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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Aprendendo a lição de Chaco Canyon: do “Desenvolvimento Sustentável” a uma vida sustentável Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
FERNANDEZ, Fernando

Ao chegar pela primeira vez à região, hoje conhecida como Chaco Canyon, no sudoeste dos Estados Unidos, os conquistadores espanhóis ficaram maravilhados e intrigados diante das imensas ruínas de construções que encontraram em pleno deserto, erguidas com grossos troncos de árvore e pequenos blocos de pedra. Para que serviriam aqueles gigantescos edifícios e de onde teria sido trazida a madeira usada em sua construção, se as florestas mais próximas ficavam a centenas de quilômetros de distância? Estudos recentes indicaram que o material utilizado era dali mesmo. Há apenas 1.100 anos, uma extensa floresta cobria toda aquela área, que foi palco de uma devastação ecológica como muitas que a ocupação humana tem sido capaz de provocar ao longo da História em diversas partes do mundo. A lição que podemos extrair desse episódio é o tema central da palestra que o biólogo Fernando Fernandez, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), apresentou, com grande repercussão, durante a Conferência Nacional 2004 — Empresas e Responsabilidade Social, cujo conteúdo, revisto e atualizado pelo autor, temos o prazer de apresentar nesta edição de Instituto Ethos Reflexão. Para Fernandez, um pesquisador cada vez mais interessado na história e na filosofia das relações do homem com a natureza, “a ecologia tem sido um dos maiores árbitros da ascensão e da decadência das civilizações”, conforme demonstram os vários exemplos por ele apresentados.
“Em muitas ocasiões, a decadência das civilizações foi acontecendo à medida que cada uma destruiu seu ambiente e esgotou a base de recursos dos quais dependia.” A evocação de Chaco Canyon serve ao autor para introduzir uma ampla discussão sobre o conceito de desenvolvimento sustentável e para pôr em xeque a eficiência de projetos que se definem como “socioambientais”. Serve também para sugerir caminhos a seguir frente aos riscos que ameaçam a vida no planeta e para alertar que é preciso pensar menos no “meio ambiente” como a sociedade o concebeu e mais na conservação da natureza em sua totalidade. O propósito do Instituto Ethos ao realizar esta publicação é promover o diálogo em torno das diversas visões sobre o desenvolvimento sustentável, de modo a aprofundar a reflexão sobre como a gestão socialmente responsável das empresas contribui para a sustentabilidade da sociedade.


Downloads 575  575  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma nosrevista  Site http://www.nosrevista.com.br/media/2008/01/Reflexao%20Chaco%20Canyon%20por%20F%20Fernandez.pdf
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Apontamentos sobre o Ensino de Ciências nas Séries Escolares Iniciais Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
HAMBURGER, Ernst W.

O ensino de Ciências, assim como a educação em geral, precisam ser aperfeiçoados no Brasil. A gestão das redes escolares é deficiente. A formação de professores é inadequada e insuficiente.

Palavras-chave: Educação científica. Formação de professores. Ensino de Ciências baseado em investigação. Divulgação científica.

Downloads 2334  2334  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Estud. av. vol.21 no.60 São Paulo May/Aug. 2007  Site http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-40142007000200007&script=sci_arttext&tlng=e
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Analogias na Educação em Ciências, Contributos e Desafios Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
DUARTE, Maria da Conceição

Uma analogia é, frequentemente, entendida como uma comparação baseada emsimilaridades entre estruturas de dois domínios de conhecimento diferentes, um conhecido e outro desconhecido. Vários autores têm acentuado a importância das analogias como uma ferramenta valiosa no ensino e aprendizagem das ciências, especialmente de conceitos com um maior grau de dificuldade. Contudo, alguns problemas têm sido associados à sua utilização. Neste trabalho procuraremos contribuir para uma melhor compreensão da utilização de analogias na educação em ciências, através de uma revisão do estado da arte da investigação sobre analogias.

