Categoria: Ciências Artigos |
O lugar e as escalas e suas dimensões horizontal e vertical nos trabalhos práticos: implicações para |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
COMPIANI, Maurício
A Geologia apresenta epistemologia e prática escolar peculiares, em que a categoria de lugar e as escalas de observação, com suas dimensões horizontal e vertical, trazem implicações novas para o ensino de ciências e educação ambiental. No ensino de Ciências, enfocar o lugar e o ambiente (o global) traz outro olhar para os trabalhos de campo. A escala é problematizada como estratégia de aproximação e apreensão do real. Duas experiências, no Brasil e na Venezuela, são apresentadas para mostrar a temática do trabalho.
Palavras-chave: Ensino de Ciências. Educação ambiental. Trabalhos de campo. Lugar. Escalas de observação.
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1907 0 bytes Ciência & Educação, v. 13, n. 1, p. 29-45, 2007 http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v13n1/v13n1a03.pdf |
Categoria: Ciências Artigos |
O papel da natureza da ciência na educação para a cidadania |
Versão: pdf Atualização: 20/11/2014 |
Descrição:
PRAIA, João; GIL-PEREZ, Daniel; VILCHES, Amparo
O presente trabalho tem como propósito uma nova contribuição para o debate que vem se desenvolvendo, já faz algum tempo, em volta do papel da natureza da ciência na educação científica e, em particular, na formação de uma cidadania para a participação na tomada de decisões.
Palavras-chave: Natureza da ciência e da tecnologia. Alfabetização científica. Imersão na cultura científica e tecnológica. Relações Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA). Educação para a cidadania.
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2549 0 bytes Ciência & Educação, v. 13, n. 2, p. 141-156, 2007 http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v13n2/v13n2a01.pdf |
Categoria: Ciências Artigos |
O Trabalho com Educação Ambiental em Escolas de Ensino Fundamental |
Versão: PDF Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
SILVA, Andréa Cristina Sousa e.
Ainda que esteja inserida nos temas transversais dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), a Educação Ambiental ainda gera inúmeros questionamentos entre estudiosos e professores da educação básica, acostumados a lidar, respectivamente, com a teoria e a prática do tema em questão. Sabendo-se que a Educação Ambiental não deve ser inserida como uma disciplina nos currículos escolares, então como trabalhá-la? Os PCN’s orientam e afirmam ser a interdisciplinaridade a melhor forma de trabalhá-la verdadeiramente nas Escolas. No entanto, deparamo-nos com professores despreparados para trabalhar de forma interdisciplinar. Para minimizar os problemas, aparecem os projetos de Educação Ambiental, que têm como objetivo trabalhar temas ambientais, através do envolvimento de professores, alunos e comunidade, ensinando a cada um a assumir sua parcela de responsabilidade sócioambiental.
Palavras-chave: Educação Ambiental. Projetos. Escolas.
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1496 0 bytes Rev. eletrônica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-12 |
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