.

Com a meta de sistematizar uma maneira de utilizar a abordagem histórica no ensino de Biologia, foi desenvolvida uma pesquisa em um curso de formação inicial de professores de Biologia, articulada ao ensino das disciplinas de Prática de Ensino de Biologia e Fisiologia Humana. Neste trabalho é apresentada uma síntese do estudo histórico-epistemológico realizado sobre o tema Reprodução Humana. Os resultados deste estudo possibilitou o planejamento, desenvolvimento e análise de um curso, que pautou-se numa concepção educacional progressista, fundamentalmente nas categorias dialogicidade e problematização do conhecimento. Aspectos considerados significativos desta abordagem são apresentados.

Palavras-chave: Pesquisa. Metodologia. Professores. Formação. Pesquisa Educacional.

Downloads 550  550  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site 
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!A História da Disciplina Escolar Ciências nas Dissertações e Teses Brasileiras no Período 1981-1995 Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
FERREIRA, Marcia Serra; MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa

O artigo aborda a história da disciplina escolar de ciências, na produção acadêmica brasileira entre 1981 e 1995. Analisa nove dissertações e teses que focalizam o ensino fundamental e que possuem um viés histórico. Com base em Goodson, argumenta que o entendimento do processo de construção social de uma determinada disciplina exige a consideração de fatores internos e externos. Destaca, ao mesmo tempo, a importância de se analisarem, entre os diversos fatores internos, as teses e dissertações defendidas nos programas de pós-graduação. Afirma que ainda há muito a ser investigado sobre a área em pauta, uma vez que boa parte dos trabalhos realizados são muito descritivos.

Palavras-chave: Currículo. Ensino de Ciências. História das disciplinas.

Downloads 1341  1341  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma ENSAIO – Vol 03, n. 01, jun. 2001.  Site http://www.fae.ufmg.br/ensaio/v3_n2/marciantonio.PDF
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Pesquisa em ensino de Ciências como Ciências Humanas Aplicadas Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
DELIZOICOV, Demétrio

Através de aspectos relacionados à área de ensino de Ciências, tais como existência de cursos e programas de pós-graduação, de periódicos especializados na publicação de resultados de pesquisas e de eventos científicos específicos, constata-se que esta constitui um campo social de produção de conhecimento. A partir de dados contidos em trabalhos que têm como objeto de análise dissertações e teses em ensino de ciências defendidas no Brasil, desde 1972, argumenta-se que o campo se organiza em coletivos de pensamento afinados com os das ciências humanas que investigam problemas relativos à disseminação sistematizada de conhecimentos científicos, que é caracterizada como um processo complexo de interação entre três grandes círculos socioculturais.

Palavras-chave: Teses e dissertações em ensino de Ciências. Coletivos de pensamento. Impacto da pesquisa em ensino de Ciências.

Downloads 1620  1620  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cad. Bras. Ens. Fís., v. 21: p. 145-175, ago. 2004  Site http://www.fsc.ufsc.br/ccef/port/21-2/artpdf/a1.pdf
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!A.L.I.V.E. Vida Artificial em Ambientes Virtuais:uma plataforma experimental em realidade virtual p Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
NEVES, Rogério; NETTO, Marcio Lobo.

Este trabalho descreve os estudos realizados sobre o tema Vida Artificial, que levaram à criação do projeto A.L.I.V.E. (Artificial Life in A Virtual Environments) desenvolvido no Laboratório de Sistemas Integrados da Escola Politécnica da USP. O projeto tem como objetivo a aplicação de tecnologias de realidade virtual na visualização de experimentos em Vida Artificial. A plataforma implementada utiliza-se do paradigma de orientação a objetos, fazendo uso dos recursos disponíveis através da linguagem Java e do API Java3D, o que garante portabilidade e compatibilidade com diversos dispositivos, também possibilitando a visualização de experimentos em páginas interativas na Internet.

Palavras-chave: Vida Artificial. Projeto. Tecnologias de Realidade Virtual.

