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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Composição Qímica da Berinjela (Solanum melongena L.) Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
SANTOS, Kleber Alves dos; KARAM, Leticia Machado; FREITAS, Renato João Sossela de; STERTZ, Sonia Cachoeira

Determinou-se a composição química da berinjela desidratada em pó de acordo com metodologia da Association of Official Analytical Chemists (AOAC). Os resultados em base seca foram comparados com as tabelas do United States Department of Agriculture (USDA) da
Universidade de São Paulo (USP) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE). Verificou-se diferença entre os resultados das análises físico-químicas e as informações dos bancos de dados quanto às determinações de fibra alimentar, valor calórico e cálcio. A diferença entre a composição química da berinjela in natura e a desidratada em pó evidencia a necessidade de obtenção de dados nacionais periódicos condizentes com a realidade edafológica, periodicidade de cultivo e manejo. Também permite sugerir a padronização dos métodos analíticos adotados para as determinações da composição química para evitar discrepância entre os resultados.

Palavras-chave: Berinjela. Colesterol. Berinjela-Composição Centesimal.

Downloads 672  672  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPR  Site 
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Uma Abordagem Epidemiológica da Obesidade Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
PINHEIRO, Anelise Rízzolo de Oliveira; FREITAS, Sérgio Fernando Torres e CORSO, Arlete Catarina Tittoni

A obesidade, doença integrante do grupo de Doenças Crônicas Não-Transmissíveis, é o acúmulo excessivo de gordura corporal em extensão tal, que acarreta prejuízos à saúde dos indivíduos. A etiologia da obesidade é um processo multifatorial que envolve aspectos ambientais e genéticos. Atualmente, a obesidade é um problema de saúde pública mundial, tanto os países desenvolvidos como os em desenvolvimento apresentam elevação de sua prevalência. A transição nutricional é um processo de modificações seqüenciais no padrão de nutrição e consumo, que acompanha mudanças econômicas, sociais e demográficas, e mudanças do perfil de saúde das populações. Neste novo perfil, a urbanização determinou uma mudança nos padrões de comportamento alimentar que, juntamente com a redução da atividade física nas populações, vem desempenhando importante papel. O aumento da prevalência da obesidade no Brasil é relevante e proporcionalmente mais elevado nas famílias de baixa renda. O quadro epidemiológico nutricional do Brasil deve apontar para estratégias de saúde pública capazes de dar conta de um modelo de atenção para desnutrição e obesidade, integrando consequências e interfaces das políticas econômicas dentro do processo de adoecer e morrer das populações. A presente revisão de literatura tem como objetivo enfatizar os aspectos epidemiológicos do sobrepeso e da obesidade em adultos, como importante agravo no âmbito da saúde pública.

Palavras-chave: Doenças crônicas Não-transmissíveis. Obesidade. Epidemiologia. Transição nutricional. Modelos de atenção em saúde.

Downloads 729  729  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista de Nutrição  Site 
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Como Trabalhar com "Tirinhas" nas aulas de Física Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
PENA, Fábio Luís Alves.

Neste artigo é mostrado como uma nova forma de iteração com os alunos - as “Tirinhas da Física” - podem auxiliar o professor a melhor incentivar os alunos para discutir Ciência em sala de aula.

Palavras-chave: Aulas de Física. Ensino de Ciências.

Downloads 445  445  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 4, n. 2, 2003  Site 
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Noção de Fotossíntese: obstáculos epistemológicos na construção do conceito científico atual e impli Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
ALMENIDA, Rosiléia Oliveira de.

Analisa como as diversas doutrinas filosóficas manifestaram-se ao longo da construção da noção de fotos síntese, destacando os obstáculos epistemológicos envolvidos no domínio progressivo da racionalidade. Discute resultados de estudos descritivos envol vendo discursos de estudantes sobr e a noção de fotossíntese, os quais indicam a persistência, ao longo da escolaridade, de explicações vagas e superficiais sobre a fotossíntese entre os alunos, devido, por um lado, à freqüente abordagem superficial do fenômeno no ensino fundamental, restringindo-se apenas “ao que entra” e “ao que sai” da planta e, por outro lado, à abordagem detalhista e mnemônica da terminologia científica criada para descrever o processo, especialmente no ensino médio, descuidando-se da compreensão dos seus aspectos orgânicos fundamentais do ponto de vista fisiológico, ecológico e evolutivo, bem como da regulação cognitivo-afetiva pelos alunos de seu processo pessoal e coletivo de construção da noção de fotossíntese.

