Educadores

Ínicio : Ciências : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Notas (Do pior para o melhor avaliado)

Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Analogias na Educação em Ciências, Contributos e Desafios Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
DUARTE, Maria da Conceição

Uma analogia é, frequentemente, entendida como uma comparação baseada emsimilaridades entre estruturas de dois domínios de conhecimento diferentes, um conhecido e outro desconhecido. Vários autores têm acentuado a importância das analogias como uma ferramenta valiosa no ensino e aprendizagem das ciências, especialmente de conceitos com um maior grau de dificuldade. Contudo, alguns problemas têm sido associados à sua utilização. Neste trabalho procuraremos contribuir para uma melhor compreensão da utilização de analogias na educação em ciências, através de uma revisão do estado da arte da investigação sobre analogias.

Palavras-chave: Analogia. Ensino e Aprendizagem das Ciências. Investigação em Educação em Ciências.

Downloads 1094  1094  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – V10(1), pp. 7-29, 2005  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID121/v10_n1_a2005.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Dificuldades da Generalização das Estratégias de Modelação em Ciências: o caso da física e da químic Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
GRECA, Ileana M. Greca; SANTOS, Flávia M. T. dos

Uma revisão dos trabalhos publicados na área de ensino de Ciências, nacional e internacionalmente, revela que o ensino centrado na modelação é considerado como uma dasestratégias didáticas mais efetivas para a melhoria da compreensão dos conceitos científicos. No entanto, uma analise mais detalhada revela que o que se entende por modelo ou por processo de modelação é muito amplo e desconsidera as diferenças entre as especificidades das ciências. Neste trabalho nos propomos trazer à discussão as diferenças e similaridades que têm a modelação em Física e em Química, tomando como referência as diferentes tradições explicativas que nelas surgiram principalmente nos séculos XVIII e XIX. A partir desse estudo, discutimos quais as implicações didáticas de se levar ou não em consideração estas diferenças.

Palavras-chave: Modelação química. Modelação física. Dinamicismo. Mecanicismo.

Downloads 1103  1103  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI - V10(1), pp. 31-46, 2005  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID122/v10_n1_a2005.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Controvérsias Sócio-científicas e Prática Pedagógica de Jovens Professores Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
REIS, Pedro; GALVÃO, Cecília

A presente investigação pretendeu estudar o impacto das controvérsias sócio-científicas recentes, divulgadas pelos meios de comunicação social, nas concepções e práticas de grupo de três professores de Ciências Naturais em início de carreira. Este estudo reveste-se de particular relevância num período marcado, simultaneamente, por fortes discussões relativas ao impacto social e ambiental de várias inovações científicas e tecnológicas e pela implementação de novos currículos de ciências, que realçam a importância da discussão de controvérsias sócio-científicas na alfabetização científica dos alunos (nomeadamente, na compreensão da natureza da ciência e da sua relação com a sociedade e a cultura) (McComas, 2000). Nesta investigação, optou-se por uma abordagem interpretativa, de tipo qualitativo.

Palavras-chave: Ensino das Ciências. Ciência. Tecnologia e Sociedade (CTS). Controvérsias Sócio-científicas. Concepções. Práticas Lectivas.

Downloads 997  997  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – V10(2), pp. 131-160, 2005  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID126/v10_n2_a2005.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Tomada de Consciência de Conflitos: análise da atividade discursiva em uma aula de ciências Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
AGUIAR JR., Orlando G.; MORTIMER, Eduardo F.

Nesse artigo iremos examinar como o conflito entre a visão de senso comum e a visão da ciência é percebido e trabalhado pelos estudantes com a mediação do professor. Para isso, analisamos um episódio de ensino, parte das gravações realizadas no desenvolvimento de uma sequência de ensino de calor e temperatura para estudantes de 8a série (14-15 anos). Utilizamos a estrutura de análise do discurso da sala de aula proposta por Mortimer e Scott (2002, 2003) para tornar visíveis os movimentos discursivos que conduzem à tomada de consciência, por parte dos estudantes, da contradição existente entre dois modelos utilizados por eles em diferentes circunstâncias: o modelo cinético de partículas e o modelo de trocas de calor e de frio.

Palavras-chave: Dinâmica discursiva. Conflito. Linguagem e Cognição. Ensino Aprendizagem em Ciências. Sócio-construtivismo.

Downloads 1165  1165  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – V10(2), pp. 179-207, 2005  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID128/v10_n2_a2005.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!O texto de genética no livro didático de Ciências: uma análise retórica crítica Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
NASCIMENTO,Tatiana Galieta; MARTINS, Isabel

Neste artigo discutimos o texto de genética do livro didático de Ciências a partir de um quadro teórico-metodológico da análise retórica crítica que privilegia aspectos de interação entre o texto e seu contexto na construção de sentidos pelos sujeitos. Para tanto, utilizamos categorias de análise – exigências, autoria, audiência e ausências – que exploram as relações conceituais entre leitores e autores e, entre estes e o conhecimento científico e seu ensino na escola. A partir de nossos resultados sugerimos reflexões que fundamentem o trabalho do professor com o livro didático em sala de aula.

Palavras-chave: Livro Didático. Análise Retórica. Discurso. Educação em Ciências.