Downloads 1533  1533  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Núcleo de Ciência Cognitiva da USP  Site 
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Ciências e Relações Internacionais - o congresso de 1905 Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
SUPPO, Hugo Rogélio

Este artigo preocupa-se em refletir sobre o papel dos congressos científicos internacionais no âmbito das relações internacionais. A análise específica do 3º Congresso Científico Latino-Americano evidencia o interesse do governo brasileiro em instrumentalizar esse evento com objetivos geopolíticos e de propaganda. Ao mesmo tempo, o artigo procura levantar questões relativas ao embate entre as duas imagens construídas para definir a América do Sul: o latino-americanismo, que define o próprio 3º Congresso Científico e o panamericanismo, de inspiração norte-americana. Nesse sentido, a diplomacia brasileira, no início do século XX, privilegia a imagem de um Brasil americano e não latino.

Downloads 1150  1150  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma REVISTA DA SBHC n. I/2003 Ciência e Relações Inter  Site http://www.mast.br/sbhc/Revista/RSBHC1N/SBHCpag6-20.pdf
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Uma análise das interações dialógicas em aulas de Ciências nas séries iniciais do ensino fundamental Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
MONTEIRO, Marco Aurélio Alvarenga; TEIXEIRA, Odete Pacubi Baierl

A busca para tentar um entendimento da complexa dinâmica envolvendo os processos interativos tem motivado o desenvolvimento de pesquisas relacionadas ao discurso do professor e seu impacto na condução de atividades no contexto de sala de aula. Este trabalho discute os resultados de uma atividade de conhecimento físico desenvolvida com três diferentes turmas das séries inicias de três diferentes escolas do Ensino Fundamental. Dirigimos nosso foco de análise para a maneira como as professoras organizaram suas falas par a dirigir a atividade didática e de que forma esses dizeres interferiram na construção argumentativa de seus alunos.

Palavras-chave: Interação dialógica. Ensino de Física. Argumentação. Aulas de Ciências. Ensino Fundamental.

Downloads 1285  1285  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – V9(3), pp. 243-263, 2004  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID117/v9_n3_a2004.pdf
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Quando Visões de Mundo se Encontram: religião e ciências na trajetória de formação de alunos protest Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
SEPULVEDA, Claudia; EL-HANI, Charbel Niño

Este trabalho analisa como educação religiosa e educação científica se relacionam ao longo da trajetória de formação profissional de alunos protestantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). A análise foi baseada no mapeamento das concepções de natureza dos alunos investigados e na caracterização de suas estratégias para administrar a convivência entre conhecimento científico e conhecimento religioso em sua visão de mundo.

Palavras-chave: Educação Religiosa. Educação Científica. Concepção de Natureza. Concepção de Ciência. Construtivismo Contextual. Formação de Professores.

Downloads 1347  1347  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – V9(2), pp. 137-175, 2004  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID113/v9_n2_a2004.pdf
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!El Discurso como Mediador de la Educación Ambiental en una Clase de Ciencias Naturales: un estudio.. Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
MASSA, Marta; ZAPATA, Nélida; RASSETTO, María; CASCIANI, Cecilia

La consideración del discurso como un espacio de prácticas educativas permite analizar la forma en que diferentes procesos y sujetos se relacionan entre sí en función de una cadena de significados que se expresan, intercambian, negocian y construyen en la dinámica del aula. En este trabajo se analizan las prácticas discursivas y los argumentos que una profesora y sus alumnos formulan sobre los conceptos "agua potable - agua contaminada" en una clase de Ciencias Naturales en la que se abordan contenidos de Educación Ambiental. Se adoptó un enfoque cualitativo con la perspectiva de un estudio de caso centrado en los actos de habla.

Palabras-clave: Educación Ambiental. Discurso Ambiental. Interacción Discursiva. Argumentación. Agua Potable. Contaminada.

Downloads 1142  1142  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – V9(2), pp. 177-197, 2004  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID114/v9_n2_a2004.pdf
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