Educadores

Ínicio : Ciências : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Popularidade (Do mais para o menos procurado)

Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Ciências no nono ano do ensino fundamental: da disciplinaridade à alfabetização científica e tecnoló Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
MILARÉ, Tathiane; FILHO, José de Pinho Alves.

Este artigo discute as características do Ensino de Ciências desenvolvido na última série do ensino fundamental na disciplina Ciências. Apresenta uma análise do que é oferecido pelos livros didáticos e o que efetivamente os professores abordam quando tratam de Química com seus alunos. Os resultados indicam que a Química é tratada disciplinarmente, contrapondo-se à interdisciplinaridade e à contextualização necessárias nesta fase do ensino. Como proposta para possível reversão da situação constatada, são apresentados alguns pontos a serem considerados no programa escolar de Ciências para a promoção da Alfabetização Científica e Tecnológica, utilizando como exemplo a abordagem do tema Leite.

Palavras-chave: Ensino de Ciências. Alfabetização Científica e Tecnológica. Nono Ano.

Downloads 363  363  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Ensaio - Belo Horizonte - v.12 - n.02 - p.101  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Filosofia da ciência, história da ciência e psicanálise: analogias para o ensino de ciências Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
VILLANI, Alberto; BAROLLI, Elisabeth; CABRAL, Tânia C. B.; FAGUNDES,Maria B.; YAMAZAKI, Sergio C.

São apresentadas várias analogias e metáforas, construídas a partir de resultados alcançados na Filosofia da Ciência, na História da Ciência e na Psicanálise, e utilizadas para interpretar o ensino e a aprendizagem das Ciências. São discutidos o alcance e os limites de tais analogias. Considerações de caráter mais geral sobre a elaboração e o funcionamento das analogias finalizam o trabalho.

Palavras-chave: Metáforas. Filosofia da ciência. História da ciência.

Downloads 362  362  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cad.Cat.Ens.Fis., v.14,n1: p.37-55, abr.1997.  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!A Física das Tempestades e dos Raios Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
SABA, Marcelo M.F.

Neste artigo explicam-se diversos aspectos sobre a física envolvida na formação de nuvens de tempestades e relâmpagos, fenômenos que por milhares de anos assustaram a humanidade e com os quais devemos ter alguns cuidados.

Palavras-chave: Tempestades. Raios. Relâmpagos.

Downloads 358  358  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 2, n. 1, 2001  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!De que Maneira o afastamento da ética é lesivo à Ciência? Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
FILHO, Jenner Barretto Bastos;

O nosso objetivo aqui é o de responder se é sustentável a tese que assevera a radical independência entre a excelência de um cientista de um lado e, de outro, a sua má postura Ética. A nossa resposta é a seguinte: ainda que, em casos singulares, seja concebível uma coexistência que poderia favorecer a tese da independência, essa coexistência é deletéria para o próprio e sadio desenvolvimento da ciência, enquanto instituição, pois esse desenvolvimento, se realmente for sadio, então irá requerer altos padrões éticos e cognitivos. As conseqüências dessa coexistência são desastrosas para a educação, a paz, o ambiente, a democracia e a solidariedade entre os povos.

Palavras-chave: Ética. Ciência. Afastamento entre Ética e Ciência.

Downloads 355  355  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cad. Bras. Ens. Fís., v. 26, n. 1: p. 103-124, abr  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Malária no Brasil: Panorama Epidemiológico na Última Década Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
BARATA, R. C. B.

Houve grandes mudanças nos padrões epidemiológicos da malária no Brasil nos últimos dez anos. Uma das características mais importante é a tendência para a distribuição focal na região amazônica, em vez de zonas de transmissão de propagação. Esta nova situação epidemiológica levou a mudanças na teoria de controle com base na ocorrência de transmissão da infecção focal. A importância das medidas de controle diversificadas aumentou assim, tendo em conta a características de cada foco de transmissão. O artigo comenta sobre as novas propostas para o controle apresentado na Conferência Ministerial de Amsterdã.

Palavras-chave: Malária. Epidemiologia. Transmissão Focal. Medidas de controle.

Downloads 355  355  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cad. Saúde Públ., Rio de Janeiro, 11 (1): 128-136,  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Astronomia Indígena Popular Versão: pdf
Atualização:  5/2/2013
Descrição:
AFONSO, Germano Bruno

Os conhecimentos astronômicos empíricos dos indígenas, relativos aos movimentos do Sol, da Lua, da Via-Láctea e de suas constelações, associados à biodiversidade local, suficientes para a sobrevivência em sociedade, são desconhecidos por muitos historiadores da ciência. Nesta artigo, apresentamos uma parte desses conhecimentos, que conseguimos resgatar, utilizando documentos históricos, que relatam a importância da astronomia no cotidiano das famílias indígenas; vestígios arqueológicos, tais como a arte rupestre e os monumentos rochosos, que possuem conotação astronômica; diálogos informais e observações do céu com pajés de todas as regiões brasileiras.