Palavras-chave: Obstáculos epistemológicos. Pluralidade filosófica. Noção de fotossíntese. Educação em ciência.

Downloads 469  469  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Candombá - Revis ta Virtual, v. 1, n. 1, p. 16 – 3  Site 
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Estratégias Lúdicas no Ensino de Ciências Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
KNECHTEL, Carla Milene; BRANCALHÃO, Rose Meire Costa

As transformações culturais e os paradigmas que a sociedade moderna vem passando levam a mudanças na forma do homem entender a agir cientificamente no mundo. Situar a ciência e o seu ensino neste mundo em transformação são fundamentais ao desenvolvimento pessoal e social. Muitos trabalhos enfatizam a necessidade de inovações no ensino de Ciências porém o que se observa ainda é a utilização de métodos rotineiros e mecânicos, onde as novas propostas de ensino pouco repercutem em sala de aula. Diante deste quadro preocupante, o presente estudo usa o lúdico como uma importante ferramenta metodológica para tornar o ensino de Ciências mais atraente e prazeroso. Para tanto, foram desenvolvidas atividades lúdicas relacionadas aos conteúdos estruturantes de 5a série do Ensino Fundamental, conforme as diretrizes curriculares do Estado do Paraná. Primeiramente foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre o lúdico, sua importância no processo de ensino aprendizagem e o conhecimento das etapas do desenvolvimento da criança. Na sequência, houve a adaptação de conteúdos estruturantes a diferentes tipos de atividades lúdicas organizadas em uma unidade didática. A unidade didática foi analisada por professores, participantes do grupo de trabalho em rede, de forma a possibilitar ampla discussão do trabalho. De acordo com os comentários realizados podemos concluir que entendem o lúdico como uma metodologia diferenciada e motivadora que promove uma aprendizagem significativa de forma prazerosa para os alunos. Num segundo momento, as atividades lúdicas foram aplicadas em sala de aula. Na análise dos resultados foi percebido que os jogos ajudaram a criar um clima de entusiasmo sobre os conteúdos abordados, de forma motivadora e integradora. Conclui-se desta forma, que as atividades lúdicas propostas foram ferramentas metodológicas importantes na aquisição dos conhecimentos científicos, soma-se as atitudes sociais de respeito ao colega, das regras do jogo, de cooperação, e iniciativa pessoal.

Palavras-chave: Atividades Lúdicas. Ferramenta Metodológica. Aprendizagem.

Downloads 4297  4297  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma SEED  Site 
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!A Construção dos Conceitos Científicos em Aulas de Ciências: ateoria histórico-cultural do desenvolv Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
SCHROEDER,Edson; FERRARI, Nadir e PEDROSA, MAESTRELLI Sylvia Regina Pedrosa

O objetivo da investigação foi conhecer como um processo de ensino promove construções conceituais no estudo da Sexualidade Humana em uma situação que envolveu trinta e quatro estudantes da sétima série e sua professora de Ciências. Com o olhar voltado para a ZDP dos estudantes, relacionaram-se três parâmetros para compreender, na dinâmica das aulas, a emergência dos processos de significação: os conteúdos priorizados pela professora, as interações discursivas e os amplificadores culturais utilizados. O pensamento histórico-cultural de Vygotsky foi aporte teórico utilizado para as reflexões, entendendo que os sujeitos modificam de forma ativa as forças ativas que os transformam. A análise microgenética foi a abordagem metodológica definida para se estudar os mecanismos associados à aprendizagem e os movimentos de construção conceitual sob supervisão docente. Os resultados mostram que muitos estudantes conseguiram estabelecer uma unidade entre a linguagem, pensamento e
ação, possibilitando a utilização dos conceitos como instrumentos de operações qualitativamente superiores.

