Educadores

Ínicio : Ciências : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Título (A a Z)

Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!O efeito da actividade experimental na aprendizagem da ciência pelas crianças do primeiro ciclo do e Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
MATOS, M. Goreti ; VALADARES, Jorge

Neste artigo apresenta-se uma reflexão sobre o ensino experimental da ciência no primeiro ciclo do ensino básico. Ao contrário do que sucede em outros países, o ensino experimental da ciência em Portugal nos primeiros anos de escolaridade não tem feito parte das práticas do dia a dia dos professores na sala de aula. Esta comunicação pretende questionar este fato. Trata-se de uma reflexão resultante de uma investigação envolvendo duas turmas do 4º ano da escolaridade obrigatória. Ela aponta para uma abordagem construtivista e investigativa do ensino da ciência e permitiu não só analisar o entendimento de alunos dos oito aos dez anos, sobre alguns conceitos de ciência mas também comparar esse entendimento em alunos de duas turmas à partida consideradas equivalentes: uma turma em que os alunos foram envolvidos em actividades experimentais, numa lógica construtivista e investigativa (grupo experimental) e outra em que os alunos foram sujeitos ao ensino sobre os mesmos temas, nos moldes tradicionais, portanto sem realização de qualquer atividade experimental (grupo de controlo).

Palavras-chave: Ensino experimental de ciências. Ensino fundamental. Abordagem construtivista.

Downloads 1032  1032  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – V6(2), pp. 227-239, 2001  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID75/v6_n2_a2001.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!O ensino da astronomia por meio de oficinas, experimentos interativos e atividades lúdicas  Popular Versão: pdf
Atualização:  8/10/2012
Descrição:
CRUZ, Lívia Camargos; CARDOSO, Walmir Thomazi

O presente trabalho visa mostrar o resultado do desenvolvimento de materiais lúdicos/interativos e a aplicação de dinâmicas em oficinas de baixo custo para ensino e divulgação da astronomia, aplicados desde 2009 na Escola Municipal de Astrofísica (EMA) e no planetário “Professor Aristóteles Orsini” (Parque do Ibirapuera, Departamento de Educação Ambiental – DEA, da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo – SVMA). A metodologia empregada no trabalho foi qualitativa (flick, 2007), considerando a interação de componentes metodológicos e teorias, assim como as abordagens de problemas.
Palavras-chave: oficinas de Astronomia, experimentos de baixo custo, atividades údicas de Astronomia.

Downloads 703  703  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia (FCET)  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!O ensino de Ciências na 5ª série através da experimentação Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
BEVILACQUA, Gabriela Dias; SILVA Robson Coutinho-.

A era da informação na qual vivemos exige reflexão sobre os conteúdos ensinados e sobre as estratégias empregadas na sala de aula. O estímulo e o desenvolvimento da Educação Científica se fazem necessários por possibilitarem ao aluno melhor acompanhamento da evolução da Ciência, das transformações que ocorrem na natureza e da história do homem. O ensino de Ciências deve despertar o raciocínio científico e não ser apenas informativo. Este trabalho descreve uma metodologia de ensino de Ciências, aplicada em turmas de 5ª série do Ensino Fundamental, nos anos de 2005 e 2006. A experimentação, o trabalho em grupo e a aprendizagem entre os alunos são focos de desenvolvimento e discussão desta metodologia. Os resultados comprovam a eficiência da metodologia e demonstram desenvolver pré-requisitos essenciais na formação da Educação Científica do estudante. A prática da sala de aula deve ser discutida visando à efetiva aplicação da Educação Científica nas escolas.

Palavras-Chave: Ensino participativo de ciências. Experimentação. Educação científica.

Downloads 325  325  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ciências & Cognição 2007; Vol 10: 84-92  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!O ensino de Ciências no Ensino Fundamental: colocando as pedras fundacionais do pensamento científic Popular Versão: PDF
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
FURMAN, Melina

A partir da comparação de diferentes cenários – situações didáticas de sala de aula – a autora descreve e questiona as concepções sobre a ciência e a aprendizagem que os professores utilizam em suas aulas na hora de ensinar um conteúdo científico e propõe uma reflexão sobre a metodologia investigativa. O modelo didático por investigação tem aqui o propósito de dar uma resposta à necessidade de que o ensino de Ciências seja fiel à própria natureza da Ciência, que não leva em consideração apenas aquilo que se conhece, mas, fundamentalmente, o processo de como chegamos a conhecer algo.

Palavras-chave: Atividades experimentais; Ensino de Ciências.

Downloads 302  302  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma SANGARI BRASIL - Outubro de 2009  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!O ensino de Ciências nos atlas escolares municipais: entre temas, professores e pesquisa Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
AGUIAR, Lígia Maria Brochado de

O artigo apresenta uma síntese do percurso, bem como das reflexões realizadas durante desenvolvimento de pesquisa que resultou na produção das páginas de Ciências do Atlas Escolar de Rio Claro, São Paulo.

Palavras-chave: Ensino de Ciências. Mapa. Lugar. Atlas escolares.

