Categoria: Ciências Artigos |
Rumos da Formação de Professores para a Educação Ambiental  |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
GOUVEA, Giana Raquel Rosa
O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a importância do investimento humano e conceitual na inserção da educação ambiental no processo de formação de professores. Trata-se de um estudo de caso, de natureza empírica, realizado em dois centros universitários localizados em Lorena e Barra Mansa, que atuam significativamente, na formação de professores da região. No processo de coleta de dados, foram atendidas as premissas que norteiam um estudo de caso, segundo YIN (2001), bem como fontes de evidências variadas. Os dados receberam tratamento quantitativo e qualitativo, dependendo da natureza da evidência. Nesse sentido, o estudo revela que, embora os professorandos que participaram da pesquisa tivessem pouca ou nenhuma noção da importância do trabalho de educação ambiental, tal situação pode ser alterada, inclusive no tocante às discussões que ocorrem no ambiente universitário e no replanejamento de planos e projetos pedagógicos dos cursos vocacionados para a formação de professores. Dessa forma, a reflexão constante sobre "o que preciso saber para ensinar?", "por que e para quem ensinar?" caminha juntamente com o "como ensinar?" na construção de um saber ambiental embasado pelo compromisso social e humano necessário à formação dos professores e à superação da dispedagogia ambiental.
Palavras-chave: Educação ambiental. Formação de professores. Dispedagogia ambiental.
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2770 0 bytes Educar, Curitiba, n. 27, p. 163-179, 2006. Editora http://www.scielo.br/pdf/er/n27/a11n27.pdf |
Categoria: Ciências Artigos |
Revisão do mecanismo fisiopatológico da amebíase  |
Versão: PDF Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
CHAVES, Antonio Carlos Palermo; SEIXAS FILHO, José Teixeira de; DANTAS, Marcia Macedo Lima.
O trabalho teve por objetivo rever na literatura a relação do parasito com o hospedeiro e os mecanismos fisiopatogênicos da Entamoeba histolytica. A amebíase é uma doença que acomete o homem, causada pelo protozoário Entamoeba histolystica, da família Entamoebida, do filo Sarcomastigophora e classe Lobozia. É transmitida de individuo para individuo, pela ingestão de alimentos ou água contaminada pelos cistos do parasito. Tem como foco primário o intestino causando desinteria, colite e enterocolite amebiana; podendo atingir outros órgãos e tecidos através da corrente sanguínea causando processos inflamatórios e necrose. A amebíase é uma infecção cosmopolita, com distribuição mundial, principalmente em países subdesenvolvidos de clima quentes, tropicais e subtropicais, onde o saneamento básico é inadequado e o abastecimento de água é precário. O processo de invasão tecidual tem localização preferencial no ceco e no retossigmóide, sendo iniciado pelo reconhecimento de uma molécula do epitélio intestinal pelo parasito. Esta revisão permite que se conclua que o governo deva priorizar, principalmente nas periferias, o saneamento básico, o abastecimento de água potável sendo dever dos governantes propiciarem alimentação adequada, educação sanitária e ambiental, assim como se torna urgente a criação de um programa de prevenção a Amebíase, segunda doença parasitária que mais causa mortes anualmente no mundo. Podem-se iniciar pelo incentivo as pesquisas, principalmente os estudos dos mecanismos fisiopatológicos, que aumentam a virulência do parasito, para que uma possível vacina seja desenvolvida, diminuindo ou erradicando essa doença.
Palavras-chave: Contaminação. Entamoeba histolytica. Epidemiologia. Parasitose. Saneamento básico.
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4573 0 bytes Revista Augustus | Rio de Janeiro | Vol. 14 | N. 2 |
Categoria: Ciências Artigos |
Redes Cotidianas de Conhecimento e os Museus de Ciência  |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
GOUVÊA, Guaracira; VALENTE, Maria Esther; CAZELLI, Sibele; MARANDINO, Martha Os crescentes desafios gerados pelos avanços tecnológicos e da informação convocam a educação a cumprir a função de suprir as demandas de ampliação da cultura científica da sociedade. O museu de ciência, enquanto promotor de educação não-formal, exerce seu papel social ao se apresentar como uma instância das redes cotidianas de conhecimento que pode contribuir nessa ampliação. A presente reflexão é fruto das investigações realizadas pela equipe da Coordenação de Educação do Museu de Astronomia e Ciências Afins – MAST, e se refere particularmente aos estudos sobre a especificidade da instituição museu e às questões ligadas à relação museu – escola.
