Educadores

Ínicio : Ciências : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Notas (Do pior para o melhor avaliado)

Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Pesquisa em ensino de Ciências como Ciências Humanas Aplicadas Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
DELIZOICOV, Demétrio

Através de aspectos relacionados à área de ensino de Ciências, tais como existência de cursos e programas de pós-graduação, de periódicos especializados na publicação de resultados de pesquisas e de eventos científicos específicos, constata-se que esta constitui um campo social de produção de conhecimento. A partir de dados contidos em trabalhos que têm como objeto de análise dissertações e teses em ensino de ciências defendidas no Brasil, desde 1972, argumenta-se que o campo se organiza em coletivos de pensamento afinados com os das ciências humanas que investigam problemas relativos à disseminação sistematizada de conhecimentos científicos, que é caracterizada como um processo complexo de interação entre três grandes círculos socioculturais.

Palavras-chave: Teses e dissertações em ensino de Ciências. Coletivos de pensamento. Impacto da pesquisa em ensino de Ciências.

Downloads 1497  1497  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cad. Bras. Ens. Fís., v. 21: p. 145-175, ago. 2004  Site http://www.fsc.ufsc.br/ccef/port/21-2/artpdf/a1.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!A.L.I.V.E. Vida Artificial em Ambientes Virtuais:uma plataforma experimental em realidade virtual p Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
NEVES, Rogério; NETTO, Marcio Lobo.

Este trabalho descreve os estudos realizados sobre o tema Vida Artificial, que levaram à criação do projeto A.L.I.V.E. (Artificial Life in A Virtual Environments) desenvolvido no Laboratório de Sistemas Integrados da Escola Politécnica da USP. O projeto tem como objetivo a aplicação de tecnologias de realidade virtual na visualização de experimentos em Vida Artificial. A plataforma implementada utiliza-se do paradigma de orientação a objetos, fazendo uso dos recursos disponíveis através da linguagem Java e do API Java3D, o que garante portabilidade e compatibilidade com diversos dispositivos, também possibilitando a visualização de experimentos em páginas interativas na Internet.

Palavras-chave: Vida Artificial. Projeto. Tecnologias de Realidade Virtual.

Downloads 1342  1342  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Núcleo de Ciência Cognitiva da USP  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Ciências e Relações Internacionais - o congresso de 1905 Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
SUPPO, Hugo Rogélio

Este artigo preocupa-se em refletir sobre o papel dos congressos científicos internacionais no âmbito das relações internacionais. A análise específica do 3º Congresso Científico Latino-Americano evidencia o interesse do governo brasileiro em instrumentalizar esse evento com objetivos geopolíticos e de propaganda. Ao mesmo tempo, o artigo procura levantar questões relativas ao embate entre as duas imagens construídas para definir a América do Sul: o latino-americanismo, que define o próprio 3º Congresso Científico e o panamericanismo, de inspiração norte-americana. Nesse sentido, a diplomacia brasileira, no início do século XX, privilegia a imagem de um Brasil americano e não latino.

Downloads 979  979  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma REVISTA DA SBHC n. I/2003 Ciência e Relações Inter  Site http://www.mast.br/sbhc/Revista/RSBHC1N/SBHCpag6-20.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Uma análise das interações dialógicas em aulas de Ciências nas séries iniciais do ensino fundamental Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
MONTEIRO, Marco Aurélio Alvarenga; TEIXEIRA, Odete Pacubi Baierl

A busca para tentar um entendimento da complexa dinâmica envolvendo os processos interativos tem motivado o desenvolvimento de pesquisas relacionadas ao discurso do professor e seu impacto na condução de atividades no contexto de sala de aula. Este trabalho discute os resultados de uma atividade de conhecimento físico desenvolvida com três diferentes turmas das séries inicias de três diferentes escolas do Ensino Fundamental. Dirigimos nosso foco de análise para a maneira como as professoras organizaram suas falas par a dirigir a atividade didática e de que forma esses dizeres interferiram na construção argumentativa de seus alunos.

Palavras-chave: Interação dialógica. Ensino de Física. Argumentação. Aulas de Ciências. Ensino Fundamental.

Downloads 1104  1104  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – V9(3), pp. 243-263, 2004  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID117/v9_n3_a2004.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Quando Visões de Mundo se Encontram: religião e ciências na trajetória de formação de alunos protest Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
SEPULVEDA, Claudia; EL-HANI, Charbel Niño

Este trabalho analisa como educação religiosa e educação científica se relacionam ao longo da trajetória de formação profissional de alunos protestantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). A análise foi baseada no mapeamento das concepções de natureza dos alunos investigados e na caracterização de suas estratégias para administrar a convivência entre conhecimento científico e conhecimento religioso em sua visão de mundo.

