Categoria: Ciências Artigos |
Teatro como ferramenta de aprendizagem da Física e de problematização da natureza da ciência  |
Versão: PDF Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
MEDINA, Marcio; BRAGA, Marco.
Neste artigo apresentamos uma experiência didática onde as relações entre Física e Arte se apresentam através da História da Ciência. O teatro é o elemento motivador de uma metodologia de ensino voltada para uma aprendizagem interdisciplinar, que coloca em prática os pressupostos indicados na Lei de Diretrizes e Bases (LDB) 9394/96 e nos Parâmetros Curriculares Nacionais PCN+ (2002). Na atividade foram desenvolvidas as habilidades e competências necessárias para a vida, a partir da encenação teatral de um texto adaptado da peça “A Vida de Galileu Galilei” de Bertolt Brecht. O texto foi adaptado visando explorar o conteúdo de Física, de Astronomia e áreas afins. Pretende-se, a partir daí,alcançar uma maior integração entre as disciplinas científicas e destas com as de ciências humanas e sociais. A peça ocorre como parte de um trabalho sobre a revolução científica, técnica, artística, econômica e social ocorrida durante os séculos XVI e XVII. O trabalho foi acompanhado de uma pesquisa sobre a aprendizagem e interesses dos alunos em relação à Física onde se procurou avaliar as vantagens e desvantagens da metodologia adotada. Procuraremos, aqui, descrever as etapas do trabalho desde as primeiras discussões travadas em sala até a montagem da peça. Nesse processo, os alunos tiveram uma participação efetiva, desde a idealização à execução final do trabalho, incluindo os ensaios, a pesquisa e a produção de cenários e figurinos, marcação de cenas, layout dos programas da peça, do cartaz, etc. Os resultados alcançados apresentaram-se de acordo com as competências gerais, habilidades e o letramento, defendidos pela nova educação exigida para os alunos do século XXI.
Palavras-chave: Ensino de Física. Interdisciplinaridade. História da Ciência. Teatro Científico.
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1002 0 bytes Cad. Bras. Ens. Fís., v. 27, n. 2: p. 313-333, ago |
Categoria: Ciências Artigos |
Ensino de Física nas séries iniciais: um estudo de caso sobre formação docente  |
Versão: PDF Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
RODRIGUES, Cristiane Rodrigues de; COELHO, Suzana Maria; AQUINO, Aline Scaramuzza.
O presente trabalho apresenta resultados parciais de uma pesquisa desenvolvida com o objetivo de investigar o perfil epistemológico, atitudes e reações de futuros professores de séries iniciais do Ensino Fundamental, num contexto de oficinas centradas na experimentação com materiais de baixo custo no campo da eletricidade estática. A principal técnica de coleta de dados foi a observação participante. Os resultados apontam obstáculos de ordem conceitual, linguística e psico-cognitiva, mas indicam também reações positivas, por parte dos sujeitos da pesquisa, como preocupação com a prática docente e com a aprendizagem do aluno. Amaioria dos participantes manifestou ideias condizentes com concepções construtivistas de ensino e aprendizagem, mas permaneceram, em alguns discursos, indícios de dificuldades de ruptura com modelos pedagógicos tradicionais. Concluiu-se que a metodologia experimental, além de ter favorecido o desenvolvimento cognitivo e de atitudes investigativas, possibilitou, graças à mediação e à interação propiciadas, uma tomada de consciência de possíveis estratégias didático-pedagógicas inovadoras em sala de aula.
Palavras-chave: Formação de professores. Ensino de Física. Séries iniciais.
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905 0 bytes Cad. Bras. Ens. Fís., v. 26, n. 3: p. 575-608, dez |
Categoria: Ciências Artigos |
Ensino de Astronomia: erros conceituais mais comuns presentes em livros didáticos de ciências  |
Versão: PDF Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
LANGHI, Rodolfo; Roberto NARDI.
O objetivo central deste artigo é refletir sobre a questão dos erros conceituais de Astronomia presentes em livros didáticos, uma vez que estes recursos representam, muitas vezes, a única fonte de consulta utilizada pelo professor no preparo de suas atividades didáticas. Visando subsidiá-lo em sua prática pedagógica, o artigo apresenta, a partir de estudos de pesquisadores em ensino de Ciências, um levantamento bibliográfico sobre os problemas conceituais mais comuns acerca do tema. São realizadas, ainda, breves reflexões a respeito de problemas de ensino e aprendizagem, possivelmente decorrentes dos erros assinalados inicialmente. Resultados de algumas pesquisas sobre o tema, divulgadas após a revisão dos livros didáticos empreendida pelo Ministério da Educação nos últimos anos, dentro do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), também são elencados.
Palavras-chave: Ensino de Ciências. Ensino da Astronomia. Avaliação do livro Didático. Erros conceituais.
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1882 0 bytes Cad. Bras. Ens. Fís., v. 24, n. 1: p. 87-111, abr. |
Categoria: Ciências Artigos |
Líquido Amniótico como fonte de células-tronco mesenquimais  |
Versão: PDF Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
JANZ, Felipe de Lara; ROMÃO, Carolina Martinez; BYDLOWSKI, Sérgio Paulo.