Palavras-chave: Desafios. Avanços Tecnológicos. Informação. Museu. Ciência.
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1335 0 bytes Parecerias Estratégicas, Brasília, n. 11, 2001. FE http://paje.fe.usp.br/estrutura/geenf/textos/redescotidianasartigo9.pdf |
Categoria: Ciências Artigos |
Raízes Históricas da Difícil Equação Institucional da Ciência no Brasil  |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
ALFONSO-GOLDFARB, Ana Maria; FERRAZ, Márcia H. M.
Apresenta-se, neste artigo, o quadro histórico da institucionalização das ciências no Brasil, procurando identificar, em diferentes períodos, a articulação (ou falta de articulação) dos quatro componentes fundamentais para que ocorra a institucionalização de qualquer área do conhecimento, a saber: ensino, pesquisa, divulgação e aplicação do conhecimento.
Palavras-chave: Ciência no Brasil. Institucionalização da ciência. Política científica.
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898 0 bytes São Paulo: Perspec., Jul. 2002, v.16, n.3, p.03-1 |
Categoria: Ciências Artigos |
Questões socio-políticas de ciência através da ficção científica: um exemplo com "contato"  |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
PIASSIL, Luís Paulo Piassil; PIETROCOLA, Maurício
O uso de filmes de ficção científica no ensino de ciências tem sido proposto por diversos autores. Como discursos a respeito da ciência, produzidos a partir de contextos socioculturais concretos, os filmes levantam questões derivadas do debate social, revelando posições ideológicas relacionadas com a ciência, a tecnologia e suas relações com problemas sociais atuais. Tais aspectos tornam os filmes particularmente interessantes como forma de introduzir discussões socioculturais em sala de aula. Usando “Contato” de Robert Zemeckis como um exemplo, apresentamos instrumentos de análise para o estabelecimento de possibilidades didáticas em três esferas: conceitual-fenomenológica, histórico-metodológica e sócio-política. A partir tanto dos instrumentos de análise desenvolvidos quanto de experiências prévias em sala de aula, planejamos e aplicamos uma atividade piloto para estudantes de primeiro ano de licenciatura, na disciplina de História da Ciência. Nessa atividade em particular, estávamos interessados em verificar se tais estudantes são capazes de identificar, a partir do enredo, conflitos ideológicos a respeito dos papéis da ciência na sociedade. Os resultados mostraram que tal abordagem fornece aos professores graduandos meios de identificar questões relevantes de debate a partir de uma obra ficcional. Esse trabalho é parte de uma pesquisa maior que envolve formação de professores em serviço através do planejamento e da aplicação de atividades didáticas empregando obras ficcionais.
Palavras-chave: Ficção Científica. Filmes. Questões Sócio-Políticas. CTS. Ensino de Ciências.
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563 0 bytes XI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física |
Categoria: Ciências Artigos |
Protozoários de veiculação hídrica: relevância em saúde pública  |
Versão: PDF Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
FRANCO,Regina Maura Bueno.
As doenças de veiculação hídrica, sobretudo aquelas causadas por protozoários intestinais, emergiram como um dos principais problemas de Saúde Pública nos últimos 25 anos. No Brasil, surtos causados pelos protozoários Cyclospora cayetanensis (n=2) e Toxoplasma gondii (n=1) ocorreram em anos recentes, atingindo aproximadamente 1.075 pessoas. Nesta revisão, são abordados diferentes aspectos sobre a biologia e a epidemiologia dos principais protozoários parasitas de transmissão hídrica (Cryptosporidium spp., Giardia spp., Cyclospora cayetanensis e Toxoplasma gondii) que, por sua elevada persistência ambiental e resistência à cloração, constituem uma preocupação constante para os sistemas produtores de água e indústria de alimentos. As águas de recreação também constituem um risco de aquisição destes agentes parasitários.
Palavras-chave: Giardia spp. Cryptosporidium spp. Cyclospora cayetanensis. Toxoplasma gondii. Transmissão hídrica.
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3159 0 bytes http://Rev Panam Infectol 2007;9(4):36-43 |
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