Palavras-chave: Educação Religiosa. Educação Científica. Concepção de Natureza. Concepção de Ciência. Construtivismo Contextual. Formação de Professores.

Downloads 1086  1086  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – V9(2), pp. 137-175, 2004  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID113/v9_n2_a2004.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!El Discurso como Mediador de la Educación Ambiental en una Clase de Ciencias Naturales: un estudio.. Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
MASSA, Marta; ZAPATA, Nélida; RASSETTO, María; CASCIANI, Cecilia

La consideración del discurso como un espacio de prácticas educativas permite analizar la forma en que diferentes procesos y sujetos se relacionan entre sí en función de una cadena de significados que se expresan, intercambian, negocian y construyen en la dinámica del aula. En este trabajo se analizan las prácticas discursivas y los argumentos que una profesora y sus alumnos formulan sobre los conceptos "agua potable - agua contaminada" en una clase de Ciencias Naturales en la que se abordan contenidos de Educación Ambiental. Se adoptó un enfoque cualitativo con la perspectiva de un estudio de caso centrado en los actos de habla.

Palabras-clave: Educación Ambiental. Discurso Ambiental. Interacción Discursiva. Argumentación. Agua Potable. Contaminada.

Downloads 986  986  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – V9(2), pp. 177-197, 2004  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID114/v9_n2_a2004.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Clonagem na Sala de Aula: um exemplo do uso didático de um texto de divulgação científica Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
MARTINS, Isabel; NASCIMENTO, Tatiana Galieta; ABREL, Teo Bueno de

Neste estudo descrevemos uma situação concreta de sala de aula na qual diferentes tipos de texto (jornalístico, divulgação e didático) foram utilizados para fins didáticos. Com base em um quadro teórico que toma a contribuição de abordagens comunicativas para análises de interações em sala de aula e que explora as relações entre discursos e textos, discutimos o uso didático de um texto de divulgação científica por meio de uma análise das re-elaborações discursivas realizadas pela professora.

Palavras-chave: Discurso Científico. Ensino de Ciências. Divulgação Científica. Clonagem. Recontextualização.

Downloads 1015  1015  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – V9(1), pp. 95-111, 2004  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID111/v9_n1_a2004.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Professor de Ciências novato, suas crenças e conflitos Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
BEJARANO, Nelson Rui Ribas; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de

O presente estudo é uma pesquisa qualitativa que acompanhou a trajetória de uma professora de Ciências do Ensino Fundamental que estava começando a dar aulas no ano de 1998, mas ainda concluindo seu curso de formação inicial de professores de Física. Ao acompanhar essa professora estudamos os principais conflitos e preocupações educacionais que surgiam naquele período de sua vida, bem como as estratégias que usava para enfrentar essas situações.

Palavras-chave: Ensino de Ciências. Conflitos. Crenças.

Downloads 1057  1057  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – V8(3), pp. 257-280, 2003  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID107/v8_n3_a2003.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Crise no Ensino de Ciências? Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
FOUREZ, Gérard

Este trabalho propõe uma revisão crítica sobre os principais problemas enfrentados pelo ensino de ciência na atualidade. Ele realiza uma reflexão sobre os objetivos da educação científica e os desafios presentes na escola. As conclusões apontam para a necessidade de uma redefinição da ciência escolar e na forma de condução das atividades de ensino.

Palavras-chave: Ensino de Ciências. Principais Problemas. Redefinição da Ciência Escolar. Atividades de Ensino de Ciências.

Downloads 1314  1314  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma  IENCI – V8(2), pp. 109-123, 2003  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID99/v8_n2_a2003.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Prática interdisciplinar na formação disciplinar de professores de Ciências Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
PIETROCOLA, Maurício; ALVES FILHO, José de Pinho; PINHEIRO, Terezinha de Fatima

A abordagem interdisciplinar é hoje uma questão muito debatida no âmbito da educação. No entanto, os currículos e a formação docente permanecem ancoradas em paradigmas disciplinares. Este trabalho propõe-se a discutir a dicotomia disciplinar- interdisciplinar na perspecitva da formação de professores de Ciências. Para isso, analisamos a aplicação numa disciplina do curso de licenciatura em Física da metodologia de ensino interdisciplinar de Gerard Fourez, intitulada "Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade".

Palavras-chave: Intedisciplinaridade. Formação de professores. Ensino. Física.

Downloads 1184  1184  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – V8(2), pp. 131-152, 2003  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID101/v8_n2_a2003.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 (5) 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 »