Categoria: Ciências Artigos |
A Socialização do Conhecimento Científico: um estudo numa perspectiva discursiva |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
MICHINEL, José Luis; BURNHAM, Teresinha Fróes
O foco deste trabalho é o estudo da socialização do conhecimento científico que tem sido produzido pela comunidade da ciência e que se busca comunicar à “comunidade ampliada”. Assumimos tal socialização como uma condição de produção de significados, numa perspectiva discursiva, cujo objetivo é não só o compartilhamento de conhecimento produzido em comunidades científicas, mas também aprofundar a compreensão sobre ações envolvidas neste processo de informação, mediações e meios necessários, para que subsídios gerados em tais comunidades se transforme em conhecimento pessoal de “indivíduos sociais” através da construção de significados relevantes à formação da cidadania. A Análise de Discurso na versão francesa, segundo Pêcheux e Orlandi, foi tomada como referente para pensar o problema, assim como caracterizá- lo teórica e metodologicamente.
Palavras-chave: Socialização do Conhecimento. Análise de Discurso. Educação em Ciências.
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1332 0 bytes IENCI – V12(3), pp.369-381, 2007 http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID177/v12_n3_a2007.pdf |
Categoria: Ciências Artigos |
A Prática de Ensino nas Licenciaturas e a Pesquisa em Ensino de |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
MARANDINO, Martha
Este trabalho tem por objetivo discutir os desafios que se colocam hoje para a disciplina de Prática de Ensino, nas diferentes áreas das Ciências Naturais, como a Biologia, a Física e a Química, tendo por base a pesquisa em Ensino de Ciências. Procuramos, a partir de análise bibliográfica, discutir as especificidades desta disciplina frente às questões que permeiam os campos da Educação de forma ampla e do Ensino de Ciências. Foi intenção, também, contextualizar a Prática de Ensino no bojo da atual legislação e do debate sobre as Diretrizes Curriculares para a Formação de Professores.
Palavras chave: Prática de ensino. Formação de Professores. Ensino de Ciências.
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3733 0 bytes Cad.Bras.Ens.Fís.,v.20, n.2: p.168-193, ago.2003 http://paje.fe.usp.br/estrutura/geenf/textos/apraticadensinoartigo4.pdf |
Categoria: Ciências Artigos |
A Perícia Criminal e a Interdisciplinaridade no Ensino de Ciências Naturais |
Versão: PDF Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
FILHO, Claudemir Rodrigues Dias; ANTEDOMENICO, Edilson
Uma proposta para o ensino de ciências naturais por meio da perícia criminal, com a utilização de reportagens jornalísticas, filmes e seriados de TV, foi sugerida neste artigo, objetivando-se a interdisciplinaridade do ensino e a interação entre o conteúdo escolar e a vida discente. Para isso, foi abordado um teste presuntivo para a detecção de sangue (reagente de Kastle-Meyer), baseado na ideia de spot test criada por Fritz Feigl. Foram propostas também formas de abordagem para as disciplinas de Biologia e Física.
Palavras-chave: Perícia criminal. Ciências naturais. Interdisciplinaridade.
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701 0 bytes Química Nova na Escola - Vol. 32, N° 2 , MAIO 2010 |
Categoria: Ciências Artigos |
A História da Disciplina Escolar Ciências nas Dissertações e Teses Brasileiras no Período 1981-1995 |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
FERREIRA, Marcia Serra; MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa
O artigo aborda a história da disciplina escolar de ciências, na produção acadêmica brasileira entre 1981 e 1995. Analisa nove dissertações e teses que focalizam o ensino fundamental e que possuem um viés histórico. Com base em Goodson, argumenta que o entendimento do processo de construção social de uma determinada disciplina exige a consideração de fatores internos e externos. Destaca, ao mesmo tempo, a importância de se analisarem, entre os diversos fatores internos, as teses e dissertações defendidas nos programas de pós-graduação. Afirma que ainda há muito a ser investigado sobre a área em pauta, uma vez que boa parte dos trabalhos realizados são muito descritivos.
Palavras-chave: Currículo. Ensino de Ciências. História das disciplinas.
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1340 0 bytes ENSAIO – Vol 03, n. 01, jun. 2001. http://www.fae.ufmg.br/ensaio/v3_n2/marciantonio.PDF |
Categoria: Ciências Artigos |
A Epistemologia de Kuhn |
Versão: PDF Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
OSTERMANN, Fernanda
Neste trabalho, é apresentada a epistemologia proposta por Kuhn, a partir de alguns conceitos principais de sua teoria: paradigma, ciência normal, revolução científica, incomensurabilidade. O modelo kuhniano encara o desenvolvimento científico como uma seqüência de períodos de ciência normal, nos quais a comunidade científica adere a um paradigma. Estes períodos, por sua vez, são interrompidos por revoluções científicas, marcadas por crises/anomalias no paradigma dominante, culminando com sua ruptura. A crise é superada quando surge um novo candidato a paradigma. Ao comparar o antigo e o novo paradigma, Kuhn defende a tese da incomensurabilidade. Algumas implicações de suas idéias para o ensino de Ciências são também discutidas.
Palavras-chave: Kuhn. Ensino de ciências.
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509 0 bytes Cad.Cat.Ens.Fis., v.13,n3: p.184-196, dez.1996. |
Categoria: Ciências Artigos |
A Educação Não-formal e a Divulgação Científica: O que pensa quem faz? |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
CHELINI, Maria Julia; FERNANDES, Alessandra B.; FERNANDES, José A.; FLORENTINO, Harlei A.; LOURENÇO, Márcia F.; MARANDINO, Martha; MARTINS, Luciana C.; RACHID, Viviane; SILVEIRA, Rodrigo V. M. da. A educação em ciências está presente nos espaços não-formais de educação e nas diferentes mídias, havendo a necessidade de pesquisas sobre essa temática. O Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Educação Não-Formal e Divulgação em Ciências na FEUSP vem buscando compreender o significado dessas práticas. Neste trabalho, houve a intenção de definir e aprofundar os conceitos de educação não-formal e divulgação científica, a partir do levantamento teórico e da experiência de profissionais que atuam nestas áreas. Os dados obtidos até o presente momento reforçam a percepção da inexistência de uma definição comum desses termos tanto na bibliografia, quanto entre os profissionais da área, pois já foi verificado o uso de critérios diferenciados para a definição dos termos em estudo.
Palavras-chave: Educação. Ciências. Formal e não-formal. Práticas.
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1891 0 bytes Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo http://paje.fe.usp.br/estrutura/geenf/textos/oquepensa_trabcongresso5.pdf |
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