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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!O livro didático de ciências no ensino fundamental- proposta de critérios para análise do conteúdo z Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
VASCONCELOS, Simão Dias Vasconcelos; SOUTO, Emanuel

A crescente discussão sobre a qualidade dos livros didáticos tem provocado sensíveis alterações na produção editorial nos últimos anos. Apesar dos significativos avanços, uma considerável quantidade de professores ainda não tem acesso a instrumentos de análise de livros didáticos. Neste contexto, nós propomos uma série de critérios a serem utilizados por professores de ensino fundamental (6ª série) na escolha de seu livro de Ciências, tendo como modelo o conteúdo zoológico. Os seguintes tópicos foram considerados: conteúdo teórico, recursos visuais, atividades práticas e informações complementares. Pretende-se, com este trabalho, contribuir para o debate sobre a necessidade de um maior envolvimento dos professores no processo de escolha do livro.

Palavras-chave: Avaliação de livros. Ensino de ciências. Formação de professores. Ensino fundamental.

Downloads 514  514  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ciência & Educação, v. 9, n. 1, p. 93-104, 2003  Site 
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!O livro didático de ciências: problemas e soluções Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
NETOL, Jorge Megid; FRACALANZA, Hilário.

Analisa a temática do livro didático para o ensino de Ciências no Brasil e apresenta alternativas a este recurso, tendo em conta: as atuais características dos manuais didáticos; os usos dos compêndios escolares pelos professores; as novas propostas curriculares para o ensino de Ciências; os resultados da pesquisa educacional sobre ensino de Ciências e sobre os livros didáticos no Brasil.

Palavras-chaves: Livro didático. Ensino de ciências. Política educacional. Concepções de professores. Avaliação.

Downloads 516  516  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ciência & Educação, v. 9, n. 2, p. 147-157, 2003  Site 
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Epidemiologia e Medidas de Prevenção do Dengue Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
TEIXEIRA, Maria da Glória; BARRETO, Maurício Lima; GEURRA, Zouraide.

O dengue apresenta-se nos grandes centros urbanos de várias regiões do mundo, inclusive do Brasil, sob a forma de epidemias de grande magnitude, e sob a forma hiperendêmica, nos lugares onde um ou mais sorotipos circularam anteriormente. Mesmo considerandose as lacunas dos conhecimentos disponíveis para prever, sob firmes bases científicas, as futuras ocorrências de epidemias das formas graves desta enfermidade,a atual situação epidemiológica e entomológica de extensas áreas de vários continentes evidencia grandes possibilidades para agravamento do cenário atual, pois os fatores que determinam a reemergência destas infecções são difíceis de serem eliminados. O acompanhamento da atual situação de circulação dos quatro sorotipos dos vírus do dengue e o conhecimento das dificuldades que estão sendo enfrentadas para impedir a ocorrência destas infecções e do risco potencial do reflexo destes acontecimentos para a população são fundamentais para que dirigentes e profissionais da rede de serviços do SUS possam discutir, posicionarse e orientar suas estratégias de intervenção neste campo. Este artigo tem como objetivo fazer uma revisão dos fatores determinantes destas infecções, assim como apresentar e discutir as medidas de prevenção disponíveis, apontando algumas reflexões úteis para o debate.

Palavras-chave: Dengue. Fatores Determinantes. Epidemiologia. Prevenção.

Downloads 841  841  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Informe Epidemiológico do SUS 1999, 8(4):5-33.  Site 
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Fotossíntese um tema para o ensino de ciências? Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
KAWASAKI, Clarice Sumi; BIZZO, Nelio Marco Vincenzo.

Que temas eleger para o ensino de ciências? Esta tem sido uma preocupação para o professor de ciências que, a despeito de sua
formação inicial, precisa ensinar (e dominar), ao mesmo tempo, biologia, química e física. Propõe-se aqui um desafio para o professor de
ciências: que ele eleja o tema da “fotossíntese” para o exercício do ensino. A fotossíntese, em conjunto com outros processos fisiológicos,
cumpre uma importante função vital nos vegetais: a nutrição autotrófica. Esta requer o conhecimento integrado de diferentes áreas do
conhecimento científico, como fisiologia, bioquímica, ecologia, além das áreas da física e química, dadas as diversas conversões de
energia envolvidas nos processos respiratórios e fotossintéticos.

Palavras-chave: Fotossíntese. Concepções dos estudantes. Ensino de ciências.

Downloads 655  655  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma QUÍMICA NOVA NA ESCOLA N° 12, NOVEMBRO 2000  Site 
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Filosofia da ciência, história da ciência e psicanálise: analogias para o ensino de ciências Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
VILLANI, Alberto; BAROLLI, Elisabeth; CABRAL, Tânia C. B.; FAGUNDES,Maria B.; YAMAZAKI, Sergio C.

São apresentadas várias analogias e metáforas, construídas a partir de resultados alcançados na Filosofia da Ciência, na História da Ciência e na Psicanálise, e utilizadas para interpretar o ensino e a aprendizagem das Ciências. São discutidos o alcance e os limites de tais analogias. Considerações de caráter mais geral sobre a elaboração e o funcionamento das analogias finalizam o trabalho.

Palavras-chave: Metáforas. Filosofia da ciência. História da ciência.

