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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Atividades Experimentais de Demonstrações em Sala de aula: uma análise segundo o referencial da teor Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
GASPAR,Alberto; MONTEIRO; Isabel Cristina de Castro.

Neste trabalho apresentamos algumas características das atividades de demonstração que permitem fundamentar o seu uso em sala de aula a partir da teoria de Vygotsky. Tal fundamentação traz, a nosso ver, orientações relevantes para a otimização do processo de ensino e aprendizagem a partir do uso de tais atividades em sala de aula. A seguir, são descritos alguns dados resultantes da aplicação efetiva dessa proposta em sala de aula, seguidas de algumas reflexões a eles relacionadas.

Palavras-chaves: Atividades de demonstração. Teoria de Vygotsky. Ensino de Física.

Downloads 473  473  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Investigações em Ensino de Ciências – V10(2), pp.   Site 
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Atividades experimentais nas séries iniciais: relato de uma investigação Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
ROSAL,Cleci Werner da; ROSA, Álvaro Becker da; PECATTI Claudete.

O texto relata uma investigação realizada com alunos das séries iniciais, referente a realização de atividades experimentais no ensino de física, desenvolvidas de forma a envolver a participação ativa dos estudantes e o uso de equipamentos didáticos construídos a partir de materiais de uso cotidiano dos estudantes. O texto descreve na forma de relato de caso, uma atividade na qual foram realizadas experiências envolvendo o tópico temperatura com alunos da terceira série do ensino
fundamental. A metodologia utilizada nas atividades foi centrada na experimentação com a participação ativa dos estudantes. A pesquisa desenvolvida nessa atividade buscou investigar como as crianças se portam diante da realização de atividades experimentais em termos de participação, envolvimento e motivação. Assim, o estudo trouxe elementos para refletir a viabilidade e a importância de abordar conhecimentos de física nas séries iniciais evidenciando a sua imprescindibilidade para os educadores comprometidos com a formação ampla e integral de seus alunos.

Palavras-chave: Ensino de física. Atividades experimentais. Séries iniciais.

Downloads 448  448  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias V  Site 
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Uma Abordagem Sobre Ensino de Ciências e Educação Ambiental Através do Manejo Participativo como Pro Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
CORBELLINI,Luciano Maciel.

Neste artigo são abordados os pressupostos teóricos, reflexões e a vivência de uma experiência de manejo participativo do espaço comunitário e escolar, com alunos de uma escola municipal de ensino fundamental, no sentido de promover transformações na realidade social e ambiental e desenvolver atividades de ensino e aprendizagem. Discuti-se como a arquitetura escolar pode limitar as possibilidades pedagógicas e reforçar as concepções mais estreitas de educação, e também, são apontadas alternativas para a superação de tais limitações.

Palavras-chave: Arquitetura escolar. Manejo participativo. Educação ambiental.

Downloads 728  728  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. eletrônica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-12  Site 
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Alfabetização Científica no Contexto das Séries Iniciais Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
LORENZETTI, Leonir; DELIZOICOV, Demétrio.

A contribuição do ensino de Ciências Naturais nas Séries Iniciais do ensino fundamental para o processo de alfabetização dos alunos é analisada. Um resgate bibliográfico dos trabalhos desenvolvidos no Brasil, nas duas últimas décadas, sobre o assunto, bem como, daqueles produzidos em vários países e que giram em torno do tema alfabetização científica propiciaram o estabelecimento de uma compreensão para o processo de alfabetização científica a ser trabalhado nas Séries Iniciais. Enfatiza-se que a alfabetização científica é uma atividade vitalícia, sendo sistematizada no espaço escolar, mas transcendendo suas dimensões para os espaços educativos não formais, permeados pelas diferentes mídias e linguagens. É apresentada uma estrutura de programação na qual se destacam algumas iniciativas didáticometodológicas que, aliadas à apropriação do código escrito pelos alunos, podem contribuir ao processo de alfabetização científica que precisa ocorrer no âmbito da educação fundamental.

Palavras-chaves: Alfabetização científica. Ensino de ciências naturais. Educação em ciências.