Palavras-chave: Analogia. Ensino e Aprendizagem das Ciências. Investigação em Educação em Ciências.

Downloads 1675  1675  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – V10(1), pp. 7-29, 2005  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID121/v10_n1_a2005.pdf
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Análise Hidrogeoquímica no município de Curitiba-PR Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
MULLER, Camila de Vasconcelos; ATHAYDE, Gustavo Brabosa; FILHO, Ernani da Rosa; BITTENCOURT, Andre Virmond Lima; HINDI, Eduardo Chemas.

O estudo hidrogeoquímico determinou em escala de 1:300.000, a tipologia da água subterrânea do Município de Curitiba- PR, relacionando-as com influências urbanas, tipo litológico e bacias hidrográficas. O tipo bicarbonatada cálcica é o predominante e, as concentrações relativamente elevadas do cátion cálcio são observadas próximo da Zona de Falha do Passaúna, Bacias hidrográficas dos rios Belém e Barigui, em poços construídos sobre os sedimentos da Formação Guabiro- tuba. A recarga natural ocorre principalmente com a infiltração da chuva nos sedimentos da Formação Guabirotuba e, permite a substituição do cátion cálcio pelo sódio, marcando o segundo tipo predominante nas águas, tipo bicarbonatada sódica. As águas bicarbonatadas que tendem para cloretadas representam cerca de 3% do total de 227 análises físico-químicas e, ocor- rem principalmente na região mais antiga de Curitiba, na Regional da Matriz. Nesta região o íon cloreto associa-se ao nitrato e, esta interação reflete a influência do ambiente urbano na qualidade das águas subterrâneas, uma vez que a presença destes elementos na área caracteriza a contaminação por efluentes domésticos. A não potabilidade de algumas águas em Curitiba, visto que existe próximo de 1000 (um mil) poços tubulares na cidade, cria um grave problema municipal, por isso é necessário um monitoramento e a quantificação da qualidade da água.

Palavras-chave: Aquifero urbano. Complexo Atuba. Formação Guabirutuba. Hidrogeoquímica. Avaliação.

Downloads 523  523  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Águas Subterrâneas, v.22, n.01, p.25-­38 , 2008  Site http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/asubterraneas/article/view/17021/11540
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Análise do Vínculo entre Grupo e Professora numa Aula de Ciências do Ensino Fundamental Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
BARROS, Marcelo Alves; LABURU, Carlos Eduardo; ROCHA, Zenaide F. D. C.

O objetivo deste trabalho consiste em investigar a dinâmica de um grupo de aprendizagem numa aula de Ciências. O grupo selecionado para a pesquisa constituiu–se de quatro alunos do II Ciclo (3ª e 4ª séries) do Ensino Fundamental.

Palavras-chave: Psicanálise e educação. Ensino de Ciências. Grupo de aprendizagem.

Downloads 953  953  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ciência & Educação, v. 13, n. 2, p. 235-251, 2007.  Site 
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Análise de uma Experiência Didática na Formação de Professores de Ciências Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
VILLANI, Alberto; FREITAS, Denise de

É relatada uma experiência didática desenvolvida em um curso de formação inicial de professores de Ciências e Biologia, cujos resultados foram considerados satisfatórios além do esperado, tanto pelo envolvimento e pela aprendizagem dos estudantes durante as disciplinas, quanto sobretudo pelo posicionamento final dos mesmos frente ao saber científico e pedagógico adquirido, assumindo a responsabilidade de resolver um problema com toda sua criatividade. A análise e interpretação das etapas da experiência é realizada mediante categorias “quase-psicanalíticas” referente tanto às mudanças na relação alunos-professora-conhecimento quanto aos instrumentos utilizados pela docente para fomentá- las.

Palavras-chave: Formação de professores de Ciências. Saber científico e pedagógico. Categorias “quase-psicanalíticas”.