Downloads 1554  1554  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cad. CEDES, Ago 2003, v.23, n.60, p.198-209.  Site http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v23n60/17276.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!O ensino de ciências: fatores intrínsecos e extrínsecos que limitam a realização de atividades exper Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
RAMOS, Luciana Bandeira da Costa; ROSA, Paulo Ricardo da Silva

Neste artigo analisamos quais são os fatores que levam o professor dos anos iniciais a não utilizar atividades experimentais como componente regular do seu fazer pedagógico. Para investigar essa questão, foi utilizada uma metodologia de tipo qualitativa, que envolveu um Opiniário (respondido por 44 professoras dos anos iniciais), entrevistas com um grupo de professoras e a análise dos livros utilizados pelos professores. Nossos resultados mostram que a falta de apoio, a falta de orientação pedagógica e a falta de preparo nos cursos de formação de professores são os principais responsáveis pelo fato de o professor não utilizar a experimentação de forma sistemática.

Palavras-chave: Ensino de Ciências. Atividades experimentais. Séries iniciais.

Downloads 474  474  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI - V13(3), pp.299-331, 2008  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!O ensino experimental na escola fundamental: uma reflexão de caso no Paraná Popular Versão: PDF
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
GIOPPO, C.; SCHEFFER, E. W. O. e NEVES M. C. D.

Este ensaio aborda o papel essencial das atividades experimentais nas escolas de ensino fundamental. O texto divide-se em sete tópicos: eles procuram argumentar sobre a necessidade de um projeto pedagógico, o qual vincule intimamente as atividades experimentais ao ensino de Ciências que a escola deseja desenvolver. Para isso, defendemos a escola autonômica, que organiza e executa seu projeto pedagógico, que escolhe materiais essenciais às atividades propostas, que luta, enfim, pelo seu direito à independência. Na conquista desse status, pelo menos um ponto é mister destacar: a desvinculação dos materiais – suportes de um laboratório standard no processo de regulamentação das escolas públicas no Paraná.

Palavras-chave: Ensino experimental; Atividades experimentais; Ensino de Ciências.

Downloads 599  599  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Educar, n. 14, p. 39-57. 1998. Editora da UFPR  Site 
Avaliação: 8.00 (2 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!O entendimento de conceitos de astronomia por alunos da educação básica: o caso de uma escola públi Popular Versão: pdf
Atualização:  8/10/2012
Descrição:
MACHADO, Daniel Iria; SANTOS, Carlos dos

Apresentam-se os resultados de uma investigação sobre a compreensão de conceitos astronômicos básicos, da qual participaram 561 estudantes da quinta série do Ensino Fundamental ao terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Foz do Iguaçu. Um teste com 20 questões de múltipla escolha foi aplicado para identificar as concepções mais comuns expressadas pelos alunos. Esse instrumento de coleta de dados foi elaborado com base na literatura sobre concepções alternativas e abordou os seguintes temas: o ciclo dia-noite; os fusos horários; as estações do ano; as fases da Lua; o movimento da Lua; o movimento aparente do Sol na esfera celeste; os eclipses; as dimensões e distâncias no Universo; o brilho das estrelas e sua observação da Terra. Embora se tenha verificado um pequeno progresso na proporção de respostas cientificamente aceitáveis ao se cotejar a oitava série do Ensino Fundamental com a quinta, e a terceira série do Ensino Médio com a primeira, houve o predomínio de concepções alternativas em relação à maior parte dos temas explorados, as quais persistiram até o último ano da Educação Básica. A comparação com dados encontrados em investigações realizadas em outros contextos socioculturais revelaram, em muitos aspectos, noções e dificuldades similares manifestadas pelos estudantes.
Palavras-chave: ensino de Astronomia; concepções alternativas.


Downloads 440  440  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma RELEA, n. 11, p. 7-29, 2011  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!O livro didático de ciências no ensino fundamental- proposta de critérios para análise do conteúdo z Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
VASCONCELOS, Simão Dias Vasconcelos; SOUTO, Emanuel

A crescente discussão sobre a qualidade dos livros didáticos tem provocado sensíveis alterações na produção editorial nos últimos anos. Apesar dos significativos avanços, uma considerável quantidade de professores ainda não tem acesso a instrumentos de análise de livros didáticos. Neste contexto, nós propomos uma série de critérios a serem utilizados por professores de ensino fundamental (6ª série) na escolha de seu livro de Ciências, tendo como modelo o conteúdo zoológico. Os seguintes tópicos foram considerados: conteúdo teórico, recursos visuais, atividades práticas e informações complementares. Pretende-se, com este trabalho, contribuir para o debate sobre a necessidade de um maior envolvimento dos professores no processo de escolha do livro.

Palavras-chave: Avaliação de livros. Ensino de ciências. Formação de professores. Ensino fundamental.

Downloads 217  217  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ciência & Educação, v. 9, n. 1, p. 93-104, 2003  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!O livro didático de ciências: problemas e soluções Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
NETOL, Jorge Megid; FRACALANZA, Hilário.

Analisa a temática do livro didático para o ensino de Ciências no Brasil e apresenta alternativas a este recurso, tendo em conta: as atuais características dos manuais didáticos; os usos dos compêndios escolares pelos professores; as novas propostas curriculares para o ensino de Ciências; os resultados da pesquisa educacional sobre ensino de Ciências e sobre os livros didáticos no Brasil.

Palavras-chaves: Livro didático. Ensino de ciências. Política educacional. Concepções de professores. Avaliação.

Downloads 277  277  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ciência & Educação, v. 9, n. 2, p. 147-157, 2003  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 (17) 18 19 20 21 22 23 24 »