Categoria: Ciências Artigos |
A Perícia Criminal e a Interdisciplinaridade no Ensino de Ciências Naturais |
Versão: PDF Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
FILHO, Claudemir Rodrigues Dias; ANTEDOMENICO, Edilson
Uma proposta para o ensino de ciências naturais por meio da perícia criminal, com a utilização de reportagens jornalísticas, filmes e seriados de TV, foi sugerida neste artigo, objetivando-se a interdisciplinaridade do ensino e a interação entre o conteúdo escolar e a vida discente. Para isso, foi abordado um teste presuntivo para a detecção de sangue (reagente de Kastle-Meyer), baseado na ideia de spot test criada por Fritz Feigl. Foram propostas também formas de abordagem para as disciplinas de Biologia e Física.
Palavras-chave: Perícia criminal. Ciências naturais. Interdisciplinaridade.
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700 0 bytes Química Nova na Escola - Vol. 32, N° 2 , MAIO 2010 |
Categoria: Ciências Artigos |
A Prática de Ensino nas Licenciaturas e a Pesquisa em Ensino de |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
MARANDINO, Martha
Este trabalho tem por objetivo discutir os desafios que se colocam hoje para a disciplina de Prática de Ensino, nas diferentes áreas das Ciências Naturais, como a Biologia, a Física e a Química, tendo por base a pesquisa em Ensino de Ciências. Procuramos, a partir de análise bibliográfica, discutir as especificidades desta disciplina frente às questões que permeiam os campos da Educação de forma ampla e do Ensino de Ciências. Foi intenção, também, contextualizar a Prática de Ensino no bojo da atual legislação e do debate sobre as Diretrizes Curriculares para a Formação de Professores.
Palavras chave: Prática de ensino. Formação de Professores. Ensino de Ciências.
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3733 0 bytes Cad.Bras.Ens.Fís.,v.20, n.2: p.168-193, ago.2003 http://paje.fe.usp.br/estrutura/geenf/textos/apraticadensinoartigo4.pdf |
Categoria: Ciências Artigos |
A Socialização do Conhecimento Científico: um estudo numa perspectiva discursiva |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
MICHINEL, José Luis; BURNHAM, Teresinha Fróes
O foco deste trabalho é o estudo da socialização do conhecimento científico que tem sido produzido pela comunidade da ciência e que se busca comunicar à “comunidade ampliada”. Assumimos tal socialização como uma condição de produção de significados, numa perspectiva discursiva, cujo objetivo é não só o compartilhamento de conhecimento produzido em comunidades científicas, mas também aprofundar a compreensão sobre ações envolvidas neste processo de informação, mediações e meios necessários, para que subsídios gerados em tais comunidades se transforme em conhecimento pessoal de “indivíduos sociais” através da construção de significados relevantes à formação da cidadania. A Análise de Discurso na versão francesa, segundo Pêcheux e Orlandi, foi tomada como referente para pensar o problema, assim como caracterizá- lo teórica e metodologicamente.
Palavras-chave: Socialização do Conhecimento. Análise de Discurso. Educação em Ciências.
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1332 0 bytes IENCI – V12(3), pp.369-381, 2007 http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID177/v12_n3_a2007.pdf |
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