Downloads 1214  1214  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI - V10(2), pp. 255-278, 2005  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID131/v10_n2_a2005.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Serpentes e Acidentes Ofídicos: um estudo sobre erros conceituais em livros didáticos Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
SANDRIN, Maria de Fátima Neves Sandrin; NARDI, Giuseppe Puorto e Roberto

O tema serpentes peçonhentas e acidentes ofídicos constituem um problema em livros didáticos no Brasil devido ao elevado índice de erros conceituais. Visando subsidiar a prática pedagógica do professor, analisamos, sob os aspectos conceitual e metodológico, um total de 27 livros publicados no período de 1982-1999. Os critérios usados na análise conceitual foram a correção científica e a presença de classificações não-científicas. Os aspectos conceituais foram basicamente a presença de contextualização, problematização, proporção entre texto e ilustração, sequência lógica e uso de vocabulário técnico. Na análise conceitual constatamos nos livros a predominância percentual dos problemas relacionados à biologia das serpentes, identificação e diferenciação de peçonhentas e não-peçonhentas, modo inadequado de atendimento ao acidentado ofídico e uso de conceitos antropocêntricos.

Palavras-chave: Educação Científica. Serpentes. Acidentes Ofídicos. Erros conceituais em livros didáticos.

Downloads 1322  1322  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – V10(3), pp. 281-298, 2005  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID132/v10_n3_a2005.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!O Conceito de Tempo entre Estudantes de Ensino Fundamental e Médio: uma análise à luz da epistemolog Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
MARTINS, André Ferrer P.; PACCA, Jesuina L. de A.

Este trabalho tem como propósito central compreender aspectos da construção do conceito de tempo por estudantes do ensino fundamental e médio, a partir do referencial epistemológico de Gaston Bachelard. O estudo principal constou da realização de um total de 17 (dezessete) entrevistas semi-estruturadas. A análise do material permitiu delinear as características mais marcantes do processo de conceitualização do tempo, representado por um caminhar no sentido da objetivação e do racionalismo crescentes. Também foi possível avaliar a pertinência de nosso referencial teórico na interpretação desse processo. Particularmente, as noções teóricas de obstáculo epistemológico e de perfil epistemológico mostraram-se férteis quando confrontadas com os dados da pesquisa empírica.

Palavras-chave: Tempo. Perfil Epistemológico. Gaston Bachelard.

Downloads 1155  1155  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI - V10(3), pp. 299-336, 2005  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID133/v10_n3_a2005.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Concepciones de alumnos (14 – 15 años) de educación general básica sobre la naturaleza y percepción  Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
BRAVO, Bettina M.; PESA, Marta A.

Se analizan las ideas de un grupo de alumnos (14- 15 años de edad) de Educación General Básica sobre la naturaleza y percepción del color, luego de haber participado de propuestas didácticas que abordaron esta temática desde que ingresaron al segundo ciclo.Estas ideas se caracterizan según los principios ontológicos, conceptuales y epistemológicos subyacentes, como así también en función de los esquemas de razonamiento que llevan asociados. Se evalúa la consistencia y coherencia de las respuestas dadas por estos alumnos a un test de respuestas múltiples y un cuestionario de problemas abiertos. Se halló que la mayoría de los estudiantes presentan una idea acerca del color coherente con la de la ciencia escolar, resultando sus respuestas consistentes al resolver situaciones problemáticas, con explicaciones que relacionan correctamente un número importante de variables.

Palabras-claves: Aprendizaje Color. Modos de Razonar. Cambio Conceptual. Epistemológico y Ontológico.

Downloads 997  997  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – V10(3), pp. 337-362, 2005  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID134/v10_n3_a2005.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Ética no Ensino de Ciências: responsabilidades e compromissos com a evolução moral da criança Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
RAZERA, Júlio César Castilho; NARDI Roberto

Levantamento realizado em amostras de publicações recentes sobre o ensino de Ciências, em periódicos científicos da área, revela que questões sobre ética e desenvolvimento moral têm sido negligenciadas nas pesquisas em Educação em Ciências. Valendo-se de referenciais teóricos que abordam a temática e uma pesquisa sobre o ensino de temas controvertidos, fazendo uso mais especificamente do debate criacionismo versus evolucionismo, procuramos mostrar a necessidade e possibilidades de inserção de questões dessa natureza em sala de aula, visando o desenvolvimento da moral no aluno.

Palavras-chave: Ética. Desenvolvimento Moral. Temas Controvertidos. Multiculturalismo.

Downloads 1260  1260  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – V11(1), pp. 53-66, 2006  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID144/v11_n1_a2006.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Discursos de Professores de Ciências sobre Leitura Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
ANDRADE, Inez Barcellos de; MARTINS, Isabel

Neste trabalho, partimos do pressuposto que os professores atuam como mediadores das práticas escolares de leitura e problematizamos suas práticas, sentidos e representações sobre leitura. Investigamos os sentidos que um grupo de professores de Física, Química e Biologia, que atuam em uma escola federal de ensino médio e técnico, atribuem à leitura. Seguindo um quadro teórico-metodológico identificado como a análise do discurso de linha francesa, consideramos que sentidos, conceitos e concepções de leitura são construídos historicamente, através de discursos produzindo efeitos de sentidos que determinam práticas ideológicas. Nossos resultados mostram que, para esse grupo de professores, não existiram, na sua formação, inicial e continuada, oportunidades de refletir sobre o papel da leitura no ensino e na aprendizagem de ciências.

Palavras-chave: Leitura. Análise do Discurso Francesa. Professores de Ciências.

Downloads 1216  1216  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – V11(2), pp. 121-151, 2006  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID148/v11_n2_a2006.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 (6) 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 »