Downloads 597  597  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cad.Cat.Ens.Fis., v.14,n1: p.37-55, abr.1997.  Site 
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!A Epistemologia de Kuhn Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
OSTERMANN, Fernanda

Neste trabalho, é apresentada a epistemologia proposta por Kuhn, a partir de alguns conceitos principais de sua teoria: paradigma, ciência normal, revolução científica, incomensurabilidade. O modelo kuhniano encara o desenvolvimento científico como uma seqüência de períodos de ciência normal, nos quais a comunidade científica adere a um paradigma. Estes períodos, por sua vez, são interrompidos por revoluções científicas, marcadas por crises/anomalias no paradigma dominante, culminando com sua ruptura. A crise é superada quando surge um novo candidato a paradigma. Ao comparar o antigo e o novo paradigma, Kuhn defende a tese da incomensurabilidade. Algumas implicações de suas idéias para o ensino de Ciências são também discutidas.

Palavras-chave: Kuhn. Ensino de ciências.

Downloads 545  545  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cad.Cat.Ens.Fis., v.13,n3: p.184-196, dez.1996.  Site 
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Dificuldades interpretadas nos discursos de professores dos anos iniciais do ensino fundamental em r Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
LANGHI, Rodolfo; NARDI, Roberto.

Este artigo, que relata as dificuldades de professores em relação ao ensino da Astronomia, faz parte de um estudo exploratório para a inserção da Astronomia na formação de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Esse estudo leva em consideração as concepções alternativas de alunos e professores sobre fenômenos astronômicos, os erros conceituais em livros didáticos e as sugestões de conteúdos de Astronomia constantes nos PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais). Caracterizar as dificuldades dos professores é a questão central deste texto, apontando para o objetivo de contribuir com subsídios para um futuro programa de formação continuada neste tema. O estudo se justifica mediante o fato de que planejamentos de cursos como estes só se adequarão à realidade do professor (e do aluno) se houver uma investigação antecipada sobre o que os docentes precisam saber e saber fazer a respeito da Astronomia, o que se concretizou em nosso caso pela interpretação dos discursos de uma amostra de professores coletados através de entrevistas semi-estruturadas, utilizando para interpretação os princípios e métodos da análise do discurso em sua linha francesa. Os resultados da pesquisa indicaram dificuldades de ordem pessoal, metodológica, de formação, de infra-estrutura e outras relacionadas às fontes de informações para docentes.

Pavavras-chave: Formação inicial e continuada de professores. Ensino da astronomia. Concepções alternativas. Erros conceituais em livros didáticos. Análise do discurso.

Downloads 516  516  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia  Site 
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!O ensino de Ciências na 5ª série através da experimentação Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
BEVILACQUA, Gabriela Dias; SILVA Robson Coutinho-.

A era da informação na qual vivemos exige reflexão sobre os conteúdos ensinados e sobre as estratégias empregadas na sala de aula. O estímulo e o desenvolvimento da Educação Científica se fazem necessários por possibilitarem ao aluno melhor acompanhamento da evolução da Ciência, das transformações que ocorrem na natureza e da história do homem. O ensino de Ciências deve despertar o raciocínio científico e não ser apenas informativo. Este trabalho descreve uma metodologia de ensino de Ciências, aplicada em turmas de 5ª série do Ensino Fundamental, nos anos de 2005 e 2006. A experimentação, o trabalho em grupo e a aprendizagem entre os alunos são focos de desenvolvimento e discussão desta metodologia. Os resultados comprovam a eficiência da metodologia e demonstram desenvolver pré-requisitos essenciais na formação da Educação Científica do estudante. A prática da sala de aula deve ser discutida visando à efetiva aplicação da Educação Científica nas escolas.

Palavras-Chave: Ensino participativo de ciências. Experimentação. Educação científica.

Downloads 596  596  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ciências & Cognição 2007; Vol 10: 84-92  Site 
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!As analogias e metáforas no Ensino de ciências à Luz da Epistemologia de Gaston Bachelard Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
ANDRADE,Beatrice L. de; ZYLBERSZTAJN, Arden;FERRARI, Nadir.

Este trabalho tem por objetivo apresentar as observações epistemológicas de Bachelard acerca da linguagem metafórica e analógica na ciência e no ensino de ciências. Tomando como base os conceitos de obstáculos epistemológicos e pedágogicos, são discutidas as reflexões de alerta crítico daquele autor com relação aos perigos inerentes ao uso de analogias e metáforas na ciência e no ensino de ciências.

Palavras-chave: Gaston Bachelard. Analogias. Metáforas. Ensino de Ciências.

Downloads 587  587  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma ENSAIO – Pesquisa em Educação em Ciências Volume 0  Site 
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Categoria: Ciências Artigos
Fazer Download agora!Aulas de Campo em Ambientes Naturais e Aprendizagem em Ciências - Um Estudo com alunos do Ensino Fun Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
SENICIATOL, Tatiana; CAVASSAN, Osmar.

Este trabalho discute a contribuição das aulas de Ciências desenvolvidas em fragmentos dos ecossistemas terrestres naturais brasileiros na relação entre os aspectos emocionais e seu papel na motivação dos alunos em um contexto educativo. Analisa também como a abordagem menos fragmentada e menos abstrata de determinados conhecimentos referentes à ecologia pode contribuir para o processo de aprendizagem.

Palavras-chave: Ensino de ciências. Aspectos emocionais. Motivação. Aula de campo. Ecologia.

Downloads 524  524  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site 
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