Palavras-chave: Construção de conceitos científicos. Ensino de ciências. Ensino sobre sexualidade humana. Análise microgenética. Vygotsky.

Downloads 2098  2098  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Alexandria Revista de Educação em Ciência e Tecnol  Site 
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Ciência e Tecnologia: implicações sociais e o papel da educação. Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
ANGOTTI, José André Peres; AUTH, Milton Antonio

A crescente evolução e utilização de novas tecnologias vem acarretando profundas mudanças no meio ambiente e nas relações e nos modos de vida da população, colocando os indivíduos diante de novos desafios, cuja maioria a população não está preparada para enfrentar. Como possibilidade para melhor discernir situações deste tipo e atuar sobre elas, propomos desenvolver atividades didáticopedagógicas direcionadas para uma alfabetização científica e tecnológica, tendo como base aspectos históricos e epistemológicos e atentando para a questão das concepções, valores e atitudes dos indivíduos nas suas ações em sociedade. Estudos em curso sobre ciência, tecnologia e sociedade (CTS) e sobre a problemática ambiental serviram de apoio para a elaboração do presente trabalho.

Palavras-chave: Ciência. Tecnologia e sociedade (CTS). História e epistemologia. Interdisciplinaridade. Ensino de ciências. Formação de professores.

Downloads 507  507  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ciência & Educação, v.7, n.1, p.15-27, 2001  Site 
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Urbanização e ecologia do dengue Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
TAUIL, Pedro Luiz

As mudanças demográficas ocorridas nos países subdesenvolvidos, a partir dos anos 60, geradas por intenso fluxo migratório rural-urbano, resultaram em crescimento desordenado das cidades, nas quais se destacam a carência de facilidades – em particular, de habitação e saneamento básico. Cerca de 20% da população das grandes e médias cidades estão vivendo em favelas, cortiços ou em áreas de invasão. Pela falta de abastecimento de água, há necessidade de armazená-la precariamente, tal como pela ausência de destino adequado do lixo ocorre a proliferação de criadouros potenciais do Aedes aegypti, principal mosquito vetor da dengue, ou seja, depósitos improvisados para água potável e recipientes em que a água é acumulada, constituídos principalmente por latas, plásticos e garrafas usadas. A indústria moderna, por outro lado, privilegia a produção de material descartável. O vírus do dengue tem sua propagação facilitada pela intensidade e freqüência dos meios de transporte, os quais favorecem também a disseminação dos vetores da doença. Estes são alguns dos fatores que tentam explicar o ressurgimento do dengue, a mais importante arbovirose no mundo atualmente e que acomete milhares de pessoas todos os anos.

Palavras-chave: Dengue. Ecologia de vetores. Urbanização. Aedes aegypti. Surtos de doenças.

Downloads 521  521  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 17(Suplemento)  Site 
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Filosofia da ciência e ensino de ciência: uma analogia Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
VILLANI, Alberto.

Neste trabalho, inicialmente explicitaremos nossa compreensão do debate entre Kuhn, Popper, Lakatos e Feyerabend na Conferencia Internacional sobre Filosofia da Ciência (1965), delineando as diferenças nas posições de nossos filósofos. Em seguida apresentaremos um quadro das posições sobre o ensino de ciências, assim como nos parecem caracterizar os último 30 anos de pesquisas na área. Finalmente tentaremos uma aproximação dos dois campos, procurando salientar as implicações que a problemática filosófica teve e tem para uma maior compreensão do ensino de ciências e matemática.

Palavras-chave: Filosofia da Ciência, Mudança Conceitual, Ensino de Ciências

Downloads 438  438  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ciência & Educação, v.7, n.2, p.169-181, 2001  Site 
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Poesia na Aula de Ciências? Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
MOREIRA, Ildeu de Castro.

A interdisciplinaridade em sala de aula é um tema importante e que deve sempre ser explorado pelo professor. Neste artigo, mostra-se como Física e Literatura podem formar um belo dueto para tornar mais interessante a interação entre ambas.

Palavras-chave: Poesia. Aula de ciências. Interdisciplinaridade. Física. Literatura.

Downloads 446  446  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 3, n. 1, 2002  Site 
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