Downloads 404  404  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma ENSAIO – Pesquisa em Educação em Ciênci a s V o l   Site 
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Atividades lúdicas no ensino de ciências: uma adaptação metodológica através do teatro para comunica Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
SILVEIRA, Alessandro Frederico da; ATAÍDE, Ana Raquel Pereira de; FREIRE, Morgana Lígia de Farias.

Estamos vivendo a primeira década do século XXI sem que tenhamos conseguido socializar o conhecimento. Para suprir esse desequilíbrio, surge a divulgação científica, uma maneira de comunicar a ciência, além do espaço formal da educação. Nesta perspectiva este trabalho tem como objetivo apresentar que por meio do teatro, é possível ensinar e divulgar a ciência de forma mais envolvente, interativa e prazerosa. Assim trazemos um relato de duas experiências com este objeto de pesquisa ao longo dos anos de 2004 e 2005: “A trupe da magia” e “O ciclo da água”, em alguns eventos de divulgação científica. Concluímos que o teatro pode ser o ponto de partida para despertar o interesse, divulgar informações e popularizar de forma lúdica o conhecimento das ciências, possibilitando uma melhor “leitura de mundo” e consequentemente diminuindo o analfabetismo científico ainda existente em nosso país. Embora sejamos conscientes da complexidade que este tipo de trabalho demanda, considerando os aspectos sociais e didáticos envolvidos na divulgação científica, acreditamos que os resultados são compensadores.

Palavras-chave: Divulgação. Ciência. Arte.

Downloads 884  884  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Educar, Curitiba, n. 34, p. 251-262, 2009. Editora  Site 
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Educação em Solos: princípios, teoria e métodos Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
MUGGLER, Cristine Carole, SOBRINHO, Fábio de Araújo Pinto & MACHADO, Vinícius Azevedo.

O solo é um componente essencial do meio ambiente, cuja importância é normalmente desconsiderada e pouco valorizada. Assim, é necessário que se desenvolva uma “consciência pedológica”, a partir de um processo educativo que privilegie uma concepção de sustentabilidade na relação homem-natureza. Existem múltiplas formas, tempos e espaços de promover a educação para o meio ambiente a partir de uma abordagem pedológica; esse conjunto de conteúdos e métodos constituem a Educação em Solos, que é indissociável da Educação Ambiental. A Educação em Solos tem como principal objetivo trazer o significado da importância do solo à vida das pessoas e, portanto, da necessidade da sua conservação e do seu uso e ocupação sustentáveis. Assim como a Educação Ambiental, a Educação em Solos coloca-se como um processo de formação que, em si, precisa ser dinâmico, permanente e participativo. Nessa perspectiva, foi criado o Programa de Educação em Solos e Meio Ambiente (PES) junto ao Museu de Ciências da Terra do Departamento de Solos da UFV, que atua na educação formal e não-formal na região de Viçosa. A base teórico-metodológica da prática pedagógica do PES baseia-se no construtivismo e nas idéias de Paulo Freire, utilizando-se a abordagem holística, os métodos participativos e a prática da pedagogia de projetos. A perspectiva Construtivista-Freiriana promove uma abordagem dos temas pedológico-ambientais com base não apenas na simples transmissão do conhecimento, mas também da investigação, da experimentação e do resgate e valorização do conhecimento prévio das pessoas. A abordagem de aspectos que são familiares e conhecidos das pessoas, possibilitando uma aprendizagem significativa, embute em si um grande potencial para consolidar mudanças de valores e atitudes, ou seja, para efetivar uma consciência ambiental/ planetária.

Palavras-chave: Educação ambiental. Aprendizagem significativa. Relação homem-ambiente.

Downloads 409  409  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma R. Bras. Ci. Solo, 30:733-740, 2006  Site 
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Educação em Centros de Ciências: Visitas Escolares ao Observatório Astronômico do CDCC/USP Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
JUNIOR, Pedro Donizete Colombo; AROCA, Silvia Calbo; SILVA, Cibelle Celestino.