Downloads 1208  1208  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – V3(2), pp. 121-142, 1998  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID41/v3_n2_a1998.pdf
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Análise das reflexões da professora de Ciências sobre a sua realação com os alunos e implicações par Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
ROSA-SILVA, Patrícia de Oliveira; JÚNIOR, Álvaro Lorencini; LABURÚ, Carlos Eduardo.

Neste trabalho enfocamos as reflexões de dimensão discente de uma professora de Ciências. Para a coleta de dados, realizamos uma parceria colaborativa entre a pesquisadora e a professora, durante as horas/atividade na escola. Utilizamos a autoscopia trifásica como estratégia de formação continuada, que possibilitou à professora refletir sobre a prática nas fases pré-ativa e pós-ativa, ou seja, antes e depois de ela ter desenvolvido as aulas (fase interativa). Apresentamos os dados da fase pós-ativa analisados à luz do referencial teórico sobre o conceito de prática reflexiva, segundo Schön (1997, 2000). As reflexões da professora demonstram que ela buscou avaliar a prática educativa mediante questionamentos, proposição de soluções e reestruturação de ações que a levariam a dissolver os preconceitos que criou contra os alunos para melhorar sua ação docente.

Palavras-chave: Ensino de Ciências. Formação Continuada na Escola. Reflexão sobre a Prática.

Downloads 721  721  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Ensaio - Belo Horizonte - v.12 - n.01 - p.63-  Site 
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Análise da Metodologia de Ensino de Ciências nas Escolas da Rede Municipal de Recife Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
LIMA, Kênio Erithon Cavalcante; VASCONCELOS, Simão Dias

O professor de Ciências enfrenta uma série de desafios para superar limitações metodológicas e conceituais de formação em seu cotidiano escolar. Este trabalho buscou conhecer as principais dificuldades e metodologias de ensino de Ciências da rede pública municipal do Recife.

Palavras-chave: Educação continuada. Escola pública. Perfil do educador. Avaliação. Recursos didáticos.

Downloads 2057  2057  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Set. 2006, v.14.   Site 
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Algo Aqui Não Cheira Bem... A Química do Mau Cheiro Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
SILVA, Vitor de Almeida; BENITE, Anna Maria Canavarro; SOARES, Márlon Herbert Flora Barbosa.

O presente trabalho busca explorar o universo dos odores como uma forma de oferecer aos professores de ciências uma nova maneira de contextualizar alguns temas da química, explorando, para isso, o sistema olfativo. Culturalmente, associamos o mau cheiro a situações que nos alertam perigo ou a fenômenos que exigem grande cautela. Geralmente essas sensações de estresse psicológico fazem com que o nosso cérebro memorize o odor que está associado a tais situações. Ao relembrar do odor, lembramo-nos do momento vivido e procuramos evitá-lo novamente. É exatamente esse processo de significância que o odor atribui a um momento de estresse ou perigo que o artigo explora que auxiliará na abordagem de conteúdos de ciências. Por meio do olfato, espera-se desenvolver melhor o campo dos modelos mentais pela sensação que o odor é capaz de provocar, desmistificando a ideia de que os experimentos visuais são o tipo que mais apresentam significância aos experimentos de ciências.

Palavras-chave: Mau cheiro. Sistema olfativo. Ensino de química.

Downloads 660  660  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site 
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Alfabetização Científico-Tecnológica: Um Novo "Paradigma"? Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
Auler, Décio

Busca-se ampliar o debate sobre a denominada Alfabetização Científico-Tecnológica. Neste âmbito, postula-se a necessidade de superar o ensino meramente propedêutico, disciplinar. Discute-se, enquanto configuração curricular, a progressiva substituição da abordagem conceitual pela abordagem temática. Tal encaminhamento está alicerçado em pressupostos do educador brasileiro Paulo Freire, bem como do denominado movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade.

Palavras-chave: Alfabetização científico-tecnológica. Abordagem conceitual. Abordagem temática.

Downloads 601  601  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Ensaio  Site 
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