Células-tronco são caracterizadas por seu estado indiferenciado e seu alto poder de autorrenovação através de divisões assimétricas. Sob a infl uência de determinados sinais biológicos, elas podem se diferenciar em células fenotipicamente distintas de seus precursores. São divididas em dois grandes grupos de acordo com o local de seu isolamento: embrionárias, que são as células retiradas da camada celular interna do blastocisto; e adultas, que são aquelas encontradas em diversos locais de tecidos pós-natais. As células-tronco mesenquimais, por sua vez, formam um grupo heterogêneo de células adultas multipotentes, capazes de originar tecidos mesenquimais: ósseo, adiposo e cartilaginoso, sendo encontradas tanto em tecidos fetais quanto em adultos. O líquido amniótico humano, um fl uido complexo e dinâmico que envolve o feto durante a gestação, contém uma variedade de células esfoliadas do embrião em sua composição. Procedimentos bem estabelecidos de isolamento, crescimento e expansão das células do líquido amniótico podem proporcionar uma fonte alternativa de células-tronco mesenquimais com diversas aplicações biomédicas.
Palavras-Chaves: Células-tronco mesenquimais. Líquido amniótico. Terapia celular.
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1353 0 bytes Publ. UEPG Ci. Biol. Saúde, Ponta Grossa, v.15, n. |
Categoria: Ciências Artigos |
De que Maneira o afastamento da ética é lesivo à Ciência?  |
Versão: PDF Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
FILHO, Jenner Barretto Bastos;
O nosso objetivo aqui é o de responder se é sustentável a tese que assevera a radical independência entre a excelência de um cientista de um lado e, de outro, a sua má postura Ética. A nossa resposta é a seguinte: ainda que, em casos singulares, seja concebível uma coexistência que poderia favorecer a tese da independência, essa coexistência é deletéria para o próprio e sadio desenvolvimento da ciência, enquanto instituição, pois esse desenvolvimento, se realmente for sadio, então irá requerer altos padrões éticos e cognitivos. As conseqüências dessa coexistência são desastrosas para a educação, a paz, o ambiente, a democracia e a solidariedade entre os povos.
Palavras-chave: Ética. Ciência. Afastamento entre Ética e Ciência.
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671 0 bytes Cad. Bras. Ens. Fís., v. 26, n. 1: p. 103-124, abr |
Categoria: Ciências Artigos |
Revisão do mecanismo fisiopatológico da amebíase  |
Versão: PDF Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
CHAVES, Antonio Carlos Palermo; SEIXAS FILHO, José Teixeira de; DANTAS, Marcia Macedo Lima.
O trabalho teve por objetivo rever na literatura a relação do parasito com o hospedeiro e os mecanismos fisiopatogênicos da Entamoeba histolytica. A amebíase é uma doença que acomete o homem, causada pelo protozoário Entamoeba histolystica, da família Entamoebida, do filo Sarcomastigophora e classe Lobozia. É transmitida de individuo para individuo, pela ingestão de alimentos ou água contaminada pelos cistos do parasito. Tem como foco primário o intestino causando desinteria, colite e enterocolite amebiana; podendo atingir outros órgãos e tecidos através da corrente sanguínea causando processos inflamatórios e necrose. A amebíase é uma infecção cosmopolita, com distribuição mundial, principalmente em países subdesenvolvidos de clima quentes, tropicais e subtropicais, onde o saneamento básico é inadequado e o abastecimento de água é precário. O processo de invasão tecidual tem localização preferencial no ceco e no retossigmóide, sendo iniciado pelo reconhecimento de uma molécula do epitélio intestinal pelo parasito. Esta revisão permite que se conclua que o governo deva priorizar, principalmente nas periferias, o saneamento básico, o abastecimento de água potável sendo dever dos governantes propiciarem alimentação adequada, educação sanitária e ambiental, assim como se torna urgente a criação de um programa de prevenção a Amebíase, segunda doença parasitária que mais causa mortes anualmente no mundo. Podem-se iniciar pelo incentivo as pesquisas, principalmente os estudos dos mecanismos fisiopatológicos, que aumentam a virulência do parasito, para que uma possível vacina seja desenvolvida, diminuindo ou erradicando essa doença.
Palavras-chave: Contaminação. Entamoeba histolytica. Epidemiologia. Parasitose. Saneamento básico.
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4909 0 bytes Revista Augustus | Rio de Janeiro | Vol. 14 | N. 2 |
Categoria: Ciências Artigos |
Leishmaniose Visceral no Brasil: quadro atual, desafios e perspectivas  |
Versão: PDF Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
GONTIJO, Célia Maria Ferreira; MELO, Maria Norma.
No Brasil, a importância da leishmaniose visceral reside não somente na sua alta incidência e ampla distribuição, mas também na possibilidade de assumir formas graves e letais quando associada ao quadro de má nutrição e infecções concomitantes. A crescente urbanização da doença ocorrida nos últimos 20 anos coloca em pauta a discussão das estratégias de controle empregadas. Neste artigo foram analisados os principais aspectos biológicos, ambientais e sociais que influenciaram no processo de expansão e urbanização dos focos da doença. Os métodos disponíveis para o diagnóstico e tratamento não apresentam a eficácia e plicabilidade desejadas, embora avanços promissores tenham sido alcançados com as pesquisas de novos testes diagnósticos e drogas terapêuticas. As medidas de controle da doença até agora implementadas foram incapazes de eliminar a transmissão e impedir a ocorrência de novas epidemias. É feita uma breve análise destas medidas e dos desafios a serem enfrentados. A prevenção da doença nos cães através da imunoprofilaxia aparece como uma alternativa para o controle. Uma nova vacina para cães, já testada em campo, está sendo industrializada e será comercializada no Brasil a partir de 2004. Apesar da existência de inúmeros estudos sobre a leishmaniose visceral humana e canina, muitas lacunas ainda precisam ser preenchidas.
Palavras-chave: Leishmaniose visceral no Brasil. Profilaxia. Programa de controle. Desafios e perspectivas.
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636 0 bytes Rev. Bras. Epidemiol.Vol. 7, No 3, 2004 |
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