Educadores

Ínicio : Ciências : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Notas (Do pior para o melhor avaliado)

Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Análise das reflexões da professora de Ciências sobre a sua realação com os alunos e implicações par Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
ROSA-SILVA, Patrícia de Oliveira; JÚNIOR, Álvaro Lorencini; LABURÚ, Carlos Eduardo.

Neste trabalho enfocamos as reflexões de dimensão discente de uma professora de Ciências. Para a coleta de dados, realizamos uma parceria colaborativa entre a pesquisadora e a professora, durante as horas/atividade na escola. Utilizamos a autoscopia trifásica como estratégia de formação continuada, que possibilitou à professora refletir sobre a prática nas fases pré-ativa e pós-ativa, ou seja, antes e depois de ela ter desenvolvido as aulas (fase interativa). Apresentamos os dados da fase pós-ativa analisados à luz do referencial teórico sobre o conceito de prática reflexiva, segundo Schön (1997, 2000). As reflexões da professora demonstram que ela buscou avaliar a prática educativa mediante questionamentos, proposição de soluções e reestruturação de ações que a levariam a dissolver os preconceitos que criou contra os alunos para melhorar sua ação docente.

Palavras-chave: Ensino de Ciências. Formação Continuada na Escola. Reflexão sobre a Prática.

Downloads 549  549  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Ensaio - Belo Horizonte - v.12 - n.01 - p.63-  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Professores como agentes promotores da saúde bucal Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
DALTO, Vanina; FERREIRA, Maria de Lourdes.

O trabalho avalia entre formandos do magistério da rede pública de Londrina, PR, as noções básicas de saúde bucal relacionadas à criança. Através de questões sobre saúde bucal, o presente trabalho mostra que os estudantes apresentam bom nível de informação.

Palavras-chave: Saúde bucal. Criança. Prevenção. Dentes.

Downloads 398  398  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma  Semina, v, 19, ed, especial, p, 47·50, lev, 1998  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Concepções de futuros professores sobre águas subterrâneas Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
SABINO, Claudia de Vilhena Schayer; LOBATO, Wolney; COUTINHO, Francisco Ângelo; ATAIDE, Ana Caroline Zampiroli; BUENO, Amaury Pires.

Águas subterrâneas são fonte de água potável para muitas pessoas em todo o mundo, principalmente em áreas rurais. Por este motivo a qualidade destas águas é de importância fundamental. Inúmeros materiais tem sido identificados como contaminantes de águas subterrâneas. Apesar de ser este um precioso recurso natural, poucos professores tem conhecimento suficiente sobre o tema, compreendendo os diferentes conceitos envolvidos. Este estudo teve como objetivo avaliar as percepções e o conhecimento sobre o assunto de futuros professores de ciências. 100 estudantes de licenciatura participaram da pesquisa e os resultados indicam que os participantes tem concepções insuficientes sobre os princípios de hidrologia, apesar da importância das águas subterrâneas para a saúde, economia e qualidade de visa. Ficou demonstrada a importância de melhorar o conhecimento de alunos e professores sobre conceitos relacionados a este tema.

Palavras-chave: Águas subterrâneas. Fontes de contaminação. Ensino.

Downloads 413  413  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ensaio – Pesq. Educ. Ciênc., dez. 2009, v.11, n.2  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Trabalho laboratorial e práticas de avaliação de professores de ciências físico-químicas do ensino b Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
CORREIA, Marisa; FREIRE, Ana.

Na última década em Portugal, tem-se assistido a uma mudança nos currículos de ciências e nas orientações curriculares dirigidas à avaliação. Neste contexto, pretendeu-se caracterizar as perspectivas de ensino e aprendizagem de professores de Ciências Físico-Químicas do Ensino Básico, analisando o trabalho laboratorial que desenvolvem e as formas de o avaliar. Este estudo envolveu três professores em início de carreira. Para a recolha de dados recorreu-se a entrevistas, a observação de aulas e a documentos. Os resultados sugerem que o trabalho laboratorial não é frequente nas aulas dos participantes e quando implementado apresenta um carácter verificativo e demonstrativo. Os professores demonstraram dificuldades na avaliação das aprendizagens dos alunos, o que é coerente com uma perspectiva de ensino e aprendizagem tradicional.

Palavras-chave: trabalho laboratorial; avaliação; perspectivas de ensino e aprendizagem.

Downloads 361  361  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Ensaio Vol. 11 nº1 junho 2009  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Literatura não-canônica de divulgação científica em aulas de ciências Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
PINTO, Gisnaldo Amorim.

Diferenciando a divulgação científica canônica da divulgação científica não canônica, este trabalho realiza uma análise de narrativas presentes em obras não canônicas de literatura, destacando suas potencialidades ao ensino de ciências. Foi possível localizar uma opção narrativa pela imaginação criadora, pela capacidade humana e por sua potencialidade criativa, elementos que são, nesse caso, motes fundamentais para reflexão sobre a vida humana e também sobre a ciência. Em especial na obra Meninos da planície, Cástor Cartelle, 2001, foi possível perceber uma contribuição para renovação do ensino de ciências, pois sua centralidade recai sobre a reflexão acerca da humanização dos sujeitos e não sobre a transmissão de conteúdos da ciência, embora essa dimensão, a da formação científica, esteja inequivocamente presente, sem prejuízos.

Palavras-chave: Ensino de ciências. Humanismo. Divulgação científica.

Downloads 925  925  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ensaio – Pesq. Educ. Ciênc., dez. 2009, v.11, n.2  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Ciências no nono ano do ensino fundamental: da disciplinaridade à alfabetização científica e tecnoló Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
MILARÉ, Tathiane; FILHO, José de Pinho Alves.

