Categoria: Ciências Artigos |
Protozoários de veiculação hídrica: relevância em saúde pública  |
Versão: PDF Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
FRANCO,Regina Maura Bueno.
As doenças de veiculação hídrica, sobretudo aquelas causadas por protozoários intestinais, emergiram como um dos principais problemas de Saúde Pública nos últimos 25 anos. No Brasil, surtos causados pelos protozoários Cyclospora cayetanensis (n=2) e Toxoplasma gondii (n=1) ocorreram em anos recentes, atingindo aproximadamente 1.075 pessoas. Nesta revisão, são abordados diferentes aspectos sobre a biologia e a epidemiologia dos principais protozoários parasitas de transmissão hídrica (Cryptosporidium spp., Giardia spp., Cyclospora cayetanensis e Toxoplasma gondii) que, por sua elevada persistência ambiental e resistência à cloração, constituem uma preocupação constante para os sistemas produtores de água e indústria de alimentos. As águas de recreação também constituem um risco de aquisição destes agentes parasitários.
Palavras-chave: Giardia spp. Cryptosporidium spp. Cyclospora cayetanensis. Toxoplasma gondii. Transmissão hídrica.
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2910 0 bytes http://Rev Panam Infectol 2007;9(4):36-43 |
Categoria: Ciências Artigos |
Quando Os Micro-organismos Salvam vidas - Seres diminutos a serviço da produção de medicamentos  |
Versão: PDF Atualização: 1/11/2011 |
Descrição:
LOPES, Adriana A.; GUIMARÃES , Denise O.; PUPO Mônica T.
É comum que a simples menção à palavra micro-organismo cause apreensão. Afinal, esses seres microscópicos são, muitas vezes, vilões quando o assunto é doença. Mas muitos deles têm sua faceta do bem. Uma delas – tema deste artigo – é a produção de medicamentos que salvam vidas. Mas vale, já neste início, lembrar que, há séculos, os micro-organismos estão a serviço do bem-estar dos seres humanos, ajudando- nos a produzir vinho, cerveja, vinagre, queijo, iogurte... A lista de benfeitorias é longa, como o leitor poderá conferir nas próximas páginas.
Palavras-chave: micro-organismo, seres microscópicos.
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1000 0 bytes OUTUBRO 2011 | CIÊNCIAHOJE | 31 |
Categoria: Ciências Artigos |
Quando os micro-organismos salvam vidas - Seres diminutos a serviço da produção de medicamentos  |
Versão: PDF Atualização: 2/3/2012 |
Descrição:
LOPES, Adriana A.; GUIMARÃES, Denise O.; PUPO, Mônica T.
É comum que a simples menção à palavra micro-organismo cause apreensão. Afinal, esses seres microscópicos são, muitas vezes, vilões quando o assunto é doença. Mas muitos deles têm sua faceta do bem. Uma delas – tema deste artigo – é a produção de medicamentos que salvam vidas. Mas vale, já neste início, lembrar que, há séculos, os micro-organismos estão a serviço do bem-estar dos seres humanos, ajudando-nos a produzir vinho, cerveja, vinagre, queijo, iogurte... A lista de benfeitorias é longa, como o leitor poderá conferir nas próximas páginas.
Palavras-chave: Micro-organismo. Produção de medicamentos.
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16021 0 bytes CIÊNCIAHOJE | VOL. 48 | 286 |
Categoria: Ciências Artigos |
Questões socio-políticas de ciência através da ficção científica: um exemplo com "contato"  |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
PIASSIL, Luís Paulo Piassil; PIETROCOLA, Maurício
O uso de filmes de ficção científica no ensino de ciências tem sido proposto por diversos autores. Como discursos a respeito da ciência, produzidos a partir de contextos socioculturais concretos, os filmes levantam questões derivadas do debate social, revelando posições ideológicas relacionadas com a ciência, a tecnologia e suas relações com problemas sociais atuais. Tais aspectos tornam os filmes particularmente interessantes como forma de introduzir discussões socioculturais em sala de aula. Usando “Contato” de Robert Zemeckis como um exemplo, apresentamos instrumentos de análise para o estabelecimento de possibilidades didáticas em três esferas: conceitual-fenomenológica, histórico-metodológica e sócio-política. A partir tanto dos instrumentos de análise desenvolvidos quanto de experiências prévias em sala de aula, planejamos e aplicamos uma atividade piloto para estudantes de primeiro ano de licenciatura, na disciplina de História da Ciência. Nessa atividade em particular, estávamos interessados em verificar se tais estudantes são capazes de identificar, a partir do enredo, conflitos ideológicos a respeito dos papéis da ciência na sociedade. Os resultados mostraram que tal abordagem fornece aos professores graduandos meios de identificar questões relevantes de debate a partir de uma obra ficcional. Esse trabalho é parte de uma pesquisa maior que envolve formação de professores em serviço através do planejamento e da aplicação de atividades didáticas empregando obras ficcionais.
Palavras-chave: Ficção Científica. Filmes. Questões Sócio-Políticas. CTS. Ensino de Ciências.
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555 0 bytes XI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física |
Categoria: Ciências Artigos |
Raízes Históricas da Difícil Equação Institucional da Ciência no Brasil  |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
ALFONSO-GOLDFARB, Ana Maria; FERRAZ, Márcia H. M.
Apresenta-se, neste artigo, o quadro histórico da institucionalização das ciências no Brasil, procurando identificar, em diferentes períodos, a articulação (ou falta de articulação) dos quatro componentes fundamentais para que ocorra a institucionalização de qualquer área do conhecimento, a saber: ensino, pesquisa, divulgação e aplicação do conhecimento.
Palavras-chave: Ciência no Brasil. Institucionalização da ciência. Política científica.
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888 0 bytes São Paulo: Perspec., Jul. 2002, v.16, n.3, p.03-1 |
Categoria: Ciências Artigos |
Redes Cotidianas de Conhecimento e os Museus de Ciência  |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
GOUVÊA, Guaracira; VALENTE, Maria Esther; CAZELLI, Sibele; MARANDINO, Martha Os crescentes desafios gerados pelos avanços tecnológicos e da informação convocam a educação a cumprir a função de suprir as demandas de ampliação da cultura científica da sociedade. O museu de ciência, enquanto promotor de educação não-formal, exerce seu papel social ao se apresentar como uma instância das redes cotidianas de conhecimento que pode contribuir nessa ampliação. A presente reflexão é fruto das investigações realizadas pela equipe da Coordenação de Educação do Museu de Astronomia e Ciências Afins – MAST, e se refere particularmente aos estudos sobre a especificidade da instituição museu e às questões ligadas à relação museu – escola.
Palavras-chave: Desafios. Avanços Tecnológicos. Informação. Museu. Ciência.
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1326 0 bytes Parecerias Estratégicas, Brasília, n. 11, 2001. FE http://paje.fe.usp.br/estrutura/geenf/textos/redescotidianasartigo9.pdf |
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