Palavras-chave: Astronomia indígena, Astros, constelações.

Downloads 351  351  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Atividades experimentais nas séries iniciais: relato de uma investigação Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
ROSAL,Cleci Werner da; ROSA, Álvaro Becker da; PECATTI Claudete.

O texto relata uma investigação realizada com alunos das séries iniciais, referente a realização de atividades experimentais no ensino de física, desenvolvidas de forma a envolver a participação ativa dos estudantes e o uso de equipamentos didáticos construídos a partir de materiais de uso cotidiano dos estudantes. O texto descreve na forma de relato de caso, uma atividade na qual foram realizadas experiências envolvendo o tópico temperatura com alunos da terceira série do ensino
fundamental. A metodologia utilizada nas atividades foi centrada na experimentação com a participação ativa dos estudantes. A pesquisa desenvolvida nessa atividade buscou investigar como as crianças se portam diante da realização de atividades experimentais em termos de participação, envolvimento e motivação. Assim, o estudo trouxe elementos para refletir a viabilidade e a importância de abordar conhecimentos de física nas séries iniciais evidenciando a sua imprescindibilidade para os educadores comprometidos com a formação ampla e integral de seus alunos.

Palavras-chave: Ensino de física. Atividades experimentais. Séries iniciais.

Downloads 350  350  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias V  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!O ensino de Ciências na 5ª série através da experimentação Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
BEVILACQUA, Gabriela Dias; SILVA Robson Coutinho-.

A era da informação na qual vivemos exige reflexão sobre os conteúdos ensinados e sobre as estratégias empregadas na sala de aula. O estímulo e o desenvolvimento da Educação Científica se fazem necessários por possibilitarem ao aluno melhor acompanhamento da evolução da Ciência, das transformações que ocorrem na natureza e da história do homem. O ensino de Ciências deve despertar o raciocínio científico e não ser apenas informativo. Este trabalho descreve uma metodologia de ensino de Ciências, aplicada em turmas de 5ª série do Ensino Fundamental, nos anos de 2005 e 2006. A experimentação, o trabalho em grupo e a aprendizagem entre os alunos são focos de desenvolvimento e discussão desta metodologia. Os resultados comprovam a eficiência da metodologia e demonstram desenvolver pré-requisitos essenciais na formação da Educação Científica do estudante. A prática da sala de aula deve ser discutida visando à efetiva aplicação da Educação Científica nas escolas.

Palavras-Chave: Ensino participativo de ciências. Experimentação. Educação científica.

Downloads 346  346  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ciências & Cognição 2007; Vol 10: 84-92  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!O Papel do Atleta na Sociedade e o Controle de Dopagem no Esporte Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
AQUINO NETO, Francisco Radler de

A prática do doping e seu controle são abordados numa perspectiva histórica. As razões para sua prática pelos atletas e a responsabilidade da sociedade sobre esse comportamento são avaliadas. Em seguida, informações sobre a sofisticação atual das práticas de dopagem e a consequente evolução das técnicas de análise para seu controle são apresentadas. A situação do seu controle no país, com metodologia do Comitê Olímpico Internacional, é apresentada, bem como a sua complexidade e os custos envolvidos. Esse panorama da situação do controle do doping no Brasil pretende situar os profissionais da medicina desportiva e do desporto em geral nesse segmento importantíssimo para a preservação da integridade física e mental de nossos atletas.

Palavras-chave: Controle de Dopagem. Doping. Jogos Olímpicos. Estimulantes. Anabolizantes. Diuréticos. Narcóticos. Analgésicos. Hormônios Peptídicos. Betabloqueadores. Drogas Sociais.

Downloads 336  336  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1517-86922001000400005&lng=pt&nrm=is
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!A história da ciência como aliada no ensino de genética Popular Versão: PDF
Atualização:  29/5/2013
Descrição:
SCHEID, Neusa Maria John; FERRARI, Nadir.

Um número significativo de trabalhos em Ensino de Genética tem sido apresentado nos últimos encontros científicos, tanto da área de Genética como de outras áreas das Ciências Biológicas e da Educação. A relevância desta nova área de pesquisa é evidenciada quando, nos cursos de formação continuada de professores, temas relacionados à Genética surgem como uma das maiores preocupações no ensino de Biologia..

Palavras-chave: História da Ciência. Concepção de Ciência. Ensino de Genética.

Downloads 333  333  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 (18) 19 20 21 22 23 24 »