Categoria: Ciências Artigos |
Analogias na Educação em Ciências, Contributos e Desafios |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
DUARTE, Maria da Conceição
Uma analogia é, frequentemente, entendida como uma comparação baseada emsimilaridades entre estruturas de dois domínios de conhecimento diferentes, um conhecido e outro desconhecido. Vários autores têm acentuado a importância das analogias como uma ferramenta valiosa no ensino e aprendizagem das ciências, especialmente de conceitos com um maior grau de dificuldade. Contudo, alguns problemas têm sido associados à sua utilização. Neste trabalho procuraremos contribuir para uma melhor compreensão da utilização de analogias na educação em ciências, através de uma revisão do estado da arte da investigação sobre analogias.
Palavras-chave: Analogia. Ensino e Aprendizagem das Ciências. Investigação em Educação em Ciências.
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1794 0 bytes IENCI – V10(1), pp. 7-29, 2005 http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID121/v10_n1_a2005.pdf |
Categoria: Ciências Artigos |
Controvérsias Sócio-científicas e Prática Pedagógica de Jovens Professores |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
REIS, Pedro; GALVÃO, Cecília
A presente investigação pretendeu estudar o impacto das controvérsias sócio-científicas recentes, divulgadas pelos meios de comunicação social, nas concepções e práticas de grupo de três professores de Ciências Naturais em início de carreira. Este estudo reveste-se de particular relevância num período marcado, simultaneamente, por fortes discussões relativas ao impacto social e ambiental de várias inovações científicas e tecnológicas e pela implementação de novos currículos de ciências, que realçam a importância da discussão de controvérsias sócio-científicas na alfabetização científica dos alunos (nomeadamente, na compreensão da natureza da ciência e da sua relação com a sociedade e a cultura) (McComas, 2000). Nesta investigação, optou-se por uma abordagem interpretativa, de tipo qualitativo.
Palavras-chave: Ensino das Ciências. Ciência. Tecnologia e Sociedade (CTS). Controvérsias Sócio-científicas. Concepções. Práticas Lectivas.
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1179 0 bytes IENCI – V10(2), pp. 131-160, 2005 http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID126/v10_n2_a2005.pdf |
Categoria: Ciências Artigos |
Serpentes e Acidentes Ofídicos: um estudo sobre erros conceituais em livros didáticos |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
SANDRIN, Maria de Fátima Neves Sandrin; NARDI, Giuseppe Puorto e Roberto O tema serpentes peçonhentas e acidentes ofídicos constituem um problema em livros didáticos no Brasil devido ao elevado índice de erros conceituais. Visando subsidiar a prática pedagógica do professor, analisamos, sob os aspectos conceitual e metodológico, um total de 27 livros publicados no período de 1982-1999. Os critérios usados na análise conceitual foram a correção científica e a presença de classificações não-científicas. Os aspectos conceituais foram basicamente a presença de contextualização, problematização, proporção entre texto e ilustração, sequência lógica e uso de vocabulário técnico. Na análise conceitual constatamos nos livros a predominância percentual dos problemas relacionados à biologia das serpentes, identificação e diferenciação de peçonhentas e não-peçonhentas, modo inadequado de atendimento ao acidentado ofídico e uso de conceitos antropocêntricos.
Palavras-chave: Educação Científica. Serpentes. Acidentes Ofídicos. Erros conceituais em livros didáticos.
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1536 0 bytes IENCI – V10(3), pp. 281-298, 2005 http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID132/v10_n3_a2005.pdf |
Categoria: Ciências Artigos |
Discursos de Professores de Ciências sobre Leitura |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
ANDRADE, Inez Barcellos de; MARTINS, Isabel Neste trabalho, partimos do pressuposto que os professores atuam como mediadores das práticas escolares de leitura e problematizamos suas práticas, sentidos e representações sobre leitura. Investigamos os sentidos que um grupo de professores de Física, Química e Biologia, que atuam em uma escola federal de ensino médio e técnico, atribuem à leitura. Seguindo um quadro teórico-metodológico identificado como a análise do discurso de linha francesa, consideramos que sentidos, conceitos e concepções de leitura são construídos historicamente, através de discursos produzindo efeitos de sentidos que determinam práticas ideológicas. Nossos resultados mostram que, para esse grupo de professores, não existiram, na sua formação, inicial e continuada, oportunidades de refletir sobre o papel da leitura no ensino e na aprendizagem de ciências.
Palavras-chave: Leitura. Análise do Discurso Francesa. Professores de Ciências.
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1393 0 bytes IENCI – V11(2), pp. 121-151, 2006 http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID148/v11_n2_a2006.pdf |
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