Este artigo discute as características do Ensino de Ciências desenvolvido na última série do ensino fundamental na disciplina Ciências. Apresenta uma análise do que é oferecido pelos livros didáticos e o que efetivamente os professores abordam quando tratam de Química com seus alunos. Os resultados indicam que a Química é tratada disciplinarmente, contrapondo-se à interdisciplinaridade e à contextualização necessárias nesta fase do ensino. Como proposta para possível reversão da situação constatada, são apresentados alguns pontos a serem considerados no programa escolar de Ciências para a promoção da Alfabetização Científica e Tecnológica, utilizando como exemplo a abordagem do tema Leite.

Palavras-chave: Ensino de Ciências. Alfabetização Científica e Tecnológica. Nono Ano.

Downloads 444  444  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Ensaio - Belo Horizonte - v.12 - n.02 - p.101  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Ensino de Ciências e cultura local: um estudo a partir das falas de prefessores de um contexto teuto Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
STRIEDER, Dulce Maria; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de.

O presente texto aborda os elos entre a cultura e o ensino de ciências, discutindo a existência de elementos da cultura local que permeiam os discursos dos professores de uma comunidade teuto-brasileira, sobre o ensino e a aprendizagem em ciências. O artigo relata resultados de uma pesquisa que investigou o cotidiano do ensino de ciências no município de Salvador das Missões (RS), colonizado por descendentes germânicos. Os resultados apontam que os principais identificadores culturais, como os valores atribuídos à escola, à família e à língua, continuam vivos no cotidiano da população local e permeiam as falas dos professores sobre temas como a função e os objetivos do ensino de ciências e as posturas adotadas em sala de aula.

Palavras-chave: Ensino de Ciências. Cultura Teuto-Brasileira. Formação de Professores.

Downloads 336  336  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev.Ensaio - Vol. 11 - nº1 - junho 2009  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora! O que é e quem faz Ciência? Imagens sobre a atividade científica divulgadas em filmes de animação i Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
TOMAZI, Aline Luiza; PEREIRA, Aline Julyê; SCHÜLER, Cristiane Müller; PISKE, Karin; TOMIO, Daniela.

Caracterizar as imagens de ciência e de cientista veiculadas em filmes de animação infantil – a fim de contribuir na discussão de alternativas didáticas para educação científica de crianças – é o objetivo desta pesquisa. Para tal, foram selecionados e analisados filmes desse gênero que contivessem mencionadas, em sua sinopse, as palavras ciência, cientista, laboratório, experimento, pesquisa, pesquisadores, Investigação/lógica científica, invenção e inventor. Concluiu-se que os filmes trazem estereótipos sobre a ciência e que podem servir como alternativa didática desde que tenham como suporte uma discussão crítica sobre as concepções transmitidas. Sistematizou-se, também, um roteiro de observação com critérios que subsidiem o professor na análise do conteúdo dos filmes de animação infantil em relação às imagens da atividade científica que apresentam.

Palavras-chave: Ciência. Cientista. Filme de animação infantil.

Downloads 1486  1486  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ensaio – Pesq. Educ. Ciênc., dez. 2009, v.11, n.2  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Atividades de Elaboração Conceitual por Estudantes na Sala de Aula de física na EJA Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
FREITAS,Erico Tadeu Fraga; AGUIAR, Orlando Aguiar.

Neste trabalho analisa-se a atividade de elaboração conceitual por jovens e adultos no contexto da sala de aula de Física, na aprendizagem da primeira lei de Newton. O material empírico analisado consiste das produções escritas dos alunos, nas quais argumentam sobre a possibilidade de movimento da Terra valendo-se dos conceitos de inércia e movimento relativo. A análise, inspirada na Filosofia da Linguagem de Bakhtin, se volta para os conteúdos e modos de dizer dos estudantes, buscando neles examinar os diálogos entre suas próprias palavras e as “palavras alheias” da ciência escolar. Indicamos cuidados metodológicos na seleção e análise do texto, para o qual foram usados alguns dos modos de relação entre a palavra alheia e o sujeito falante: “o assentimento” e “os entrelaçamentos”, a partir da noção de “discurso citado” e “construção híbrida”. Os resultados obtidos indicam uma maior relação de assentimento dos estudantes ao discurso da ciência escolar.

Palavras-chave: Formação de Conceitos. Apropriação. Análise do Discurso. Bakhtin. EJA.

Downloads 384  384  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Ensaio - Belo Horizonte - v.12 - n.01 - p.43-  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Como age a pressão atmosférica? Algumas situações-problema tendo como base a história da Ciência e p Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
LONGHINI, Marcos Daniel; NARDI, Roberto.

Este artigo tem como proposta apresentar um conjunto de situações-problema sobre o tema pressão atmosférica , as quais foram aplicadas a futuros professores de Física, em seu curso de formação inicial. Tais atividades, que podem ser desenvolvidas com estudantes de Ensino Fundamental e/ou Médio, têm como base a participação ativa do aluno no processo de aprendizagem. Sua organização partiu de alguns resultados de pesquisas realizadas na área, além de episódios da História da Ciência e são apresentadas em dois eixos principais, que tomam como ponto de partida algumas barreiras que os alunos devem superar para que compreendam fenômenos relativos à pressão atmosférica. Apresentamos, em cada atividade, os principais tipos de respostas obtidas na ocasião de sua aplicação com licenciandos em Física, e apontamos, a partir de tais resultados, alguns cuidados a serem tomados pelos professores no desenvolvimento do tema.

Palavras-chave: Ensino de Física. Situações-problema. Pressão atmosférica.

Downloads 2560  2560  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cad. Bras. Ens. Fís., v. 26, n. 1: p. 7-23, abr. 2  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 (19) 20 21 22 23 24 »