O presente artigo analisa os resultados obtidos na atividade “Visita Orientada a Grupos Escolares” realizada no Observatório Astronômico do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) pertencente à Universidade de São Paulo (USP) com alunos do ensino fundamental de terceira e quarta séries. Os objetivos da pesquisa foram identificar a influência e motivação da atividade na aprendizagem de conceitos astronômicos. Para isso, utilizamos metodologia de pesquisa qualitativa apoiada em observação, aplicação de questionários e entrevistas semi-estruturadas. Os resultados demonstram que é difícil para as crianças entenderem a noção de espaço e distância no Sistema Solar, por outro lado, a atividade motiva os alunos a retornarem com seus familiares ao Observatório. Enfim, o sucesso de uma visita a um centro de ciências, visando a motivação e o aprendizado de conceitos básicos, se deve a três momentos: aquele que antecede a chegada, a visita e retorno à sala de aula.

Palavras-chave: educação não formal, centro de ciências, astronomia, Sistema Solar.

Downloads 363  363  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://Investigações em Ensino de Ciências – V14(1), pp. 25-36, 2009
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!"Jogo dos Predadores": uma proposta lúdica para favorecer a aprensizagem em ensino de Ciências e Edu Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
PATRIARCHA-GRACIOLLIL, Suelen Regina; ZANON, Ângela Maria; SOUZA, Paulo Robson de.

Os jogos didáticos são ferramentas lúdicas que podem favorecer o aprendizado do aluno. O “Jogo dos Predadores” foi desenvolvido com o objetivo de auxiliar professores no processo de ensino e oferecer aos alunos uma proposta lúdica de aprendizagem. Assim a proposta desta pesquisa foi verificar a aplicabilidade da coleção “Jogo dos Predadores” por professores em sala de aula e avaliar seus aspectos lúdicos e didáticos segundo alunos do 7º ano do ensino fundamental de uma escola pública em Campo Grande-MS. Os resultados indicaram que os jogos testados atraíram o interesse dos alunos e favoreceram a aprendizagem dos mesmos para o assunto. Os professores questionados listaram vários aspectos positivos quanto ao uso da coleção em sala de aula. Assim, verificamos que foram obtidos resultados positivos e satisfatórios quanto aos objetivos propostos ao “Jogo dos Predadores” podendo este se constituir em material didático de apoio para o ensino fundamental visando uma melhor compreensão dos assuntos que envolvam o tema proposto facilitando o ensino de ciências e Educação Ambiental.

Palavras-chave: Atividade lúdica. Predador. Motivação. Ensino de Ciências.

Downloads 2315  2315  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. eletrônica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-12  Site 
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!O Problema do Ensino da Órbita da Terra Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
CANALLE, João Batista Garcia.

Este trabalho foi motivado pela reação inesperada de centenas de professores participantes da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), quando afirmamos no gabarito da IV OBA, realizada em 2001, que a órbita da Terra é quase um círculo. Neste trabalho desenhamos um conjunto de 14 elipses “de referência” com diferentes excentricidades para ilustrar o “achatamento” da órbita/elipse em função da excentricidade. Mostramos também a excentricidade das órbitas dos planetas, as evidências contra a alta excentricidade das órbitas dos planetas, como desenhar elipses com determinadas excentricidades e finalmente como determinar a excentricidade de elipses já desenhadas.

Palavras-chave: Órbita. Planetas. Terra.

Downloads 376  376  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma  Física na Escola, v. 4, n. 2, 2003  Site 
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Fotografando estrelas com uma câmera digital Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
OURIQUE, Pedro Antônio; GIOVANNINI, Odilon; CATELLIL, Francisco.

Diversas possibilidades de uso da câmera fotográfica digital no ensino de astronomia são apresentadas neste trabalho. As técnicas aqui descritas envolvem recursos acessíveis e de baixo custo quando comparados com equipamentos profissionais que são usados para este fim. Na primeira parte do trabalho são apresentadas configuracões da câmera que permitem obter imagens do céu noturno; na segunda parte são descritas estratégias didáticas de ensino de astronomia por meio destas imagens.

Palavras-chave: Ensino de astronomia. Câmera digital.

Downloads 335  335  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 32, n.   Site 
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